# Papo Literário // Capas Idênticas?

Oi pessoas lindas, tudo bem?

Hoje nós vamos falar sobre criatividade! Você se acha criativo? Sim? Não? Mais ou menos? Não é novidade que apenas a capa do livro é capaz de atrair muitos compradores. Por isso elas precisam ser criativas e interessantes. Com certeza você já comprou um livro pela capa, certo? Todo mundo já fez isso, pode admitir!



Podemos dividir as capas dos livros em grandes grupos diferentes: capas bonitas, capas criativas, capas bonitas E criativas, capas feias e capas IDÊNTICAS a de outros livros. Vale lembrar que na hora da produção editorial há três formas de desenvolver uma capa: comprar os direitos autorais da capa original, produzir uma nova capa com imagem própria ou comprar uma figura em um banco de dados virtual para trabalhar em uma nova capa para o livro.

Gente, sério, vamos combinar: okay que existem os bancos de imagens free onde o capista, designer, ilustrador ou sei lá o que, pode pegar a imagem e desenvolver a partir daí. Mas, tem capas que abusam de serem iguais. Sinceramente, acho isso feio, principalmente quando a capa vem de uma editora que tem condição de fazer algo melhor.

Uma mesma base pode ser utilizada para um livro de romance ou um thriller, por exemplo.  Tudo depende da criatividade de quem está fazendo. Mas o meu ponto é: até onde é interessante ter um livro cuja capa se pareça com a de um best seller, por exemplo? 

Não estou discutindo quem copiou quem, até porque falar disso é praticamente tentar descobrir quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha. Mas acredito que, a partir do momento em que a imagem não é exclusiva, o interessante é criar algo com a imagem para que fique o mais próximo do livro possível.

Separei alguns exemplos onde as capas são realmente muito parecidas e outros onde, apesar da imagem principal ser a mesma, o resultado final ficou beeem diferente. 



Gente, acho essas capas muito parecidas! Apesar do angulo da modelo ser diferente, todos os outros elementos são bem semelhantes.




 Esse é um exemplo legal onde a imagem é a mesma, mas as capas conseguem se distinguir. Acho ambas muito bonitas. 





Minha suspeita é que rolou um photoshop na capa da direita para mudar o angulo do braço da modelo, mas ainda assim, não consigo olhar para a capa sem lembrar do romance de época da arqueiro.



Só muda o título, certo, galeran?




Achei a capa do novo livro da A.C bem parecida com a versão americana de A Verdade sobre Nós. Por ser uma capa da Universo, achei que a editora poderia ter trabalhado mais na capa para criar algo mais exclusivo, afinal a autora merece.



48 comentários:

  1. Não imaginava que isso poderia acontecer e sim são bem parecidas se não as mesmas, estou pasma. Por isso, precisa pesquisar muito antes de criar algumas coisa, seja o que for.
    Beijos
    Dezesseis de Volta | Fan Page

    ResponderExcluir
  2. Não gosto nem um pouco de quando isso acontece. Tantas fotos para fazer capas e eles tem que repetir. Super concordo com você que a Universo deveria ter trabalhado mais nessa capa da A. C. Meyer. Adorei o post!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oiee ^^
    A do Apaixonada por você eu sabia que era igual a outra pelo facebook, quando uma blogueira disse não ter gostado da escolha, por ser capa americana de uma série.

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel, bem que eu estava achando a capa do livro da A.C. muito familiar. Uma pena mesmo, pois acho que nossos autores nacionais mereciam algo um pouco mais... exclusivo, sabe?
    Volta e meia vejo muitas capas semelhantes, e é meio chato isso, né.
    Abraços,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  5. Gente.. Única coisa que torna essas capas idênticas é o título, caso contrário diria que é a mesma kkk é muito complicado isso.. eu mesma, encontrei uma foto e planejei toda pra capa de uma história que escrevi, e depois de anos a encontrei como capa de um livro já publicado, e inglês. É bem chato quando coisa do tipo acontece ;s

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem especial de natal, vem conferir!

    ResponderExcluir
  6. Nossa, como disse a Dani acima, nem sabia que isso poderia acontecer, ou pelo menos nunca tinha visto nenhum caso assim. Fazer capas parecidas com as de um best seller só para vender é uma estratégia bem... suja hahah Ou, mesmo que não seja por isso, é o cúmulo da falta de pesquisa pelas editoras.
    Parabéns pelo post, foi bem interessante!

