24 janeiro 2015

# Mudando de Assunto // Entrevista com a autora Gislaine Ferreira

Oi pessoal, tudo bem?

Há algum tempo acompanho o blog Profissão Escritor, da Gislaine Ferreira que, além de blogueira é escritora (como o nome do próprio blog sugere =P). A Gi vai lançar mais um romance no dia 2 de fevereiro e, claro, eu não poderia deixar de ajudá-la na divulgação. 

Quer conhecer melhor a autora e sua próxima obra, Sonhos de Rita? Então confiram a entrevista =D

1) Como surgiu a vontade de ser escritora?
Primeiramente, olá leitores do Por Uma Boa Leitura e obrigada Kel, por essa oportunidade. 
Então vamos a pergunta =D  Eu sempre escrevi, na verdade. Tenho textos guardados, desde o tempo que eu aprendi a escrever. Sempre fui apaixonada pelos livros e vivia
na biblioteca. E o desejo de ver um dia, meus livros ali, foi tomando conta de mim. Mas, eu fui crescendo e outras prioridades foram surgindo. Então, no ano passado eu dei meu grito de independência e resolvi terminar minhas histórias e publicar.

2) Você tem algum ritual na hora de escrever?
Escrever quando a ideia surge. Não dá muito tempo para esperar. Se a ideia surge, eu anoto onde estiver. No celular, no guardanapo da lancheria, em um caderno. Não tenho um tempo que estabeleço para a escrita. Pelo menos comigo não funciona assim. Eu preciso escrever, quando vem a vontade. Seja manhã, tarde, ou madrugada. Aliás, no meio da noite é um ótimo momento para escrever :)
Prefiro escrever em um caderno e só após passar para o computador. Acredito que comigo, a escrita acontece mais naturalmente assim

3) Como foi o processo para escrever Sonhos de Rita?
Comecei a escrever o livro em 2010, em uma fase bem complicada da minha vida. Estava terminando o ensino médio, já trabalhava, comecei a fazer curso técnico em química, dançava ballet clássico e meu namoro de anos havia acabado. Resultado, mente ocupada, corpo cansado, mas coração em pedaços. (Risos). Nada melhor do que escrever como válvula de escape. A ideia na época, não era publicar, era só desabafar. Voltei com o namorado e a história ficou inacabada.  Passaram os anos e ano passado resolvi terminar a história. Foi um pouco complicado no começo, pois eu não sabia que fim dar à história. Afinal, vários são os fins possíveis. Mas acho que consegui, através do que escolhi, passar a mensagem que eu queria.

4) Sonhos de Rita é o seu segundo romance lançado. O que mudou na Gislane que escreveu Justa Causa para a Gislane que escreveu Sonhos de Rita?
Na verdade, Os Sonhos de Rita foi o primeiro que eu escrevi, mas publiquei primeiro Justa Causa. Isso aconteceu, porque enquanto eu esperava uma editora para Os Sonhos de Rita, eu escrevi Justa Causa. E quem ia lendo, ia pedindo o livro físico e aí publiquei independente para saciar o desejo alheio, kkkk Mas vamos dizer o que mudou da menina que publicou Justa Causa e da mulher que está publicando Os Sonhos de Rita. Primeiro, que publicar Os Sonhos de Rita era um desejo enorme. Segundo, conseguir uma editora, foi uma vitória. E terceiro, que Justa Causa foi produzido sem prévia preparação. Tudo aconteceu muito rápido. Agora, com Os Sonhos de Rita, eu ganhei tempo para me preparar, tempo para preparar os leitores, tempo para divulgar. E acho que estou mais madura também. Para receber críticas, sugestões e elogios. 

5) O que os leitores podem esperar de Sonhos de Rita?
Um romance fofo e sofrido, reviravoltas, algumas lágrimas, alguns momentos de raiva e mensagens. Os Sonhos de Rita, fala de amor e amizade, do que estamos dispostos a abandonar e abrir mão para ficarmos juntos daqueles que amamos. Fala sobre o poder que nossas escolhas têm na nossa vida e também na vida daqueles que nos cercam.

6) Qual é o seu sonho futuro que você gostaria que se tornasse realidade?
Só tenho a agradecer, pois todos os sonhos estão se tornando realidade. Mas sonho com grandes feiras. Feira de Porto Alegre (seria uma grande realização), bienal e outros eventos do tipo

7) Qual é a maior dificuldade do autor nacional hoje em dia?
Competir por espaço. Se antes, tínhamos muito preconceito com livros nacionais, isso está diminuindo. O que é maravilhoso e só conseguimos isso através de pessoas como vocês que dão espaço e que vão a procura de conhecer novos autores.  Mas o espaço é curto. Temos grandes autores nacionais e todos os dias surgem mais e mais. O que também é maravilhoso. Mas é difícil se destacar. É trabalho e trabalho. E contar com o apoio de pessoas especiais =D

8) Quais são os seus planos para 2015?
Fazer de Os Sonhos de Rita um sucesso, publicar a segunda edição de Justa Causa e concluir alguns projetos que estão em andamento. 

