# Resenha 175 // O Teste

Oiee pessoal, tudo bem?

Acho que estou em um clima distópico por aqui uahuahuahua. Adivinhem qual é o gênero da resenha de hoje? Sim, distopia! Hoje vamos falar de O Teste. E vou falar uma coisa: é ótimo quando não temos expectativa para uma leitura e o livro nos surpreende. Mas é igualmente maravilhoso quando um livro corresponde a tudo aquilo que esperávamos. E com O Teste foi exatamente assim. Mas antes de começar esta resenha, uma pergunta pertinente: só eu lia MElancia ao invés de MAlencia?

Título: O Teste // The Testing
Autora: Joelle Charbonneau
Páginas: 320
Editora: Única
Livro cedido em parceria com a editora



Sinopse: No dia de formatura de Malencia ‘Cia’ Vale e dos jovens da Colônia Cinco Lagos, tudo o que ela consegue imaginar – e esperar – é ser escolhida para O Teste, um programa elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, que seleciona os melhores e mais brilhantes recém-formados para que se tornem líderes na demorada reconstrução do mundo pós-guerra. Ela sabe que é um caminho árduo, mas existe pouca informação a respeito dessa seleção. Então, ela é finalmente escolhida e seu pai, que também havia participado da seleção, se mostra preocupado. Desconfiada de seu futuro, ela corajosamente segue para longe dos amigos e da família, talvez para sempre. O perigo e o terror a aguardam. Será que uma jovem é capaz de enfrentar um governo que a escolheu para se defender?

Cia é uma adolescente que está se formando no colégio. A data é especial e um divisor de águas. Todo o ano, quando os adolescentes se formam no colégio, os melhores alunos podem ser selecionados para participarem do Teste, um programa organizado pelo governo que busca lideres que possam entrar na faculdade e "fazerem a diferença". Há tempos a colônia de Cia, Cinco Lagos, não tem representantes no Teste. Porém isso está para mudar.

É incrível quando todo mundo fala bem de um livro e você fica mega curiosa para ler. O Teste é mais uma das distopias que eu li esse ano e, apesar de, em alguns aspectos, se assemelhar a outros livros do mesmo gênero, o que mais me chamou a atenção, sem dúvida, foi a escrita da autora.

Vibrei a cada reviravolta, a cada passo dado pela Cia na busca incessante de completar O Teste. O clima de tensão toma conta do livro desde as primeiras páginas. Virei fã da Joelle por ser tão envolvente no que transmite. A ideia já fixada na capa do livro de "não confie em ninguém" quase me deixou paranoica.

A trama é complexa e percebemos o quanto a autora ainda pode desenvolver. Não faço ideia de quais serão os próximos passos de Cia e, sinceramente, adoro a ideia de ser surpreendida. O mundo distópico da autora é caótico, poluído, destruído e com várias mutações genéticas. Toda essa trama bem arquitetada é muito bem transmitida pela autora. Achei a linguagem dela bem clara e direta, combina perfeitamente com uma distopia, onde é necessário informar ao leitor um mundo totalmente novo, sem ficar complicado.

Adorei os personagens. Cia é inteligente e consegue usar a razão mesmo que esteja sendo totalmente pressionada. Adorei a família dela, apesar deles terem aparecido pouco. Outro destaque é Tomas, companheiro de Cia durante o Teste. Ele é protetor, cuidadoso e também muito esperto. Demorou um pouco para ele cair nas minhas graças, mas depois me apaixonei =)

Esse livro focou bastante em Cia, mas espero que os próximos mostrem mais da sua família e das realidades nas outras colônias. Mais dois livros estão vindo por ai e eu mal posso esperar para colocar minhas mãos nervosas de leitoras nele.

Quanto a diagramação, achei a capa do livro bem bonita, apesar de preferir a original. As folhas são amareladas e a fonte é confortável.







40 comentários:

  1. Esse livro já tinha me chamado atenção por eu ser "a louca das distopias" hahaha, mas sua resenha conseguiu me deixar ainda mais motivada a ler o livro, simplesmente adorei o blog e a resenha!
    Beijos.
    Se puder, dá uma olhadinha no meu blog: Blog Palavrear-se :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Kel!
    O livro parece ótimo, gosto muito do gênero e quero ter a chance de ler a série.
    Gostei da capa, mas também achei a original mais bonita.

