10 novembro 2014

# Resenha 163 // O Melhor de Mim

Oiee pessoal, tudo bem com vocês?

Desculpem a ausência ontem. Desta vez a culpa não foi da monografia, que anda mais devagar que uma tartaruga manca. A culpa foi do meu Eu Atleta que resolveu dar o máximo de si em uma corrida de rua, COM CHUVA, e chegou em casa resfriada e mais morta que toda a farofa do mundo.

Bom, mas hoje é dia de resenha. E não é qualquer resenha: estou falando de Nicholas Sparks. Vocês sabem que eu sou fã do autor e, desta vez me aventurei por O Melhor de Mim.

Título : O Melhor de Mim// Best Of Me 
Autor : Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 270
Livro cedido em parceria com a editora



Sinopse: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois. Seguindo as instruções de cartas deixadas por Tuck, o casal redescobrirá sentimentos sufocados há décadas. Após tanto tempo afastados, Amanda e Dawson irão perceber que não tiveram a vida que esperavam e que nunca conseguiram esquecer o primeiro amor. Um único fim de semana juntos e talvez seus destinos mudem para sempre. Num romance envolvente, Nicholas Sparks mostra toda a sua habilidade de contador de histórias e reafirma que o amor é a força mais poderosa do Universo - e que, quando duas pessoas se amam, nem a distância nem o tempo podem separá-las.


O livro conta a história de Amanda e Dawson. Eles foram namorados na adolescência, mas o destino acabou os separando. Anos depois, quando ambos já estão na casa dos 40, a morte de um grande amigo em comum acaba por uni-los novamente. Os dois são convocados pelo testamenteiro para as ultimas homenagens e este reencontro resulta em uma forma de esclarecer o que ficou pendente no passado.

Para variar, eu sou suspeita para falar do Sparks porque eu adoro qualquer coisa que ele escreve. Desta vez, porém, a leitura foi um pouco difícil para mim. Em partes porque eu vi o filme antes (eu sei, gente, não se deve fazer isso =P Mas apesar de serem bem diferentes, a essência do livro sempre está no filme e ler já sabendo o que vem a seguir é chato.) e em parte porque, de fato, achei que a leitura se arrastou mais que nos outros livros do autor.

Ainda assim o livro merece destaque. Muita gente acaba subjugando o Sparks e falam que seus livros são sempre mais do mesmo. Bruno é um destes =P. Mas, quem realmente lê Tio Nick sabe o quanto ele consegue apresentar personagens distintos e tão complexos quanto envolventes. Com Amanda e Dawson não é diferente. Dawson é um Cole, uma família de traficantes encrenqueiros que era malvista na cidade. Apesar de Dawson ser totalmente diferente dos seus familiares, o sobrenome bastava para fazer com que os pais de Amanda, a garota bonita e rica, prezassem pela distancia entre ambos.



Conforme vamos conhecendo a história de Amanda e Dawson, percebemos que nem tudo na vida acontece como planejamos. E é muito triste perceber isso, por mais que tenhamos noção de que esta é a realidade. Amanda e Dawson são personagens complexos, com seus dramas internos que nos deixam muito tocados. Porém, uma ressalva que eu faço quanto aos personagens é que, juntos, (algumas vezes) eles agem como se ainda fossem adolescentes, principalmente Amanda. E um comportamento deste vindo de uma pessoa de 40 anos é meio forçado. 

Quem é um grande destaque no livro é Tuck, personagem que só aparece como memória, uma vez que ele já faleceu, mas que, ainda assim, nos faz admirá-lo. Ponto para o Sparks que, mesmo sem construir uma narrativa para o personagem, conseguiu me deixar apaixonada por esse senhor, aparentemente fechado, meio frio, mas que esconde uma história de amor linda demais.

A narrativa, aliás, é intercalada entre vários personagens, mas, principalmente entre Amanda e Dawson. Novamente o autor opta por conduzir a história em terceira pessoa. Apesar de já estar acostumada ao estilo do Nicholas, achei que a narração em terceira pessoa deixou a leitura arrastada, principalmente porque o autor sempre dá preferencia ao texto que aos diálogos em si.

