# Resenha 201 // Por Uma Questão de Amor

Oi pessoal, tudo bem?

Espero que sim. Hoje a resenha de de uma autora que eu tenho um carinho muito especial e que eu já tive a oportunidade de conhecer pessoalmente. Bhya Cortes. Esse é o segundo livro da Bhya que eu leio. O primeiro: O Outro Lado da Memória já tem resenha aqui no blog. Vamos lá, então?

Título: Por uma questão de amor
Autor: Beatriz Cortes
Editora: Novo Século
Páginas: 268



Sinopse: Após presenciar a morte de seu irmão mais velho em um trágico acidente, Lorena vive um luto que parece nunca ter fim. Um sofrimento que só é mais suportável com a ajuda de seu melhor amigo, Daniel. Após passar para a Faculdade de Medicina na UFRJ, Lorena encara essa oportunidade como uma forma de sair de Angra dos Reis e tentar deixar o passado para trás. Na Cidade Maravilhosa, se apaixona perdidamente e esse amor proibido chega para transformar sua vida. Ela descobrirá que também existem consequências para quem escolhe amar. Por uma questão de amor é um romance cheio de aventuras, suspense e que o levará a conhecer os extremos do amor verdadeiro que nos leva a lugares inimagináveis.


O livro conta a história de Lorena, uma menina que mora em Angra dos Reis, município litorâneo do Rio de Janeiro e passou para Medicina. Ela está de mudança para a capital onde irá morar em um alojamento da faculdade. O problema é que Lorena e a família estão muito fragilizados com a morte de Matteus, irmão mais velho de Lorena, em um acidente de carro. A ida para a faculdade é um especie de fuga para Lorena. Mas mal sabia ela que grandes chaves para o passado estariam no Rio de Janeiro.

Lorena é uma fofa, daquelas pessoas que se entrega a um amor, que se importa com a família. É interessante acompanhá-la em suas primeiras experiências na faculdade, com os novos amigos. Nicholas foi aquele personagem que me deixava com o pé trás do inicio ao fim. Mas claro, acabei me apaixonando por ele também. No inicio do livro, eu tinha certeza de que a Bhya iria para um lado, mas ela acabou me surpreendendo, o que foi ótimo.



Sou fã da Bhya desde que li O Outro Lado da Memória. Ela escreve com pureza e sinceridade. Mais uma vez estamos diante de um romance adolescente onde as escolhas de cada um mostram quem você é de verdade. Os livros da Bhya são bem reflexivos e Por Uma Questão de Amor não seria diferente. Adorei a história em si. Trata-se de um Romeu e Julieta contemporâneo onde os caminhos do passado, antes mesmo de Lorena e Nicholas nascerem, acabam influenciando no agora.

É interessante porque, de forma perspicaz, a autora conseguiu unir Por Uma Questão de Amor com O Outro Lado da Memória. Apesar de histórias distintas, ambos se completam. Recomendo não lerem Por Uma Questão de Amo primeiro, mas, se o fizerem, fiquem tranquilos que a autora consegue contextualizar tudo. 

Tenho apenas duas ressalvas quanto ao livro. E a primeira diz respeito a um dos personagens: Daniel, melhor amigo de Lorena e também um dos melhores amigos de Matteus. Como seu amigo morreu, Daniel se acha no direito de fazer aquele papel de irmão para Lorena, mas ele ficou chato! Sabe aquela pessoa sufocante que quer que você dê satisfação a ela de tudo? Eu ficava pensando: Meu Deus, mas você não consegue nem tomar conta de si mesmo!!!! Ele me deixou irritada diversas vezes.







O segundo ponto é a parte final do livro onde as narrativas começam a se intercalar, mas tudo em um mesmo capítulo. Achei que ficou confuso e difícil de visualizar quem estava narrando. Acredito que se a Bhya tivesse dividido em capítulos ficaria mais fácil para o leitor.

No mais, a leitura é fácil e desenvolta. Daquelas que lemos com um sorriso nos lábios em uma tarde apenas. Estou curiosa para ler os próximos livros da autora.

A capa do livro é linda, mas não gostei do modelo do Nicholas, achei velho demais para o personagem. A diagramação é boa e se encontrei três errinhos de revisão, foi muito =D





24 comentários:

  1. Oi Kel, tudo bem?
    Achei a sua resenha muito positiva e através dela pude sentir como a história deve ser mais ou menos. Ah! Também achei a capa muito linda.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Ei Kel, não conhecia a autora ou o livro, mas a resenha me chamou atenção. Não sou chegada a livros de romance, mas às vezes é bom ler para distrair um pouco. Gosto dessas narrativas em que o passado pode interferir no relacionamento e tudo mais, acho emocionante, rsrs. Beijos
    Gabi, www.reinodaloucura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. aaah Kel,
    esses dias quase comprei este livro, mas não sei porque acabei deixando ele para trás. só tinha lido uma resenha dele antes, e acho que foi isso que me deixou meio com um pé atrás
    no más, a leitura parece ser ótima! não tinha lido nem mesmo este outro livro dela que você comentou.
    estou dando prioridade para ler livros nacionais este ano, e com certeza vou incluir estes dois na lista ;)
    valeu pela dica :D

    ResponderExcluir
  4. A capa é realmente linda hein?!
    Parece ser uma historia bonita e gostosa de ler.. Apesar de me parecer que esse Daniel é sufocante mesmo hahah mas quero conferir!
    Bjs,
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  5. Ganhei O Outro Lado da Memória e estou esperando chegar para me lançar na leitura. Nem sabia que a autora já tinha outro livro, mas se gostar desse primeiro, com certeza irei ler esse também, já que você disse que eles se interligam. A capa está linda e adorei a resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. OIIIII, eu ja vi varias resenahas sobre esse livro e a maioria era com elogios, ai quando eu vi que era brasileiro eu fiquei mais encantado, sou loco por Literatura Nacional ♥_♥
    Abçs

