# Resenha 186 // O Cavaleiro dos Sete Reinos

Oi pessoal, tudo bem?


Hoje chegou a minha vez de resenhar o Cavaleiro dos Sete Reinos, para continuar a minha tradição nesse blog de só resenhar livros do George Martin =p. Espero que vocês gostem da resenha e que deixem os seus comentários!


Título: O Cavaleiro dos Sete Reinos
Autor: Martin, George
Editora: Leya
Páginas: 411 Páginas

Sinopse: Duzentos anos após a Conquista, a dinastia Targaryen vive seu auge. Os Sete Reinos de Westeros atravessam um tempo de relativa paz, nos últimos anos do reinado do Bom Rei Daeron. É neste cenário que Dunk, um menino pobre da Baixada das Pulgas, tem uma chance única: deixar a vida miserável em Porto Real para se tornar escudeiro de um cavaleiro andante. Quando adulto, o cavaleiro morre e Dunk decide tomar seu lugar e fazer fama no torneio de Campina de Vaufreixo. É quando conhece Egg, um menino de dez anos, cabeça totalmente raspada, que é muito mais do que aparenta ser. Dunk aceita Egg como seu escudeiro e, juntos, viajam por Westeros em busca de trabalho e aventuras. Uma grande amizade nasce entre eles – uma amizade pela vida toda, mesmo quando, anos mais tarde, os dois personagens assumem papéis centrais na estrutura de poder dos Sete Reinos. As aventuras de Dunk e Egg trazem para os fãs de As Crônicas de Gelo e Fogo a oportunidade única de vivenciar outro momento da história de Westeros, de conhecer e analisar fatos que teriam desdobramentos noventa anos depois, na guerra dos tronos.

O Cavaleiro dos Sete Reinos foi o último livro lançado no Brasil que possui alguma relação com as Crônicas de Gelo e Fogo. O livro se passa cerca de 90 antes dos acontecimentos que são narrados  a partir de Game of Thrones e mostra uma Westeros totalmente diferente, com os Tagaryen no auge do seu poder.

O livro possui dois protagonistas: Dunk e Egg. O primeiro é um grande cavaleiro (se tratando de tamanho) e o segundo é um garoto careca com segredos que são essenciais para o desenvolvimento da história. Juntos eles vão se aventurar por Westeros e se  envolver em confusões que serão decisivas no futuro político do continente.

Um dos aspectos mais interessantes do livro é que o estilo de George Martin permanece inalterado ao se comparar com os livros de As crônicas de Gelo e Fogo. O autor mantem a sua escrita simples, porém, ao mesmo tempo, detalhista de todos os cenários e personagens. Como a ligação entre Dunk e Egg é muito profunda, isso faz com que o leitor fique agoniado para saber o que vai acontecer com eles nas próximas páginas. A fama de Serial Killer de George Martin também ajuda  a criar um certo suspense. O Cavaleiro dos Sete Reinos é divido em três contos e é narrado sob a perspectiva de um único personagem, porém os contos possuem uma certa ligação entre si e fazem com que a história tenha uma linearidade.

Outra coisa interessante do livro é que ele se aproveita de várias referências que foram criadas nas Crõnicas de Gelo e Fogo. Então, funciona como os Easter Eggs dos filmes da Marvel, em que o leitor fica ligando os pontos entres os livros. Também é muito legal conhecer um pouco mais sobre os Tagaryen, pois nos livros de George Martin existe toda uma mística sobre eles que é melhor trabalhada e explicada nesse livro.



