24 fevereiro 2015

# Papo Literário // O que faz um blogueiro?

Oi gente, tudo bem?

Hoje eu to aqui para falar de uma coisa que me deixa a ponto de morder, chutar, triturar o primeiro que aparecer na minha frente. Hoje o Papo Literário é para você, meu AMOR (sqn) que acha que blogueiro não faz mais NADA DA VIDA.



Ahhh se identificou, né? Pois é. Sempre vai ter aquele amado, aquele querido, aquele filhote de cruz credo que vai achar que só porque você tem um blog, você não faz mais nada da sua vida exceto ter um blog e, claro, atendê- lo prontamente.

Mas eu vou te dizer uma coisa, querido, você pode ser o Papa, o Obama, a Colleen Hoover, mas se eu (ou qualquer outro blogueiro) estiver enrolada, você não terá aquele seu email, aquela sua solicitação no facebook ou aquele seu comentário respondido imediatamente pelo simples motivo de que blogueiro não vive apenas do blog.  

É tanta gente sem noção que eu vejo por ai, que às vezes eu acho que é pegadinha. Triste são aqueles minutos que antecedem este meu pensamento, que é quando eu percebo que NÃO, aquele idiota não está brincando comigo, ele realmente acha que eu tenho que enviar o livro da promoção X para ele um dia após divulgar o resultado do sorteio. Ele acha que eu tenho que responder o email com solicitação de parceria um segundo depois da mensagem ter sido enviada. Ele acha que eu passo 24 horas dos meus 365 dias do ano lendo livros. Ele acha que eu tenho que responder aquela dúvida que ele me mandou pelo facebook imediatamente.

Gente, vamos cair na real, minha gente! Conto de fadas é coisa de Disney, beleza?




Não é porque eu tenho um blog, que eu posto todo dia nele que eu não tenho outros compromissos, né? E eu quero muito acreditar que quem fica cobrando agilidade de blogueiro também tem outras coisas para fazer, por que, sinceramente,  dá muita vontade de perguntar para essas pessoas se elas não tem um saco de roupa suja em casa ou uma louça para lavar. Mas Raquel, apesar de sincera, é educada. 



AHHHHHH NÃO! E sabe qual é o melhor de tudo? É quando esses FOFOS acham que estão cobertos de razão em nos cobrarrrrrrr. Na boa, não tem nada que me deixe com mais raiva do que isso. 

Bom, vamos lá. Vou refrescar a memória de quem acha que blogueiro não faz nada da vida listando alguns dos nossos compromissos diários, na esperança de que essas pessoas se toquem. (eu não disse que eu era legal?)

1) Trabalhamos (e por trabalho, entendam algo ALÉM do blog, algo REMUNERADO)
2) Estudamos
3) Estudamos E trabalhamos (meu caso o/)
4) Temos família
5) Muito blogueiro tem filhos (!!)
6) Moramos sozinhos
7) Fazemos atividades físicas
8) Saímos nos finais de semana
9) Viajamos
10) Fazemos cursos complementares
11) E, principalmente, pagamos nossas contas

Esses são alguns exemplos básicos do que fazemos ALÉM do nosso blog. Ou seja, estamos bem, bem, beeeeem longe de sermos desocupados. Será que deu para perceber agora?

É chato porque para a grande maioria dos blogueiros, isso tudo é um hobbie e, pode apostar, galera, gastamos muito mais do nosso bolso do que vocês julgam: envio de livros, layout, divulgação... Nossa vida não é só ganhar livro de graça de parceria, não. Temos um blog porque gostamos, lemos porque gostamos e, sinceramente? Ninguém merece ter que aturar esses sem noção.

Sendo assim, antes de me mandar email me perguntando se eu já te enviei o livro da promoção, ou qualquer outra coisa do tipo, vamos lembrar que eu também tenho uma vida além blog. Quem posta aqui é uma pessoa de carne, osso, de quase 25 anos (quase mesmo) que, neste momento, por exemplo, está viajando e perdeu boas noites de sono programando 10 postagens para que o blog não ficasse morto enquanto eu aproveitava as férias.

Consciência, galera e noção, acima de tudo

beijos da
#RaquelSincera

25 comentários

  1. por um mundo onde blogs literários também ganhem dinheiro! rá. porque só blog de moda e maquiagem pode né? hahaaha
    tem gente que é bem sem noção mesmo. claro, com certeza deve ter algum blogueiro por ai que não faz nada da vida (eu até conheço uma, mas né...) 99,99% tem uma vida normal. precisa se sustentar, e principalmente estudar.
    é até engraçado ver hoje este teu post, porque ontem eu recebi um livro de uma blogueira que eu nem estava esperando. fui conversar com ela pra saber se ela me mandou de presente ou o que né, e ela veio me dizer que era de uma promoção que eu ganhei em Outubro do ano passado, e que ela só consegui me mandar agora! hahaha
    acho que muitas pessoas precisam de bom senso... só um pouquinho mais...