Ainda que eu já soubesse o que aconteceria no final, não pude deixar de me emocionar com a leitura e as lágrimas correram soltas. A mensagem de esperança, de uma presença constante, de amor incondicional é tão bonita que é simplesmente inevitável não se sentir tocado. Este é mais um daqueles desfechos que estão bem longe do que gostaríamos de ler, mas que é totalmente coerente com a história e com o título do livro.

O Melhor de Mim ficou longe da minha lista de favoritos do Sparks, encabeçada por A Escolha, Um Porto Seguro e A Última Música, mas com certeza o livro leva o troféu de o mais reflexivo e o mais triste. Não que isso seja ruim, entendam. Eu gosto quando fico pensando no livro mesmo depois de ter terminado a leitura. E foi assim que me senti. 

Quanto a diagramação, vocês sabem que eu sou totalmente contra livros que colocam o poster do filme como capa. Acho que fica muito comercial, forçado mesmo. Mas, neste caso de O Melhor de Mim, eu até curti porque achava a capa anterior bem feia. Eu tenho as duas versões, vocês podem comparar:



Semana que vem vou resenhar o filme. Não quis comparar o filme com o livro na resenha do livro, mas na versão cinematográfica vocês vão poder entender porque, ainda que diferentes, tem partes melhores no filme que no livro =P.





47 comentários

  1. aaah, também sou super fã do autor, e as vezes até acho que ele se reprete bastante nas histórias dele, mas ainda assim não consigo deixar de me emocionar
    eu li o livro antes de ver o filme, e apesar de achar os dois bem diferentes também, adorei ambos. também gostei bastante do Tuck. apesar dele estar ausente, gostei do jeito dele...
    aaah, quero comprar esta eidção com a capa do filme. é linda né!? *-*
    deu até uma vontade de reler a história agora ;~~ hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé. Sinto a mesma coisa que você, Rayme huahuahuahua o Sparks é apaixonante

      Excluir
  2. Oi Kel, nunca li nenhum livro do Tio Nick, só os filmes mesmo.
    Desde que assisti ao trailer fiquei com vontade...
    Também não sou muito fã de capas comerciais, mas realmente a anterior estava feia rs
    Beijos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  3. Nossa estou doida para ler esse livro!
    Quando vejo filme, fico lerda pra ler o livro tbm. Kkk

    Literanoni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Tenho vários livros do Nicholas, e acredite.. até hoje não li nenhum, é tanto livro para ler e tão pouco tempo, eu comprei por que estava na promoção, mas sinceramente nunca tive muito interesse em seus livros. Achei legal o reencontro da Amanda e Dawson, e espero mesmo que seus romances consigam me conquistar e que seus personagens sejam envolventes mesmo Kel, parece ser meio seca a história, já tendo passado tanto tempo.. nunca assisti ao filme e não me espantou dizer que o filme tem partes melhores que as do livro, as vezes ficam bem melhores mesmo, os livros podem chegar a ser arrastados demais.
    Beijos Raquel, Até mais.
    ThaynáQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. COMO ASSÉÉÉÉM? huahuahuahua Mas acontece. Começa com Um Porto Seguro ou A Última Música. São os meus preferidos

      Excluir
  5. Pela resenha percebi que a história de Amanda e Dawson, nos passa várias mensagens reflexivas e gosto de leituras assim. Sou suspeita pra falar, porque admiro muito o Nicholas, mais suas histórias sempre nos passam mensagens positivas, assim como em A última música, Um homem de sorte, Querido John, entre outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim! e eu adoro essas mensagens que o Nicholas coloca nos livros dele

      Excluir
  6. comecei a ler esse livro semana passada quando vi o trailer, me apaixonei pelos personagens rapidamente e por ser um romance me ganhou mais facilmente ainda, o nicholas sabe falar sobre o amor de diversas formas e eu acho isso fascinante, quando eu terminar de ler vou ter uma opinião completa ><

    ResponderExcluir
  7. Olá, Kel.

    Eu ganhei de um Amigo secreto meus primeiros livros do Nicholas. \o/ Estou bem animada com a leitura. Até já vi algumas adaptações. Mas eu não assisti e nem li O melhor de mim. Você citou que em termos curtiu mais o filme que o livro.Aconteceu comigo em Um amor pra recordar dele. O filme me prendeu muito mais. Mas irei dar a chance pra ele e em breve ler os livros.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro o livro Um Amor para Recordar e, apesar de não ter visto o filme todo, também adorei o filme.

