15 novembro 2014

# Mudando de Assunto // Entrevista com a autora Laís Oliveira

Oiee, pessoal, tudo bem?

Hoje é sábado e isso significa que é o momento de conhecermos mais um dos nossos queridos autores nacionais. Desta vez o papo é com a Laís Oliveira, autora de Primeiras Impressões, um livro que me deixou de queixo caído em duas palavras: Orgulho e Preconceito. Primeiras Impressões é uma adaptação moderna do clássico da Jane Austen. Tem como não amar?


1) Como decidiu que queria ser autora?

Sempre senti muito prazer na leitura, passava horas lendo sobre mundos criados pelos outros e acaba imaginando os meus próprios. Um dia, decidi colocar algumas de minhas ideias mirabolantes no papel. Não parei mais. Atualmente, além do Primeiras Impressões, escrevo contos (alguns são publicados no blog Mulheres Ventaneras) e tenho um blog de cinema, o LRDO.

2) Primeiras Impressões é seu primeiro livro? Pretende escrever outros?

Primeiras Impressões é meu primeiro livro publicado, mas tenho um outro escrito, porém a temática é completamente diferente (futuro distópico). Pretendo adaptar as demais obras de Jane Austen e lançar livros com coleções com alguns dos contos que venho escrevendo. Achava que não havia nada mais prazeroso do que a leitura, até descobrir a escrita.

3) Seu livro é uma adaptação moderna do clássico Orgulho e Preconceito, como é a sua relação com esta obra da Jane Austen?

Jane Austen foi a primeira autora a que fui apresentada (e uma das poucas, na minha opinião) que consegue unir romantismo e feminismo, leveza com sarcasmo, diversão com olhar crítico. Construiu, no século XIX, algumas personagens femininas que são revolucionárias mesmo para os dias atuais. Minha relação com ela é de respeito e admiração, com toques de devoção.


4) O que os leitores podem esperar de Primeiras Impressões?

Certamente não tenho a pretensão de me comparar com uma das maiores autoras de todos os tempos. Porém, acredito que os leitores farão uma leitura divertida, leve e prazerosa, com humor crítico, situações do cotidiano atual misturadas a uma história clássica, além do romance atemporal e eterno de Lizzie e Darcy. O que desejava com o Primeiras Impressões era permanecer fiel em minha tentativa de trazê-lo para nosso mundo, nossa realidade. Posso garantir que me esforcei ao máximo para manter o espírito de Orgulho e Preconceito e de seus personagens. 


5) Qual foi a maior dificuldade na adaptação de Orgulho e Preconceito em um panorama que engloba Rio e EUA?

Para a sua realidade, Jane Austen foi uma autora globalizada. Nenhum de seus livros se passa em apenas um cenário. Com seus intrigantes romances, podemos conhecer diversas regiões da Inglaterra do século XIX. Portanto, a maior dificuldade não foi, honestamente, a escolha dos locais, e sim a adaptação dos personagens e das situações. A fidelidade tem duas facetas: se por um lado nos guia, a fim de mantermos o núcleo da história e seus atores, por outro nos oferece alguns obstáculos, pois é complicado atualizar um contexto específico de um momento e um lugar da história, especialmente quando se trata de um dos romances mais conhecidos - e adaptados - do mundo.


6) Como foi o processo de criação do seu livro?

Com muito apoio da família e do meu marido. Por sorte, minha mãe e minha irmã são muito fãs de Jane Austen (esta última foi quem me apresentou a O&P), e foram ótimas críticas do ponto de vista da adaptação das cenas e personagens. Meu pai e meu marido também não ficaram nada acanhados de sugerir, comentar e avaliar a história de Liz e Fred.


7) Pretende tentar publicar o livro em formato físico?

Ele já foi publicado em versão impressa pela Kiron, uma pequena editora de Brasília. Pode fazer o pedido pelo email sac@editorakiron.com.br ou pelo site http://www.editorakiron.com.br/livraria/primeiras-impressoes.html. 