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post, Kel. Deve dar mesmo muita vontade de dizer poucas e boas para essas pessoas, mas o jeito é continuar sorrindo e acenando. kkkkkkk Boa viagem, viu? Aproveite.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Oii Kel! OMG! Eu já te disse que eu sou super-fã dessa coluna aqui no blog?? *-*! Super concordo com você! Meus Deus! Acho que às vezes algumas pessoas esquecem que temos uma vida social fora da ''blogosfera''! Só pode ser isso! Mas enfim...

    Indique você e seu blog para responderem a #Tag - 7 Coisas! Dá uma passadinha lá =)

    Abraços :)

    Blog Coruja Por Livros / #Tag - 7 Coisas

    ResponderExcluir
  4. Oi kel,

    Entendo totalmente quando toca nesse assunto, por isso que quando me perguntam se eu sou blogueira, respondo que não, que sou sou assistente administrativo, afinal é esse o meu "ganha pão", não ganho um centavo com o blog, claro que tem gente que ganha. Mas não vivemos exclusivamente do blog, temos vida. Ter blog dá trabalho e muito! Não é fácil postar direto e ter conteúdo bom ainda.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Kel! Tudo bem?
    Esses dias eu tinha visto um tweet de uma guria falando o seguinte "Pra que estudar se você pode ser blogueiro (a), pra que né'' E tipo, esse post seu foi logo um tapa na cara da sociedade HUAHAUAHAU Sério! Qual o ser sem consciência que acha que nós somos os TOPS e temos o maior tempo do mundo, eu estudo pela tarde e fico com um enorme cansado, imagina para o pessoal que tem filhos, trabalha e tals?! Então, adorei essa postagem <3 Hazou muié HAHAHAHA.
    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá tudo bem??

    Adorei o post... É exatamente isso que sempre acontece... Apenas manter o blog em dia já é quase impossível! E ainda cuidar de todo o resto das nossas vidas... E muita gente não entende nada disso.

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel! Eu adoraria não ter que trabalhar a semana toda e o dia inteiro e só ler! Trabalhar blogando seria um sonho, mas eu não posso e entendo seu desabafo, tem semana que nem consigo ler os e-mails do trabalho, quem dirá os do blog. O blog é um hobby e nem sempre pode estar com toda a minha atenção, especialmente porque namorado, família e diversão fazem parte da vida também.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Adorei o post, Raquel. Super concordo com você, se dedicamos sim ao blog, mas temos uma vida por fora também. As vezes algumas pessoas exigem demais de nós, chega até dar raiva, mas a gente vai levando, rs
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel
    Comigo é ainda mais complicado convencer as pessoas que tenho uma vida além do blog. Por eu não trabalhar fora e ter trancado a faculdade, as pessoas acham que tudo o que faço é ficar no blog. Eu faço todo o serviço de casa, tenho consultas pré natal semanalmente, tenho que pagar as contas, cuidar de meus bichinho e me preparar para poder receber meu filho. E claro: ler os livros dos parceiros, preparar posts, fazer as fotos... Claro que pra mim é muito mais fácil pra quem trabalha além de ter o blog, mas mesmo assim não é nada fácil.
    Beijos e boa sorte com essas pessoas

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  10. Fiquei rindo alto aqui disso, Kel.
    As pessoas acham que somos desocupados meeeeeesmo. Dá vontade de jogá-las para o alto para cair de uma ponte. Enfim, fazer o quê? Quem é que não passa por isso, não é mesmo?
    Vida de blogueiro é difícil e temos que saber administrar até o tratamento com essas pessoas desagradáveis.
    Ah, mas me coooooonte, já está viajando, é? Que divino isso. Aproveite muito e faça postagens dos lugares de onde vai. Adoro isso \o. rs.
    Aproveite bastante, Kel. Os blogueiros de verdade entenderão perfeitamente o seu lado, rs.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  11. Kel, parabéns pela postagem sincera.
    Com certeza eu me identifiquei com ela, viu?
    É muito difícil conciliar tudo... Eu sou escritora também, e às vezes tenho milhões de coisas para fazer a acabo deixando o blog em segundo plano um pouquinho, mas algumas pessoas simplesmente não entendem :S
    Espero que o seu texto sirva para dar um toque nessa gente sem noção!
    Grande beijo ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  12. Kel revoltada, ta certo.
    Eu admiro muito vocês, blogueiros, que muitas vezes são tão atarefados e ainda assim arranjam tempo e disposição pra se dedicar a um blog.

