30 dezembro 2014

# Papo Literário // Comentários genéricos

Hoje eu vou falar de um tipo de pessoa que com certeza, se você for blogueiro (ou mesmo que não seja, mas se você reparar nos comentários dos outros) com certeza já viu por ai. 

“Oi, tudo bem?
Nossa, sua resenha é muito boa, adorei tudo o que você escreveu. Adoro livros assim, são bem interessantes. Eu já li livros assim, gosto bastante, tenho alguns na estante. Admiro muito o seu blog, ele está lindo. Olha, já estou seguindo o seu blog, então me segue também, tá bom? 
Beijos”

Nossa, que comentário lindo, né? Só que o detalhe é que  na sua resenha você esculhambou o livro! Gente, sério. PORQUE, SENHOR, essas pessoas de comentários genéricos existem? Da impressão de que é tudo ctrl c, ctrl v e sai por ai distribuindo comentários em blogs para conseguir mais visitas e/ou seguidores. Isso me dá uma raiva! A gente percebe que o comentário é genérico quando o cidadão não se dá nem ao trabalho de citar o nome do livro ou do autor!!! Nossa, será que essa gente não lê nem o título da postagem?!



Mas, com certeza eu não estou sozinha. Todo o blogueiro já passou ou passa por isso. É curioso porque existem grupos diferentes de “comentários”. Existem aqueles comentários de quem lê a resenha, ou pelo menos parte dela e escreve algo bonitinho sobre o assunto, ainda que tenha só três linhas. Existem aqueles que simplesmente não leem a resenha e comentam meia linha (inclusive isso já foi assunto de Papo Literário) e tem aqueles que FINGEM que leem a resenha ou o post que for e, para disfarçar, escrevem a mesma coisa com outras palavras em um comentário longo para você achar que a pessoa leu ao menos uma VÍRGULA de tudo aquilo que você perdeu tempo em fazer.  Não sei quem é pior, sinceramente.

Ah, ainda tem aqueles que, para fazer um comentário longo, falam de si mesmo só para aumentar o bloco de texto. Minhas infinitas risadas para a cara de pau de vocês!

Exemplo prático:

“Oi,tudo bem?
Nossa, quanto tempo eu não vinha aqui. Estava viajando com a minha família para os Cafundó do Judas. Lá foi muito legal, me diverti para caramba e consegui ler bastante e descansar principalmente “goooollll da Alemanha!! Gol de Podolski! Alemanha 9. Brasil 1! Estava precisando relaxar, sabe?  Mas lá não tinha internet então “acrescente uma colher de sopa de açúcar e bata as claras em neve até formar um liquido consistente. Coloque na parte de cima do pudim” não consegui postar direito no blog, mas é muito bom ver “querido, deixei a sua comida na geladeira, é só esquentar no microondas” que o seu blog está lindo.
Não esquece de passar lá no meu também e deixar seu recadinho, querida.”



#quemnunca recebeu isso, né, gente? 

Ser blogueiro tem dessas coisas. Não é todo o blog que você visita que vai ser fácil comentar. Não consigo comentar muita coisa em uma resenha de um livro de terror porque não leio esse tipo de livro, então sempre fico meio perdida. NORMAAALLL.  Mas a pessoa visitar o seu blog sempre a comentar a mesma coisa SEMPRE?

Ninguém merece...

36 comentários

  1. HAHAHA... Esses comentários têm se tornado tão comuns aqui na blogosfera, não é?! Essa de "estava viajando com a minha família para os Cafundó do Judas... blábláblá" acho que nunca recebi...rs. Mas arrisco dizer, Kel, que não só aqui, mas na vida, etamos rodeados de pessoas genéricas e que repetem fórmulas para uma "boa conversa", para "ter sucesso", etc.
    Que 2015 seja um ano com mais autenticidade e comentários criativos. :)

