28 janeiro 2015

# Resenha 190 // O Duque e Eu

Oiee pessoal, tudo bem?

Algum (a) amante de romance de época por ai? Pois hoje vamos falar daquela que está mais do que confirmada na Bienal do Rio de Janeiro deste ano. Sim, estou falando da Julia Quinn. Neste post você confere a resenha de O Duque e Eu


Título: O Duque e Eu
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 288


Sinopse: Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico, bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que têm potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguirá afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta. Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.


O Duque e Eu é o primeiro volume dos oito (!!) livros da série Os Bridgerton. Cada livro trata do ponto de vista de um dos irmãos desta família que é todo o clichê da música que diz "unida e ouriçada". Conhecemos então Daphne, a quarta filha, mas a mais velha entre as irmãs Bridgerton. Ela quer se casar por amor (na medida do possível) e formar uma linda família. Do outro lado está Simon Basset, o duque de Hastings que passou por vários problemas na infância, incluindo a convivência nada amistosa com o pai. Ele está decidido a nunca se casar e não faz muita questão de mudar a fama de mulherengo. Como essa história vai acabar? Só lendo para saber =)

Estamos diante de um típico clichê de um romance, principalmente um romance de época. Duas pessoas totalmente diferentes que acabam se conhecendo, vivem discutindo devido aos pontos de vista diferentes, percebem que estão apaixonados e por ai vai. Apesar disto, o livro é super gostoso de ler, daqueles que viramos as páginas aos suspiros e com um sorriso no rosto.

O enredo pode ser previsível, mas a autora sabe conduzir a trama sem deixar a história massante. Conhecemos os dilemas de um casal que se ama muito, mas precisa superar seus próprios fantasmas, para serem felizes em plenitude. Já neste primeiro livro dá para perceber o quanto a Julia sabe o que está fazendo. Ela é uma ótima autora de romance e escreve como se não precisasse fazer esforço. Já tinha visto comentários a respeito do bom humor da autora e, com certeza, pude dar umas boas gargalhadas ao longo do livro. 




Apesar de introdutório, O Duque e Eu não mostra apenas a história de Daphne, Julia soube apresentar os Bridgertons, nos mostrando as características básicas de cada um dos irmãos e nos introduzindo a rotina agradável e amorosa da família. É preciso dizer que os personagens são encantadores. Acho que esse é o ponto alto da autora. Nada de perfeição por aqui, mas personagens palpáveis, com qualidades e defeitos que existem em cada um de nós. 

A linguagem do livro é simples, até mesmo para um romance de época. Confesso que prefiro aqueles romances históricos que carregam um vocabulário um pouco mais tipico da época, mais formal. Julia apostou na máxima do "menos é mais". Não posso dizer que ela errou na dose, mas, como falei, prefiro o rebuscado. 

Daphne é inocente demais e isso me irritou um pouco. Mas ao mesmo tempo, a menina é encantadora e é sempre muito decidida. Simon também soube me irritar algumas vezes, mas o jeito galante dele me conquistou. 

A narrativa é feita em terceira pessoa e garante o bom entretenimento do leitor. Achei interessante o fato de existir um jornalzinho de fofocas disposto a contar todos os babados da alta sociedade da época. Esses "furos de reportagem"são inseridos no inicio de cada capítulo. To doida para saber quem é a personagem enigmática que escreve.

Novamente a Arqueiro coloca os capítulos começando no meio das páginas. Sinceramente? Nada me incomoda mais, mas, tudo bem, é uma questão pessoal de TOC. No mais, não encontrei erros de revisão e achei a capa nacional beeeeem mais bonita que a americana.