Um ponto negativo do livro é que a quantidade de informação é muito grande para poucas páginas. Eu sei que algumas pessoas vão me chamar maluco por falar que um livro de 400 páginas é pequeno, mas para algo escrito pelo George Martin é realmente muito pouco. De qualquer forma, eu recomendo ler o livro e também pesquisar mais sobre a história na internet, pois vocês vão descobrir muitas coisas interessantes que as vezes passam batidas enquanto se está lendo! :)

Como um  fã de George Martin, eu sei que sou super suspeito para falar, mas eu recomendo de verdade esse livro. Não apenas para quem gosta da série, eu acho que o fato do livro ser menor pode ser um incentivo para aqueles que ainda não decidiram se vão se aventurar ou não no mundo de Game of Thrones! Apesar de não se passar na mesma época, serve como um prelúdio de luxo do que está por vir! :)






35 comentários:

  1. Sempre quis ler os livros do George Martin, porem nunca arrumava tempo. Eu pretendia assistir a série depois de ler os livros, mas acabei assistindo logo >_<
    Realmente é um livro pequeno para o estilo do George, acho que esse eu vou ler logo, já que não tenho previsão para começar Cronicas de Gelo e Fogo Ç_Ç

    ResponderExcluir
  2. Oi, Bruno!
    Gosto de livros que nos deixam ansiosos pra ver o que vai acontecer com os personagens nas próximas páginas, então acho que vou gostar desse.
    "A fama de Serial Killer de George Martin..." kkkkkkkkkkkk Curiosa pra saber como que isso cria um suspense.
    Ótima resenha! Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá, muito boa a postagem e o blog, se puder curte/segue o meu também :)
    www.suave-pensamento.blogspot.com
    -
    Beijocas e Paçocas :*

    ResponderExcluir
  4. O tema não é dos meus preferidos não, mas tu fez uma ótima resenha :D
    Fiquei curiosa pra saber um pouco mais!
    Beijos!

    Blog da Carolina Teixeira

    ResponderExcluir
  5. O livro parece bem interessante. Sendo passado antes dos acontecimentos. Tenho o box, mas nem li ainda D:'. George parece que escreveu muito bem este também. Adoro a riqueza em detalhes, sem excesso. Mas acho que se tem tantos detalhes, 400 páginas são realmente poucas. Quero ler ainda este ano.
    Abraços Bruno,
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Amo George Martin, amo ainda mais a serie gelo e fogo, infelizmente nao terminei de ler.. parei no 4 livro, eu acho..
    Mais pretendo voltar a lelos!!

    ResponderExcluir
  7. Ei Bruno
    Abandonei o Martin no primeiro livro. Além de achar os livros longos demais, não curti muito a pegada da história, e passei quase três meses tentando terminar. Não da pra mim. Não curto muito esse lado medieval sabe. Meu lance ta nas distopias.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu tenho muita vontade de ler os livros, pois já assisti a Game of Thrones e amei, não em aguento de ansiedade para a quinta temporada. Também já tinha ouvido falar que esse livro é bom para quem quer iniciar a leitura de As Crônicas do Gelo e Fogo, por ser mais curto e te introduzir nesse mundo.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  9. Oi Bruno,
    Haha, pode ser pequeno para o padrão dele rsrs, até hoje não tive coragem de ler Game of Thrones, eles são muito grandes para levar numa bolsa. Quem sabe eu não comece a série com O Cavaleiro dos Sete Reinos hehe, escritas detalhadas são sempre ótimas.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  10. Tenho um amigo que está viciado em GOT e quer me viciar também. haha! Eu nunca li naaaada do George, mas logo lerei. Hehe!
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Bruno, tenho muita vontade de ler As Crônicas do Gelo e Fogo, mas ainda não tive oportunidade (ou vontade de encarar o calhamaço). Já tenho o ebook do primeiro livro e provavelmente vou ler por lá. Ler esses livros na versão física deve dar muita, muita dor no braço.
    Beijos
    Porão da Liesel
    Fan page

    ResponderExcluir
  12. OOi,

    Kel, eu ainda não li as Crônicas de Gelo e Fogo e sempre vejo o pessoal elogiando o autor. Realmente 400 paginas são poucas em relação aos livros, são enormes e eu acabo ficando meio assim porque são muitos detalhes, acho que eu por não ser meu estilo favorito eu acabaria me dispersando muito durante a leitura.