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
  2. Não sou blogueira, mas as vezes me deparo com comentários assim em alguns blogs, imagino a indignação do blogueiro ao ler comentários desse tipo. Sempre leio e até as vezes releio o post, pra saber realmente o que vou comentar.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. hahaha ri muito com o post e com os exemplos! Pior que é bem assim :\ Tem muita gente sem noção que nem se dá ao trabalho de ler o que você escreveu. Receber um comentário bem construído, por mais que seja curto, como você falou, é tão gratificante! Mostra que as pessoas se importam com o conteúdo preparado, o trabalho feito no blog, e gostam de conversar, debater sobre literatura. Precisamos de mais comentários assim :) Bjs!

    www.viagensdepapel.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel!
    Eu muito, mas o pior é que é a realidade.
    Os genéricos que você mencionou são uma coisa o pior é quando a pessoa vem com aquele curtinho "Segue de volta?" pior que a galera do Instagram né?
    Irônico mesmo seria um comentário desses nesse post kkkkk

    Beijos,
    Um ano Novo cheio de conquista pra você!
    ​​​​​LiteraMúsicas​ | Fanpage
    >>Tá rolando uma ​​​​​Promoção Especial de Fim de Ano​ lá no blog, aproveita!
    >>​​​Já viu a ​​Maratona #SemPararDeLer? Você monta sua própria meta de leitura e ainda concorre a prêmios! 

    ResponderExcluir
  5. Olá, Kel.

    Acontece nas melhores famílias isso dos comentários. Eu mesmo já pequei em vários. Então é isso.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel, tudo bem??

    Sei bem como é e ainda hoje eu excluí um comentário desse tipo, fiquei revoltada porque a pessoa comentou..." Sucesso na maratona" e depois as outras quase quatro linhas foi para falar do blog dela e finalizando para que se eu seguir ela me segue de volta!!! Nem pensei excluí... tá que na postagem da maratona não tem muito o que comentar, mas meu já que vai comentar comenta direito... pior que eu acho que ela nem viu os livros que eu escolhi kkkkkk... Mas infelizmente passamos por isso.... Quando vem comentários assim eu simplesmente excluo não quero nem saber... Já peguei desses exemplos que você citou... mas enfim revoltas a parte vamos seguindo a vida... rsrsrs. Xero!

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel,

    Morri de rir com esse post.
    Realmente as vezes recebemos cada comentário que nunca entendo de onde saíram...rsrs
    Ainda tem aqueles que só fazem spam né?
    Esse ano teve um cara que não cansou de comentar divulgando o "incrível" livro dele em todos os posts de vários blogs por ai.
    É muita cara de pau.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu comecei o blog a pouco tempo e me surpreendi quanto esse tipo de coisa é normal. Fiquei besta mesmo, Kel. Fiz uma resenha negativa e imagine um tipo de comentário que teve? "Ah, amei esse livro também" hahaha Isso foi o fim... e esses de em uma linha dizer que amou a resenha, amou o blog e está seguindo e quer que retribua? são os piores. Como sou cara de pau, vou no blog da pessoa copio o comentário genérico dela e posto lá. Sou vingativa XD E tenho certeza que a pessoa não gostou, quem gosta né? É muito chato.

    Esses tipos aí de enrolação são tensos também, conta a vida toda, mas sobre o principal que é o post referido, esquece. Realmente ninguém merece! ¬¬ rs
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  9. Fazer o que, estamos sujeitos a isso heheh. O tal me segue que eu sigo de volta eu excluo e nem visito o tal blog. Outra coisa que me irrita é quando a Olivia faz as postagens no blog e as pessoa dizem oi, Sil. Custa ver o nome de quem está postando ou não coloque nome nenhum ué. Outra coisa que irrita são comentários anônimos, para falar mal da postagem. Quer discordar, de sua cara a tapa pelo menos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. hahahaha adorei o post e não tinha como não se identificar ne? Recebo direto comentários assim e me da muita raiva., comecei fazendo uma lista dos blogs que comentam desse jeito para me lembrar de não visitar mais. Afinal quem precisa de comentários assim?
    Dá para perceber de cara quando a pessoa não leu seu post né? Imagino q te incimode mais ainda pois vc tem mais visitas..