É isso, gente. To curiosa para continuar na série. E pretendo ler o segundo nas minhas férias =) Não vou dar cinco estrelas para o livro porque este é apenas o primeiro e, apesar de ter adorado a escrita da autora, falou um pouco para os personagens me conquistarem por inteiro. A série é longa e estou guardando o meu cinco estrelas e favorito para o melhor *__*






40 comentários

  1. oito livros? sério? nossa hahaha
    é, como primeiro livro de uma série enorme é bom que a autora busque apresentar todos os personagens né... assim a gente já vai ficando ansiosa para conhecer a história dos outros né kkkk
    gosto de romances de época, e estou bem curiosa para ler esta série. confesso que fiquei um pouco assustada em saber a quantia de sequencias que ela tem.
    aaah, personagens inocentes demais também me irritam hahaha
    admito que prefiro livros em primeira pessoa, mas já que este é em terceira... fazer o que né?
    é de costume da editora esse negócio de começar os capítulos na continuação de onde terminou o outro né. isso também me irrita um pouco hahaha
    estou bem curiosa para ler toda esta série. ainda não li nenhum livro da autora, mas todas as resenhas que li deles elogiaram bastante a escrita da Julia mesmo... espero que eu consiga ler logo ;~~

    ResponderExcluir
  2. Olá! Sou fã da Julia, então sou meio suspeita para falar. Li O Duque E Eu ano passado e me apaixonei por essa história. Como não adorar a Daphne e o Simon? Dei boas gargalhadas as custas deles dois durante o livro. Acabei de ler o segundo, O Visconde Que Me Amava e já quero o próximo. E estou com uma inveja monstra de quem vai para a bienal do livro do Rio. Acho que vou mandar alguém para conseguir um autógrafo da Julia para mim. KKKKK

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kel

    Essa série é um livro melhor que o outro e amo todos eles, a escrita da autora é fluida, gostosa de se ler e eu sempre suspiro com seus livros acho que você vai gostar mais do terceiro vamos ver ...

    Beijos e Aproveite suas Férias!

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  4. Quase acabei cedendo e comprando os livros lançados da série. Eu quero começar a conhecer um pouco de romances de época. Acho que seria uma boa começar por estes, já que são bem falados. Como tem bastante livro a série, tive ainda mais vontade =}. E eu adoro quando cada livro é separado por personagem, um em cada livro. Sendo da época, realmente tem muitos clichês. Por os personagens terem sido encantadores para tu, fiquei ainda mais ansiosa pra comprar e ler. Guarde as estrelas
    Bjs Kel.

    ResponderExcluir
  5. Oi Kel,
    eu amo essa e série nem sei te dizer qual é o meu preferido.
    Julia Quinn é uma das minhas autoras de romance histórico preferida.
    Acredito que você vai gostar bem mais dos próximos livros.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Li em resenhas por aí que a pessoa que escreve o jornal é revelada no quarto livro, vai dar pra matar sua curiosidade logo então, imagina se contasse só no último livro?!
    Tenho muita vontade de ler essa série, parece ser bem legal mesmo. Nunca li um romance de época então to com bastante expectativas.

    ResponderExcluir
  7. Kel do céu, como eu amo essa série! Fica melhor a cada livro, pode acreditar ♥ Fiquei encantada com os personagens, é uma das minhas séries favoritas, e eu PRECISO conhecer a Julia Quinn ♥

    ResponderExcluir
  8. Adoro esse tipo de livro, tão bom pra passar o tempo! Linguagem simples e cheio de informações de outra épocas .... um amor!
    Essa série, alias, tá na minha lista :v

    ResponderExcluir
  9. Sou apaixonada pelas capas dessa série e tenho muito vontade de começar a ler. Só que também gosto de ler direto e no momento não tem como fazer isso. Mas vou me organizar melhor para ela entrar na lista.
    Bjim!
    Tammy
    LivreandoFacebook

    ResponderExcluir
  10. Olá Kel,
    Nunca li nada da Julia Quinn, acredita? Romances em geral não são o meu forte, mas tenho lido tantas resenhas positivas dos livros dela que tenho ficado com vontade de ler.

