# Papo Literário // Livros de tamanhos diferentes

Oie pessoal, tudo bem?

Quem já estava com saudades das nossas alfinetadas semanais? Eu estava, claaaro. Quem sou eu uma semana sem desabafar sobre os impropérios que vejo pelo mundo literário? E hoje eu vou falar de um assunto para deixar qualquer pessoa que tenha o menor grau de "TOC" vai se sentir incomodado...



























Livros de tamanhos diferentes!!!! 

Ahh que delicia é ver livros da mesma editora com tamanhos variados. Melhor ainda é quando eles são da mesma série e ainda assim são de tamanhos diferentes. É aí que eu pergunto: PORQUE VOCÊS FAZEM ISSO COMIGO? Custa ter um padrão?




Aí fica aquela coisa de livro pequeno que não é pocket, livro médio, livro maior. Às vezes uma mesma editora tem os três tamanhos de livros no catálogo, como assim??? E o pior é que, ás vezes, um livro de tamanho mais reduzido tem aquela letra miudinha e um calhamaço de folhas!!! Não te entendo, juro!

Eu não sei qual é a resposta para este questionamento, mas não tenho sombra de dúvidas de que ficaria bem mais organizado se os livros seguissem um padrão de tamanho. Já basta existir a diferenciação entre um livro "normal" e o pocket. Pode parecer apenas mais um mimimi por questão de estética na estante, mas uma série não manter a mesma linha entre os livros é meio fora de realidade, vamos combinar. Tá feio =P






E não pensem que é tão raro assim de acontecer: na foto, a série da Adriana Brazil é uma das que tem livros em tamanhos diferentes. Crônicas Vampirescas, da Anne Rice, além da série Lobos de Mercy Falls também seguem essa linha.


Ô benção, hein!





Editoras, vamos manter um padrão nos seus livros! Vamos deixar as séries seguindo um padrão de capa para facilitar na identificação. Ter livros com o mesmo tamanho é legal, juro!




37 comentários:

  1. Oi queri,
    Hhuahuahua...sabe que estava organizando minha estante esse final de semana e pensei a mesma coisa...porque eles não seguem um padrão ficaria bem melhor de ver e mais organizado,...mais vai ver isso é detalhe que só as "Raqueis" notam....kkk
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    kkkkkkkkk isso é triste né? Ainda mais quando vamos tentar organiza-los na estante.
    Fica um maior que o outro. Triste mesmo.

    Adorei o post desabafo kkkkkkkk tô com vc.
    Beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  3. Kelll do céu ...
    Flou tudo eu penso .. eu dei a sorte de n ter nenhuma coleção de tamanhos variados ainda ..
    mas estes livros de tudo enquanto é tamanho m tiram do sério e enfeiam minha estante ..
    Tenho d+ este toc!!!
    hahaahhaha
    Bjos!!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel, tudo bem? :) Desculpe já não comentar aqui faz um bom tempo. Sou uma parceira descuidada :S mas andei com uns probleminhas
    Também odeio quando livros da mesma série teem tamanhos diferentes. Por acaso, só tenho uma única série com esse problema que é Ciclo da Herança (Eragon) e faz-me muita confusão....
    Beijo
    Passei pra vc uma tag :)
    http://fofocas-literarias.blogspot.pt/2015/03/tag-meme-escrito.html

    ResponderExcluir
  5. Raro de acontecer? Nem um pouco mesmo hahah basta olhar minha estante pra ver que tem eh bastante! Não só a questão de tamanhos me incomoda como mudança no design das capas..

    ResponderExcluir
  6. aah Kel, eu também sempre me incomodo com isso. não só com o tamanho dos livros, mas também quando eles são de uma série mas não acompanham o mesmo padrão de capas e fonte de capas...
    não lembro nenhuma série agora para dar de exemplo, mas eu já vi! kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diva!

    Na palestra do início da faculdade, o coordenador de produção editorial - o que eu tinha dito que queria para trabalhar com livros ♥ - disse que se alguém tivesse TOC com detalhes dos livros e corrigia os já publicados, era o lugar certo. Aí eu me confirmo vendo esse tipo de coisa. Porque todo mundo reclama desse detalhe, como um editor, que deveria amar livros, chega e faz um negócio desses? Não entendo... na boa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Kel
    A foto do início da postagem está me dando desespero. Vou acabar comprando M&M's apenas para poder separá-los certinho kkk. Sim, eu tenho TOC e uma das coisas que mais me desespera na minha estante é essa falta de padrão. Acho que a unica série que possuo onde os livros não tem o mesmo tamanho são os livros de Pobre não tem sorte, onde o primeiro parece pocket e o segundo tem o tamanho "normal". A série Percy Jackson é pequena, já Heróis do Olimpo, meio que continuação de PJ, tem seus livros em tamanho grande. O mesmo acontece com a serie Os imortais e sua sequência Riley Bloom, mas do modo contrário. Pra que isso minha gente? Acho que não tinha nem que ser um padrão por editora, mas só um padrão no mundo, será que é pedir de mais?