9) Deixe um recado para os nossos leitores:
Galerinha linda do meu Brasil <3 , obrigada por acompanharem essa entrevista. Eu sei que escritores sempre falam demais e escrevem demais também. Então peço desculpas e agradeço a quem acompanhou até aqui. Obrigada a todos que estão me acompanhando nessa jornada e a todos que não estão, venham conhecer meu trabalho, venham trocar figurinhas comigo. Vou adorar conhecer cada um de vocês. 

Um beijão e sintam-se todos abraçados por mim 

17 comentários

  1. Oi Kel, muito obrigada pelo apoio <3
    Adorei participar da entrevista =D
    Acabei de passar lá no blog Coração de Tinta e vi o ringue de vocês. hahha, adorei a ideia. Pena q minha câmera é um vergonha, caso contrário, eu ia me convidar para participar qualquer dia desses, hehehhe :3
    Beijooos e mais uma vez, muito obrigada pelo apoio =D
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Q entrevista linda!!!
    Desejo mt sucesso para Gis, q é uma menina esforçada, lutadora e talentosa :)
    Parabéns pelo blog, gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. Torcendo mt para que Os Sonhos de Rita seja um grande sucesso, e que Gislaine Oliveira consiga realizar seus sonhos, como ela disse, escritor nacional é difícil, mas Deus à está presenteando com os frutos de seu esforço e dedicação.

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Também acompanho o blog da Gi e é muito bom!! Adorei a entrevista! Tomara que ela consiga realizar os sonhos e eu quero ler Justa Causa, rs

    *seguindo*

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    Instagram @blogresenha

    ResponderExcluir
  5. Conheci a Gih na blogosfera e adoro o blog dela, posteriormente fiquei sabendo que ela era autora tbm! Adorei conhecer um pouco mais dela aqui! Sucesso pra ela!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel!
    Não conhecia nenhum livro da autora. Pessoalmente não fazem meu estilo, mas a autora parece ser um fofa :D Torcendo por ela nessa caminhada de 2015! Boa sorte.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Que amor de entrevista S2
    Acho interessantíssimo quando vejo autores nacionais tendo destaque nos sites que visito.
    Nunca tinha ouvido falar da na Gislaine ou em suas obras, mas agora posso dar uma olhada nas sinopses ;)
    Um abraço Gislaine, que seu livro seja um sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto uma entrevista com a autora e gostei dela. Gostei de saber os costumes dela na hora de escrever. Fiquei interessada por citar ser um romance fofo. Nunca li nada da autora.
    Bjs Kel e Gislaine.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oii Kel, tudo bem??

    Nunca tinha ouvido falar dessa autora mas gostei dela! Espero que ela tenha bastante sucesso nessa etapa da sua profissão :)! Ah... e fiquei curioso para ler o livro dela! *-*

    Abraços =)

    http://blogcorujaporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. OMG, como ela arrumou tempo para escrever? Parabéns, com essa rotina e ainda conseguiu escrever ^^ . Ela ainda escreve num caderno e só depois passa para o computador <333
    Muito sucesso para a Gih.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel,
    Muito bacana a entrevista. Foi interessante saber um pouco sobre a autora, e obra.
    Boa sorte para a Gislaine nessa caminhada.

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que fofa a autora, ótima entrevista!
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já vi a Gislaine por aí mas não conhecia os livros dela ainda. A entrevista foi bem legal, espero que Os Sonhos de Rita seja um sucesso.

    ResponderExcluir
  14. Eu estou vendo postagens da autora em vários blogs e todos com elogios e tudo mais... estou bastante curiosa para ler o livro dela...

    beijos
    Colecionando Livros

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conhecia a autora e nem o livro dela. Adorei a entrevista, achei uma fofa. Espero que o livro seja um sucesso e que ela publique vários outros.

    ResponderExcluir
  16. A Gislaine é muito simpática ♥ Ainda não li os livros dela, mas estou participando de um book tour para ler Justa Causa, e torcendo para chegar logo a minha vez. Quero muito conhecer Sonhos de Rita.

    ResponderExcluir
  17. Foi até bom ela demorar para terminar O Sonho de Rita, pois aí ela pode trabalhar bastante na sua história para torná-la ainda melhor.
    Bjs, Kel <3

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!