# Resenha 204 // Linguagem das Flores

Oi pessoal, tudo bem?

Quem não gosta de receber flores, certo? Mas vocês sabiam que cada flor tem um significado? Pois é. Isso e muito mais eu descobri através do livro A Linguagem das Flores, relançado no inicio do ano pela editora Arqueiro. Vem conferir a resenha para eu te convencer a dar uma chance a este super livro. 



Título: A Linguagem das Flores // The Language of Flowers
Autor: Vanessa Diffenbaugh
Editora: Arqueiro
Páginas: 294
Livro cedido em parceria com a editora




Sinopse: Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção.Ainda criança se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elisabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar...até por tudo a perder.Agora aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular.Quando uma florista local lhe da um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece estar prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor no mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram.



Victória passou a vida inteira pulando de lar temporário em lar temporário. Ela foi abandonada pela família ainda recém nascida e passou todos os seus 18 anos em orfanatos. Apesar de tentarem colocá-la em lares provisórios, a menina simplesmente não consegue se adaptar, não consegue gostar de ter contatos físicos com outras pessoas. É então que ela completa a maioridade e, emancipada, vai ter que se virar para poder sobreviver. É então que ela conhece a dona de uma floricultura que lhe oferece um emprego.


Esse foi aquele livro que me tocou aos poucos. Comecei desconfiada, mastigando a leitura e achando que o livro não ia conseguir me conquistar. Me enganei. E COMO me enganei. É bem verdade que eu demorei para me entregar de vez na leitura. Mas quando isso aconteceu, pude perceber que estava diante de uma história tão profunda quanto singela.

Acho que meu problema, inicialmente, foi com Victória. Ela é bem difícil de se identificar porque, muitas vezes, parece que ela não se esforça para mudar e se tem algo que eu detesto é gente acomodada. Ela se autosabota de uma forma que me deixava possessa. Mas conforme a leitura foi se desenvolvendo, percebi que, talvez, essa tenha mesmo sido a intensão da autora. Ela queria mostrar que ninguém é perfeito e que escolher continuar da forma como está, não deixa de ser uma escolha também.





























Os capítulos intercalam o presente e o passado de Victoria, sempre em primeira pessoa. Senti dificuldade pelo fato de não haver uma visualização de que a narrativa estava mudando. Às vezes demorava para entender que se tratava do passado. Acho que ficaria mais simples se as letras estivessem em itálico, por exemplo. Mas aos poucos você vai se acostumando.

Não posso deixar de comentar sobre Gant <3 (coração para ele porque ele merece) Gostei dele desde a primeira vez que apareceu e olha que ele só "apareceu" mesmo, mal teve um diálogo. Ele é intenso e tem um espirito desafiador, sem contar que ele se torna um personagem muito importante na trama. Digno e fofo, não tem como eu não amar.

A autora tem uma grande sensibilidade nas palavras e vai costurando o enredo sem você nem sentir. A história é tocante e soma-se a isso a presença dos mais variados tipos de flores. O resultado é um livro com ares de primavera em um romance de fortes emoções.




Existe um certo mistério que vai permeando o livro e quando chega no final é difícil conter as lágrimas. Sensível, tomante e marcante. É difícil falar de Linguagem sem soltar nenhuma pistazinha sobre o que acontece. Difícil também colocar em palavras tudo o que o livro acabou me mostrando, mas o principal é que nem tudo acontece como gostaríamos, mas que existem segundas chances.

Como comentei lá em cima, a Arqueiro relançou esse livro com uma nova capa, que, sinceramente, está bem mais bonita. No final do livro tem um pequeno dicionário com todos os significados das flores. Acho que nunca mais vou perceber as flores do mesmo jeito =P

Tudo o que tenho a dizer sobre esse livro é que o segredo é deixar a linguagem das flores te envolver e te conquistar. 