    Bjinhos
    www.coracaoleitor.com.br/

    ResponderExcluir
  11. que lindo o livro, se este é tão belo assim fiquei imaginando os outros7, parabens vc escreve muito bem
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel!
    Como comentei no ultimo post, não gosto muito de romance historico. Na realidade num é nem que eu não goste e sim porque nunca li, por falta de interesse. As capas não me chamam atenção e a premissa muito menos. E claro, sempre tem uma cenas puxadas ao hot, mais um motivo pra mim. Julia é muito falada e super bem valorizada na blogesfera, eu porém, fico por fora.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel,
    Realmente é uma aposta diferente, em geral os romances de época tem a linguagem mais rebuscada, mas vejo que isso não foi problema. O jornalzinho de fofoca haha e a personagem enigmática, só falta coragem para começar essa série, porque ela é bem grandinha rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel, acredita que eu ainda não li nada da autora? Não costumo me interessar por romances de época mas tenho certa vontade de conhecer a série Bridgertons a um certo tempo. Só não sabia que eram 8 livros mas tudo bem. Também fiquei curiosa para saber que escreve o jornalzinho de fofocas, rs.

    Bjs, Glaucia
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  15. Oiii, Diva

    Adorei sua "análise". Acho que escolhi muito bem minha beta... kkkkkkk
    Quero ler o livro, mas estou evitando comprar por enquanto. Quero dar uma reduzida na fila de livros que tenho aqui. Porém pretendo lê-lo até a Bienal, porque se gostar posso ver a autora. E.. romance, né Kel? Adoro.
    Não entendi bem o TOC. É só quando o capítulo começa na metade da página? kkkkkkkkk..

    Beijos
    http://vivianpitanca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel, tudo bem??

    Eu acho as capas dos livro dessa série muito bonitas e encantadoras... adorei a parte quando disse que os personagens te irritaram um pouco... fiquei imaginando você assim irritada... o bom de ler várias resenhas de um determinado livro é que sempre tem um detalhe a mais que nos instigam para a leitura do livro... percebi que os personagens são cativantes e que o livro não gira só em torno dos principais mais que apresentam a família em si... Xero!!!

    ResponderExcluir
  17. Keeel,

    Quero muito ir para a Bienal daí, na verdade eu vou! (preciso para com o eu quero fazer e começar com o eu vou fazer)
    Eu SEMPRE leio elogios para a autora, não sou muito fã de romances de época, mas acho que é a falta de costume. O que mais me deixa com vontade de ler é o fato dela ter uma escrita fácil e divertida. Acho que o vocabulário é mais atual para trazer justamente os que não tem o costume de ler algo de época.
    Eu quero muito ler essa série, mas confesso que 8 livros me desanima um pouco, mesmo eu morrendo de curiosidade não vai ser algo que vou poder começar agora, pela quantidade de atrasados.

    Curta suas tão sonhadas férias e leia muiiito!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kel!

    Eu tenho vontade de conhecer a escrita dessa autora, mas só pelas comparações que fazem com Jane Austen.
    Não acho que ela vá me acrescentar muita coisa. Pois se até Jane chega um ponto que a gente diz chaga. Os mesmos temas , os mesmos clichês.

    Como já foi comentado, as capas são maravilhosas!

    Beijos!


    ResponderExcluir
  19. Vi que todo mundo gosta dessa autora, o que mais me instigou foi o fato dela escrever livros divertidos e gostosos de se ler, só não sei se vou gostar tanto por causa do clichê.
    Ótima resenha! Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Oi Kel!

    Não li nenhum dos livros da autora e ando muito curiosa. Amo as capas, pois são simples e muito bonitas. Gosto quando as personagens nos fazem ter várias emoções e me parece que este é o caso - até por sua irritação com eles. Espero ler os livros o quanto antes

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Kel,

    Acredita que comecei a ler esse livro em e-book, mas eu amei tanto que não conseguiria continuar a ler lendo no celular, então eu necessito comprar esse livro, na minha cidade só achei o segundo, achei mega injusto, porque tem o segundo e não o primeiro. Bom o Simon me irritou um pouco nessas poucas paginas que eu li, a Daphne é uma fofa na minha opinião e também achei ela engraçada. Espero resenha dos próximos livros.

