# Resenha 204 // Meia Noite na Austenlandia

Oiee pessoal, tudo bem?

Espero que sim. Hoje a resenha é para aqueles que adoram o mundo da Jane Austen. Austenlandia é aquele lugar que todo mundo acaba ficando com vontade de visitar. 


Título: Meia-noite na Austenlândia
Autor: Shannon Hale
Editora: Record
Páginas: 320
Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse: Charlotte Kinder é bem-sucedida nos negócios, mas não no amor. Tentando se reerguer após um doloroso divórcio — e ainda obrigada a ver o ex-marido se casar com a amante —, ela passa a enfrentar o mundo dos programas arranjados com homens desconhecidos. Sem esperanças, se presenteia com duas semanas na Austenlândia, uma mansão interiorana que reproduz a época de Jane Austen. Lá, todos devem se portar de acordo com os costumes da Inglaterra regencial, ou seja, homens são perfeitos cavalheiros e o espartilho é item obrigatório nos trajes de uma dama. Porém, na verdade, os homens são atores, contratados para entreter as hóspedes. Todos em Pembrook Park devem desempenhar um papel, mas, com o passar do tempo, Charlotte não tem mais certeza de onde termina a encenação e começa a realidade. E, quando os jogos na casa se mostram um pouco assustadores, ela descobre que talvez nem mesmo o chapéu mais bonito poderá manter sua cabeça grudada ao pescoço. Ao contrário do que se poderia pensar, Pembrook Park se revela um lugar intimidante, e a experiência de Charlotte passa a ser muito diferente da descrita no pacote de férias.



Bem resumidamente (porque a sinopse já conta demais =P) Charlotte vai para a Austenlândia após decidir tirar umas férias e tentar esquecer a traição do marido, que resultou em um amargo pedido de divórcio. Lá, ela acaba de frente com alguns mistérios que ocupam a sua mente e a ajudam a deixar fluir os problemas que deixou na sua cidade.

Poderia ser apenas pelos cenários incríveis, poderia ser apenas pelos personagens encantadores, poderia ser apenas pelo enredo bem encaixado. Mas o livro é maravilhoso por ter todos esses elementos e ainda incluir Jane Austen e o seu universo criado a não sei quantas décadas atrás. Aí que o meu pobre coração da fã não aguenta.

A autora escolheu Abadia de Northanger (da Austen, claro) para ser a base de Meia Noite. O mais interessante é que todo o romance das obras de Austen, se misturam com um suspense com ares de Agatha Christie. Diferente e ousado. A mistura deu certo e foi um dos elementos que mais me prenderam na leitura.




Eu comecei a ler o livro e confesso que devorei! A escrita de Shannon Hale é muito viciante. Não li o primeiro livro da autora, Austenlândia, mas acredito que isso pouco mudaria a minha opinião sobre Meia Noite e, garanto, não comprometeu o meu entendimento da obra, até porque, as protagonistas são diferentes, apesar de alguns personagens estarem presentes em ambos os livros. Não posso avaliar se a escrita da autora melhorou, ou não, mas o que senti é que Shannon possui uma narrativa madura e linear, mantendo sempre o ritmo elevado. 

E por falar na narrativa, ela é feita em terceira pessoa, intercalando o passado e o presente, o que faz com que o leitor conheça mais da vida da protagonista. Charlotte, aliás, pode ser uma personagem um tanto difícil no começo, às vezes, meio apática, mas conseguiu me conquistar aos poucos. Ela é espirituosa e inteligente e vai crescendo ao longo da trama.




Mil pontos para a autora que mostrou a importância da mulher valorizar a si mesma e buscar a sua própria felicidade. Infelizmente, não temos uma Austenlandia para recorrermos se tudo estiver ruim. Mas, não importa a idade ou o nível de experiência, sempre vamos ter momentos difíceis e é possível seguir em frente.

O livro é tão envolvente que nos faz querer estar ali vivendo aquela mesma experiência em Austenlandia. Terminei a leitura com a certeza de que Meia Noite é sensacional. Leve, agradável e divertido.


45 comentários:

  1. Olá, tudo bem??

    Sou louca para ler esse livro... Porém quero ler Austenlândia antes, mesmo um sendo independente do outro na história... Adorei a resenha! Só me deixou com mais vontade ainda... Acho maravilhoso quando vemos a protagonista superando as dificuldades impostas e torcemos cada vez mais por ela!

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com
    PS: te vejo lá no meu cantinho, né?