8) Qual é a maior dificuldade do leitor nacional nos dias de hoje?

Oportunidade e distribuição. Raramente autores iniciantes conseguem ter acesso  às grandes e médias editoras. E as pequenas têm grandes dificuldades de distribuição e investimento em divulgação. Temos que contar com a internet, amigos e blogs como o de vocês para nos apoiarem. 


9) Como o leitor pode adquirir o seu livro?

Caso o leitor queira ler os dois primeiros capítulos gratuitamente antes de comprar o livro, pode acessar o arquivo degustação aqui  O livro digital está disponível na Amazon

O livro impresso está disponível no site da Kiron: http://www.editorakiron.com.br/livraria/primeiras-impressoes.html


10) Deixe uma mensagem para os nossos leitores

A leitura é mais do que uma diversão. É a maneira que o ser humano encontrou para fazer o impossível: desde mágica à criação de novos mundos, desde ter asas a ter poderes sobrenaturais. No mundo literário, podemos ser tudo e criar tudo. Nem o céu tem limites: não há limites.






Sinopse: Primeiras Impressões é uma adaptação moderna do clássico Orgulho e Preconceito de Jane Austen. O romance eterno de Lizzie e do Sr. Darcy é situado desta vez entre paisagens paradisíacas do Brasil e cenários surpreendentes dos Estados Unidos, em um relacionamento complexo entre uma carioca sarcástica e brilhante e um político americano de uma família conservadora.

27 comentários

  1. Olá! :)

    A autora parece ser uma fofa! Não a conhecia, adorei a entrevista com ela.
    Gente, que capa maravilinda é essa?! :O Céus! Preciso de um exemplar. Além da capa perfeita, o fato de ser uma adaptação moderna do clássico da Austen me deixou bem curiosa...

    Beijos :)

    www.livroseflores.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Kel!
    Amei a entrevista, não conhecia a Laís e foi muito bom conhecer um pouco do trabalho dela. Fico com vergonha de dizer que nunca li Jane Austen (é tipo uma meta minha rsrsrs), até teve um dia que ia comprar uma coleção, mas acabei optando por Os Miseráveis e O Conde de Monte Cristo. Então quem sabe lendo o livro da Laís, não tomo vergonha na cara, né? rsrsrs
    Parabéns pela entrevista e um beijão,
    Duda - Resenha da nossa primeira HQ

    ResponderExcluir
  3. Olá, Kel, tudo bem?

    Eu não conhecia a Laís Oliveira, mas fiquei bastante interessado em ler "Primeiras Impressões", pois o livro me parece ser ótimo, ainda mais sendo uma adaptação de "Orgulho e Preconceito".

    Abraços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oiii,

    Não conhecia a autora! Que liiinda <3
    Que entrevista incrivel, está de parabéns!!!
    Não sabia da obra e adorei realmente saber da adaptação e da forma como a autora tentou deixar o maximo fiel da obra, vou comprar o e-book em breve!
    Gostei de saber que escreve contos *O* adoro contos <3

    Parabéns pela entrevista!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Já tenho o meu exemplar e já comecei a leitura! Estou gostando muito! Como fã de Jane Austen e de "Orgulho e Preconceito", estou super curiosa para ver o final de "Primeiras impressões"...
    Beijos,
    Patricia Baikal
    Www.palavrasdebandeja.com.br

    ResponderExcluir
  6. achei a autora super legal e me interessei pelo livro na mesma hora q eu li hehe ><

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel, tudo bem???

    Adorei a entrevista e não conhecia a autora... assim eu não sei como vou fazer com tantos livros na minha lista ela será eternamente crescente... Gostei de tudo que ela falou e da apresentação que ela fez de seu livro... eu já tinha gostado do titulo e saber que é adaptação de orgulho e preconceito me deixou mais curiosa ainda pela leitura sem dúvida ele está na minha lista... só não gostei da capa... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kel!
    Muito legal a entrevista. Não conhecia a autora e a obra, mas fiquei com muita vontade de ler. Bom, eu nunca li Orgulho e Preconceito e é um livro que esta na minha lista há muito tempo e eu sempre enrolo para comprar :( mas já li uma adaptação/paródia e amei, e espero poder ler esse também.