    Gostei de saber dos easter eggs, isso é tão legal para os fãs da série. Enfim, sua resenha está ótima!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  13. Ola Bruno ainda não li nada do autor, os livros são enormes e vou adiando a leitura, sempre um enorme sucesso seus livros, espero começar em breve a leitura. O que me desanimou nesse livro foi o comentário que tem muita informação para poucas páginas e algumas vezes o leitor se perde. Mas vou dar um crédito ao livro.abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Bruno,

    Wu estou com o primeiro livro na minha estante eu ate que comecei a ler, mas não continuei estava com uma mania de começar um livro e não terminar, espero que eu abone isso o mais rápido possível! Bom realmente 400 paginas é pouco pro George Martin, eu também comecei a assistir a serie e fiquei apaixonada por ela pretendo em breve voltar a ler A Guerra doa Tronos e continuar no mundo do tio George.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Fãs do George Martin sendo fãs do George Martin. Acho que esse cara fez algum feitiço pro povo ficar tão viciado. rsrsrs
    Eu não curto fantasia, não me interesso por GoT, mas acho legal essa expectativa do pessoal (será que ele morre antes de concluir a série? rs). Mesmo não gostando do tema, é legal saber que o autor teve esse carinho com seus leitores e deu esse presente pra galera, com bônus e "quebra-cabeça literário".
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  16. Comprei esse livro faz pouco tempo mas ainda não peguei pra ler, é bom saber que um fã assim como eu, gostou tanto do livro, sinal que eu não vou me arrepender com a leitura. Nem li ainda mas também acho pequeno, o Martin parece ter sempre muita coisa pra escrever, 400 páginas é pouco pra mim.

    ResponderExcluir
  17. Ta e você não falou se ele sai matando geral ou não nesse livro hahaha
    De fato, 400 páginas é bem pouco para o autor mas é bom saber que até ele sabe maneirar um pouco rs.Sempre acho interessante quando um autor lança outros livros baseados no mesmo universo. Ok, alguns exageram e perdem a noção do limite, mas em caso como esses, onde há maiores explicações sobre o universo, eu acho muito válido.
    George Martins continua não sendo autor para mim, mas tenho que dar um crédito a capacidade de escrever e encantar desse homem.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Ainda não li os tijolos, ops... livros escritos pelo sr. Martin, porém acho que começarei a ler Game of Thrones em breve, só me falta tempo, dinheiro e eliminar mais alguns não-lidos da minha estante. Adoro a série e já estou super ansioso para a próxima temporada. Este livro em questão também me deixou curioso e eu te entendo ao falar que é pouca informação pra um livro de 400 páginas, afinal é Martin é tijolo haha

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  19. Olá... Bruno, tudo bem???

    Eu não me interesso pelos livros do autor... eles não me chamam atenção... é um tipo de livro fantástico que eu não tenho vontade de ler.... porém acho admirável quem gosta... não pela quantidade de páginas.... mas pelo enredo mesmo.... acho que ele deve escrever muito bem e se você gosta é o que importa... Xero!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá, eu ainda não li As Cronicas de Gelo e Fogo, mas eles estão na minha meta para esse ano junto com este livro também <3 Espero gostar da escrita do autor e do seu jeito detalhista.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  21. Bruno, ainda não li nenhum livro do autor, mas só porque não consegui encaixar na fila de leitura... se eu parar pra ler vou ficar um tempo infinito sem postar resenha no blog! rs... Acho que se o leitor fica ligando os pontos entre os livros, prefiro ler na ordem de lançamento ao invés de usar esse para conhecer a escrita do George Martin, mesmo que ele se passe 90 anos antes.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruno.
    O que me desanima nos livros do autor é o excesso de informações, sempre acabo me distraindo com isso porque me perco com tanta coisa numa única história.
    Não me interessei por esse livro, o enredo é principalmente pra quem é fã do estilo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  23. Olá tudo bem?
    Bom com toda a ascensão que as crônicas de Gelo e Fogo tiverem nesses anos eu ainda fico um pouco chateado por não ter lido nada, simplesmente nada do autor ainda. Mas os livros dele são geralmente grandes e eu não me interesso muito por histórias medievais. Tenho curiosidade e interesse sim, mas por agora acho que não seria um bom momento.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá, vou te dizer a verdade. Fiquei com muito medo de ler a sinopse achando que poderia tomar algum spoiler de Game of Thrones hahahahahah Já que o autor ama matar personagens e.e Não tinha lido a sinopse. e curti ele ser alguns anos antes de toda a história dos livros das crônicas de Gelo e Fogo. Sempre é bom voltar ao passado e explicar algumas coisas. Nunca li os livros, só vejo o seriado, acho que não irei conseguir terminar de ler os livros, já que eles são muito grandes e o meu tempo para leitura está diminuindo :/
    Adorei a resenha.
    bjs