    Beijos
    ​​​​​LiteraMúsicas​ | Fanpage
    >>Tá rolando uma ​​​​​Promoção Especial de Fim de Ano​ lá no blog, aproveita!
    >>​​​Já viu a ​​Maratona #SemPararDeLer? Você monta sua própria meta de leitura e ainda concorre a prêmios!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Kel.

    A Nik do Paradise tem lido essa distopia e amado. Eu fiquei de pegar emprestado, mas o tempo anda pequeno demais. =/ Espero em breve ler a trilogia O teste. Gosto muito de olhar as notas dadas, e isso só faz aumentar a minha curiosidade quanto ao conteúdo do livro. Acredita que ganhei o terceiro em um sorteio. Acho que terei que comprar os primeiros em breve. =/'

    Paradise Books BR

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Também estou em um clima distópico, Kel! hahhaha
    Estou bem interessada, pois também amo ficar sem saber o que vai acontecer depois e ser surpreendida. :D
    A resenha está excelente! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Oii. Posso afirmar que a resenha e a tua opinião me ganharam quanto a essa história. Não conhecia o livro mas gostei muito do enredo, me lembrou da série Feios, que tem toda um enredo como esse. Gostei mesmo, vou procurar mais informações sobre o livro.

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    Vou seguir teu blog, segue o meu também? vamos continuar nos falando e trocando informações sobre livros.

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel, haha eu li Malencia normal. Esse foi um livro que me surpreendeu muito, infelizmente não temos muito destaque na família de Cia durante a série, tirando claro, uns poucos momentos em que é citada. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Uma coisa rara > Thay ler distopia. Juro, quase nem pego para ler, não porque não gosto, é porque nem tenho mesmo, essa trilogia é claro.
    Ainda bem que foi surpreendente, ouvi muito e muitas resenhas :p
    Adorei a Cia como essa protagonista por ser inteligente e agir com lógica. Ainda mais com esse clima ou situação de (fazer a diferença). Vi não muitas intrigas e bastante tensão.
    E é bom ser mesmo surpreendente, pretendo ler e não pretendo me decepcionar.
    A capa é bonita mesmo, as outras são ainda mais.
    Abraços Raquel,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kel! Tudo bem?
    Quando esse livro foi lançado, confesso que não achei que ele iria surpreender tanto as pessoas, mas as resenhas começaram a ser publicadas e eu fiquei super curiosa já que a maioria delas eram bem positivas! Gosto dessa ideia de "não confie em ninguém" e distopia também é um gênero que dificilmente me decepciona, espero que "O Teste" não seja uma exceção. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oiee

    Sabia que você ia gostar desse livro mas peraí você curtiu o Thomas ?? Ele é um ponto de interrogação pra mim até hoje rsrs como assim só você mesmo!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  10. apesar de n ser algo que eu leria no momento eu gosto mt da ideia desse livro pq tem sido um gênero que eu estou aprendendo a gostar demais.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel.
    olha, ler sua resenha até que me deixou um pouquinho empolgada e tal, mas eu não sou muito fã de distopias kkkk
    que nome estranho para se dar à um personagem eim! Oo

    ResponderExcluir
  12. Oiiii tudo bem??? Já conheci essa série através de um blog que acompanho. Achei bem interessante e com vontade de ler. Só li uma distopia até hoje e a experiência não foi das melhores. Mas fiquei com muita vontade de conhecer outras :)
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    haha' eu sempre lia MElancia...kkk' mesmo no último livro ainda lia errado *-* O teste é uma das minhas trilogias favoritas ♥ adoro distopias ^^
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kel!
    Estou extremamente curiosa para ler O Teste. Cada dia vejo mais e mais blogueiros resenhando e até falando bem deles. Já percebi que nós temos um gosto parecido e agora que você falou que gostou fiquei com mais vontade ainda.
    Sem falar que eu adoro distopia e sou dessas que quero ler todos os livros do gênero. <3