      Excluir
  8. Oi Kel,
    eu li o livro em setembro e sério ele me prendeu e bastante, não sei se por não ter visto o filme antes como você fez. Enquanto lia eu ficava imaginando como seria tal cena na adaptação <3
    Ainda não vi o filme, pois é ele ainda não estreio aqui no cinema da minha cidade, e espero que entre em cartaz logo estou muito ansiosa!

    Beijos!
    Marília Lopes
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marília! E aí, conseguiu assistir ao filme?

      Excluir
  9. Esse livro é realmente muito triste, mas não é livro do Nicholas se não for triste, né. Fiquei com muita raiva do final, não esperava nada daquilo. Enfim, estou ansiosa para ver o filme, mas dizem que não tem nada parecido com o livro :(
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oie!!!

    Eu gostei do livro, mas seus preferidos do autor também são os meus, então te entendo, rs.

    Ainda não vi o filme, pretendo, mas não sei quando!

    Adorei a resenha!! Tá linda!!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi kel por que o Tio Nick é tão mal né, ainda não li o livro, mas vimos o filme antes do lançamento né, (beijinho no ombro kkkk) e até chorei um pouco! Mas curti a história!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele destroça meu coração huahuahua mas eu amo ele =P

      Excluir
  12. Eu confesso que não sou muito fã dos livros do Nicholas Sparks, juro que já tentei ler vários livros dele, mas não dá mesmo. Então já desisti dos livros dele, mas se no filme tem partes melhores, talvez eu assista então =)
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela.

      te entendo. Tem muita gente que não curte o Sparks, mas pelo menos vc já tentou ler o livro dele. Muita gente nem leu e fica falando mal

      Excluir
  13. Oi, Kel!

    Não posso dizer que sou fã dele, pois li apenas um livro dele até hoje.
    Diário de uma paixão foi bem legal, mas nem gostei tanto do flime.
    Tenho aqui Uma carta de amor e espero que seja bom.
    Espero ler O Melhor de Mim e ainda não vi o filme também.

    Beijos
    www.amorliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diário de uma Paixão não é meu preferido. Não chega nem perto =P

      Excluir
  14. Oi, Kel. Tudo bem?
    Li poucos livros do autor, mas adorei os que li. "O Melhor de mim" não é um desses, mas confesso que fiquei com vontade de lê-lo depois de ver o Thriller do filme. Achei lindo demais! Adorei o casal mais novo, super combinou! E eu gosto muito do James Marsden! Talvez eu assista só ao filme, não sei ainda...
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee

    Se tiver algo melhor no filme com certeza é o ator que é lindo de morrer kkkk não li esse livro ainda e acho que nem vou ler por enquanto esse ainda parece mais do mesmo e com narrativa um pouco arrastada então melhor deixar para depois e me divertir com o filme rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o ator é o pai do Four, eles são iguais huahuahuahua

      Excluir
  16. Oi, Kel!
    Bom, eu sempre vejo pessoal falando bem dos livros do Nicholas e eu aqui dizendo "nunca li" e não pela falta de oportunidade, mas também pela falta de interesse. Apesar das premissas serem bacanas e até chamar a atenção, despertar um desejo eu nunca tive tanta coragem assim e cometo o erro de todo leitor: Assistir o filme.
    Como esse livro tem um filme vou acabar fazendo o mesmo *sem vergonha de admitir*.

    bjs

    SC PhotoGallery

    ResponderExcluir
  17. Kel, desde que vi o trailer do filme fiquei doida pra ler o livro. Só estou na dúvida se devo ler ou ver o filme primeiro! Rsrsrs...
    Sempre amei o trabalho do Nicholas mas andei desanimada com os novos livros por acrescentar "fantasmas" na história sabe. Mas o ultimo que li, À Primeira Vista, apesar de ter um pouco disso, foi bem lindo e me fez derramar muitas lágrimas.
    Vou aguardar sua resenha sobre o filme.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois ééééééééé com O Melhor de Mim não é diferente

      Excluir
  18. Oi Kel. Adorei a resenha. Também não gosto de ler livros que já tenha visto o filme. Acho horrível ler com aquela sensação de já saber o que vai acontecer. :P Achei a capa nova melhor mesmo, ficou muito mais bonita. Ansiosa pela resenha do filme. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oii Kel!!
    Não sou fã de Nicholas, mas já li A Última música que acabei chorando haha, achei as duas capas liindas, quero assistir apenas o filme e vou aguardar a resenha :D
    Fique com Deus! - Doce Literário
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Última Música é um dos meus preferidos.

