# Resenha 193 // O Anjo Surfista

Oi pessoal, tudo bem?

Espero que sim. Esse livro é bem diferente dos livros que costumo resenhar por aqui. Mas porque não mudar um pouco, certo? Como vocês sabem (ou acredito que saibam), eu sou jornalista e, no inicio do ano, fui escalada para fazer a matéria sobre um candidato a santo carioca. Quem é do Rio já deve ter lido algumas matérias nos principais jornais a respeito do "santo surfista". Bom, para me inteirar ainda mais na história de vida deste rapaz que morreu cedo, aos 34 anos, mas que fazia trabalho voluntário em hospitais e junto aos moradores de rua, resolvi per o livro Um Anjo Surfista.

A resenha vocês conferem abaixo!

Título: O Anjo Surfista
Autor: Manuel Arouca
Editora: Leya
Páginas: 176


Sinopse: Guido Shäffer se formou em medicina, gosta de pegar onda e é seminarista. Sua vida teria sido de muitas vitórias se, aos 34 anos, não tivesse morrido. Morreu no mar, lugar onde realizava seus melhores encontros com Deus. Este livro acompanha a história de um rapaz que não conseguiu se ordenar padre, mas quem sabe está muito próximo de se transformar em santo. Tinha vocação. E ela estava em todas as coisas que fazia, desde cuidar dos pobres na Santa Casa de Misericórdia, até ajudar a ordem Missionária da Caridade de Madre Teresa de Calcutá e organizar grupos de oração na paróquia Nossa Senhora da Paz. Guido era o típico carioca, nascido em Copacabana e surfista do Arpoador. Discípulo de Padre Jorjão. Residente da Santa Casa de Misericórdia. Guido ensinou jovens e adultos a pegar onda, a ter compaixão pelos pobres e, principalmente, a amar a Deus.


Guido era um menino como outro qualquer. Tinha namorada e adorava surfar. Estava na faculdade e tinha uma vida praticamente encaminhada. É então que ele começa a frequentar o grupo de jovens e acaba sentindo a vontade de estudar para tornar-se padre.

O interessante em escrever uma matéria sobre um jovem que viveu uma vida direcionada a Deus e que, segundo muitos, já intercedeu por várias graças, é poder conhecer a família e os amigos. Tive a oportunidade de conhecer a mãe e alguns dos melhores amigos de Guido e foi, através do depoimento deles, que decidi me aprofundar ainda mais na história do rapaz.

Sou católica apostólica romana e sei que, talvez, muitos não professem a mesma fé que eu ou nem saibam o que é um "candidato a santo". A verdade é que Guido foi um exemplo de jovem que soube viver a sua juventude, surfando, saindo com os amigos, mas nunca se esqueceu de pensar no próximo. Por mais que você, querido leitor, não acredite nessa história de "santos", assim como eu, pense, pelo menos no Guido como uma pessoa disposta a sempre fazer o bem. Coisa que muitos de nós esquecemos diariamente.

O livro mostra um Guido de fé forte que sabia transmitir esta espiritalidade aos amigos. Ele trouxe muitos daqueles que estavam a sua volta para uma vida mais firme na Igreja e se viu largando a sua carreira na medicina e até um namoro encaminhado para ser padre. Mesmo enquanto estudava filosofia e teologia no seminário, Guido não se esqueceu de fazer o bem e fazia trabalho voluntário junto aos moradores de rua do centro do Rio de Janeiro e ainda atendia os doentes ni hospital da Santa Casa de Misericórdia.

A história do rapaz é muito bonita e inspiradora. Como falei, mesmo para quem não professa a fé católica, Guido é exemplo de uma pessoa que estava sempre preocupada com  o próximo desde os moradores de rua até os doentes. Gostei muito de me aprofundar nessa caminhada.

Infelizmente, Guido faleceu há cinco anos enquanto surfava em uma praia carioca. O dia tinha tudo para ser memorável uma vez que era despedida de solteiro do melhor amigo de Guido, mas, em uma onda, ele acabou perdendo o controle da prancha e se afogando.

O livro trás vários depoimentos daqueles que conviveram com Guido. Gostei bastante do conteúdo, apesar de achar que em algumas partes ele se tornou repetitivo. O autor tem uma linguagem bem fácil, ao alcance do leitor, mas em algumas partes ele só recomentava o mesmo ponto da história.

