# Sessão Cinema // Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)

Oi pessoal, tudo bem?

Aqui é o Bruno e esse é o quarto dia com as resenhas dos filmes que foram indicados ao Oscar de 2015! Espero que aproveitem. 

Dessa vez iremos falar de Birdman, que é um dos favoritos para faturar o Oscar de melhor filme. Espero que vocês gostem da resenha e deixem os seus comentários! :)

Título: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) 
Duração: 119 minutos
Direção: Alejandro González 
Elenco: Michael Keaton, Zach Galifianakis, Edward Norton



Sinopse: "No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente."





Birman narra a história de Riggan Thomson, um ator estadunidense que ficou famoso por interpretar um super-herói chamado Birdman nos cinemas. A trilogia de filmes do Birdman foi um super sucesso na época. Porém, Riggan se recusou a fazer um quarto filme da série e, desde então, viu sua estrela apagar e sua fama diminuir. Tentando recuperar a fama e ser reconhecido como um bom ator, ele organizar uma arriscada adaptação para a Broadway, o que vai fazer com que muitas de suas inseguranças e problemas pessoas venham a tona.

Eu tenho que admitir que Birdman superou um pouco as minhas expectativas. Eu esperava um filme superficial, que falaria apenas da volta por cima de um ator em desgraça. Porém, acho que o diretor Alejandro González Iñárritu fez um bom trabalho principalmente na escolha do jogo de câmera e na trilha sonora, pois eu me senti aprofundado na trama e em toda a confusão que é a vida de Riggan. Fora isso, eu acho que o filme caiu um pouco no óbvio de Hollywood, que é de apresentar uma critica sem muita profundidade e com um final trágico para coroar a história.



A atuação dos atores é boa, mas não é nada memorável. Eu não me imagino em um bar daqui a 15 anos comentando com os meus amigos sobre aquela atuação ontológica de Michael Keaton. È inegável que ele fez um ótimo trabalho, muito convincente, entretanto não acho que foi uma atuação digna de Oscar (por mais que ele tenha uma probabilidade razoável de vitória). Emma Stone (que interpreta a filha de Riggan no filme) e Edward Norton também são atores de qualidade com uma ótima atuação.

O que mais me chamou a atenção no filme é que ele é uma clara crítica ao momento atual de Hollywood, onde os filmes de super-heróis são cada vez mais frequentes e lucrativos e o atores são idolatrados como verdadeiro ídolos. Também gostei muita da forma como eles usaram o personagem Birdman, como um fantasma assombrando a vida de Riggan e influenciando diretamente na sua vida e nas suas escolhas.

Concluindo, eu acho que Birdman é um bom filme, mas não é exatamente o que eu espero de um vencedor de Oscar. Eu acho que ele possui a fórmula certa que a academia gosta, mas não é um filme memorável. Valer a pena assistir, mas faça que nem eu, não vá com uma expectativa muito alta. E ai, o que vocês acharam do filme? Deixem o comentário e se vocês acham que ele vai ganhar algum Oscar! :)





14 comentários:

  1. Oi Bruno, é um dos filmes indicados que menos chama minha atenção, até porque faço parte da minoria que não curte super heróis. Gostei de saber que o filme trás uma crítica à Hollywood com relação aos super heróis. Como também estou assistindo os filmes para ficar por dentro da premiação de domingo provavelmente assista para ter minhas próprias impressões.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  2. Com a onda de filmes e séries de super heróis, eu achei que esse seria mais um, mas Birdman está mais para drama, o estranho é essa voz que ele ouve do personagem , me lembrou o Cisne Negro por essa dose de loucura. Só espero que no final ele não morra no teatro.

    ResponderExcluir
  3. Eu acho - e torço muito - que Boyhood ganha, mas a ideia de que Birdman posso ganhar ta aí, o filme foi indicado também e é muito bom. Só não gostei do final dele, slá, aquela ideia de que o cara pudesse estar voando e tal... Eu fiquei tipo "sério que vai acabar assim?".
    Estou em um impasse entre Mike Shine de Birdman e J.K. Simmons de Whiplash pra ator coadjuvante...