    ResponderExcluir
  11. Eu ri e me identifiquei bastante com o que você escreveu. Dá uma raiva mesmo você perder tempo fazendo uma resenha - e pra mim isso demora bastante, pois se é pra fazer eu quero fazer bem feito - e aí ninguém se dá ao trabalho de prestigiar teu esforço. O que eu tento fazer ao comentar em outros blogs é escrever algo que gostaria de ver no meu próprio blog. Aí eu espero que a pessoa tenha a decência de retribuir adequadamente.
    Enfim, acho que seu texto foi muito bom para dar um toque para quem comenta precariamente.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  12. O tipo que mais vi foi esse "...e tem aqueles que FINGEM que leem a resenha ou o post que for e, para disfarçar, escrevem a mesma coisa com outras palavras em um comentário longo..."
    Deve ser mesmo bem chato pra vocês, blogueiros, receberem esses tipo de comentários. Mas também tem o caso de próprios blogueiros fazerem isso. :/
    Kel, não sei se esse vai ser o último post do ano, mas te desejo um Feliz Ano Novo!

    ResponderExcluir
  13. Eu sempre tive problemas com comentários no meu blog, porque sempre me dá a sensação de que as pessoas estão comentando por comentar, ou apenas pra receber uma visita de volta e isso é muito ruim. Eu sempre me impus a regra de que, se eu não achar uma publicação que eu consiga fazer um bom comentário, então é melhor simplesmente não comentar.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kel.
    Você falou realmente dos dramas dos blogueiros.
    Eu, sinceramente, preferia que não comentem, se o comentário for genérico assim.
    Vou contar um caso sobre mim, mas não é para aumentar o texto, juro, hahaha. Tem a ver com o tema: Esses dias eu postei uma resenha sobre o livro Cartas Para Julieta. Na primeira linha eu dizia "O livro é uma espécie de documentário. O filme com o mesmo nome foi criado com uma história inventada em cima do que acontece de verdade na cidade de Verona com as mulheres que escrevem as cartas". Aí o comentário foi "O livro parece com o filme?". NÃO, MINHA FILHA, LEIA PELO MENOS A PRIMEIRA LINHA.
    Se vou retribuir um comentário e o post da pessoa é algo que eu simplesmente não consigo comentar, procuro outro post dela que eu me sinta confortável. Melhor do falar do que falar bobeira, né?
    Adorei o seu post. E ri muito do "gol da Alemanha", hahahaha.

    Feliz ano novooooo!

    Beijoooos,

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  15. kkkk é fogo. Sempre tem aquela pessoa meio random que só passa o olho e solta só duas palavras e acha que dá pro gasto. Se você não tá afim de comenta na hora, tá corrido, tudo bem, mas tenha senso de deixar pra outra hora e ler com calma né. O que mais me irrita é quando nos dedicamos ao máximo pra fazer uma resenha bonita, colocamos um monte de opiniões e a pessoa vai e fala sobre a sinopse. Entendo que não é sempre que temos interesse por tal livro, ou as vezes nem temos muito mesmo o que falar, mas comentar sempre a mesma coisa é uó, até parece que criamos o blog pra brincadeira

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem post novo sobre o desafio que realizamos, vem conferir!

