18 fevereiro 2015

# Sessão Cinema - Especial Oscar // Boyhood

Oiee pessoal, tudo bem?

Espero que estejam gostando do nosso especial do Oscar, afinal, a premiação já é neste domingo e tá na hora de fazer as nossas apostas =D



Hoje a resenha é do mega falado Boyhood, um filme super original que está concorrendo a várias categorias do Oscar. E, claro, um dos meus favoritos para essa premiação. Pena é achar que ele não deve ser o nome da noite.

Mas... vamos lá =D

Título: Boyhood
Duração: 165 minutos
Direção:  Richard Linklater
Elenco: Ellar Coltrane, Ethan Hawke, Patricia Arquette, Lorelei Linklater








Sinopse: O filme conta a história de um casal de pais divorciados (Ethan Hawke e Patricia Arquette) que tenta criar seu filho Mason (Ellar Coltrane). A narrativa percorre a vida do menino durante um período de doze anos, da infância à juventude, e analisa sua relação com os pais conforme ele vai amadurecendo.






Para quem não sabe, Boyhood levou nada mais, nada menos que 12 anos, repito: DOZE anos para ficar pronto. O diretor que ganhou o meu respeito e admiração, Richard Linklater, reunia anualmente a equipe de atores e filmava algumas cenas. O processo começou em 2002 e se encerrou em 2014.A ideia é arriscada e original. Vários fatores poderiam dar errado, mas o filme é feito de acertos do inicio ao fim. 

Nem vou comentar aqui a respeito da beleza estética. É muito mais bonito e interessante observar o envelhecimento natural das pessoas que aquela coisa plastificada da maquiagem. É incrível acompanhar o desenvolver dos atores que emagrecem, engordam, crescem, pintam o cabelo... a ideia do filme é tão única que é preciso tomar cuidado para não ficar de boca aberta durante os 165 minutos de duração.







O filme é longo, é verdade e não esperem muitas reviravoltas. O filme conta a história das idas e vindas de uma típica família americana. A mãe jovem e solteira que luta para educar seus filhos e, ao mesmo tempo quer voltar a estudar. Mudanças de cidade, pai ausente que quer voltar a ter contato com as crianças... talvez a história "ordinária" possa deixar mutia gente com o pé atrás. Mas a verdade é que o filme é muito bem pensado e, sutilmente faz aquela critica ao "aqui e agora" hollywoodiano.

As transições bem inseridas de tempo são muito bem inseridas dentro de um roteiro inteligentíssimo. Boyhood tem um conceito universal porque conseguimos nos identificar com o que estamos assistindo: afinal, todo mundo já passou pela infância, teve problemas na família, precisou amadurecer na adolescência, etc.

Sem excesso de drama, o filme mostra situações que todo mundo já viveu e os atores dão show, principalmente Ellar Coltrane, o protagonista. Mas também merecem destaque Patricia Arquette (que vive a mãe do menino e que está concorrendo ao Oscar) e Ethan Hawke (pai das crianças, que também concorre como melhor coadjuvante).

Mas querem saber o melhor? Além de uma trilha sonora de tirar o folego com direito a Coldplay, Foo Fighters e até Lady Gaga, o filme usa e abusa de Harry Potter!!!!!!!!!! Na boa. Se eu já tinha gostado da história, esse foi o plus que me fez ficar babando.





14 comentários

  1. até Harry Potter Kel? hahaha
    ainda não vi este filme, mas estou bem curiosa!
    nossa, eu sabia que ele tinha demorado para ser produzido, mas 12 anos??? :OOOO
    quanto tempo de filme que ele tem? ;x

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando o especial do Oscar, e logo que vejo o anuncio aqui vou atrás do filme. Nossa fiquei boquiaberta, 12 anos para gravar um filme? Realmente é inovador, deve ser muito interessante acompanhar o amadurecimento verdadeiro dos personagens. E você ainda me diz que o filme abusa de Harry Potter?? Preciso dizer que vou assistir?
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  3. Eu quero muito ver esse filme!!! Tinha lido uma matéria sobre ele ano passado na revista da livraria cultura e fiquei muito encantada com a proposta. Assim como você, também prefiro o envelhecimento natural dos atores do que aquele bando de maquiagem que nunca fica natural. Estou mega curiosa. Foi bom saber também que o filme não é um super drama, estava meio apreensiva quanto a isso.
    Beijos!!!!
    Quer falar de livros?