    ResponderExcluir
  2. Quem me dera ter uma Austenlândia para recorrer #dream haha Eu tinha adorado a premissa do livro, mas estava esperando alguma resenha sobre ele. Agora sei que a leitura vale mesmo a pena :)

    ResponderExcluir
  3. Já add os dois livros dessa autora a minha lista de desejos. E lendo resenhas positivas como a sua só fico mais curiosa e ansiosa.
    Vi o filme baseado no primeiro livro e gostei muito. Espero poder ler em breve.
    Beijos e parabéns pela leitura e pela resenha!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  4. Geralmente fujo de livros que tenham alguma relação com o universo da Austen porque os livros dela são sagrados para mim, mas gostei muito da premissa desse e gostei ainda mais depois de ler a sua resenha. Vou ler.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Já havia lido outras resenhas sobre esse livro, e cada vez me apaixono mais, estou louca pra ler mas pra isso preciso do primeiro livro,
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Desde que vi a divulgação desse livro, pensei comigo mesma que seria um daqueles livros que ficaria d-o-i-d-a para ter em casa. Ainda o quero, muito. Mas, na minha cabeça, ele era mais parecido com um chick-lit. Não sabia que havia mistério e tal. Isso apenas serviu para me fazer querê-lo ainda mais! *-* Adorei a resenha, parabéns!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Tenho muita vontade de ler esse livro. Achei a capa tão poética...
    Tenho notado que as sinopses dizem demais sobre os livros. eu não leio mais sinopses, é frustrante.
    Sua resenha só aumentou minha vontade sobre o livro.
    http://poesianaalmaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Aaah curtir. Parece bem legal. Haha. Foi uma ideia interessante da autora. E o nome do livro, é bem chamativo. Da Jane li apenas Razão e Sensibilidade, mas pretendo ler outros. Quanto a este, gostei da resenha. Vou indicar este livro para uma amiga que é louca pela Jane, talvez irá gostar deste romance no universo da Jane. Haha

    Beijinhos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Deve ser um livro bem divertido, eu amo os livros de Jane Austen, mas esse parece ter um certo mistério no ar, fiquei muito curiosa para ler.
    mais um para minha lista de livrosa serem lidos rsrs.
    beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
  10. Não li o primeiro dela, mas vi o filme e amei, nunca li Abadia, mas quero ler esse, porque se gostar, tenho certeza que amarei. Gostei das circunstancias que levaram ela a Austenlândia, também quero ir haha
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Estou louca para ler esse livro!
    Essa mistura de Jane com Agatha realmente me chama atenção!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  12. Só vejo resenhas ótimas desse livro! Isso só me enche mais de vontade de ler ! Sério! Quero muuuuito !
    Amei sua resenha!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Estou muito curiosa com esse livro. Ainda não li a série, mas desejo poder lê-la em breve.
    4 estrelas, isso me deixou muito curiosa.

    Café com Letras

    ResponderExcluir
  14. ah, então quer dizer que um livro não é continuação do outro? pensei que fosse! hehe
    ainda não li nenhum dos dois, mas o universo destes livros parecem ser incríveis, e eu morro de curiosidade de conhecer.
    parece ser um lviro incrível mesmo... preciso ler esse e o "primeiro" logo hehe

    ResponderExcluir
  15. Oi Kel <3

    Li uma resenha TÃO negativa sobre esse livro que dei uma desanimada. Dei de presente o primeiro para a melhor amiga e ela amou, mas acho que ainda não viu esse. Pelo menos não comentou nada. Mas gostei da premissa. Espero ler o primeiro e o segundo para comentar com você! Adorei.

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi, Kel!
    Ai, fiquei com uma vontade louca de conhecer e ficar em Austenlândia...
    Quero muito ler Meia Noite na Austenlandia!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Kel!
    Não conheci nem o primeiro volume, mas confesso que nem um, nem outro me chamam atenção. Mesmo sendo super bem comentado, e pelo visto, você também adorou, não faz muito meu estilo. Vi outras resenhas da obra, e sintam a Charlote como uma personagem meio xarope. KKKKKKK Mesmo que ela seja meio chatinha só no inicio, não tenho vontade de me aventurar, não agora, pelo menos.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  18. Aiiiii, eu estou looooouquérrima para ler esse livro!
    Não li nenhum da Shannon ainda, mas quero muito esse, mais que o primeiro!
    Porque gente, misturar minhas duas divas (Austen e Christie) É demais!!!!! <3
    Pelo que vi nas resenhas deste, a Charlotte cresce muito e aprende a ser valorizar, acho muito digno da Jane kkkkkkk
    bjss