    www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá, Bruno.
    Parabéns pela resenha, simplesmente sensacional. Eu tenho este livro em e-book e só não comecei a leitura por ter lido apenas A Guerra dos Tronos. Você recomenda que eu leia os cinco livros de As Crônicas de Gelo e Fogo primeiro?
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oiiii
    Parabéns pela resenha!!!
    Só li A guerra dos tronos, do George, e gostei muito! E quero ler os outros livros das crônicas e também quero ler esse! Parece ser muito bom!

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá Bruno!
    Eu acho bacana quem gosta desse tipo de leitura, que no caso não é o meu forte. Mas sei por outros leitores que essa série é muito boa e que o escritor é excelente.
    Adorei a sua resenha.
    Quem sabe mais pra frente eu sinta vontade de ler esse livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá Bruno!
    Eu acho bacana quem gosta desse tipo de leitura, que no caso não é o meu forte. Mas sei por outros leitores que essa série é muito boa e que o escritor é excelente.
    Adorei a sua resenha.
    Quem sabe mais pra frente eu sinta vontade de ler esse livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Bruno! Pela sua resenha então se pode ler este livro antes de toda a série das Crônicas de Gelo e Fogo? No caso eu acompanho apenas a série de TV, poderia ler O Cavaleiro dos Sete Reinos? Já vi o pessoal comentando para ler apenas depois do quinto livro...

    Bem de qualquer maneira adorei sua resenha e fiquei bem interessada, justamente por que prefiro os Tagaryen ^^

    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  30. Olá, Bruno! Bem, ainda não li (por mais que eu queira) a saga do Martin, porém fiquei surpreso ao saber que esse livro possui uma ligação com as outras obras e trata do passado. Gostei da resenha, viu! Amo essas capas do livro do autor.
    xoxo
    Visita lá Bookmore

    ResponderExcluir
  31. Adoro a escrita do Martin, mas como os livros são verdadeiras bíblias, só li o primeiro de Game of Thrones, já que acabo preferindo ler outros menores que cabem na bolsa e eu posso levar para todo lugar. Estou com bastante vontade de ler a nova série dele.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Então, eu não li nada do autor... Comecei a assistir a série e não gostei muito... são mortes e violência de mais.. então acabei por não me interessando por nada dele...

    beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  33. Oiee Kel ^^
    Ainda não li nada do Martin, mas mesmo que muita gente elogie e coloque os livros num pedestal, ainda não quero ler...kkkk' Adoro livros grandes, não é pelo tamanho deles, mas a história não é nem de longe do meu gênero favorito *-*

    ResponderExcluir
  34. Oi Bruno, tudo bem?

    Eu até assisto a série, mas ainda não li nenhum livro do autor. Eu até ganhei os cinco primeiros livros das Crônicas de Gelo e Fogo, mas são tão grandes que vou esperar as minhas férias para poder ler todos de uma vez.

    Esse livro parece ser muito bom e vou indicar para o meu pai ainda mais porque ele já leu os cinco livros da Crônica de Gelo e Fogo e o melhor é que ele compra, lê e depois me dá todos :D

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. AI SOCORRO! Eu acho que nunca vou ler nada do George, ele é sempre muito bem falado em todas as resenhas que eu leio e isso, de certa forma, acaba me sufocando um pouco :/

    Robs - http://www.perdidoempalavras.com/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!