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  9. Oie Kel! Também odeio isso. Sério é algo tão desnecessário e as editoras vivem fazendo isso. Livros grande, pequenos e com letras pregadas umas nas outras. Odeio isso.
    Muito bom seu questionamentos

    Beijos
    http://www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel!
    Isso também me incomoda! Não sei qual é a dificuldade de manterem um padrão no tamanho dos livros, principalmente os que são da mesma série/saga.
    Achei seu questionamento super válido e concordo contigo! rs
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oiee

    Bom eu juro que não ligo para isso até porque nem tenho o costume de guardar os livros rsrs então realmente incomoda quem tem TOC kkkk espero que alguma editora veja seu post e consiga resolver isso pois de fato que se incomoda deve ser um problema sério.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  12. Isso também me incomoda muito. Com certeza acontece porque os que estão a frente de grande editoras não são leitores apaixonados e atenciosos como nós. Iss é uma pena =(
    Vamos torcer para que esse problema diminua com o tempo!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  13. A diferença nos tamanhos é uma coisa que me incomoda bastante também. As vezes fica um "buraco" na estante, quando um livro pequeno fica no meio de dois grandes, mas não da pra separar por ser do mesmo autor por exemplo. Isso aconteceu com os livros do Marc Levy publicados pela Suma de Letras. A maioria segue o tamanho normal e do nada vem "E se fosse verdade" e fica menor do que todos os outros. Realmente não dá pra entender.

    Beijos,
    Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel, tudo bem?
    Concordo demais com tudo que você falou! Eu também fico revoltada com a falta de atenção das editoras, porque só pode ser falta de atenção você fazer livros da mesma série de tamanhos diferentes.
    Eu mesma tenho uns aqui que fazem parte de uma série e uns tem páginas brancas outros tem amarelados fora as lombadas que não combinam e isso me irrita! Haha

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  15. Não tive a infelicidade de ter uma série com tamanhos diferentes, mas confesso que seria bem melhor se todos os livros seguissem um padrão de tamanho. Além de tudo, adotando um padrão, ficaria tão mais bonito na estante, mas isso não chega a me incomodar (tanto)
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel, tudo bem? Quanto tempo que eu não me deparo com um papo literário... :) Eu não tenho livros de série com tamanhos desiguais, então não sofri o que vocês sofreu/sofre. kkkk Espero que isso não aconteça comigo, pois os que podem ficar de tamanhos diferentes pra mim são só os livros únicos e olhe lá... Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Kel! Olha, eu não me incomodo em misturar livros de tamanhos diferentes na estante, mas séries de tamanhos diferentes já é sacanagem msm!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  18. Eu não poderia concordar mais com esse post, Kel. Dá uma agonia enorme quando os livros da mesma série são de tamanhos diferentes. Custa continua no mesmo padrão, pessoal? Não! Aí fica parecendo que nem é uma série ou algo assim. É osso, viu? E para arrumar a estante, que não fica alinhada de jeito nenhum? Ajuda, Luciano kkkkkkkkkk
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Minha coluna preferida do blog <3333333
    Até hoje tive a grande felicidade de não me deparar com uma coisa dessas hahaha Okay ter livros de diferentes tamanhos na estante, mas uma série com tamanhos diferentes é inaceitável! É pro toc aflorar de vez rçrçrç Eu amo divergente, a série toda, mas a estética dos livros não me agrada muito. Se tivessem feito o livro no padrão normal, ficaria bem mais bonito, visto a quantia de páginas que os livros tem.

    ResponderExcluir
  20. Oi Kel, tudo bom?
    Eu não tenho toc em relação a isso, mas é chato lançar uma trilogia com cada livro com um tamanho diferente. Falta mais cuidado e interesse das editoras, pois é uma dedicação com o leitor que paga caro pelo livro. Juro que queria entender porque isso acontece.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. ei Kel, tudo bem?
    Isso só me incomoda quando são livros da mesma série, coo no caso dessa da Adriana Brazil. Fora isso, não ligo, mesmo que sejam da mesma editora
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, Kel!

    Eu também acho horrível ter esses tamanhos tão variados! Dentro da mesma série, então, é inexplicável! É péssimo ter uma série de livros que é diferente uma da outra!

    Espero que eles te ouçam! haha

    Beijos,
    Deia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  23. Ok. Eu tenho TOC. Agora que dei o primeiro passo rumo a reabilitação posso colocar o maldito M&M no lugar?!

    É realmente lamentável que a editora tenha feito isso com o livro. Nós que somos colecionadores compulsivos de livros gostamos de ficar horas apreciando nossas prateleiras abarrotadas e vendo tudo devidamente alinhado, em sequência...isso quebra a harmonia do negócio!!!!! Não pode! Tomem vergonha editoras!

    ResponderExcluir
  24. hahaha Essas variações dentro da mesma sério é tenso demais!! Ninguém merece mesmo!

    Tomara que prestem mais atenção nisso né!