    Adan
    mundosnaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. RSRSR É engraçadao quando isso acontece, mas também você só selecionou capas lindas heim! RSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Kel. Estão mega parecidas. Você ainda esqueceu de uma muuuuuuuito polêmica. Aquela da Geração Editorial "Guerra dos Fae" e a capa da autora Graciele Ruiz. Teve uma grande polêmica porque ficou o embate para saber quem fez primeiro e tal. Enfim...
    Na verdade você não deve ter esquecido, só não lembrou ou não viu. Eu sei que tem muitas iguais e você escolheu as maaaaais. Mas se tratando de livro nacional, a gente até se assusta mais, né?!

    Aaaaaaah... Outra coisa... Eu até tomei um susto quando vim aqui e você mudou o layouuuuuut. Agora tá toda metida, RUM, rs. To brincando, tá? Ficou mega lindo, o que mais gostei foi o modelo como está sua foto e o banner. Estão fofinhos demais. Ah, uma pergunta... Você mudou essa semana? No caso hoje, ontem, ou até sábado passado hahaha. Porque quem comentou aqui foi o Marcos (se é que ele comentou o.O). Última vez que vim tem um tempo. Estava focada nas provas até dia 13, isso porque teve gente que ficou até essa semana para as finais. Depois que saí de férias estou estudando bastante em casa e mal entro na internet. Fiquei curiosa para saber só haha.
    Incrível como eu sempre falo demais nos comentários para você... Incrível!!!

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel, tudo bem?

    Eu acho extremamente feio e até errado capas iguais. Tipo, o que custa (sei que custa caro, rs) fazer uma capa única e uma ideia criativa. Comprar os diretos da capa estrangeira tudo bem, mas pegar outra capa que já existe e incrementar no livro. NÃO! Beijos.

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Também acho chato quando as capas abusam de serem iguais.
    Mas as de A Vidente e Corações Sagrados, mesmo sendo a mesma modelo, ficaram bem legais mesmo.
    Abraço, Kel!

    ResponderExcluir
  11. MEUUUUUUU DEUS!
    Não é que acontece?
    "A mediadora" eu tenho a primeira edição, a capa é diferente, mas as outras são iguais!
    Beijos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  12. A capa do livro a A.C Meyer me chamou bastante a atenção na última semana pela Universo ter usado a imagem de um banco. Teve até algumas pessoas achando que era um espécie de continuação de A Verdade Sobre Nós (a capa brasileira usa os mesmo modelos mas numa oto diferente). Acho beeeem chato capas iguais/parecidas. Tanta gente trabalha num livro antes dele ir a público, acho que da pra fazer uma coisa original.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kel!
    É por isso que eu sempre falo de capa fotográfica. São lindas? Com certeza, muitas são. Mas cadê exclusividade? Essa coisa de ficar pegando foto de banco de imagens me irrita profundamente. Ainda mais como fotografa, eu imagino o QUANTO um profissional poderia trabalhar/planejar uma capa exclusiva para um livro (e trilogia/série se for o caso).
    Há algum tempo atrás li uma entrevista do fotografo brasileiro que fez as fotos para os livros da Kiera e fiquei mais encantada ainda. Pena que no Brasil isso não seja uma realidade e eu até entendo os motivos para isso ($$$) mas infelizmente como leitoras sempre teremos essas surpresas desagradáveis. :(

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  14. Oi,Kel.

    Isso de capas iguais é fogo. Sinceramente que as editoras poderiam trabalhar mais em cima disso. Não curto isso. A da AC minha amiga já tinha até dito, as outras eu não conhecia, mas fiquei bem decepcionada com elas. Mas fazer o que né. Quero ver copiar a capa de Mar da Tranquilidade. kkkk'

    Visite: Paradise Books BR // Sorteio Fim de ano

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Olá Raquel,

    Que coisa, cópia descarada....kk..não da nem pra acreditar, você esta de parabéns pela pesquisa, demais, muito show o post...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Pois é, não sabia sobre isso, também achei feio, algumas editoras podem mesmo fazer mais que isso e resolvem copiar as capas!