    ResponderExcluir
  16. Infelizmente Kel, tenho meu blog, não são muitas visitas, mas vejo que o pessoal lê sabe? alguns pelo menos. Eu acho isso a maior palhaçada, porque tipo, o blogueiro revisa, pensa e escreve o que achou do livro, para que os seguidores gostem do que leem e interajam entre si. Até não só no teu blog, mas vejo em outros também. O pessoal só comenta besteira para ganhar prêmios e outras coisas. Agora eu me pergunto, a pessoa lê o livro também? Ou fica de graça para se aparecer, só pode. Os mais comuns que vejo são "Vou comprar, adorei a resenha" MEU Deus, se a pessoa fosse mesmo comprar tanto quanto ela fala que vai comprar, já estaria falida... a pessoa não dá a opinião, não fala o que achou. Outro também é "Gostei da sua resenha, eu não gosto de temas assim, e não me interessou. Mas vou pensar no caso" MEU? A pessoa diz que não gostou e vai pensar para comprar? É tudo pra puxar o saco mesmo. Eu realmente leio os posts, vejo o que a blogueira achou do livro. Meus comentários podem ser enormes e as vezes irritantes. Mas pelo menos, eu tenho a coragem de ler e expor isso. Agora não, vejo tanta gente comentando, que juro. Vejo por ex alguém aqui no teu blog, comenta algo, vou ver em outros posts, comentou a mesma coisa sabe? Realmente crtl+c =v. Acho uma grande falta de educação, fazer o blogueiro de bobo e fingir que ler o que deu tanto trabalho e dedicação para nós mesmo ler.
    Enfim Raquel, sempre vai ter esse tipo de comentário.
    Abraços, desabafei também, porque essas mesmas pessoas que comentam esse tipo de coisa sem noção, também comenta em outros blogs a mesma coisa, e isso me irrita profundamente. Tenho até raiva de algumas pessoas, já até decorei o nome desses santos que comentam coisa fútil e nada a ver.... só de ver a foto da pessoa eu me irrito e tenho vontade de enforcar. Desculpe pelo desabafo, é realmente irritante ver isso. Nem me imagino por você, meu blog é pequeno mas enfim.
    ThayQ.

    ResponderExcluir
  17. Quando eu tinha blog passei muito por isso e entendo completamente! Hahaha. É melhor ter 5 comentários bons do que 50 desse jeito!
    Só nos casos de como você mesma disse, quando a resenha é sobre um livro de um gênero que eu não costumo ler, não tem nem como opinar, fico perdidinha também.
    Aliás, falando nisso, eu ia participar do top em conjunto. Gente, que prêmio maravilhoso! Queria muito :( Masssss não tive tempo pra visitar os blogs, quem dirá comentar coisas dignas né, hahaha. E tudo bem que ainda tá no prazo, dava pra eu ficar as próximas duas horas só fazendo isso, mas sei que a maioria dos comentários iriam sair muito perto desses genéricos e sem gracinha :( Portanto, fica pra próxima!
    Pretendo voltar aqui mais vezes ^^ Um feliz ano novo cheio de amor, paz e comentários muito bons! Hahaha Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel,
    Amei o post, ops, fazendo o que não é legal kkkk, tá! Parei.
    Chorar pitangas é muito complicado, tem alguns posts que sim, tem abertura para isso, mas o bacana é colocar nossos pontos de vista nos comentários. Genteeee, se quer seguidores é só fazer posts bacanas não? Leio resenhas sobre livros de terror, mas sabe quando não sai nada? Também não tenho o hábito de lê-los. Amei os gifs =D
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  19. Kel querida, vc sempre tocando na ferida dos outros. Kakakakakakaka. Essa questão é mesmo polêmica, mas acredito que com o tempo percebemos quem realmente visita nosso blog por gostar ou por algum outro interesse. Cabe a cada blogueiro dar atenção e valor aos visitantes que realmente valem a pena e tem algo a acrescentar. E confesso que em muitos casos aqueles que a princípio comentam algo vago ou ínfimo, com o tempo de convivência e visitação mútua acabam se tornando pessoas amigas. Enfim valeu pelo questionamento levantado!!!! Beijinhos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Deve ser difícil pra caramba ser blogueira nessas horas, imagino a raiva.
    Eu me esforço ao máximo pra não fazer esse tipo de coisa porque sei que vocês estão "perdendo o tempo" de vocês aqui de bom grado e sem receber. As vezes eu admito que faço um comentário de uma, duas linhas mas por não saber MESMO o que falar, tipo quando é a resenha do 17° volume da série que eu nunca ouvi falar, fica tenso. Mas prometo que vou melhorar rs