25 comentários:

  1. Aiii estou louca para ler esse livro!
    Essa nova capa é bem mais bonita!
    E a Victoria, sei lá, identifico pessoas como ela, kkkk nem li o livro, mas só de ler alguns comentários sobre ele, acho que ela parece ser bem real apesar dos problemas que apresenta.
    Acho que deve ser bem sensível e nos faz repensar em diversas coisas! Vou Ler!
    bjoos

    ResponderExcluir
  2. Oi Kel,
    sério que é um relançamento? não conhecia ele!
    parece ser um ótimo livro... gosto de tramas assim, com personagens problemáticos :P
    não tinha lido nenhuma resenha dele ainda, mas fiquei curiosa sim!
    a autora não é brasileira né?! ou é? hehe

    ResponderExcluir
  3. Nunca li nada dessa autora, a capa antiga não era muito chamativa, mas as pessoas sempre indicam ele, está na minha meta de leitura.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Juro que fiquei bem surpresa com a classificação que você deu ao livro. É a primeira vez que vejo uma resenha sobre ele, apesar de tê-lo visto muitas vezes, e admito que o livro não me chamou a atenção por conta da capa, aí não me interessei em saber mais sobre ele.
    Bom, você me convenceu mesmo a dar uma chance à essa estória, e indo meio contra a sua opinião, o que me convenceu mesmo foi saber sobre o jeito da Victória, ela me pareceu ser bem "real" e gosto bastante quando o personagem conquista a gente aos poucos :)
    Vou querer ler, só que quero o livro com a outra capa porque essa não me agrada haha

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel, tudo bem?
    Já li muitos comentários positivos sobre esse livro, na época do primeiro lançamento. Achei interessante a autora utilizar as flores, como ponte de aproximação com a protagonista, que pelo que você citou na resenha, demora a gostar conquistar a simpatia do leitor.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiiii amiga!
    Ahhhh que eu sempre fico curiosa no final dessas resenhas!! Hahhahahaha
    Esse livro parece lindo <3

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  7. Oiee

    Já tem resenha deste livro no blog mas na primeira versão quem fez foi a Eyka até, ela falou tão bem do livro que até comprei na época porque queria muito ler mas ai acabou se perdendo na estante e ainda esta lá parado. Só vejo elogios ao livro quem sabe agora me animo a ler.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. Finalmente uma resenha sobre esse livro! Ainda não o comprei porque não sabia nada sobre ele e como não sou lá uma grande apaixonada por flores (as que estão em buquês, óbvio), tinha ficado na dúvida. Mas agora já sei que vou gostar da leitura. Obrigada pela dica, Kel!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu também não sabia que cada flor tinha um significado diferente até ler esse livro *-* fui convencida já na primeira resenha que eu li dele (do blog Mon Petit Poison, se não me engano) e até hoje é um dos meus favoritos ♥ O livro é mesmo muito lindo e emocionante.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kel

    Tenho esse livro faz um tempão parado na estante, ainda é da capa ainda. Comprei porque gostei muito da sinopse dele, mas acabou que nunca li.
    Acho que nunca li uma resenha sobre ele que desse 5 estrelas. Isso me deu ânimo para tirá-lo da estante.

    ResponderExcluir
  11. Ahhh esta é a segunda edição deste livro né?! Vi ele em algum blog e amei, me encantei com a história, agora preciso ir atras do meu exemplar para descobrir os mistérios das flores e da Victoria!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. Por incrível que pareça eu conheci esse livro através de outro livro - Morra por mim - onde uma das personagens secundárias dá esse livro de presente para a principal. Eu não me identifiquei com a sinopse quando vi esse livro nos lançamentos da editora Arqueiro e, sinceramente...continuo sem vontade de ler. Não faz meu estilo, sabe? Ainda bem, pois já tenho muitos livros pra ler. =P

    Beijos

    http://perdidasnabiblioteca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. A Arqueiro fez muito bem em relançar esse livro, essa capa ficou muito melhor e mais chamativa. Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas espero poder comprar o livro esse ano e assim que der ler ele. Fiquei encantada com a historia, e com certeza quero essa capa na minha estante. rs

    ResponderExcluir
  14. Aiiii esse livro é lindo, essa capa ficou perfeita :)
    Uma história muito bela, ótima resenha.
    Beijos.

    http://ateliedoslivros.blogspot.com.br/2015/03/resenha-coracao-ferido.html

    ResponderExcluir
  15. Kel que resenha maravilhosa e cheia de sentimentos. Parabéns pela sinceridade e pela organização das ideias!!! Li esse livro anos atrás, quando foi lançado pela primeira vez e foi o meu primeiro livro escolhido em parceria com a editora. Também comemei o livro meio insegura, sem saber se iria gostar, mas aos poucos os dramas foram me envolvendo e me vi torcendo para que essa cabeça dura tomasse decisões menos radicais e fizesse escolhas que a deixasse feliz. Enfim foi uma leitura marcante e também amei aprender mais sobre as flores!!!