    ResponderExcluir
  17. A Vidente e Sagrados Corações foram as únicas aceitáveis. Eu não fazia ideia de que rolava isso, LOL, eu não compraria um livro (a menos que ele tivesse chamado MUITO a minha atenção) se eu soubesse que a capa dele é igual á outra publicada antes.
    ━━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━━

    ResponderExcluir
  18. Nossa!! Essas capas idênticas me deixam louca!
    Acho isso horrível!!
    Como isso pode acontecer?
    Descuido? Preguiça? Falta de interesse? Acho que tudo um pouco.
    Muito chato isso.
    O autor deve ficar muito chateado.
    =/

    ResponderExcluir
  19. Fiquei impressionada com a semelhança das capas, principalmente a capa de A Mediadora e a capa de Beguiled, são muito parecidas, nunca tinha visto capas iguais assim, gente, cadê a criatividade das editoras.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  20. Oiee

    Eu se fosse autora e tivesse uma capa que tinha feito e visse em outro livro ficaria com raiva afinal é cópia agora ao contrário não sei como funciona como é para no Brasil lançar uma capa se o autor pode opinar e escolher sobre isso.

    Enfim é chato mas não deixaria de comprar caso fosse um livro que queira ler.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  21. A primeira é uma cópia bem mal feita de A Mediadora, mesmo.
    http://porenseetcs.blgospot.com/

    ResponderExcluir
  22. Olha Kel.. Volta e meia me deparo com imagens iguaizinhas.. Não estou em casa mas se tivesse teria um exemplo real para te dar pois vi um livro na net sendo lançado com tal capa e reconheci a capa pois tenho unpm livro com a mesma hahahha
    Infelizmente isso tem MUITO e é super fácil de achar na internet mais exemplos.. Eu acredito a editoras maiores poderiam usar a original ou desenvolver capas melhores ao inves de ir no banco de dados..
    Enfim.. Bom natal e boas leituras!
    E não deixe de participar do sorteio lá no blog :)
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  23. Oi Kel!
    Essas capas confundem muito! Os designers de capa poderiam usar fotos originais... Senão é capaz de confundir quem quer comprar o livro.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  24. KKKKKKK, caramba, são iguais mesmo! Talvez as autoras nem perceberam que havia outro. Por isso é bom ter a própria e original. Mas enfim, fazer o que né. Tá feito! :p As originais ficam sempre mais legais, Mas enfim,,
    Abraços Raquel,
    ThayQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Acho isso péssimo pra imagem da editora, principalmente as maiores.
    Capistas vamos ser criativos, né? Vocês trabalham com isso u.u
    Já viu a capa do livro nacional O Senhor da Luz e o do livro da geração As Gueras dos Fae? São identicas.

    ResponderExcluir
  26. Engraçado que isso não é plagio né, cade as editoras se pegando kkkkk
    São idênticas as capas, o faça que criatividade
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!
    As únicas capas parecidas que eu conhecia eram as de Apaixonada por Você e A verdade sobre nós. Mas pelo que eu vejo isso é mais comum de acontecer do que eu imaginava. Mais criatividade aos capistas, por favor!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi Kel, tudo bom?
    Acho que uma boa capa pode fazer um livro vender centenas de exemplares. Realmente não dá pra copiar um mesmo estilo de capa, pois o capista precisam ser criativos. Também já vi alguns exemplos de capas idênticas e só nos resta torcer para que as editoras tenham um carinho especial nessa questão.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu amo capas, mas nunca tinha encontrado capas tão parecidas como essas. Sei lá, mas eu acho que, muitas vezes, o livro se vende só pela capa então as editoras deveriam investir um pouquinho mais para terem imagens exclusivas.
    Um beijo grande

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Olá Kel,
    Ótimo post, não sabia que havia tantos livros com capa semelhantes ou até mesmo iguais, como também sou escritor eu acredito que na hora de fazer uma capa deve imperar a criatividade. Quando um autor faz um livro e depois finaliza ele pensa sempre em uma capa, como pode ser a apresentação de seu produto. Eu ao menos pensei dessa forma. quando estava escrevendo meu livro eu já imaginava a capa. capaz semelhantes ou iguais não deveriam acontecer. o que mais existe no mundo virtual é milhões de imagens.
    bjs

    Antonio Henrique Fernandes
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi, Kel!
    Adorei o seu post. Acho que, infelizmente, capas idênticas confundem e perdem o encanto de sua individualidade. Eu adoro capas com modelos representando os personagens, sabe? Então, às vezes, quando leio o livro acabo imaginando aqueles modelos. Ver esses mesmos modelos em outra capa de um livro é como se visse os atores em outra novela, haha. Menina, isso me desvincula da história anterior. Não se encaixa. Sobre isso, só tive pena de Apaixonada por Você. A capa é linda, mas como já conhecia o outro livro ela apenas me fez lembrar dele, sabe?