    ResponderExcluir
  21. Oi, Kel!
    Hahahahahaha...
    Adorei o post! Sério. Ficou hilário e super sincero. Olha, devo concordar contigo porque, inclusive, na minha penúltima postagem do ano, ainda apareceu um ser comentando coisas que você citou acima.
    Eu geralmente relevo e nem retribuo o comentário. Poupa meu tempo e estresse. A vida tem dessas coisas. >.<
    Um 2015 maravilhoso para você, viu?
    FELIZ ANO NOVO!!!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  22. Então, comentários genéricos (rss) sabe que nunca tinha para pensar nisso?! Vou observar melhor os comentários no meu blog... ;)

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Kel, tudo bem? (não poderia começar de outra forma diferente para te pirraçar hahahaha).
    Sério, você falou tudo. Acho que todo blogueiro já passou por isso.
    Pior mesmo é quando você detona o livro, como você disse, e a pessoa diz que a minha resenha ficou ótima e quer ler o livro porque ele parece ser ótimo. WHAT?
    Tem de rir dessas coisas, eu não suporto. Não suporto mesmo.
    Um feliz 2015 para você, querida. Sempre adoro seus momentos de desabafo por aqui e quero poder conferir muito isso ainda, Kel. Uma pérola melhor que a outra hahaha. Muitas leituras, conquistas e sucesso!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 4 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  24. kkkkkkkkkkkkkkkk'
    EU AMO OS SEUS PAPOS LITERÁRIOS.
    Sempre dou risada com eles.
    Alguns são mais sérios, como, por exemplo, aquele sobre vender livros cortesia.
    Porém, esse foi hilario.
    Não sou blogueira, mas, imagino o quando isso deve ser irritante.
    Me esforço para fazer comentários coerentes e espero estar conseguindo.
    De fato, "ninguém merece"!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  25. Hey, Kel!
    Não posso dizer que sei do que você está falando porque nunca tive um blog, mas, posso dizer que não deve ser agradável pelo modo que você expôs isso [tanto escrito, quanto mostrado]. Me diverti bastante com os gifs uuahauah. Algumas pessoas podem pensar que esse método, de expor mesmo, pode chegar a ser grosso, porém é necessário, né? Ás vezes as pessoas fazem automaticamente, sem querer e podem fazer de propósito. Um "puxão" de orelha, como o seu, resolve os dois casos.

    Abs

    ResponderExcluir
  26. Oi, Kel.

    Eu entendo esse seu post/desabafo. Realmente existe várias pessoas que só passam nos blogs para deixar seu link, sem nem ao menos se preocupar em ler o que você se dedicou a escrever. Lá no Paradise quando vemos comentários assim nem retribuímos a visita, porque a pessoa que não teve "consideração" com meu post quer que eu tenha com o dela. Mas creio que isso vai continuar se repetindo por muito tempo. Como eu disse Acontece nas melhores famílias. kkkkk'

