06 janeiro 2015

# Papo Literário // Livro mal cuidado, e agora?

Oi gente, tudo bem?

Hoje nós vamos falar de algo muito bom: encomendas que chegam na nossa casa. Nada melhor que receber aquele pacotinho tão esperado certo? Dá até vontade de abraçar o entregador.

Mas aí você vai lá, abre o pacote e... seu livro está todo amassado!

O que fazer?
a) Mandar seu cachorro morder o carteiro/entregador?
b) Ligar para a loja que você comprou e reclamar horrores com o SAC?
c) Exigir um reembolso?

Pois é, a situação é complicada. Infelizmente, muitas vezes as pessoas não tem o devido cuidado com as nossas encomendas. Muitas vezes é difícil ter zelo por aquilo que não é nosso. Mas, vamos combinar que ninguém quer um livro todo amassado, rasgado.

É responsabilidade da transportadora/do correio, sim, que a entrega chegue em nossas casas de um jeito apresentável! Já cansei de receber pacote violado, livro amassado, rasgado...  Sinceramente, é um absurdo pagar caro e receber a sua compra em uma condição inferior ao aceitável, certo?

Foto retirada do blog Pitacos da Lua.


Mas se engana quem acha que é só com transportadora ou qualquer serviço de entrega que o pouco caso com o produto acontece. Ano passado fui na livraria da Travessa e acabei encontrando um livro de Harry Potter que estava faltando na minha coleção britânica. O livro tinha um amassado na capa, (como vocês podem ver abaixo) e fui no gerente pedir um desconto.

A resposta? “Não podemos dar um desconto nesse livro porque ele está totalmente em bom estado.” Tipo, really? Nem uma livraria consegue tomar cuidado com o seu livro (e nem adianta falar que é porque o livro é muito manuseado porque ele estava no alto de uma estante onde só o Bruno conseguiu pegar e ainda na ponta dos pés) e ainda se recusa a dar um desconto para um livro onde a capa não está 100%.

Obviamente eu respondi que “se um livro rasgado está no padrão de qualidade da livraria, quem sou eu para pedir desconto?”

Foto retirada do blog Um Toque Para Você


Depois de um mês no correio, meu After veio amassado!






Outro exemplo prático são os casos de Book Tours (que daria até outro post dessa coluna) O que eu já recebi de livro de Book Tour mal cuidado... okay que tem booktour que dura o ano inteiro, mas isso é motivo para não cuidar do livro? Sujar de comida, amassar página? -.-

Sei que nem todo mundo tem o mesmo cuidado com o livro que eu tenho (ou talvez você também). Mas acho um absurdo receber uma mercadoria danificada.  Galera, vamos cuidar melhor do que é nosso, mas, principalmente daquilo que não é.  Vamos tomar vergonha! 

Donos de livraria: vocês enlouqueceram em deixar livros em pilhas no chão (só isso que tenho a dizer de uma certa franquia cujo nome é sobrenome de muita gente). 
Correios: pensam que eu não vejo (alguns de) vocês jogando meus livros de qualquer jeito na bandeja das encomendas? Não é porque não está escrito frágil que é para jogar o produto. Livro não é carta simples.
Leitores em geral: tratem de cuidar bem dos livros que vocês enviam para os outros. Aposto que se eu chegar na sua casa, seus livros vão estar brilhando. Eu hein.