    ResponderExcluir
  19. Oie, flor!
    Já li Academia de Princesas da Shannon e é meu xodozinho. Só por amar a autora e o modo como ela escreve, estarei lendo Meia-Noite em Austenlandia. Quem sabe assim não me intereso pelas autoras clássicas?
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir
  20. Oi Kel, tudo bem?
    Não sabia que os livros de Austenlandia eram meio que independentes e isso me animou um pouco. Achei a sacada de Shanoon super legal em fazer livros 'baseados' e usando elementos da diva Austen. Essa foi a primeira resenha que li desse segundo livro e fiquei super curiosa para conhecer a história, porque gosto quando o valor da mulher é exposto, ou seja, o fato de a protagonista ter partido em busca de sua felicidade me deixou com um sorriso de orelha a orelha.
    Espero realizar a leitura em breve!

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  21. Oooi Kel!!

    Eu não li nada da Austen ainda, tenho muita vontade principalmente depois de algumas resenhas que li, adoro Agata Christie,tem uma escrita maravilhosa e os livros são incriveis então não tenho duvida que a obra seja incrivel.
    Gostei muito da mensagem que a autora passou no livro. Não conhecia a escrita da autora, mas adorei saber que é envolvente.
    A capa é um amor né? Eu gostei muito!

    Fiquei feliz que a leitura foi positiva :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem?
    Este livro deve ser incrível, acho a capa belíssima e o enredo contendo o universo da Jane Austin com uma pitada de mistério da Agatha Christie não tem como ser ruim, creio que a autora soube fazer uma ótima mistura. Bjus!!!
    http://lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Kel, que delícia parece ter sido seu livro. Li poucas resenhas a respeito, e a maioria positiva, mas confesso que ainda não me empolguei, pelo menos não para ler agora.
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
  24. Estou louca para ler esse livro, pois amo a Jane Austen, já li todos os livros dela, filme e séries baseados em suas obras também. Ainda não li este, pois me disseram que tenho que ler Austelândia primeiro. mas que bom ler sua resenha e descobrir que o fato de você também não ter lido não afetou em nada a leitura deste.

    ResponderExcluir
  25. Oi, Kel!
    Meio que me sinto mal por comentar num post tão empolgado que não gosto de Austen. Tentei ler Orgulho e Preconceito e parei no capítulo 14, vi o filme e achei mais boring ainda. Não é pra mim e ponto. Mas talvez uma releitura como essa me anime, porque perde aquele linguajar chato até dizer chega. E ainda misturando com suspense? Curti.
    Só me explica uma coisa... é continuação do outro livro da Austenlândia?
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  26. Desde que saiu Austenlandia eu fiquei apaixonada pela capa! Mas nunca consegui aquele tempinho para ler! Mesmo assim agora com o lançamento deste vou correndo ler este já que sei que não precisa ler na ordem pois romances com suspenses me prendem muito bem ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  27. Oii eu vi esse livro e sabe que eu to muito curiosa para ler?
    Parece ser muito bom, vou procurar saber mais sobre ele com toda certeza

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Como eu disse em outro post aqui do blog eu criei uma certa resistência a tudo relacionado a Jane Austen. Apesar do livro não ser dela (apenas ter um enredo que envolve a obra e o nome dela), eu não tenho o menor interesse em ler isso ai. Valeu pela resenha, mas eu passo!

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Este livro faz parte de algum tipo de série, certo? Quando li sobre o primeiro livro imaginei que era apenas uma história que envolvia um pouco de Jane Austen, não fazia ideia que era juma releitura dos livros da autora. Ao menos foi isso que percebi ao ler o início da sua resenha e acabei ficando interessada, mas infelizmente não li nada da Austen ainda e antes de mergulhar nestas aventuras acho que vou ler o original. OBS: amei a capa tanto desse qto de Austenlandia http://blogliterata.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi Kel, sua linda, tudo bem?
    Já conhecia esse livro, sou fã da Jane, então, o livro me atraiu só por esse motivo. Mas não foi só isso. Eu cresci lendo Agatha Christie, para mim ela é Diva, ninguém superou até hoje no gênero. Então, pode imaginar a minha empolgação em conhecer essa história.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/


    ResponderExcluir
  31. Oi Kel, tudo bem? Aah, a resenha ficou ótima e a capa do livro está muito bonita. Quando saiu o primeiro livro ficou com muita vontade de ler, e esse agora parece ser muito bom também. Gostei bastante de Orgulho e Preconceito, mais do filme do que do livro, mas acho o universo que a Jane Austen criou incrível, e poder ler a recriação desse universo na atualidade deve ser bem legal.

