02 fevereiro 2015

# Resenha 192 // As Trágicas Consequências dos Apaixonados

Oiee pessoal, tudo bem?

Voltei de uma viagem para recuperar minhas energias depois de quase dois anos sem férias. Apesar de ainda estar terminando minha monografia da pós, já já vou poder, finalmente, dar atenção integral ao blog. Iei! 

E por falar no blog, graças a ele conheci pessoas bem legais, uma delas foi o Lucas Mendes, autor do blog Boy-Lit e agora, autor também da coletânea de contos As Trágicas Consequências dos Apaixonados.

Título: As Trágicas Consequências dos Apaixonados.
Autor: Lucas Mendes
Editora: Amazon
Páginas: 86
Livro cedido em parceria com o autor


Sinopse: Menino de Gelo não acredita no amor. Pelo menos, não nessa paixão descontrolada que todos seus amigos vivenciam com tanta frequência e no fato de dependermos de outra pessoa pra sermos felizes. Seu único apego é na teoria do desapego. As Trágicas Consequências dos Apaixonados é um retrato sobre a fase pela qual todo adolescente passa um dia: a paixão, o ciume, os dramas, aquela afirmação interna típica de que encontramos o verdadeiro amor e os respectivos resultados de tudo isso. E tudo narrado pela perspectiva irônica de um garoto que diz que JAMAIS será fisgado.
Mas jamais é uma palavra um tanto... forte demais. 



Escrito em pequenas crônicas, As Trágicas Consequências dos Apaixonados nos mostra situações que todo mundo já passou com seus amores de adolescência. Cada cronica é uma situação diferente, recheada de ironia e algumas tiradas engraçadas.

Lucas começa o livro deixando bem claro que ele só escreve o que vê. Se a verdade é aquela nua e crua ou se tem um pouco de dramatização, não importa. O que interessa é que o autor expõe os fatos de forma bem simples, narrando o dia a dia de uma turma do ensino médio. Tem fofoca, tem romance, tem brigas e indas e vindas. Tem tudo o que você já viveu no seu ensino médio. E quem nunca viveu um romance na escola, certo?

O texto de Lucas é inteligente e cheio de sarcasmo. É uma delicia passear pelas crônicas e se aprofundar na narrativa do autor. Todas as pequenas histórias são muito boas e não segui destacar apenas uma. O interessante é que o leitor acaba se identificando com todas.

As Trágicas Consequências dos Apaixonados foi um convite para eu voltasse à minha época de escola. As crônicas são rápidos de serem lidos e muito bem humorados. Lucas incorpora aquele narrador misterioso, que não revela quem é, mas que adora contar tudo o que se passa dentro daquela realidade. Me sentia em um Gossip Girl brasileiro, cada vez mais sedenta por saber as fofocas do momento. 

Lucas incorpora perfeitamente o personagem desiludido, que não acredita no amor e que está disposto a provar o seu ponto de vista. Dentro deste "alter ego" de um quase "mister freeze"  o autor mostra toda a sua capacidade. O nosso Menino de Gelo tem um ar blasê que sentimos na escrita e toda aquela certeza de que nunca irás e igualar aos meros mortais apaixonados...

São muitos contos, então não vou avaliá-los individualmente, mas tenho que confessar que o Lucas é uma grande promessa. Com sua escrita firme e decidida, tenho certeza de que ele não vai parar por aqui e ainda vai surpreender muito.

As Trágicas Consequências é uma leitura de algumas horas que, apesar das situações engraçadas, mostra as diferentes formas de amor, sempre com uma reflexão no final de cada conto.

Apesar de ter uma cor um pouco escura, eu adoro o design da capa e acho que as fontes diferentes, em tamanhos diferentes dão essa ideia de diversidade contida nos textos.

Parabéns, Lucas, pelo trabalho incrível e pelo talento inegável! Você já ganhou uma admiradora.

Para quem se interessou pela coletânea de contos, ela está disponível para venda na Amazon, basta acessar o link WWW.




24 comentários

  1. Oi Kel,
    Por mais que os contos sejam inteligentes e cheios de sarcasmo, mas não sou muito fã de ler contos. Acho que é uma boa leitura para quem gosta de contos.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Oi Kel, tudo bom?
    Não conhecia o autor e tampouco sua obra, mas adorei a premissa.
    Adoro histórias que me levam por uma viagem de volta a minha adolescência, rs!
    A capa também é uma fofura só *-*
    Grande beijo ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  3. Olá! Não conhecia o livro, mas adorei a proposta que ele tem. E a capa está linda mesmo. Acho que é o tipo de leitura que me agrada muito, por mais que eu não tenha costume em ler contos.
    Boa sorte com a monografia da pós.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oii Kel,
    que pena que as férias acabaram eim. eu tirei esse ano para viajar também, depois de 5 anos sem pegar férias nenhuma :( kkkk
    que capa mais linda! fiquei super curiosa pelo livro.
    nunca li nenhum livro assim, e fiquei curiosa para ler este ai.
    nessa fase da vida a gente sempre passa por poucas e boas né.... kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Kel!!!

    Muito obrigado, eu AMEI a resenha! Não é segredo que você se tornou uma amiga incrível e que sou eternamente grato por toda a sua ajuda e suporte. Te adoro!