    Dá Uma Passadinha Por Lá: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O livro tem uma história que parece história de fanfic hahaha E são esses tipos de histórias que eu também leio com um sorriso no rosto, porque adoro! Já tinha ouvido algo a respeito de O Outro Lado da Memória, mas não sabia que era de uma autora nacional e muito menos que ela tinha outras obras. Achei o livro bem interessante, a capa é muito fofa e delicada. Já quero!
    xx

    ResponderExcluir
  8. Olá Raquel,

    Já li o primeiro da autora e gostei, apesar de algumas ressalvas, vi que gostou desse e vejo que a escrita dela está melhorando isso é muito bom....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Adorei a premissa do livro! Eu tenho que começar a ler mais autores nacionais. A gente tem que dar mais valor ao que é nosso! Já tem muito, muito tempo que não leio nada de um autor ou autora brasileiro (a)...tenho que mudar isso!

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Essa é a primeira vez que eu leio alguma coisa a respeito desse livro e gostei muito do enredo da história, é bem o tipo de livro que eu to procurando ler ultimamente e eu achei bem legal ser de uma autora nacional e se passar num cenário que eu conheço, Angra <3

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Kel não sabia que os livros dessa autora eram tão bons e que suas histórias se complementavam. Fiquei curiosa e assim que possível pretendo investir nos livros e conhecer essas histórias inspiradoras. Valeu pela dica é parabéns pela resenha ficou ótima!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  12. Oiee

    Já tenho esse livro na estante mais ainda não tive a oportunidade e o tempo de ler, mas bom saber que o livro é rápido assim me animo a ler esse mês quem sabe.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiii Kel,
    Que tudo, adorooo literatura nacional, e esse livro me despertou uma certa curiosidade, já vou colocar na minha lista de leitura.
    Ótima resenha.
    Beijos querida.

    http://ateliedoslivros.blogspot.com.br/2015/02/resenha-ecos-da-morte-livro-1.html

    ResponderExcluir
  14. Eu achei a capa linda. Gosto quando o livro tem um pouco de drama, simpatizei pela Lorena, querer mudar de vida na faculdade, gosto ainda mais por não ser mais um livro no estilo cara rico e mocinha pobre, e sim que o amor vai surgindo no decorrer do livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Já estive para comprar esse livro algumas vezes por conta da capa, mas sempre que procurava uma resenha sobre ele ou não achava, ou achava uma que não satisfazia. Gostei muito da sua, Kel, me fez querer ler o livro. Adoro romances adolescentes e você ter dito que era um Romeu e Julieta contemporâneo fez com que eu já o coloca-se na minha lista de próximas leituras.

    ResponderExcluir
  16. Tenho este livro na estante Kel, mas na correria que ando mal tive tempo a me dedicar a algumas leituras! Mesmo assim adorei tudo que falou dele, sei que vou adorar!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  17. Nunca ouvi falar dessa autora, mas me deixou curiosa por esse livro! Romeu e Julieta contemporâneo parece hiperlegal!!! (contanto que não tenha mortes kk)
    bjooos

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Todo mundo fala muito bem da escrita da Beatriz e eu estou doida para conhecer. Estou com o livro aqui, mas ainda não consegui encaixá-lo na minha fila de leitura.
    Gostei de saber que é um Romeu e Julieta contemporâneo! Isso deve ter deixado a história ainda mais interessante!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Kel, tudo bem?
    Eu tenho O outro lado da memória há uns quase dois anos, e até hoje não li. Agora fiquei muito curiosa, ainda mais por saber que os livro estão relacionados. Amei sua resenha, e Por uma questão de amor parece ser um livro muito bonito mesmo, fiquei bem curiosa.
    Vou dar um jeito de ler o primeiro logo, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ei Kel =)
    Parece uma leitura realmente encantadora!
    N conhecia a autora nem suas obras!
    Estes personagens que nos irritam é uma chatura né? Hahahahahha
    Temos q aprender a suportá-los pq sempre aparecem!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Kel, tudo bom?
    Eu nunca li nada da autora, mas sempre tive vontade de ler O Outro Lado da Memória.
    Não conhecia esse livro ainda, mas adorei a premissa do romance...aliás, foi a primeira coisa que despertou meu interesse.
    Parece ser uma história envolvente e bacana.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie Kel!
    Não pude ler sua resenha com mta atenção, pq ainda estou com esse livrinho na fila de leitura e não queria pegar spoilers ou ir com outros pensamentos para a leitura. Mas, sou super fã da Bia e tenho certeza que ela arrasou nessa nova história! Adorei o primeiro livro dela e não vejo a hora de ler esse!
    Beijos
    Nica

    ResponderExcluir
  23. Oi Kel.
    Não gosto de capas com pessoas, gosto de algo desenhado e mais dinâmico.
    Não conhecia a autora até o momento, espero ter a oportunidade de ler algo dela.
    Pensei que a história fosse se passar em Angra, talvez isso me animasse mais a fazer a leitura, já que não me interessei pelo enredo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  24. Entendo a respeito da narrativa, e acredito que se fosse dividida seria realmente melhor, eu mesma ficaria super confusa,rs. Bem, tenho interesse em ler os livros da Beatriz e o bom de ter lido a resenha, foi saber que tanto esse como o Outro lado se completam, eu não sabia disto, pensei que fossem livros diferentes! Enfim, gostei da resenha Raquel, estou animada para ter os meus exemplares dos dois livros da autora, para poder enfim conhecer esse talento!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!