    Beijinhos,

    Rafa // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  32. Oiie flor
    Eu quero ler esse livro! Eu tenho o primeiro nos meus desejados, infelizmente ainda não li e agora quero ler esse tbm, tamanha sua empolgação!
    Eu tenho orgulho e preconceito, mas minha irmã leu o livro e me contou os minimos detalhes e eu desanimei , mas amo o filme e ja vi 1123423 vezes sem cansar <3
    Agora me diga, pq vc deu 4 estrelas ???????
    Parece q tu curtiu bastante, o q faltou?

    Bjinhos
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
  33. Oi, Kel, tudo bem?
    Ah, Jane Austen! <3
    Como eu amo essa mulher! Por isso quero ler tudo que é derivado de sua obra haha. Ainda não li "Austenlândia", mas esse também já está na minha lista de desejados.
    Bom saber que a leitura deles pode ser feira isoladamente. Estou doida pra ler!
    Ahhhh, infelizmente não dispomos de uma Austenlândia, né?! Juro que não me importaria em passar uma tenporada no século XVIII (só dispenso o chá... :P).
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi Kel, tudo bom?
    Eu nunca li Jane Austen, mas acho essa série muito interessante porque é uma forma de reavivar uma das maiores autoras mundiais. Realmente parece ser uma leitura leve e passa uma mensagem bacana também na trama também. Os dois livros estão na minha lista de desejados.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Kel lindona se ´houvesse um lugar como esse estaria lotado, mas as mulheres com certeza sairiam bem melhores e mais fortes, esse conjunto de adotar todo o estilo da época da Jane adorei isso e esses mistérios já me conquistaram. Vou ler com certeza. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  36. Parece ser bem interessante. Quem não gostaria de se consolar numa Austenlândia?? Eu sem dúvidas amaria.
    Bjs, Isabella

    ResponderExcluir
  37. Oi, Kel! Já li resenhas positivas como a sua e também negativas desse livro.
    Tá sendo bem comentado, na maioria das vezes, e estou tentada e ler.
    Parece que a leitura realmente te fisgou e isso é ótimo.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  38. Oi Kel, tudo bem??

    Bom eu não me interessei muito por esse livro não... ainda não consegui perceber a verdadeira pegada dele...Talvez isso pode mudar em outro momento, mas por agora... ele não me chamou muito atenção... Xero!

    ResponderExcluir
  39. Olá, Kel! Tudo bem?

    Vi esse livro na lista de lançamentos do Grupo Editorial Record e fiquei muito curioso. O enredo realmente parece ser bem envolvente, mesmo sendo tão inusitado. Anotei a dica aqui, hein? Espero poder lê-lo em breve.

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Oi, Kel! Li esse livro e também adorei. A autora soube misturar os elementos muito bem e criou uma história super envolvente. Assim como você, também não li o primeiro da série, mas isso não atrapalhou em nada. Fiquei encantada com o livro. Também, pudera, amo Jane Austen e Agatha Christie :P Beijos!!

    ResponderExcluir
  41. Oi Kel, ainda não li nada da autora mas sempre que vejo esse livro fico curiosa e com uma vontade de ler. Só não entendi se ele é uma continuação ou não.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  42. Adorei isso da junção do romance da Jane Austen com o suspense da Agatha Christie.Amo as duas autoras, e com certeza esse livro tem tudo para se tornar favorito! Não li a Abadia, e vou querer fazer isso antes. Mesmo que esse livro e Austenlândia tenham protagonistas diferentes, as personagens em comum vão me fazer querer ler na ordem.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  43. Oi Kel, tudo bem?

    Eu não tinha me interessado pelo livro quando li a sinopse, mas agora consigo entender porque tanta gente fala bem dele. Ainda mais quando a história junta o melhor das minhas duas autoras favoritas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oie Kel, tudo bom?
    Já li alguns comentários a respeito desse livro, infelizmente ainda não li nada da Jane Austen, acredita? Mas tenho muita curiosidade em ler "Orgulho e preconceito", uma coisa que me interessou por esse livro foi a importância da mulher, como você comentou, merece mesmo mil pontos haha, espero ler brevemente ♥

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  45. Oi Kel, tudo bem?
    Minha única experiência (e foi há mil anos, rs) com Jane, é Orgulho e preconceito, mas foi o suficiente para eu amar a autora. Então um livro que mistura seus enredos e ainda trás um toque de mistério, deve ser ótimo mesmo.
    Já queria ler Meia noite na Austenladia, e agora quero ainda mais
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!