    Boutique de Clichês

    ResponderExcluir
  25. Você tocou na ferida hoje hein Kel!
    Eu fico louca com isso, quando olho aquele livro que não se encaixa nos padrões dos que estão na estante, e eu nunca sei onde e como encaixá-los, e fico pra lá e pra cá e geralmente não coloco na estante principal, eles ficam no armário....e admito que a maioria passo pra frente depois de ler =(...TOC

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  26. Oi Kel, tudo bem??
    Bom diferença de tamanho não me incomoda só não compro pocket rs... os livros da Farol são de tamanhos menores em sua maioria... e eu até gosto porque são mais leves, mas concordo com você em se tratando de série os livros devem permancer em um mesmo padrão se não fica bem feio mesmo.... eu ainda não tive esse azar de ter livros de série com tamanho diferente.... se não ficaria possessa... Xero!!

    ResponderExcluir
  27. kkkkkkkkkkkkkkkkk também acho legal, ainda mais que ficam mais bonitinhos na estante.
    Mas será que as editoras vão mesmo, chegar a nos "ouvir" algum dia?

    ResponderExcluir
  28. Oi Kel, tudo bom?? Eu organizo a minha estante por editora e fica aquele Carnaval todo de tamanhos diferentes, fazer o que né! Acho que pelo menos os livros da mesma série eles poderiam manter um padrão! Com certeza ia ficar mais bonito!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. kkkkkk adorei a sua observação... pensei q soh fosse eu q me estressasse qdo arrumava a prateleira com os livros. E qdo tira um do lugar??? Tem q ficar medindo pra ver onde ele estava... affff
    mas isso ai, se podem atrapalhar pq vão ajudar, ne? kkkkkkkkk
    bjoooo

    ResponderExcluir
  30. Oi Raquel!

    Sabe o que eu acho? É aquela velha história de: Custo X Padrão/Estetica/ Qualidade. Com certeza livros de séries com tamanhos iguais, que seguissem um padrão seria o ideal, mas acredito que para "baratear" (vamos colocar em aspas, porque nem é tão barato assim...), acabam ficando desse modo. Algo que realmente me incomoda não é nem o tamanho do livro, mas da fonte, acho desnecessário livros com fontes pequenas, tinha que ter uma padrão geral para leitura (acredito que até tenha, mas...). Enfim, acho que as editoras poderia ver que o leitor gosta dessa estetica e poderiam pensar bem e seguir um padrão.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  31. Olha eu aqui concordando com você de novo kkkkk
    Kel do céu eu acho isso um ABSURDO!!!
    Eu surto quando vejo isso sabia? Eu acho na realidade que deveria ter um padrão para todas as editoras em relação a tamanho... Sério... fica tão feio na estante :/ kkkk
    E concordo se é uma série nada mais justo que o padrão seja o mesmo na capa. Menina quer um exemplo? Os Sullivans da novo conceito... pensa numa pessoa que agarrou um ódio pela editora? EU! Os 3 primeiros livros da serie sao lindos. capas incriveis e tudo mais, ai veio o quarto... tudo preto -_- surtei já... mas ok o quinto veio igual e assim seguiu até o oitavo... pensei ok está bom né me acostumei... mas então lançaram o 9

    O QUE É AQUELA COISA AMARELA NO MEIO DOS MEUS PRETOS??????

    Surtei de novo...
    Ai pensei ok... agora vai vim tudo amarelo -_- mas não... claro que não o amarelo é feio e então no 10 voltaram pro preto...

    Pode isso?

    Ai meu TOC tem um ódio disso!!! kkkkkkk

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  32. Eu tô rindo horrores por causa do seu post.... Ainda bem que isso nunca aconteceu comigo, porque eu também teria surtado. Como isso é possível?? Deveriam ser todos do mesmo tamanho!

    Bjs, Juh.

    ResponderExcluir
  33. Kel está ai uma coisa que sempre me perguntei, livros de editoras diferentes OK é aceitável, mas as vezes temos livros da mesma série diferentes, why?????? seria ótimo que pudêssemos entrevistar alguém que trabalha em alguma editora =D

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  34. Oi!
    Fico bem chateada quando isso acontece é um mistério pra mim de porque eles fazem isso tipo da mesma serie e de tamanhos diferente e se fosse só um pouco ate dava mas são muito diferentes quando olho nem parece da mesma serie !!!

    ResponderExcluir
  35. Não me importo com edições econômicas ou pockets, mas geeeente, essa coisa despadronizada é ridícula!! mto feia!! rsrsrs
    Eu sempre compro os mais baratos, então, eu já tive sim do mesmo autor ed. normal e econômica, mas tem umas ed. normais que vem com essa diferença, é mtoooo estranho!

    ResponderExcluir
  36. Além dos diferentes tamanhos, outra coisa que me irrita muito é quando as editoras resolvem mudar os padrões de capas de séries. Fica tão feio na estante. Livros com tamanhos diferentes não tenho (graças a Deus), mas tenho com capas diferentes.

    ResponderExcluir
  37. Pois é, Raquel, isso das editoras publicarem livros de séries de tamanhos diferentes é muito chato. Outra coisa que também me chateia é quando as editoras trocam as capas dos livros da série e fica uma bagunça na estante.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!