    P.s. Essa capa ficou linda mesmo, mas ainda gosto da simplicidade da anterior!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel, tudo bem?

    Eu já conheço esse livro, mas ainda não li. Muito perfeita sua resenha. Primeiro destacou os pontos que você não gostou e que estava em dúvida, mas depois disse o quanto a narrativa é perfeita e ainda bem que o livor melhorou muito né? Quero muito ler esse livro e gostei muito de sua resenha. Confesso que prefiro a capa antiga. Eu sei de alguns significados de flores, mas não todos. Enfim, espero ler esse livro em breve.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
  17. Kel lindona quando vi esse lançamento já me apaixonei pela capa linda, e a sinopse também me chamou atenção. Lendo sua resenha percebemos o quanto o livro deve ser marcante afinal temos uma protagonista difícil, fiquei bem curiosa com relação ao segredo do livro. Já estou com ele para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bom?
    Estou babando pela capa deste livro :o não sei como era a antiga, mas nem quero saber hahaha
    Adorei o modo como você descreveu o livro.
    Pude perceber que toda a trama se completa <3
    Eu quero este livro!
    E quero também olhar as flores de um outro jeito.
    Bjs

    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. A capa do livro é perfeita , Eu também não sabia que cada flor tinha um significado diferente, fiquei curiosa. e a forma que vc retrata a história me deixou mais curiosa ainda...^_^

    ResponderExcluir
  20. Oi, Kel!
    Esse lance do significado das flores eu sabia porque li o nacional Jardim de Escuridão - muito bom! Não sabia que esse livro era relançamento, mas super curti essa capa. E adorei saber do "dicionário" no final, porque realmente é confuso escolher flores. rsrsrs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Kel, sua linda, tudo bem?
    Você não vai acreditar. Quando vi essa capa, achei ela tão linda, mas tão linda, que coloquei na minha lista sem ler resenha nenhuma. Agora, estava lendo sua resenha e pensei, peraí, eu conheço esse livro. Sai correndo até a minha estante e lá estava ele, com outra capa!!!! E da mesma editora!!!!! Essa capa dá de dez na anterior. Tenho percebido isso ultimamente, a Arqueiro está lançando os mesmos livros só mudando a capa. Vou tirar ele da minha lista, já pensou se eu compro ele de novo? Se bem que com essa capa, eu bem que queria. A história é linda, e adorei esse glossário no final com os significados.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Essa Victória que se autosabota e é uma acomodada com certeza ia me incomodar. Mas se você superou, eu supero também... rs... Adoro livros que alternam entre presente e passado, pena que não foi uma coisa bem sinalizada. Bom, no geral, achei a narrativa interessante, mas vou ter que me preparar psicologicamente primeiro pra encarar os probleminhas e conhecê-la.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Oi Kel, que livro lindo e que resenha meiga. Nunca tinha visto nem lido nada sobre esse livro, e sinceramente não achei grandes coisas até ler sua resenha. Fiquei com bastante vontade de ler. Vou adicionar no skoob para não esquecer.
    Parabéns pela resenha, está perfeita, como sempre.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Kel! Tudo bom, flor?
    Eu também achei essa capa super linda, e muito mais bonita que a outra.
    Eu ainda não li esse livro, mas pelo que você diz eu fiquei bem curiosa, gosto de historias que nos envolvem. Vou anotar a dica, pra leitura futura. E o dicionário das flores? Bem legal, hein!
    Acho que depois disso, não dá mesmo pra ver todas as flores da mesma forma. rsrs

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  25. Eu não gostei muito da capa, mas a sinopse compensa tudo! Vou correndo lá no Skoob para descobrir um pouco mais ;)

    Bjs, Juh.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!