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kel!
    Eu não fazia ideia da sinopse do filme, mas vejo que há beleza na produção. Bem como você disse, a história não instiga muito e pode nos deixar com o pé atrás, mas esse não é o foco do filme, aparentemente. Eu achei a ideia do diretor brilhante; os atores levaram o conceito de "crescer diante das câmeras" à outro nível! Hahaha Vou tentar assistir também, ainda que o tempo de duração dê um medinho de morrer de tédio na metade do filme.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ♥

    ResponderExcluir
  5. Olá, Kel Araujo. Amei a sua postagem. Amei o filme "Boyhood", foi o melhor filme que eu assisti do ano de 2014, um filme muito bem feito, o diretor inovou no ramo cinematográfico. Quero lhe parabenizar pelo blog e pela postagem. E sim, sou autor da trilogia "Tudo por você, Lett". E fico feliz por ver alguém como você, continue assim.

    Grande abraço.

    http://autormatheusmelo.com

    ResponderExcluir
  6. Boyhood é a minha grande aposta pra levar o Oscar. Acho que este e Birdman estão no mesmo patamar, ambos são maravilhosos, e se diferenciam no gênero mesmo. O que eu achei mais incrível em Boyhood foi a iniciativa do diretor de gravar o filme durante esses 12 anos, com os mesmos atores. Isso tornou tudo muito mais real e genial. A troca de atores nos filmes "normais" é algo que me irrita, geralmente a criança cresce e se torna um adolescente com a estética totalmente diferente --'

    ResponderExcluir
  7. Me interessei no momento que li que o filme demorou 12 anos para ficar pronto. Como assim, gente. Tipo Avatar só que sem os efeitos especiais? KKKKK Adorei saber quem faz parte da trilha e que tem Harry Potter. Vou assistir com certeza.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Eu preciso assistir esse filme!!! Gente!!!
    Tô empolgada faz tempo, e cada vez essa empolgação aumenta mais. Graça as blogueiras que fazem esses posts lindos!!! Você, claro!!

    Adorei!!

    Bjksssss


    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel!
    Tudo bem?
    Mais uma dica maravilhosa, já adicionei aos filmes que vou ver.
    Não ter muitas reviravoltas não parece ser um problema pra esse filme. Doze anos?!?! Completamente original, espero ver o mais rápido possível.

    Beijos
    ​​​​​​LiteraMúsicas​ | Fanpage

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Esse filme me surpreendeu bastante, e só fiquei sabendo que ele tinha levado 12 anos depois que ele já tinha acabado. A parte em que eles vão no lançamento de HP foi demais ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Esse é o que mais tenho curiosidade, por ter levado vários anos para ser gravado, e ainda tinha o risco de um ator morrer ou desistir e estragar o filme todo.Só por ter músicas do Coldplay e falarem do Harry , o filme já ganhou vários pontos comigo.

    ResponderExcluir
  12. Se tu fosse apostar sem dúvidas este seria minha aposta de melhor filme, cara 12 anos para finalizar um filme, acompanhar todo o crescimento do ator....para mim foi genial, mas para que o pessoal da academia não se surpreendeu =/

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. Só fui conhecer esse filme na semana do Oscar e essa é a primeira resenha que leio sobre ele. Fiquei espantada quando soube que o filme levou 12 anos para ser gravado. Corajoso o diretor, pois como você mesmo disse, vários fatores poderiam ter dado errado.

    ResponderExcluir
  14. Só por ter demorado 12 anos, já me ganhou totalmente! Quero assistir AGORA!!!
    Muita massa essa transformação dos atores, mas ficaram bem parecidos, não? Eu mudo tanto, a cada ano kkkkkkkkk ainda não achei minha forma correta kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E tem Harry Potter e Coldplay! kkkk Aiii vou corrrer atrás!!!
    bjoos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!