    ResponderExcluir
  13. Mais um tema válido para reflexão, parabéns.
    Concordo que muitos não tem noção de como é a vida de um blogueiro literário, mas como vc mesma falou quem o faz é porque ama e investe no melhoramento do blog e de si mesmo com cursos etc. E para fazer qualquer coisa dar certo precisamos de compromisso, dedicação e jogo de cintura (É melhor desconsiderar algumas coisas que acontecem para não se chatear nem fazer algo que venha a se arrepender depois).
    Mas ao mesmo tempo acredito que um vencedor de promoção e/ou sorteio tem o direito de cobrar seu prêmio sim (só não teria se o blogueiro estivesse dentro do prazo estipulado no início do sorteio; não sei qual foi o seu caso, mas enfim desejo sucesso nos seus relacionamentos virtuais com leitores e visitantes do blog).

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. KKKKKKKKKKKK
    Fiquei quase com pena do destinatário oculto do post, sério!
    Mas realmente, entendo o que você quer dizer. Se eu que estou de férias e não tenho outras obrigações na internet demoro horrores para responder algumas mensagens, quem dirá uma dona de blog! E que estuda e trabalha (sério, como tu consegue, criatura?)
    Só muita paciência mesmo :/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kel! Tudo bem?

    Antes de tudo, amooooooooo #RaquelSincera! rsrs Dou boas risadas com as verdades ditas. Raquel nossa voz! rsrs Nossa, falou TUDO! Não tenho nem o que acrescentar... Dá raiva desse tipo de gente, né?! Só nos resta ter paciência.

    Beijos,

    Juliana Garcez |Livros e Flores

    ResponderExcluir
  16. Oi flor,
    Estava com saudades desses seus papos cabeça principalmente por sua sinceridade...Falou e disse tudo xará...rsrs...pior de tudo realmente é ter que fazer tudo isso e escutar reclamação de gente sem noção como você diz, eu estou um pouco mais desligada disso então as pessoas que esperem um pouco afinal não estão pagando minhas contas ne....kkk
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Kel, entendo e me identifico totalmente, é incrível a cobrança que nós temos...hahaha chega a ser engraçado haha Agora pra mim as coisas andam tranquilas, por que sai do meu emprego, mas mesmo assim eu tenho vida, e não fico todo o tempo na frente do pc.

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel

    kkkk ri muito com o seu post realmente tem muita gente sem noção que acha que não fazemos mais nada da vida, eu mesmo quando posto foto dos livros que leio já vi gente perguntando se eu era paga para ler kkkk quem dera né

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Kel,
    Vi no face mais uma postagem da #RaquelSincera rsrs. O tempo já é tão corrido imagina mais algumas tarefas rsrs, por mais que seja um hobbie acredito que precisa de muito tempo e dedicação para manter um blog. Realmente você é muito legal (e sincera) rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  20. Oi Kel, tudo bom?
    Adorei seu post. Sério! PALMAS INFINITAS.
    Realmente as pessoas não entendem que fazemos isso por amor aos livros. Se eu fosse colocar no papel o quanto gastei com livros de promoções e correios....eu ficaria depressiva.
    O blog é um hobbie feito com amor, mas infelizmente não é nossa fonte de renda. Nada mais justo do que os usuários entenderem que tentamos fazer o melhor sempre. Podemos demorar para responder, mas vamos fazer de tudo para responder assim que for possível.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Concordo com cada coisinha que você citou.. Acho ridículo quem acha que nós vivemos em função do blog 100% os 365 dias, temos vida social também galeraaa hahaha.

    http://pareinaadolescencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel!
    Adorei o seu post!! Tem gente que não tem noção ao fazer cobranças desnecessárias e pior ainda, tem certos prazos que nem expiraram e a pessoa tá te cobrando -- acho que deveriam ter mais empatia por aquela pessoa que está atrás do PC fazendo posts e se privando de algumas coisas para mantes o seu blog atualizado.
    Abraços,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  23. Amei conhecer mais sobre os blogueiros, a melhor parte é ganhar livro de graça ( sonho) acho que isso compensa nosso vício na leitura. Ser cobrado é super chato, mas o carinho dos leitores do blog minimaliza o estresse kkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Deve ser chato mesmo, Kel, ser cobrada assim. Vocês, blogueiros, fazem um trabalho tão legal na divulgação de bons livros, lançamentos das editoras, sempre ajudando os leitores e vem pessoas sem noção para chatear, deve tirar do sério. Espero que esse tipo de leitor seja minoria.

    ResponderExcluir
  25. Raquel.... SOU SUA FÃ!!!!!
    Vc disse TUUUUDOOOO!!
    Tá certíssima!!! Blog é como um filho, a gente ama muito, mas dá trabalho! Ainda mais quando já temos outros trabalhos/estudos etc.
    Não é um hobby, que fazemos nas hrs vagas e tal.
    As pessoas tm que entender isso!! E RESPEITAR!!! kk
    bjoooos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!