Apesar disto, o livro é muito bom e vale a pena ser lido =)

É isso, gente. Lembrando que sexta é o último dia do nosso Top Comentarista. Corram para colocar tudo em dia.






15 comentários:

  1. O livro parece incrivel, mais nao me chamou atencao. Nao sentir nada que me chama-se a ler esse livro!!

    ResponderExcluir
  2. Não é o tipo de livro que costumo ler, e realmente é bem diferente dos livros que vejo por aqui. Não conhecia a história desse rapaz e tampouco o livro, mas é uma situação pouco comum, um seminarista sufista!
    Ótima resenha, adorei!

    ResponderExcluir
  3. Oi Kel tudo bem? Eu tbm não leio nada do tipo, acho que me arriscaria apenas para alguém que fosse fã, mas confesso que conhecer a história de Guido através da sua resenha me deixou bem contente. Não o conhecia, mas já o admiro pelo legado que deixou e na sua preocupação com o próximo, um anjo que partiu tão cedo.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  4. Oii Kel! Nunca li nenhum livro religioso desse tipo mas esse me interessou bastante! Essas histórias inspiradoras acabam nos boas influências em nossas vidas! Muito interessante mesmo, e adorei a resenha *-*

    Abraços =)

    http://blogcorujaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. que história linda!!
    não conhecia a história dele ainda não, mas fiquei super curiosa.
    é triste ver uma pessoa jovem ir cedo embora né, ainda mais se é uma pessoa que costuma fazer tanto o bem para as pessoas :(
    o mundo está precisando de mais pessoas assim! ;~~
    aah, achei que eu já tinha perdido o top! hahaha
    viajei em janeiro e deixei vários posts para trás... vou correr para ficar em dia então! :D

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel!
    Curtinho esse hein. Parece ser uma história bonita, apesar de tudo. Lendo sua resenha senti um teor meio auto-ajuda. Sei la. Não me agradou sabe. Talvez fosse uma leitura de teste para mim, pq realmente não esperava grande coisas de um livro como A Cabana. que trata de assuntos de fé, e acabei me apaixonando. No momento, porém, acho que não leria.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Já li reportagens e vi matérias a respeito do Guido. Não sabia que existe um livro que trate da vida dele. Creio que seja uma ótima leitura e me interessei por ela. A capa está muito linda e a história dele é inspiradora.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Kel,
    Nunca tinha ouvido falar no Guido e nem nesse livro, mas gostei de saber um pouquinho d'O Anjo Surfista. É uma história muito bonita, afinal, mesmo quando podemos fazer algo pelo próximo às vezes não fazemos e ele mesmo estudando fez a diferença, amei.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  9. Kel que legal saber um pouco mais sobre esse livro. Adorei a capa e a história de vida do Guido é mesmo inspiradora. Que pena que ele faleceu, mas tenho certeza que seu exemplo só motivará outras pessoas a olhar para o próximo e ajudar sempre que possível. É assim ele será inesquecível!!!
    Boa sorte na construção da matéria!!! Parabéns pela resenha ficou ótima!!!
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  10. Oiee Kel ^^
    Não conhecia a história do Guido, mas fiquei bastante curiosa para conhecê-la, apesar de não gostar muito de livros que falam de espiritualidade e coisas do tipo. É bom saber que ainda existem pessoas boas que se importam com as outras nos dias de hoje...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel.
    Não leio livros desse tipo nem sou religiosa mas claro, achei super interessante saber um pouco desse rapaz. Com certeza era uma pessoa muito boa, uma pena ter ido tão cedo.

    ResponderExcluir
  12. Mesmo não sendo católica vou seguir seu conselho e conhecer a linda história desse homem de bom coração. Uma pena que o mundo perdeu alguém tão legal.
    Amei a resenha! Um beijo, Kel <3

    ResponderExcluir
  13. Oiee

    Não conhecia o livro e nem a história dele de virar santo, eu adoro esses livros que tem pessoas que ajudam o próximo pena que são valorizados apenas quando morrem , mas com certeza leria este livro para aprender um pouco mais sobre a vida.

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  14. Sou católica também e minha mãe tem esse livro. E inclusive, foi super recomendado por ela. Esta na minha lista. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pela escolha Kel.Guido Schaffer-nosso futuro santo.
    Abç.
    Waleska - Fortaleza-Ce.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!