    Um beijo!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel, tudo bom?
    Deixa eu falar que amei fortemente a capa desse livro. Adoro quando o livro é romance fofo e tem capas delicadas assim, estilo Rainbow Rowell e cia <3
    Não sou láá fã de crônicas, tenho que confessar, mas a temática me chamou bastante a atenção. Vou procurar a respeito, porque uma história com amorzinho e sarcasmo é tudo que eu gosto em livros nesse estilo *---*
    Adorei a resenha!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Como a adolescente, que acho que nunca deixarei de ser. Preciso muito ler esse livro, parece ser muito legal, até do título eu gostei. Só não curti muito a capa. Mas melhor não perder uma leitura que me parece incrível, por aparência né?!
    Beijos.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, mas a capa é linda. Gostei muito da premissa do livro, porém como são crônicas ficaria um pouco receosa de ler, entretanto daria uma chance, pelo fato de ser inteligente e sarcástico. Muito sucesso para o autor!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gente, adorei! O livro parece ter uma pegada interessante, e se é bem humorado e irônico, com certeza é tão bom quanto eu imagino.
    A capa já tinha me chamado atenção quando vi hoje cedo no face :D

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel!
    Adorei a proposta do livro e me interessei muito.
    Gosto bastante de livros sarcásticos com sacadas geniais de situações do cotidiano, principalmente dessa época de escola!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá Kel!
    Nossa gostei muito da resenha, a capa é maravilhosa! Parece ser um livro bem divertido, não sou muito chegada a crônicas, mas vou arriscar.
    Não conhecia nem o livro, nem o autor. Obrigada pela dica !
    Beijos.

    literanoni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Confesso que achei o enredo um pouco clichê, mas ainda assim me interessei pela leitura mesmo sendo feita em crônicas. Vou acrescentar o título à minha lista de próximas leituras.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee Kel ^^
    Não gosto muito de livros de contos e crônicas, mas fiquei bastante curiosa para ler As trágicas consequências, parece ser mesmo muito bom. Também gostei das cores da capa.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel.
    Adorei! Normalmente não sou muito fã de contos e crônicas mas o tema me chamou a atenção. Na adolescência a gente vive todo tipo de amor né? E quando não vive vê os amigos vivendo. Acho muito bacana ele abordar justo isso.

    ResponderExcluir
  15. Achei legal esse livro nos remeter a nossa época de escola e adolescência, e ainda ter situações engraçadas. Com certeza vou ler, tomara que esse escritor vá mesmo longe!
    Amei a resenha! Bjs, Kel <3

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel, a capa também me chamou a atenção pela cor escura, mas mesmo assim adorou ficou algo bem teen e direcionado ao assunto, fiquei curiosa para ler os contos, adoro estes livros e séries que falam sobre os dramas adolescentes hahaha por isso adoro a série Garota <3Garoto da Ali Cronin? é bem gostosinho de ler!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  17. Oi Kel *-*
    Livros q te lembram a escola <3 Amei a capa. Ficou muito linda, e a premissa então. Acho que nunca li um livro só de crônicas,mas imaginando as piadas do autor, já começo a rir antes de ler. Deve ser uma leitura muito gostosa. Quero conhecer.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  18. Oii[
    Nossa, que capa fofinha, adorei, me atraiu muito só pela capa e título e depois da sua resenha, fiquei ainda mais curiosa e com vontade de ler, espero ter oportunidade em breve e assim, gostar tanto quanto você.
    Bela resenha e ótima dica.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2015/02/tag-sete-pecados-literarios.html

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia esse livro, mas pelo que pude perceber na sua resenha ele parece ser interessante e deixar o leitor com o sentimento de saudosismo. Parabéns pela leitura e valeu pela dica!!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Kel,

    Não conhecia o livro, nem me lembro quando foi a última vez que li um livro de crônicas. Adorei a proposta do livro, sarcasmo na medida certa é perfeito. As histórias curtas contribuem para uma leitura rápida, e ainda esse clima de Gossip Gir deve ser tornar o livro muito prazeroso de ler. Já anotei a dica, estou precisando de crônicas na minha vida.

    Abraços quentinhos!

    Patty Santos
    Blog Coração de Tinta

    ResponderExcluir
  21. Oiii,
    eu não conhecia o livro, mas adorei a premissa. Realmente, o universo amoroso dos colégios é uma fonte inesgotável de assuntos e dramas, kkkkk
    Eu tenho lido muitos contos, mas faz tempo que não leio crônicas, que são muito mais divertidas. Fiquei interessada no livro, acho que iria curtir. E adoro quando leio algo que me faz lembrar dos tempos de colégio, ainda mais porque já faz tantos, mas tantos anos que sai do ensino médio, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel

    Não sou muito fã de livros de contos, mas esse pelo fato de fazer a gente se lembrar da época da escola que por sinal era muito boa me fez ficar com vontade de ler, assim que tiver um tempo darei uma chance, gostei muito da capa também.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Kel!
    Adorei a resenha =)
    Bem interessante o livro, gosto quando a narrativa tem um tom de sarcasmo e humor!
    Adorei a capa também, é simples mas muito bonita :)

    ResponderExcluir
  24. Oi Kel, a primeira coisa que me chamou atenção foi a capa, gostei da cor e a fontes usadas, acho legal a ideia de crônicas, e pensei no rafa sobre as crises da adolescência que ele esta passando! Vou ler com certeza!
    Bjkas
    Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!