# Papo Literário // Plágio (DE NOVO)

Oiee pessoal, tudo bem?

Não costumo repetir os temas do nosso Papo Literário, mas tá demais, minha gente!! Felizmente não foi comigo, mas aconteceu, de novo, com uma amiga minha: o nada bom, mas velho conhecido de todos: o plágio.

Vou ser sincera: plágio é chato, muito chato. Infelizmente é algo em que, vez ou outra, acabamos "esbarrando" por aqui, já que a internet está cada vez mais democrática e é muito fácil achar aquilo que procuramos. Mas é necessário ter bom senso e, acima de tudo, ética. Podemos não ser blogueiros profissionais, mas ter ética é ter princípios, é ter respeito pelo outro para que isto retorne para você.

Imaginem a situação: Você PAGA, eu disse PAGA por uma ilustração exclusiva ou por um layout exclusivo e vem um esperto e, simplesmente, apaga o nome do seu blog da ilustração e usa sua imagem livremente por ai. Gente, sério, isso é o cúmulo da cara de pau, como assim?!



Não sou nenhuma expert, mas aprendi na faculdade de jornalismo que não é porque está no Google que a imagem é free. Por isso, não adianta procurar foto em qualquer banco de imagens para usar como bem quiser e depois dizer que "desculpa, não sabia". Isso é plágio e é ilegal. E a pessoa que pratica isso não tem nenhum caráter, além de precisar de um bom quilo de óleo de peroba!

Neste caso recente que aconteceu com a minha amiga, fiquei revoltada não apenas pela Sarah ter pago pela ilustração, mas pela falta de consideração com a designer também. É uma falta de respeito com a ilustradora que fez o trabalho, dedicou o seu tempo no desenho, fez, refez, etc. 

Não sejamos coniventes com essas coisas. Quando perceberem estes casos de plágio, avisem ao blogueiro que teve o seu material copiado e denunciem a página, o blog, o instagram... E não se esqueçam do quanto é importante dar os créditos em uma imagem, em um texto. 

Nada se cria, tudo se copia? Eu acho que muita coisa se cria, SIM. Mas se é para copiar, pelo menos dê os créditos para a pessoa. Antes sem imaginação que criminoso digital 

#RaquelSincera




40 comentários:

  1. Kel é tenso viu! Vi isso tbm hj num grupo de blogs mas era outra situação, mas plagiaram um blog de uma designer "famosinha" até. É lamentável e vergonhoso para a pessoa que copia e cola algo e diz que é seu, a pessoa mesmo prova que não é capaz! tsc tsc

    OBS: estamos lendo o mesmo livro <3

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei o que é pior. Se é plagiar um texto ou um trabalho profissional. Absurdo

      Excluir
  2. Bom dia, Kel.
    Eu posso imaginar como você esta se sentindo. Plágio é a confissão de falta de inteligencia. De imaginação.
    A pessoa ainda tem a pachorra de dizer que não sabia.
    Gente que não tem capacidade de ser original, nem deveria ter blog. Blog, até mesmo os que não são profissionais, é para gente que tem o minimo de originalidade. É para quem sabe criar seus próprios meios para divulgar suas idéias.

    Nós do Sou Bibliófila, nos juntamos a você e a pessoa que foi plagiada nessa luta contra esse mal.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/
    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/a-maldicao-do-tigre.html

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/2014/11/concorra-um-exemplar-de-licao-de.html

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou tudo. Quem não tem mais o que fazer, fica copiando dos outros

      Excluir
  3. Que coisa ridícula! A pessoa vai lá, paga pelo design (algo que demonstra carinho, interesse, trabalho, etc) e alguém simplesmente copia -_- Juro que se isso acontecer comigo um dia, vou até o Tártaro atrás do imbecil e esfolo ele inteiro -_-
    AHAHAHA Beijones <3

    http://listadasnuvens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Nossa, Kel!
    Plágio é realmente o pior da internet. Já tive textos meus plagiados e fiquei muito sem saber como reagir. Não entendo o que se passa na cabeça das pessoas quando deliberadamente pega algo que sabe que não é seu e usa assim, sem mais nem menos. E o pior ainda é quando diz que é seu e quer o reconhecimento por isso. Acho uó. Pior tipo de gente. Ter que ficar falando de novo e de novo sobre o tema só mostra como as pessoas não se importam muito de respeitar os outros.

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bianca,

      sinto muito por vc ter passado por essa situação ridícula e constrangedora. É realmente revoltante

      Excluir
  5. Olá!
    Olha... Eu existem bancos de imagens gratuitas que as pessoas podem baixar e usar como quiserem... aí não tem necessidade de fazer como fizeram com sua amiga, né?
    É uma pena que o pessoal ainda faça esse tipo de coisa.
    bjs
    http://letrasdanana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Mas acho que essas pessoas não sabem ou simplesmente preferem o mais fácil

      Excluir
  6. nossa, não imaginava que pessoas conseguiam fazer isso até com layout :O
    é o cúmulo mesmo, não só com quem pagou pelos serviço como com quem teve o trabalho usado sem os devidos créditos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é ¬¬ Quando vc pensa que viu de tudo vem alguém e te surpreende

      Excluir
  7. Olá, Raquel.