#DIRETONADOBEM


33 comentários

  1. Kel, não sei se é meu computador ou algo assim. Mas a 2° e 3° imagem não abre.
    Realmente é difícil lidar com o descuido das transportadoras. Palhaçada isso que fizeram contigo. Pois é. Eu tenho muito cuidado com os meus, mas as vezes, sempre acaba acontecendo algo, e claro, quase que a gente se suicida. Mas eu realmente emprestei para uma pessoa apenas e ele cuidou direitinho. Mas mesmo assim tenho receio. Até hoje nunca recebi algo danificado. É ruim, mas não que atrapalhe tanto. Mas temos o direito de receber intacto.
    Abraços Kel,
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  2. Nossa que dó, chorei aqui =/
    Nesses casos é complicado, acredito que não é necessariamente de quem é a culpa, o livro pode ter vindo assim da loja (vai saber), mas penso que a responsabilidade sim é de quem faz a entrega (concordo com você), pois a embalagem pode ser danificada no caminho.
    Nunca participei de book tour, mas dá até uma dor no coração em pensar o livro todo danificado. Não sei qual livraria é essa que você citou, mas o cuidado com os livros ou com qualquer outra coisa material que não seja nossa é essencial. Não faz sentido eu danificar algo que não é meu, não gostaria que fizessem o mesmo comigo.

    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  3. AINDA BEM!, que nunca recebi livros amassados. Nossa! Eu zelo pelos meus livros, ficaria chateada se algum chegasse até mim assim. Já achei um na Saraiva muito, mas MUITO amassado. A capa e metade das páginas estavam dobradas, como se alguém tivesse pisado ou sentado nele :/ Dá uma dóóóó! Isso na livraria física, hein? Eu nunca comprei na Saraiva online, não vou com a cara deles...
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. =( ninguém gosta de receber livros amassados, rasgados ou com qualquer dano, pelo menos o problema de jogar meus bebês de qualquer jeito eu não tenho hehe (obrigada querido carteiro ^^ ). Achei um absurdo o que aconteceu na livraria, como colocam uma pessoa que não é exigente com livros para ser gerente? Depois faz o post com os livros do Book Tour. Deveria ser crime maus tratos com livros hehe.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Que coisa terrível!! Ainda bem que isso nunca aconteceu comigo, os sites que eu compro sempre mandam os livros envoltos em plástico bolha e dependendo da quantidade, ou se compro outros produtos, eles são entregues dentro de uma caixa. Mas mas com certeza eu ligaria para empresa e reclamaria, até porque geralmente o frete sai mais caro que o livro...

    Beijos,
    Juh ~ http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel!
    Essas situações são bem tristes mesmo. E o que nós temos que fazer é reclamar. Nós ficamos quietos! Infelizmente poucos reclamam, ai as empresas não fazem nada mesmo. Não podemos deixar injustiças passarem despercebidas! Vamos reclamar, galera!!

    Abraços!
    Petra | Na Próxima Página...

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel, td bem? Eu odeio quando isso acontece comigo! Fico com raiva do carteiro(que amo! hahaha) e da loja, porque muitas vezes o estrago vem de outro lugar... Mas tudo bem. Eu tento resolver o problema. Bjs
    folheandominhavida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Kel, tudo bem?

    Muito bom seu artigo! Realmente dá uma dor no coração ver o livro que temos tanto carinho amassado. Poderia falar também daquela galera que a gente empresta um livro e devolve outro ("cara! Meu livro não falava de macarrão no capítulo 5, e tampouco tinha um!). Sem contar aquela galera que usam as abas lateráis como marcador de páginas! Amigo, se aquilo fosse marcador, me responda por que diabos o vendedor, ao te entregar um livro, coloca um marcador na sacola! Aquela aba é a sinópse mais detalhada, meu querido! Sempre que vejo alguém usando essa aba como marcador fico com o coração apertado, e quando eu meu livro incorporo um dia de fúria!

    Me empolguei. É que esse assunto da pano pra manga rsrs

    Bjs.