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    ResponderExcluir
  27. Oi, Kel! Tudo bem? Eu ri do seu comentário do exemplo prático haha Já passei por isso, já vi isso em todos os blogs que visitei na vida, sem exceção, já fiz textos como esse e já li textos assim em outros blogs. Os comentários "sem conteúdo" são quase o "mal da blogosfera" e já cheguei a um ponto de começar as excluir aqueles realmente sem noção. Tem gente que não olha nem as estrelinhas da classificação do livro, você pode ter odiado a história e deixado isso bem explícito só por colocá-las no post e, mesmo assim, algum infeliz comenta um "eu também amei o livro [insira aqui carinhas felizes, seu blog é lindo, me segue?]". No fim das contas o interesse da pessoa é ganhar mais seguidores para fazer parceria com editoras - eu já recebi um comentário exatamente assim: "adorei o post e o seu blog. Me segue? Estou querendo fazer parceria com editoras e conto com sua ajuda! :)" - e AAARG, dá raiva, dá vontade de gritar e mandar a pessoa acordar para a vida, mas ignorar é o caminho mais fácil e excluir abre a porta da felicidade!
    De qualquer forma, é bom ler posts assim de vez em quando, quem sabe uns desavisados como esses não tomam um pouco mais de juízo, jeito, vergonha na cara ou que quer que seja para deixarem de fazer isso! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. ri demais com o seu ultimo exemplo de comentário chulo! hahahaha
    este é o mal da blogosfera, onde todos acham que é modinha virar blogueiro/vlogueiro e sai por ai fazendo essas merdas só querendo seguidores...
    ooooh vida!
    bom, eu queria dizer que eu tive ausente por motivos de férias. mas não daquelas férias boas, que a gente viaja e tudo o mais... foi só férias da faculdade mesmo e acumulo de serviço no trabalho por causa de outras pessoas (que eu morro de inveja) por realmente terem tirado férias kkkkkk
    espero que em janeiro eu consiga estar mais presente!! *-*
    bom, vou aproveitar para te desejar um ótimo 2015, com ótimos seguidores, e não deste tipo de gentalha que você citou ai! hehe
    beijos ♥

    ResponderExcluir
  29. Corram para as colinas que a mulé tá brava kkkk

    Entendo vc, todo mundo que capricha em escrever algo quer no mínimo comentários à altura. Já vi muuuitos desses nos muuuitos blogs que visitava, mas fazer o que né...
    Peço desculpas a vc se algum dos meus comentários foi assim =O
    Abs...

    ResponderExcluir
  30. RI alto kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  31. Oi Kel!!!
    Ainda não tinha visto ngm reclamar disso nos blogs hahahaha, mas acho super justo a reclamação o povo é esperto mesmo... As Gifs ficaram hilárias junto com a postagem...
    Sinto a mesma coisa quando comento sobre livros de gêneros que eu não leio... Pq não sei muito bem o que falar e tbm provavelmente não irei ler o livro rs
    Bjs

    ResponderExcluir
  32. Também não gosto disso não, acho pra lá de irritante, só pra aumentar os comentários.

    ResponderExcluir
  33. Oi, Kel
    Sempre rio horrores com essa coluna! kkk Também acho um saco esse tipo de coisa, e me esforço o máximo para comentar com naturalidade e sinceridade. Mas agora fiquei na dúvida, os meus comentários são genéricos?

    ResponderExcluir
  34. Infelizmente acontece, pelo comentário nós conseguimos saber quem realmente lê ou não né! Acho triste pois com alguém espera que alguém entre em seu blog e aprecie seu conteúdo se não para nem um pouco para ler do outro né?! Isso serve não somente para os literários, inclusive acho que acontece muito mais nos blogs de maquiagem e moda...

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  35. Oi Kel, tudo bem?

    Adorei seu blog ele é lindo kkkkkkkkkkkkk

    Brincadeira :)

    Kel você adora uma polêmica né, e não tem papas na língua o que eu adoro. Confesso que eu nem sempre escrevo nos meus comentários o nome do autora e do livro, mas é que eu sempre acho meio obvio que se eu estou comentando sobre a resenha não preciso falar o nome do autora e do livro, mas essa sou eu rs. Ahhh eu sempre digo que a resenha é boa quando eu acho ela boa, sei lá, eu sempre acho que o(a) blogueiro(a) vai gostar de saber que fez uma boa resenha (agora estou em dúvida sobre isso).

    Mais uma vez, adorei o tema, adoro suas polêmicas :D

    Beijos, até a próxima.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Apesar de pouco tempo com o blog, já li bastante comentários assim, Kel!
    Agora imagino os blogs que já teem mais de um ano, devem achar cada coisa, haha.
    Eu já recebi comentários do tipo "adorei a resenha" sendo que o post não era nem uma resenha. Fiquei me perguntando o que se passa na cabeça dessas pessoas.
    Se não leu o post, para que se dá ao trabalho de mandar esses comentários ridículos?!
    Infelizmente, já percebi que isso é inevitável.
    Beijos

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!