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  15. Sim, eu também li Melacia e leio até hoje as vezes kkkkk To pra começar esse livro e espero me sentir tão satisfeita com ele como você *-*

    ResponderExcluir
  16. Oi, Kel!
    Adorei sua opinião (rs). Eu ainda não li O Teste, mas imagino que sentirei o mesmo que você, flor. Adoro distopias e as mais modernas, de fato, têm muito em comum. Mas a narrativa é que torna uma diferente da outra… E como você elogiou muito a escrita dessa autora, sei que não me arrependerei de conhecer essa trilogia (rs). Espero ter a chance de lê-la em breve.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ola Kel lindona eu ainda não comecei a ler esse livro, adoro distopias , mas falta tempo , que bom que a leitura te surpreendeu de maneira positiva , eu tenho certeza que eu leria melancia kkkkk tbm . beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  18. Eu já tinha lido algumas resenhas desse livro, e já estava com vontade de ler! E pela sua critica positivo mal posso esperar para ler *-*
    www.muchdreamer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. OI kel, tudo bem?
    Como você, também curto uma boa distopia. Estou com O Teste aqui na minha estante para ler. A curiosidade está a 1000, e depois dessa resenha a vontade de ler aumentou bastante. Espero me surpreender positivamente com esse livro, já estou com altas expectativas sobre ele.
    Adorei a resenha!!!

    Italo T
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Desde o lançamento estou curiosa com esse livro.... e olha que distopia não é meu estilo favorito....rs
    Primeiro eu resolvi esperar os três lançarem agora não vejo a hora de ler :)

    Beijinhos,
    Lica

    amoreselivros.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá! Li pouquíssimas distopias até agora, mas as que eu li gostei bastante. Acho que vou me arriscar em outros livros e séries do gênero. Adorei a resenha, o livro parece ser muito bom. Vou deixar anotado haha Ah, adorei o fato de a protagonista ser uma personagem inteligente, sem mimimis, já ganhou pontos por conta disso haha

    ResponderExcluir
  22. Distopia ta meio que na moda né? A gente encontra várias por aí agora, eu assim como você também gosto bastante de distopias, Infelizmente ainda não tive a oportunidade de ler O teste mas eu to louca pra ler, você não imagina o quanto. Avaliando algumas coisas que li na sua resenha, e que você também não citou, acho muito bom que não tenha focado em romances (bem pelo menos você não citou romance nenhum ai, então deduzi que o foco realmente não é o romance) ou coisa do tipo que sempre tem. Achei legal isso. beijos

    xoxo!
    http://livrosseriesecitacoes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Queria tanto conhecer está distopia incrível e a historia magnifica da Cia.

    ResponderExcluir
  24. Ei Kel, esse é um livro que quero muito ler, porque as meninas sempre elogiavam. E agora, vendo que você também gostou tanto, fico mais curiosa ainda.
    Concordo que a escrita de uma distopia tem que ser direta, para apresentar o novo mundo, e é bom saber que isso é assim em O Teste. E eu SEMPRE leio o nome da Cia errado. Sei que não é melancia, mas é o que sempre sai na minha cabeça, mas com a sílaba tônica no La, rs.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Kel, tudo bom?
    Li O Teste esse ano e realmente é uma leitura eletrizante com uma protagonista forte. Foi um dos melhores livros distópicos do ano. A autora conseguiu criar uma trama que te envolve no mundo da Cia e você só consegue parar na última página.
    Bom, eu não gostei muito do Tomas. Achei ele meio sonso..rs.
    Aguarde porque os próximos livros prometem mais emoção.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Kel eu vou ter um treco, só vejo todo mundo falando super bem sobre esses livros e eu estou com os dois primeiros aqui em casa e ainda nem tive tempo de ler! Com certeza será um dos primeiros para 2015! E mais uma vez parabéns por sua resenha.

    Abraço,
    Diego de França
    www.leitorsagaz.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Kel, tudo bem???

    Bom eu estou com O teste aqui para ler faz um bom tempo, mas pretendo começar a leitura dele somente no que vem... é inicio de série e como já tem todos os livros lançados posso fazer a leitura de todos de uma vez rsrsrsrs.... ou não... ainda não sei.... tenho tantos livros aqui kkkk. Eu gostei da sua resenha porque pelo que percebi você foi surpreendida e a leitura superou as suas expectativas e vou confessar eu tenho uma boa expectativa por esse livro... primeiro por ser distopia segundo porque só tenho lido resenhas positivas sobre ele... Xero!!