    Que situação mais chata, hein?
    As pessoas acabam desvalorizando o trabalho das outras por quase nada e se sujando no meio. Sei que você não iria citar quem foi, mas eu fiquei bem curiosa. Falta de vergonha na cara ficar copiando layout.

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desvalorização mesmo e falta de vergonha total

      Excluir
  8. Oi Kel, tudo bem?

    Essa situação é realmente muito chata. Eu sempre tomo cuidado em olhar aonde estou pegando as imagens que coloco nos banners do blog e etc. Geralmente, pego de sites que já se anunciam free, pra não ter perigo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Kel. Tudo bem?
    Isso é um absurdo dos grandes. Dá vontade de pegar quem fez isso e jogar na parede ou atear fogo. Sim, sou dessas que adoram bater rsrs.
    Estou rindo, mas, infelizmente, é algo deprimente e que deveria ser processado. Dá pena isso, mesmo que seja pequena e multa. O que resultaria em alguma fiança e tudo feito, mas tem uma lei que defende-nos e deve ser colocada em prática.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher, kit de marcadores e 3 ganhadores.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    senti a tua revolta no texto, e sei o quanto plágio é errado. Sou estudante de jornalismo e aprendemos que cada vírgula em um texto pode causar problemas se não houver os nomes de quem colocou. Isso nunca aconteceu comigo (não que eu saiba) mas é muito ruim. Tem diversos sites com imagens grátis e que são lindas...

    beijos.
    http://mundo-restrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Se pelo menos a pessoa pedisse a permissão de usar os layout, ou que seja outra imagem, devem dar créditos ao trabalho que a pessoa teve para fazer e levar em consideração, ninguém gostaria de não levar créditos por algo que fez, e o pior a que pagou e teve a imagem roubada e ainda por cima editada... não posso dizer o quão ridículos essas pessoas são..
    Beijos Raquel.
    ThaynáQ.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kel, tudo bem?
    Quase todo dia leio uma história de plágio, seja de layout/design, texto ou qualquer outra coisa. Sinto pena de pessoas que precisam plagiar, sabia? Simplesmente ridículo.
    Ontem mesmo eu estava em um grupo no face quando soube de um plágio MUITO cara de pau, pois era um layout IGUALZINHO ao outro, só mudava o nome do blog, mas o resto era igual. Sei lá o que se passa na cabeça dessas pessoas. Será que elas acham mesmo que ninguém vai perceber? Af ):
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Kell!
    Q chatooo, na internet hoje tem muito disto mesmo, sempre q eu pego alguma imagem do google se eu n coloco os créditos eu deixo um recadinho dizendo q n sei a fonte mas se o dono aparecer eu dou os créditos, plágio é uma afronta ao nosso trabalho né?

    Bjos!!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  14. uma coisa é vc pegar uma imagem free e usar e mt gente usar, ai ok.
    outra coisa e vc sair pegando qualquer coisa por ae sem pesquisar e quando v~e é de alguém e a pessoa ainda fica com raiva quando a gente reclama
    eu já fui plagiada e odeio isso, sem contar que até comentários pessoais que eu fazia no blog a pessoa copiava. patético isso sabe.

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kel!
    Isso é coisa de quem não conhece a palavra "crédito" ou pelo menos não o seu significado. O que custa creditar aquilo que "pega"? É muito mais digno que ser acusado de plágio!
    Mas, infelizmente, isso é o que caa vez mais vemos por ai na internet =/
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  16. Oii,

    Mas que mancada isso gente! O meu layout é free, mas meu namorado modificou varias coisas (imagem, menu e os quotes) mas estou esperando ele tirar férias para eu poder fazer um meu mesmo.
    Acho que é uma super falta de respeito quando alguém copia assim, na cara de pau.
    Quando eu criei o blog, fiz com duas amigas, acabei saindo e criando o meu sozinha, mas vira e mexe eu vejo elas pegando os posts da mesma forma que eu faço, até o jeito de escrever. Fico chateada mas nem falo nada /desabafo.

    Espero que a pessoa se toque e não faça mais isso!!

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  17. Isso me irrita muito. A gente faz as coisas certas porque é honesto e quer que as pessoas também sejam. Mas muitas vezes elas não são.
    Quando eu usava o tumblr ficava louca diariamente pela quantidade de textos plagiados, acho que tenha sido um dos motivos que me afastou um pouco daquela rede social.
    Muitas pessoas deveriam ter consciência de que existem direitos autorais e que plagiar é crime.

    Tão doce e tão amarga.