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Kel sem contar que seu penúltimo exemplo também se assemelha com Easy ou Breakable não? Achei os modelos parecidos! Infelizmente as vezes acho um pouco de descaso com os autores, e a Universo usa bastante banco de imagens. Mesmo assim a capa da Universo está bem mais bonita que a americana ^^

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  33. Nunca tinha percebido um caso desses, de ser a mesma foto e tal. Mas, mesmo assim, tenho muuuitos livros com capas parecidas. Acho que, como você mesma disse, as editoras têm capacidade de fazer um trabalho melhor neste sentido. Há um certo relaxo em algumas capas, infelizmente.

    ResponderExcluir
  34. Oi Kel,
    Quem nunca comprou um livro pela capa?!? É bacana o trabalho que eles desenvolvem, mas poderiam mudar mais coisas para ficar mais diferente não? O Photoshop aconteceu hehe, o braço está meio, digamos, estranho rsrs.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  35. uashuas, eu as vezes fico triste quando vejo capas "repetidas", mas depois eu penso no tanto de livro que deve existir... aushuas, já tinha visto que a de Apaixonada por voce era igual a de outro livro :p
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Kel, é assim mesmo, infelizmente. Já vi outros exemplos de capas idênticas, e também acho isso um tanto quanto descaso das editoras. Nesse post temos algumas grandes editoras, como a Record, Arqueiro e Universo. Poderiam ter feito algo mais exclusivo.

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Acho tão engraçado isso de capas iguais e infelizmente acontece muito.
    Prefiro mil vezes capas exclusivas, feitas especialmente para aquele livro e para a história.
    Só não vou negar que a foto da capa de apaixonada por você é linda.

    bjs
    Tais
    http://www.leitorafashion.com.br

    ResponderExcluir
  38. Hey, Kel!!
    Sim, confesso, já comprei livros pela capa! Huahuahuhauah Na verdade, a capa é o que mais me atrai e, mesmo se não atrair, só a sinopse pode me fazer mudar de ideia e lê-lo.
    Vendo seu post, me pergunto: por que não criarem algo novo? Seria bem mais interessante entrar numa livraria, ou em qualquer lugar que tivesse livros, e se deparar com capas diferentes e se surpreender. Eu ficaria agoniada em ter livros com capas parecidas na minha coleção. Afinal, criar algo não correria o risco de ter algo igual ou BEM parecido por aí.
    Seu post serviu de alerta para os desavisados também.

    Abs

    ResponderExcluir
  39. Cara, são muito parecidas!!! Esses dias vi esse debate em um grupo no face, eu detestaria ter dois livros com capas iguais. Acho que as editoras podem e devem ter capas exclusivas e não copiar, fica muito feio.

    bjs

    ResponderExcluir
  40. Oii
    QUEIXO CAÍDO! As primeiras capas, para mim, são idênticas! Só muda um pouco o efeito de luz, onde no de Meg Cabot está mais escuro. Você tem razão, A vidente (livro que amo, li duas vezes) tem uma capa linda, e outro, apesar de ter a mesma garota, parece totalmente diferente! Haha A capa é praticamente a mesma de Desejo à meia-noite! Kkkkkk É o mesmo casal, numa mesma foto, e é impressão minha ou os modelos desses livros, são os mesmos de Easy?? Kkkk Quando soube de Apaixonada por você, fiquei triste pela capa, é igualzinha a de A verdade sobre nós 
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Oi Kel!
    Só uma vez cedi ao impulso de comprar o livro pela capa e não foi legal... Então parei com isso... depois de ter comprado a saga encantadas :( Já sabia desse banco de imagens e alguns livros realmente combinam com algumas delas, mas tem outras que o livro não tem nada haver -.-
    O exemplo de a vidente ficou legal mesmo...
    Já no da Lisa foi o que você falou eu olho pra capa e me lembro de um romance de epoca da arqueiro até porque a maioria deles dessa autora segue esse padrão.
    Sobre a capa de baixo sempre lembro de easy quando vejo esse casal por ai... tem várias capas com eles para livros diferentes :/
    Bjs

    ResponderExcluir
  42. Oi Kel,

    eu acho as capas da edição antiga da série A Mediadora muito mais bonita, eles estragaram as capas com essas fotos e ainda foi sem criatividade.

