14 janeiro 2015

# Sessão Cinema // A Esperança parte 1

Eu sei, eu sei, eu já deveria ter postado essa resenha há tipo... milênios? Mas a Raquel não é a mais provida de memória do mundo, certo? Certo =) E como antes tarde do que nunca, vamos falar de Jogos Vorazes? Ou melhor, de A Esperança, parte 1?

Título: Jogos Vorazes – A Esperança parte 1 // The Hunger Games - Mockingjay : Part 1
Distribuidor: Paris Filmes
Elenco: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson
Elizabeth Banks, Julianne Moore, Philip Seymour Hoffman, Jeffrey Wright
Direção: Francis Lawrence



Sinopse: Após ser resgatada do Massacre Quaternário pela resistência ao governo tirânico do presidente Snow (Donald Sutherland), Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) está abalada. Temerosa e sem confiança, ela agora vive no Distrito 13 ao lado da mãe (Paula Malcomson) e da irmã, Prim (Willow Shields). A presidente Alma Coin (Julianne Moore) e Plutarch Heavensbee (Philip Seymour Hoffman) querem que Katniss assuma o papel do tordo, o símbolo que a resistência precisa para mobilizar a população. Após uma certa relutância, Katniss aceita a proposta desde que a resistência se comprometa a resgatar Peeta Mellark (Josh Hutcherson) e os demais Vitoriosos, mantidos prisioneiros pela Capital.

Depois de um segundo filme de tirar todo o meu fôlego, A Esperança tinha o desafio particular de superar Em Chamas. Não conseguiu. Mas isso eu vou explicar aos poucos ao longo da resenha. 
Primeiramente é evidente que o investimento do filme é ainda maior. Olhar Jogos Vorazes com aquele efeito tosco nas chamas da roupa do 12 e depois ver Esperança, percebemos o quanto a franquia cresceu e o quanto os investidores apostaram (acertadamente) no filme. 

Contudo a trama é mais lenta. Deixar a ação por conta do Gale, NOSSINHORA...!! Reli o livro no dia de assistir ao filme (dia da estreia) e talvez isto tenha me deixado mais critica, mas prometo só tocar naquilo que for realmente relevante =P. O filme continua bem fiel ao livro. Não mudo meu posicionamento de que Jogos Vorazes é uma das poucas adaptações que aposta no conteúdo do livro para passar para o cinema. Creditos aqui para a tia Susu Collins. Mas... vamos lá.

Quem escolheu a Julianne Moore para ser a Coin (com certeza não foi pelo nome de peso, com certeza não, imagina) esqueceu de avisar a ela que a Coin é manipuladora, sonsa, uma completa bitch e não é amiguinha de refeitório da Katniss!!! Sério, ela está ruim no papel. Não me convenceu com aquela cara a lá Bela Swan (ou seja, sem expressão) de que é uma safada integral. 

Como Em Chamas apostou em mostrar o lado da Capital, o que não acontece com o livro, uma vez que ele é narrado pela Katniss. Fui assistir Esperança buscando esse lado do Snow. Tirando a cena em que eles falam sobre os rebeldes, eu só fiquei na vontade. Achei que eles poderiam ter mostrado mais essa dualidade do Peeta, mostrado o Snow investindo nos distritos, os planos dele... faltou criatividade nisso.

Faltou espaço para o Haymitch e Finnick: atores tão maravilhosos que tem um espaço considerável no livro, acabaram ficando esquecidos. Uma pena. Por outro lado, em apenas 20 minutos (deve ter sido aproximadamente isso, se não menos, o tempo somado de todas as cenas em que o Peeta apareceu) Josh conseguiu mostrar para o que veio. Alguém ai ficou com medinho do filho do padeiro?? o/ Sério, ele ficou totalmente perturbado. E eu amei! Vai que é tua, meu anão preferido!



A fotografia, todo o cenário caótico, explosões e tudo o mais são um ponto alto do filme e dão todo o status hollywoodiano a trama. É interessante ver como o filme ficou mais escuro, o que combina perfeitamente com o clima de tensão Alá “Guerra Fria” que é Esperança. As cores são simples. E até mesmo a capital através do branco do Snow e dos programas do Caesar mostra o quanto a história amadureceu.  

É bem verdade que depois de Harry Potter toda super produção é dividida em duas partes, né? Coloca ai Crepúsculo, O Hobbit (WHY, GOD, WHY?), Divergente será assim, e, claro, Jogos Vorazes também. Algumas pessoas me questionaram o porque da divisão. Sinceramente, esse não é o problema. Acho até interessante porque mais coisas conseguem ser incluídas no filme. A quebra na parte em que o Peeta retorna é justamente a mudança de rumos no livro, onde tudo vira investida contra a capital. 

Em uma avaliação geral, o filme é bom, mas eu esperava mais. Espero que a parte 2 compense neste sentido.