    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/?m=1

    ResponderExcluir
  9. também fico chateada quando recebo um livro pelo correio e que veio estragadinho...
    nunca peguei um livro que estivesse tão amassado a ponto de me deixar doida, e espero nunca pegar! hahaha
    mas eu penso assim, eu sou do Paraná, e quando encomendo livro, normalemente vem de São Paulo... o caminho é bem longo, e por mais que o correio tome o cuidado de não jogar nem nada, tem todo o trajeto que, com certeza, fará com o que o meu pacote bata em outro objeto, então acabo não ficando tão revoltada.
    é claro que as lojas deveriam ter a dignidade de colocar em uma embalagem descente, mas, se eles embalassem melhor, o custo para eles também aumentaria né... fazendo com que o frente aumente...
    é estressante, me irrito com isso, mas eu penso que não dá para manter um livro totalmente intacto. isso não me preocupa tanto. claro que se eu fosse numa livraria e visse o livro com algum amassado e tal, ou eu pediria desconto, como você fez, ou não compraria...
    há alguns anos eu trabalhei em uma papelaria aqui da minha cidade que vende uns livros. não é vendido com tanta frequencia, então alguns acabam ficando com as páginas amarelas por causa do tempo e da sujeira né... a dona da loja sempre dá desconto nestes casos, independente de o cliente pedir ou não

    ResponderExcluir
  10. Nossa, como eu odeio isso! Se eu compro uma mercadoria, qualquer que seja ela, só eu tenho o direito de danificá-la (e olhe lá!). Meu problema mais recente foi com o Extra. Pesquisei pelo Buscapé, e lá os preços dos livros que eu queria estavam bem mais baratos. Mas dois dos três livros que eu encomendei vieram com defeitos. Cara, sem chance: Devolvi, e me mandaram outros dois perfeitos. ;)
    Um abraço, Kel! E feliz 2015!

    Mona
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  11. Oii Kel, tudo bem??

    Essa questão da encomenda chegar em péssimo estado ainda não aconteceu comigo (Graças á Deus), e espero que não aconteça, porque se acontecer, vão caçar confusão comigo!!

    Nessa parte já entra a questão do ''zelo com os livros'', que eu acho muito importante!! Se você gosta de algo, você cuida dele!! É por isso que não tenho o costume de emprestar livros para outras pessoas por saber que nem todo mundo tem essa visão do ''zelo com os livros'' como eu! Mas é mesmo uma pena que nem todo mundo pense desse jeito!

    Abraços =)

    http://blogcorujaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel, tudo bem?

    Concordo PLENAMENTE com você. O Submarino demorou mais de um mês para enviar minhas compras da Black Friday e quando elas finalmente chegaram alguns livros (16 ao total) vieram amassados. Liguei lá e pedi para trocar todos. Ainda bem que eles trocaram direitinho, senão eu teria ficado bravo. Correios é um caso perdido, já desisti deles. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sou muito, muito chata mesmo em relação ao cuidado com livros. Acho super bacana emprestar livros e tal's, mas já deixei de emprestar muitas vezes porque a pessoa amassou, riscou ou até rasgou um livro meu. Isso doí no meu coração. Quando recebo livros danificados de compras e o site possuí serviço de entrega, eu envio fotos e peço outro exemplar sim! Sei que é chato, mas é meu direito como consumidora. Comprei um livro em perfeito estado e é assim que quero que ele chegue em minhas mãos.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    até hoje eu não tive problema algum com os correios ou livros comprados em livraria física, salvo alguns na última Bienal do Ceará que tinha um stand com um preço babado, mas em compensação alguns livros tinha pequenos danos na capa e por conta do ambiente que eu estava não vi motivo para reclamar.
    Sobre livros malcuidados: eu participo de um grupo no facebook chamado Leitores Anonimos e lá a quantidade de pessoas que endeusam os livros é imensa e eles endeusam ao ponto de não poder ter nada na capa do livro, não pode abri-lo com mais de 90 graus, etc e tal. Eu acho que muito cuidado com um livro chega ser exagero. Sei que cada um tem uma opinião em relação a isso e eu respeito todas.

    Um beijo,Carol.
    cappuccinowithlove.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. OIee

    Putz receber livro amassado dos correios é bem comum mas preciso dizer que as editoras deveriam enviar os livros embalados em pelo menos um plastico para evitar que se estrague mais sabe, os correios são fogo não tomam cuidado e se coloca o livro apenas no envelope ai estraga mesmo.