    Mayla
    Meulivromeutudo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel, sua linda, tudo bem?
    Eu!!!!!! Eu adoro romance épico e acompanho todos os três publicados pela Arqueiro. E eu li, quando soube que a autora virá na Bienal aqui do Rio, fiquei muito empolgada!!!!! Vou levar meus livros para ela autografar!!!
    Você é a primeira a dizer que a linguagem não é rebuscada. Confesso que quando abro um romance épico/histórico espero encontrar essa linguagem mais formal, pois acredito que ajuda a nos ambientar na época dos personagens. Mas tudo bem, eu gosto mesmo assim, risos...
    Não vejo a hora de ler!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. hahaha... esse tipo de TOC eu não tenho, os capítulos podem começar onde quiserem que não me incomodam... mas te entendo, porque tenho muitos outros... rs...

    Pretendo ler esse ano os livros já publicados da série, ainda mais que a autora vem pra Bienal! Já tenho os três primeiros e espero começar logo. Desde já fiquei curiosa para saber quem é a pessoa que escreve as fofocas. Pena que a Daphne te irritou um pouco, mas de toda forma você foi mais uma que gostou e vai continuar lendo. Quanto à linguagem, bem, nunca li nada de época que não tivesse uma linguagem mais rebuscada, só lendo pra saber o que vou achar.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Oi, Kel ^^ Tudo bem?
    Todo mundo fala hiper bem desse livro e apesar de eu ter adquirido ano retrasado, ainda não consegui lê-lo =( Também gosto de romances de época, mas às vezes a linguagem me incomoda, então acho que não teria problemas com o 'menos é mais' utilizado pela Julia. A história parece ser bem gostosa de ser lida. Não sabia desse lance do jornalizinho de fofocas, agora também estou curiosa ><

    Beijinhos,
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, Kel!
    Perdi a conta de quantas boas chances tive de comprar esse livro e deixei passar (rs). Eu não sou fã de romances históricos, mas parece que esse valeria a pena ler. E o legal é que, se autora me conquistasse como fez com você, teria outros sete livros para curtir (rs). Eu gostei do enredo proposto nesse livro e mesmo que a protagonista seja um pouco ingênua, acho que ela me ganharia com a sua postura.

    Enfim, espero ter a oportunidade de ler esse livro.
    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi, tudo bem?
    Eu tenho alguns livros da série aqui em casa e estou louca para ler, confesso que não sou acostumada a ler romances de época, mas essa série da Julia é tão bem falada que eu estou super animada em conhecer *o* Gostei muito de saber que a linguagem do livro é simples, gosto de livros assim, para mim flui mais fácil. A Daphne ser muito inocente é algo que me deixou um pouco incomodada, sinto que ela vai me deixar irritada algumas vezes. Enfim, eu gostei bastante da resenha e logo irei ler esse livro o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Ola Kel estou com os livros no Kobo , adoro romances históricos e a Arqueiro está nos presenteando com ótimos livros, adorei ler que tem esse jornalzinho de fofocas, mesmo naquele tempo o povo não perdoa hehe. Fiquei muito feliz em saber que ela estará na Bienal . Logo iniciarei a leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  28. Olá.
    Eu confesso que nunca li livros históricos antes e me sinto muito mal por isso. Este seria um livro ao qual eu gostaria de começar para conhecer o gênero. Já vi tantas resenhas positivas sobre ele que me instigaram a querer lê-lo cada vez mais e esta sua não foi diferente. Espero conseguir compra-lo em breve.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    http://www.cantodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. OITO? Tá brincando né? Pra que tanto? :O

    Já não sou muito fã de romances de época, até agora não li nenhum que fosse arrebatador, na maioria são bem clichês, aí alguém vai e tem a ideia de dividir em OITO?
    Ai meu senhor!