      Excluir
  20. Oi, Kel!
    Adoro os livros do Sparks! Apesar de algumas pessoas achar que é sempre mais do mesmo, sempre há alguma surpresa nos aguardando.
    Estou curiosa pra ler esse. Só fiquei um pouco receiosa, quando você falou que a leitura é um pouco arrastada.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  21. Toda vez que leio uma resenha sua de Sparks me sinto intimidada hahaha mas confesso que pelo fato deste ter filme me da uma guinada a mais! A capa nova esta linda tbm!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro o Sparks, mas eu tenho o problema de causar inundações no país e desabrigar as famílias com minhas lágrimas e tal ~~risos~~
    Na verdade eu só li Um amor para recordar e A Ultima Música, e gostei mais do último… Mas minha amiga tem um estoque lá que eu ainda estou para ler. rs
    Gostei da história desse livro, adicionei na lista infinita de livros para ler
    Beijos

    Bruna do blog: Cantinho da Bruna -
    @blogcantinhoBL

    Participe do nosso top comentarista. São 2 livros , kit de marcadores e 2 ganhadores .

    ResponderExcluir
  23. Eu leio os livros do Nicholas Sparks de vez em quando, mas confesso que também sou uma das pessoas que acha que os livros dele são mais do mesmo :P
    Eu li esse livro no começo do ano, e até gostei da história, mas demorei um pouco pra gostar, achei o começo bem chatinho.
    No final eu também me emocionei com a história.
    Agora estou querendo ver o filme, e acho que já vou amanhã :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Oi Kel, tudo bem?

    Acredita que eu ainda não li nenhum livro do autor? Eu tenho alguns aqui em casa, mas fico deixando para depois.

    Eu gostei muito da resenha, na verdade eu gosto muito das resenhas dos livros dele, mas acho que quando eu começar a ler vou ter que ter lencinhos ao meu lado rsrs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Como assim menina vc tem as duas versões!!!???? Realmente a capa mais atual ficou mais bonita. Tenho o livro mas ainda não o li, mas em breve o farei!!! Como sempre adorei saber sua opinião sobre mais um livro do querido Sparks. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  26. Li apenas dois do Sparks, um amei e o outro achei o filme melhor q o livro..
    Não pretendo ler o melhor de mim pq uma vez baixei a amostra no kindle e não consegui me interessar np inicio, achei bem chatinho! Mas n desisti do autor não.. Tenho alguns livros dele aqui me esperando ler hehe..

    ResponderExcluir
  27. Tambem sou veementemente contra livros com capas de filme, mas essa ficou linda por demais <3
    Chato isso de você não ter curtido a leitura, esse foi um dos primeiros livros do autor que eu li e me lembro de ter gostado bastante! Mas concordo com você, A Escolha é o melhor de todos! Não consegui assisti o filme - os cinemas estão cheios de palhaçada, não estreando todos os filmes e ainda colocando horários reduzidos. Mas assim que der vou assistir online.
    Tem partes melhores no filme? Quero só ver...

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  28. Não consigo ler os livros do Nicholas Sparks, mas os filmes adaptados assisto sem medo. Vai entender, quero ler esse antes do filme.. Como o filme ainda não saiu na minha cidade (acho que nem vai sair) tenho um tepinho ainda.

    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  29. Oi, Kell
    Ainda não li nada do Sparks, admito que tenho um certo preconceito, mas eu ganhei um, então terei de começar a ler. Apesar de não ter lido n~e, tada ainda, amo de coração os filmes <3 Apesar de achar a premissa de O melhor de mim clichê, quero muito ler, porque amo clichês kkk Acho a capa do filme mais bonita que a original também!
    Beijos!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!