    Agora esse casal do livro Picture Perfect, pode procurar, acho que eles são os casais mais comprados porque já muitos, mais ou menos uns 6 livros com eles na capa e quando não são eles por inteiro são partes deles, mas que ainda sim podem ser identificados.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. #Choquei
    Ainda não tinha visto esses clones ahuaha.
    Fiquei de queixo caído com a falta de criatividade.
    A capa a basicamente a identidade do livro. Quando ela passa a ser igual a outra, já é de se duvidar se o conteúdo não é "parecido" com outros também.

    >> Concorra a um vale presente de R$ 50,00 e R$ 20,00 na promoção 2015 da Sorte. Não fique fora dessa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  44. Oi Kel
    Meu Deus, rola denuncia de plagio ai não? PARECIDAS? ISSO AI É TUDO IGUAL PELO AMOR DE DEUS KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Olha essa do casal D: JESUS, isso é um zoom na mesma imagem. A mesma coisa na mulher de vestido azul KKKKKKKK. Coisas do mundo literário q ninguem entende.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  45. Oi Raquel!

    Adora sua coluna de Papo literário! Quanto ao tema, olha, esse tema foi uma das conversas que tive no último módulo do meu curso de Adobe e realmente, o que acontece é o famoso banco de dados. Ele facilita a vida de quem é da área, mas acho que as editoras deveriam ter um bom senso, ou pagar pela imagem (algo que nem é tão caro), ou ficar nessa de ter capas repetidas. No caso da primeira capa, eu acredito que seja a mesma foto, mas que no livro A Mediadora, houve alteração na imagem para ficar mais bonita, no segundo livro, me pareceu a imagem da modelo crua. Outro caso de capas iguais, é A Guerra dos Fae I e O Senhor da Luz, esse foi de doer.

    Enfim, adorei o posts!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  46. Oláá Kel, tudo bom?
    Eu adoro esses seus papos literários! Essas coisas de capas idênticas é coisa série que dá prejuízos para alguns autores. Conheço uma autora que isso ocorreu infelizmente com ela, ela me disse que a editora não tinha achado uma capa que nem a do livro dela aqui no Brasil ~hurum, sei~. Mas então, concordo com você que as capas de "A vidente" e "Corações Sagrados" são lindas mesmo sendo um parecidas, xenti do céu essa do primeiro casal só tem uns charmosinhos banners ou sei lá qual o nome para disfarçar, tô é morto HUAHUADHSIDHAUDISUDHIUS.
    Ótima postagem como sempre!

    Beeeijos!

    ResponderExcluir
  47. Realmente, tem muitas capas beeem parecidas umas com as outras. Talvez, para algumas editoras/ autores pequenos, até valha a pena, para fazer o leitor comprar por achar que a história vai ser parecida, ou algo assim (ou até se confundir, quem sabe?).

    E sem dúvidas rolou um photoshop naquela capa! Realmente, é muito esforço para fingir que a capa não é igual hahahaah Se for para deixar igual, tem que fazer que nem "A Vidente" e "Corações Sagrados" que, pelo menos, tendo disfarçar um pouco, né? haha

    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  48. Olá, pessoal... Eu faço as capas dos livros que leio, e recolho do banco de imagens sim, mas, estou aprendendo a fazê-las. A minha intenção é me lançar como capista mesmo, mas eu quero primeiro ter descrições dos personagens e então criá-las...
    Como sou leitora assídua de E books, já vi muitos livros exatamente com as mesmas capas, e nem se deram ao trabalho de disfarçarem. É meio estranho, mesmo.
    Seu artigo é ótimo; gostei muito.
    Quando terminar umas capas originais mando para você me dizer o que acha, certo!?
    Beijos.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!