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bruno! Tudo bem?
    "Birdman" é um dos poucos filmes que estão concorrendo ao Oscar que eu ainda não pude conferir e, antes de ser lançado, eu estava com muitas expectativas... Mas aí as críticas foram saindo e confesso que desanimei. Gosto da ideia do filme e, pelo trailer, deu para perceber que há jogo de câmera diferente, contínuo, coisa e tal, mas é justamente por ter essa pretensão de ganhar um Oscar que eu imagino que certas coisas aconteçam não para causar um impacto sincero, mas sim para ganhar a estatueta. Confusa essa minha explicação, eu sei, mas assim como você não estou mais esperando muita do coisa da produção. Espero que justamente por pensar assim que eu possa ser surpreendida, de qualquer forma, curti a resenha!
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não vi o filme e confesso que ele não tem o tipo de enredo que me atrai tanto. Não é um que eu pegaria para ver, sabe? Enfim, vamos ver o que vai acontecer no domingo. Gostei da postagem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Bruno,
    este tipo de filme não faz muito o meu estilo, e não me interessei muito por ele não
    estou bem empolgada para assistir ao Oscar sabado, e até pretendo ver uns filmes que foram indicados antes da premiação, mas Birdman não é um desses...
    na verdade meu namorado, com certeza, iria se interessar por ele, então é capaz de eu acabar assistindo apenas para acompanhar ele. mas sinceramente, não me agradou não... ;x

    ResponderExcluir
  7. Acredita q nunca nem tinha ouvido falar? Super tapada ne..
    ,as gostei de incluir critica a hollywood..
    Vou ver o filme com certeza!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  8. Não consigo assistir esse filme por mais que eu tenha vontade. Sério. Eu achei o trailer bem bacana, mas o roteiro em si e toda a produção do filme me dão dor de cabeça só de pensar em assistir. Acho que de todos os indicados ao Oscar, espero mesmo que O Jogo da Imitação ganhe;

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii Bruno, você é bem exigente né? HAHAHAAH eu não sou muito expert em filmes ou algo assim e ainda não assisti esse (como nenhum dos outros indicados) mas esse me chama atenção, justamente por ter uma amiga que adorou o enredo.
    Gostei dessa critica que o filme faz aos super herois, vou tentar assistir o filme :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruno!
    Não vi Birman, mas parece ser ótimo.
    Pelo que você falou o jogo de câmera e a trilha sonora fizeram a diferença na obra.
    O fato da atuação não ser memorável, não quer dizer que seja ruim, como você disse... Eu pretendo assistir.

    Abraços
    ​​​​​​LiteraMúsicas​ | Fanpage

    ResponderExcluir
  11. Apesar desse filme ter ganhado vários Oscars, Parece ter o mesmo estilo de Cisne negro, com esse assombramento do passado dele. Não gosto muito dos filmes do Oscar.

    ResponderExcluir
  12. Pelo que li vi que o filme retrata bem aquilo que os críticos gostam né?! um ator que tenta se reerguer, analisando por esta forma, não me surpreendi quando vi que ele ganhou melhor filme, mas só né?! De resto...

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  13. A princípio não havia me interessado em assistir esse filme, achei bem o que você falou, que ele é um filme superficial, apenas uma crítica a Hollywood. Prefiro filmes com histórias mais densas. Mas depois que ele ganhou o Oscar e tantos outros prêmios, preciso assistir e ver o que fez ele merecê-los.

    ResponderExcluir
  14. Não acho que seja um filme que muda a vida da gente, mas quero assistir porque a coisa mais comum no mundo artístico, é essa reciclagem, bem, não assim, quero dizer, sabe, um dia vc é top, noutro, superdown!
    Horrível isso, quantos de nós não temos nossos atores/atrizes preferidos e perdemos de vê-los no cinema, simplesmente, porque não lhes deram mais uma chance!
    Talvez Birdman mostre como é tudo isso pra gente, por isso, preciso assistir, e tentar até me conformar com essa azaração cinematográfica hollywoodiana!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!