    ResponderExcluir
  18. Raquel Sincera ataca de novo... E com razão! Pelo amor de Deus! Não tenho blog pra ser plagiado, mas já passei por isso em outras áreas da minha vida, uma frase, um texto, uma ideia... E o sentimento é horrível, quando somos "roubados", o que custa dar o devido crédito? Que pena que isso aconteceu com sua amiga, e o pior é que nós sabemos que em algum momento, vai acontecer de novo!
    Bom tapa na cara da sociedade, Kel!
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Oi xará,
    Tudo? nem me fala nessa história de plágio, eu com meu livro agora realmente tenho bastante medo disso, não que eu não tenha o registrado, aliás foi uma das primeiras coisas que eu fiz, mas realmente é muito chato quando isso acontece. Esse pessoalzinho sem imaginação realmente tira qualquer um fora do sério, eles não se ligam do tempo e da dedicação que as pessoas tem para fazer determinada coisa e sai por ai copiando. FORA O PLÁGIO!
    Beijos
    Raquel Machado
    Escritora Vingança Mortal
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. É muito estranho essas coisas de plágio. E pior que os espertinhos não atacam somente os nossos textos, mas as imagens também e tudo o mais. Fala sério, já copiaram resenha do meu blog e ainda foram me pedir parceria como blog parceiro. Enfim...é um absurdo atrás do outro. Essa da imagem da sua colega também foi de lascar.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  21. Nossa, que tenso!
    A pessoas se dedica, tem um trabalhão para fazer as coisas, enquanto outra copia, sem vergonha na cara só pode.

    Literanoni.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel, tudo bem? Acho que esse tema nunca é demais, porque é algo muito sério. Já cansei de ver amigos meus sendo prejudicados devido ao plágio, não só em relação ao blog, mas em fanfic e etc. Sério, quem plagia algo é vergonhoso, pois além de não ter personalidade e criatividade para criar algo, é mal caráter... e o pior, é que é algo bem difícil da gente controlar.

    Adorei o post e é algo que a gente sempre tem que estar atento!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  23. Nossa, que ridículo, isso é o cúmulo. Tem pessoas que não tem o mínimo de vergonha na cara.
    Já estou seguindo seu blog.
    Beijos *-*
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Nossa que chato!!! Parabéns pelo alerta!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Kell ❤
    Eu concordo plenamente com você plagio e uma coisa desnecessária!
    Se a pessoa não tem capacidade e melhor não fazer do que copiar!
    Confesso que cometi o erro de pegar alguma foto e não colocar a fonte :/
    Mas agora procuro sempre colocar de onde peguei.
    Adorei o papo literário de hoje,na verdade amo todos os papos literários rs!
    Abraços

    Bruna do blog: Cantinho da Bruna❤ .
    Twitter do blog

    ResponderExcluir
  26. Muito chata essa situação, não é legal quando isso acontece.. Pior que tem gente que faz na cara de pau e depois da a desculpa que não sabia. --'. Nem imaginava que tinha gente que pegava até os layout dos blogs, tem tantos free pra pessoa usar, é um absurdo isso.

    ResponderExcluir
  27. Concordo com você mo. As pessoas precisam ter a criatividade para fazer os seus próprias trabalhos. Acho que é normal buscar inspiração, mas copiar na cara dura é sacanagem!

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Estou seguindo seu blog a algumas semanas, mais nunk tinha comentado nada. Adoro ler e vc dá algumas dicas de livros muito bons. desde já agradeço.

    Em relação ao plagio, creio que pessoas que fazem este tipo de coisa não tem caráter algum e não são de confiança. Devemos denunciar para poder acabar ou pelo menos reduzir este tipo de ato.

    ABAIXO O PLAGIO!

    ResponderExcluir
  29. Eu nunca vi plágio de Layout, ou então nunca percebi, mas já vi muita cópia de resenha. Não sei se a pessoa faz uma resenha para o seu próprio blog e colabora em outro e usa a mesma resenha, mas o que eu já vi de resenha igual em blogs diferentes.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Tbm nunca tinha visto plagio de layout... Agora de resenhas já vi de monte! Acho um absurdo!
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oiee

    Isso é horrivel e aconteceu várias vezes com o topo do meu blog dá muita raiva mesmo e poxa vida dizer que não sabia vá a merda né.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi Kel tudo bem, sei como é isso já passei por isso e tive vontade de esmagar a cabeça vazia da pessoa, é uma falta de respeito tão grande que a pessoa se suja por pouco!!! Amigaaaa hellooo vc plagiou e está dando sua cara a tapa para a blogsfera se orienta affs! Eu sou totalmente contra, e se pudesse pegar uma pessoa assim não iria sobrar pedacinho! #danisincera kkkk bjka

    ResponderExcluir
  33. Plagio de Layout? Essa é nova viu.
    É um absurdo que a pessoa não tem vergonha na cara.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!