    Pela internet é pior ainda porque se já demora para entregar imagina devolver e pegar de novo ninguem merece.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  16. Um ABSURDO!!!!
    Esses dias tenho recebido livros assim e estou possessa com o descaso dos correios!
    Deveríamos nos juntar e fazer uma reclamação!
    Adorei a postagem =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Até agora só teve um caso comigo em que o livro chegou estragado, ele amassou todinho em cima. E também já vi os correios jogando os livros de qualquer jeito na bandeja de entregas, deu vontade de xingar! kkkkkkkkk
    Bjs, Kel <3

    ResponderExcluir
  18. Já recebi vários livros amassados, enviados por blogs e pelas editoras, os correios tem sua parcela de culpa, porem quem envia um livro dentro de um simples envelope fino só por um milagre ele chega ao destinatário sem nenhum amassadinho, tem pouco tempo recebi um livro enviado pelo autor do mesmo embrulhado num papel super vagabundo que chego aqui todo rasgado.

    ResponderExcluir
  19. Oiee ^^
    haha' esse gif. Já recebi alguns pacotes rasgados e em mal estado, mas o livro sempre estava bonitinho, uma vez só que ele veio amassado na lateral, mas não era tão grande, então nem reclamei. Me dói o coração ver os livros no chão nas livrarias *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. kkkkkkkkkkk Kelzinha vc brilha nesta coluna!!
    Tem gente q n tem o menor cuidado msm, ainda n recebi livros na minha casa mal cuidado, mas já cansei d ver livros zoneados nas livrarias, esta semana sair p comprar métrica q vc tanto fla aqui e n achei um q n tivesse o preto da capa arranhado O.O, acabei n comprando =/ mas infelizmente essas coisas de n ter cuidado com os livros alheios estão por toda a aprte hahaha!

    Nossa eu já t disse q seu layout novo ficou a coisa mais linda?!

    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  21. cara a saraiva é ficha de deixar livro no chão hausahuu ê falando nomes hussuah mas o lance é que a nobel pelo menos de são gonçalo é mt tensa e sai jogando os livros foras das caixas no chão direto sem nem colocar nada pra evitar sujar. isso tudo pra n perder tempo ¬¬
    ja trabalhei na nobel eles são mt escrotos na hora de cuidar dos lviros, vc n tem noção de quanto livro estraga lá dentro.
    pow correios então nem se fala eles até chutam as encomendas.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  22. Ei Kel
    Sabe, esse foi um dos motivos de eu abandonar compras pelo submarino. O serviço de entrega deles é péssimo. Os livros sempre chegavam amassado. Cheguei a pedir troca umas duas vezes antes de desistir de vez de comprar por la. Atualmente prefiro o extra, já que os livros sempre vem embrulhado em plástico bolha. Mas é tenso mesmo. Booktour é um caso sério. Mais um tipo de experiencia que abandonei.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  23. Adorei essa postagem!

    Meus livros são bem cuidados e quando peço algum emprestado, tenho cuidado dobrado ainda... Sim, é capinha de livro, não levar na mochila... Tudo pra evitar um amassadinho se quer. Amo livro com cara de livro novo, porém agora minha estante tá com outro problema que é sobre a preservação deles... Não adianta, a umidade tá tomando conta aqui e não sei o que fazer em relação a isso! Meus livros, sempre tão bem cuidados, estão ficando com as páginas mais amareladas por causa das condições da estante.

    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Eu odeio com toda força do mundo quando um livro chega e está todo zoado.
    Dá uma dor no coração e vontade de chorar enorme. Correios/ transportadora, as próprias lojas e até os próprios leitores que a gente faz troca ou ganha de presente mandam livros todos amassados. Isso é horrível, as pessoas deveriam ser mais educadas.
    E a Saraiva fazendo pilha no chão dá vontade de gritar mesmo!
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Quero morreeeeeer quando o livro bem amassado. Da vontade de mandar meu cachorro morder o carteiro/entregador (só que o meu cachorro AMA o carteiro), ir lá e esfregar o amassado na cara deles. É uma falta de respeito isso! Paguei pelo produto, quero ter o produto inteiro, 100%, em perfeito estado, e se reclamar muito ainda quero brinde e desconto. Mesma coisa quando eu empresto meus livros, quer dizer, emprestava, porque nunca mais faço essa cagada né.