17 comentários

  1. Eu também esperava muito mais do filme principalmente se comparado com o livro. To tentando apostar minhas fichas na parte 2.
    Beijos

    http://www.alicedissedesdisse.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não assisti a Esperança parte 1, e também não ando muito interessado. Já li a trilogia e gostei muito, só que não vejo o mesmo nos filmes ...

    David (http://daavidjsc.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  3. Uma pena que este filme não superou todas as expectativas.
    Também acho mais legal dividirem os finais em duas partes por que aí dá pra incluir mais coisas.
    Ótima resenha! Abraço, Kel!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Kel.
    Olha, te falar viu?!
    Você realmente está atrasada nas coisas, mas estou com você nessa de memória. Entendo perfeitamente hahaha.
    Eu nem assisti ao filme, mas ouço muita gente dizer que esperava muito mais do filme. Bom, o que resta é aguardar o próximo.
    Também não vejo problema algum na divisão. Desde que não acabe no meio de uma cena, que por favor, né...

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  5. cara eu gostei do filme, mas n gosto da kat então pra mim ela poderia morrer.
    como o diretor tá querendo mudar o final tomara q ela morra ^^ auashusahu é sério kel, to falando sério. n gosto desse personagem.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. Oi Kell!!
    Acredita q só vi o primeiro filme "inté" hj?
    kkkkkkkkkkk n dou muito certo c tv e cinema, mas fiquei curiosa p saber destes novos investimentos q vc disse rsrsr!
    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  7. Oii Kel, tudo bem??

    Ahhh, parece que eu sou único que ainda não teve oportunidade de ver esse filme!! Mas não vejo a hora dessa ''oportunidade'' chegar! Rsrs.

    Abraços =)

    http://blogcorujaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Kel *-*
    Ei, verdade. Finnick teve um espaçosinho, mas o Hay quase nem apareceu e sempre era bem rapido as cenas dela. Do filme em questão, gostei principalmente deles terem explorado bastante o lado da revolução, ao inves de focar na Katniss. Foi o melhor pra mim<3 A musiquinha é DEMAIS <3

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Ah Kel. Eu odiava a Jennifer, sem nem ter visto um filme com ela. Eu não li aos livros. Porém, eu vi os 2 primeiros filmes e gostei. Pra quem antes ficava falando que não gostava... Adorei o enredo do filme, também dos livros. Vi que este penúltimo filme deixou vários fãs agitados. Espero poder ver daqui alguns dias. Mas Senhor dos anéis e Hobbit são perfeitos, principalmente o Lee como Thranduil, só meu♥! Gostei das 2 fotos, principalmente do padeiro.
    Abraços Kel,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Levanta a mão quem não leu os livros nem viu nenhum dos filmes \o/
    Mas ok, vamos lá. É difícil um filme baseado em livro agradar totalmente, sempre vai ter alguma coisa que a gente não gosta né.
    Kel, no livro o Peeta é baixinho assim mesmo? kkkk

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel,
    Não li os livros e não assisti ao filmes O.o
    Talvez seu lado crítico tenha falado mais alto por causa de ter lido o livro no mesmo dia, ou talvez foram apenas suas expectativas. Bacana dividir em partes, assim fica mais fiel ao livro (espera-se). Ah! Memória nem sei mais o que é isso rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. Oiee!!!
    Juro que ainda não li os livros e de filme, só vi o primeiro D:
    Na época que assisti não me chamou atenção, mas pretendo ver o segundo filme antes de ter certeza que não gosto da série .... e quem sabe, se os livros caírem em minhas mãos, eu os leia ...

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel, eu só li o primeiro livro da trilogia e não gostei muito, por isso nem cheguei a ver nenhum dos filmes.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel, eu adorei a Parte 1, é bem verdade que eu ainda fico com Em Chamas, não é atoa que eu vi 4 vezes no cinema (não me julgue). Mas eu gostei, e ja imagina que o corte do filme seria justamente naquela cena. NO CASO de A Esperança esta divisão de Parte 1 e Parte 2 se fez necessária. Na minha opinião até o livro deveria ter mais algumas páginas, por que achei ele bem corrido no final.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  15. Acredita que ainda não li os livros e nem vi os filmes? Nem sei o motivo, mas acabei deixando para depois e agora tô esperando todos serem lançados para assistir logo após terminar de ler. Fico feliz em saber que os filmes são fiéis aos livros, já que não há nada pior do que um filme adaptado que foge totalmente ao que lhe deu origem.

    beijos.

    ResponderExcluir
  16. Então, eu não li os livros por pura preguiça mesmo... Assisti todos os filmes até agora e adorei... Mas é engraçado, porque sempre vou no cinema ver adaptações que eu já li os livros e fico sempre falando para as pessoas o que vai acontecer... Nesses filmes eu vi o quanto isso é ruim, porque eu não sei nada da série e minhas amigas, para me castigarem, ficam me falando o que vai acontecer... rsrsrs

    beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  17. E eu AINDA não vi esse filme *-* não sei se espero para ver mais para o final do ano, aí já lança o segundo e eu fico feliz, não sofro com o final da parte 1...haha'

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!