    kkkkk Passado o drama...
    Tua resenha foi sincera, mas ainda não me sinto preparada para ler este livro, nem os demais da série. Acho que eu preciso de algo mais forte no momento! :(

    bjs

    ResponderExcluir
  30. Kel, tudo bem garota?
    Aqui ficou melhor depois de ter lido sua resenha. Adoro sua escrita, amo a escrita da Julia Quinn, ela me encanta, me faz viajar para o passado e viver com os personagens, que eu acho tão fofos, tão incríveis e tal.
    Sou suspeita demais pra ficar aqui babando ovo, pois desde meus 12 aninhos de idade sou louca por romances de época. Mas me arrisco e falo que sem esses livros minha vida seria mais tristinha...rs
    Novamente, ótima resenha, parabéns, deu até cvntade de começar a ler essa série de novo, não fosse a pilha de não lidos...aiaiai
    Beijocas]
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  31. Só de a Julia ter tirado meu trauma de romance de época, já mereceu minhas 5 estrelas. Ao contrário de vc, não curto o linguajar rebuscado, então Julia tocou direto no meu coração. Já li os 3 primeiros da série e por enquanto esse é o meu preferido, mas algo me diz que o 4 será lindo. ♥
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  32. Olá Raquel tudo bem?

    Sempre leio resenhas positivas dessa série e a sua não foi diferente, tem vontade de ler, apesar de não ser agora o momento....abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Esta série é só amor <3 não me canso de falar, quando fui ler, li sem nenhum expectativa e quando vi o livro havia acabado, é um livro bom, leve e que te encanta, assim como toda a série! Te recomendo Ligeiramente Casados Kel, também da Arqueiro! Já leu?!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  34. Acabei de ver, você já leu Ligeiramente Casados, sentiu uma semelhança? eu adorei, mas Julia consegue ser mais objetiva! Agora sim! hahhaa

    ResponderExcluir
  35. Oi Kel,

    Poxa que série grandinha em, 8 livros e esse é apenas o primeiro! Você com certeza já sabe que esse não é meu gênero de livros, romance de época sempre me parece algo meio clichê, por mais que eu veja inúmeros comentários favoráveis a esta história, ela simplesmente não me atrai em nada.

    Ri um pouco com seu comentário sobre os capítulos começarem no mio da página kkkkkk, esse TOC que não te larga em!

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  36. A Julia sempre bem falada no mundo da literatura .... mas os livros dela não faz meus estilo , não gosto de livro a sim também ,,,, Mas sua resenha ficou ótima !

    ResponderExcluir
  37. Oi Quel, tudo bom?

    Não tenho muito interesse nos livros da Julia, já que não fazem meu gênero, mas fico feliz em saber que você gostou da leitura. Espero que você consiga finalizar a série o mais rápido possível, haha <3

    Um beijo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  38. Oi Kel,
    Quando falou logo no início que era um romance de época eu já fiquei empolgado, mas quando vi que era o primeiro de oito (?) livros eu desanimei totalmente. em se tratando de livros assim eu também gosto de detalhes, para me sentir completamente na história, imaginar o tempo, os modos, o jeito de ser e vestir. eu gosto disso. apesar de ser uma série de muitos livros vou tentar ler.
    bjs

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Olá Kel!
    Eu só li esse livro da Julia, mas me apaixonei pela escrita.
    A Simon e Daphne são personagens muito carismáticos. Apesar de ser um livro de época a leitura é bem fluída e li bem rápido.
    Espero pode ler em breve os outros livros.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Keeeel mulher... Julia Quinn é vida, grazadeus você começou a ler logo essa série. É uma das minhas queridinhas *_* adoro os diálogos carregados no humor e toda aquela ironia. Eu adoro livros de época e assim como você eu prefiro uma linguagem mais rebuscada, mas nos livros da Julia isso não fez a mínima diferença pra mim.

    Beijos,

    Fefa,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!