    ResponderExcluir
  26. Essa é uma triste realidade que precisa mudar, mas com certeza a educação e o cuidado com as coisas dos outros é o primeiro passo. Parabéns pelo post, como sempre temas bem relevantes.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  27. Eu tenho uma neura tão violenta com o estado dos meus livros que os que eu nunca emprestei (que é a grande maioria, hum!) estão como estavam na prateleira da loja, sempre que viajo deixo os livros que levo dentro de uma sacolinha pra não sujar/rasgar/amassar. E quando empresto quase ameaço até a 5° geração da pobre pessoa >_< ... mas quando eu pego um livro emprestado, tento ter cuidado redobrado, eu sei como ficaria se rasgassem meus livros. Mas se tem uma coisa que me deixa doente é ver uma pessoa usando a orelha do livro como marcador Ç_Ç

    ResponderExcluir
  28. Oi Kel!
    Ai, nem fala !
    O que eu recebo de livro amassado e pacote rasgado, chega a doer o peito!
    Acham que não é nada demais e jogam tudo, por isso que quando envio, eu coloco no plástico bolha, pra minimizar a pancada.

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  29. Oi Kel, adorei o post e tenho que concordar com tudo o que foi dito.
    Também tenho recebido algumas encomendas de livros amassados, e a realidade é que para nós, leitores que temos zelo pelos nossos livros, isso é uma grande tristeza.
    Adorei os se liga que você deu no fim do post na "livraria", que nem precisa me dizer quem é! No "correios" e nos leitores descuidados.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  30. Da uma raiva ne dos livros jogados e mal cuidados por ai?
    M da uma raiva qnd vou na cultura.. Cansei de ver capa rasgada lá..
    Aqui em curitiba tem a liv. Curitiba, uma rede grande q tem em outras cidades tb.. E de vez em quando eles colocam esses livros com defeitos (rasgos) num cesto de promoção.. De vez em quando vale a pena e até rasgos pequenos vão para essa cesta.. Como não sou tão fresca sempre procuro bons livros ali..
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  31. kkkk
    Achei um máximo o post, realmente só quem não é um verdadeiro leitor para tratar assim
    um livro, aconteceu um acidente com um dos meus livros, sem perceber caiu da estante num lugar pouco visível, ficou muito tempo por lar pois tava ocupada com outras leituras quando o encontrei todo amassado, chorei, simplesmente chorei....vc vai entender. Agora estou em busca de um novo exemplar pois vê-lo naquele estado me deixa deprimida.

    Enfim, se sou assim com um acidente, imagine o que faria se recebe um livro já nessas
    condições.

    Bjs,
    http://dyclubdolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Kel,

    quando eu vou comprar em uma livraria eu já olho o livro inteiro antes de levar porque se tiver algum defeito e eu s´ver depois vai ser uma guerra para uma troca ou reembolso. Quando eu vejo um defeito nem levo.

    Agora a questão dos correios, já passei muita raiva, mas hoje tento ser mais calma. Nunca adiantou nada e eu só fico nervosa à toa.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Amei esse post. Me identifiquei profundamente. Ontem mesmo eu estava no consultório médico esperando ser atendida. Aí chega uma menininha (uns 12 anos) com um livro. Ao invés de ler ela ficou mordendo a capa. Fiquei chocada. Como alguém pode fazer isso? Queimem essas pessoas na fogueira, obrigada. Já recebi vários livros amassados, com a capa danificada e todo o resto. Se estou na livraria, fico olhando um por um até achar o que está em melhor estado. Tô pagando, então pego o melhor. Outra coisa: não empresto livros. As pessoas não tem o mesmo cuidado que eu e sempre devolvem com alguma coisa amassada. Podem me chamar de chata, porque não ligo. Amei o post, amei.
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!