    ResponderExcluir
  28. Kel, depois de ler muitas resenhas positivas acabei comprando o livro, ele ainda esta parado na estante mas espero começar 2015 com novas distopias lindas no meu coração <3 meu gênero favorito!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  29. Olá Kel!
    Eu já estou há um tempo com esse livro pra ler. Todos falam muito bem dele.
    Eu quero muito conhecer esse mundo que a autora criou e ter a minha própria opinião sobre a história. Amei a sua resenha. Como sempre está ótima.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Hahaha...eu lia Malencia mesmo.
    A Cia é uma protagonista como poucas, centrada, forte e decidida, ela foi uma das razões pra que eu amasse esse livro.
    Eu adorei essa história, e no momento estou no último livro, espero que a autora dê um desfecho jus e digno a tudo o que fez.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  31. Pelo visto você está mesmo num clima distópico por qui haha, já ouvi fala muito dessa distopia, li a resenha do último livro e adorei, espero começar a lê-la em breve, assim como outras distopias e acredite até lendo a resenha eu confundi MELANCIA com MALENCIA
    Beijos.

    ResponderExcluir
  32. Oi Raquel!

    Primeiro tenho que falar do seu lay, está muito fofo! Achei muito bonito, adorei mesmo, rs. Quanto ao Teste, bem, estou louca para ler, pois além de ser uma distopia bem falada, o enredo parece ser ótimo, quando saiu o livro, fiquei em dúvida entre ele e o Senhor Estranho (trilogia da Reed), mas como optei pelo Sr. Estranhei, acabei deixando O Teste para depois e confesso, ainda estou louca para lê-lo, espero gostar. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Kel, tudo bem?

    Eu só tenho lido coisas boas sobre essa série e espero poder ler no início do ano que vem :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Nossa! Já li tantas resenhas desse livro.
    Quase não me aguento mais de curiosidade para lê-lo.
    Espero que surja uma oportunidade em breve.
    A-M-O D-I-S-T-O-P-I-A-S !!! kk'

    ResponderExcluir
  35. Eu não tinha grandes expectativas para essa leitura e me surpreendi <3
    Não virou meu queridinho no gênero nem nada disso, mas a autora soube desenvolver bem a sua história.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi Kel,
    Gostou mesmo do livro hein? Não vê a hora de poder ler o próximos rsrs. É muito bom quando o livro corresponde às expectativas. Mesmo você dizendo que o livro correspondeu às suas expectativas e a autora consegue ser maravilhosa na escrita, tenho medo de me decepcionar =( principalmente por ser uma trilogia, vou aguardar as resenhas dos próximos volumes.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  37. Hey, Kel!
    Ainda não li esse livro :(
    Você deu 5 estrelas para o livro e eu to aqui de boca aberta com o que li na sua resenha. O livro parece realmente ótimo. Preciso ler tantos livros que eu realmente acredito que vou falir minha família.

    Abs

    ResponderExcluir
  38. Oiii
    Eu tenho O teste e ele está aqui na minha estante, e eu olho pra ele, e penso: “Quando vou lê-lo?” kkk Ele está na minha meta de leitura e não vejo a hora de começá-lo. Sou muito fã desse gênero, e os elogios pra essa trilogia são enormes! Eu amei as três capas, mas como não conheço a original, nem posso julgar. Espero que você também goste de Estudo Independente.
    Beijos

    ResponderExcluir
  39. Oi Kel!
    Tenho esse livro no Kobo, amo distopias, mas ainda não consegui me empolgar o suficiente para ler essa trilogia... Como você mesma falou todo mundo gosta do primeiro livro, mas depois falam que no segundo desanda... Ai fiquei meio chateada pq peguei um spoilers não muito bons :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  40. Tenho visto tanto resenhas positivas como a sua e negativas de o teste entao diminui minhas expectativas.. Eu ainda quero ler mas não é prioridade..

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!