    Sucesso para a autora. bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel, tudo bom?
    Sempre bom conhecer novos autores nacionais. Eu nunca li Jane Austen acredita?
    Mas vontade não falta, principalmente em relação a Orgulho e Preconceito. Achei muito bacana a proposta da autora e quem sabe eu não leia em breve?
    Muito sucesso pra ela!! Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel, tudo bem?
    Adorei o post e a entrevista <3
    Eu nunca li Orgulho e Preconceito, mas quero muito! E fiquei super curiosa sobre como ficou a adaptação dessa obra clássica!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel, tudo bem?
    Adorei o post e a entrevista <3
    Quero muito ler Orgulho e Preconceito, mas ainda não tive a chance. Fiquei super curiosa para conferir a adaptação dessa obra clássica!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel, tudo bem?
    Adorei o post e a entrevista <3
    Quero muito ler Orgulho e Preconceito, mas ainda não tive a chance. Fiquei super curiosa para conferir a adaptação dessa obra clássica!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kel.

    Vou comentar aqui com uma vergoinha. Não li Orgulho e Preconceito!
    Gostei muito da entrevista com a autora e saber do livro dela. Primeiras impressões deve ser uma leitura bem legal, mas eu acho que primeiro tenho que ler Orgulho e Preconceito e depois me arriscar nessa leitura.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. nao li o livro ainda, mas ela é uma fofa e as capas sao incrives talvez eu tenha a chance de ler ainda ><

    ResponderExcluir
  15. Oi Kel!
    Não conhecia a autora, mas parece ser uma fofa, to totalmente por fora da livro dela pq não conheço Orgulho e Preconceito tb, acredita?!
    Mas já listei aqui os dois p eu ler, e super legal tb ela já ter uma distopia p lançar p gente né? Adoroo hahaha!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  16. Adoro adaptações de O&P! Se não me engano, essa é a primeira que vejo ambientada no Brasil (quer dizer, entre BR e EUA, mas ainda assim). Achei legal ela ter escolhido como nome do livro o primeiro título que dariam a O&P ♥
    Beijos
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  17. Gente, que legal a idpéa da autora fazer uma adaptação moderna de um clássico tão bem falado. Fiquei curiosa!
    Adorei a entrevista.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  18. Linda, e bem inteligente por sinal, nunca li Jane mas estou a ponto de ler, achei legal a adaptação que ela criou ainda mais a capa, que ficou maravilhosa, não conhecia a autora até hoje, mas já havia visto a capa rondando pela internet.
    Beijos Laís e Raquel.
    ThaynáQ.
    http://leituras-insanas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia o livro e nem a autora. Adorei a entrevista, saber que o livro é uma adaptação de Orgulho e Preconceito me interessou muito. E o que é essa capa? Tão linda.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. A Laís é uma autora maravilhosa, sabe como usar as palavras :)
    Estou ansiosa para lê Primeiras impressões, e sei que vai ser uma leitura daquelas que prende o leitor do começo ao fim. Amei a entrevista <3
    "No mundo literário, podemos ser tudo e criar tudo. Nem o céu tem limites: não há limites"

    ResponderExcluir
  21. Eu não conhecia o livro, mas sou apaixonada por Orgulho e Preconceito e Jane Austin. Então acho muito difícil não gostar do livro. E achei muito legal a autora adaptar Orgulho e Preconceito, é uma história que todo mundo ama <3
    Mas confesso que não gostei da capa =P
    Bjss

    ResponderExcluir
  22. Eu devo ser uma das poucas pessoas que não leu Orgulho e Preconceito ainda, mas já assisti o filme e amei a história. Não conhecia a autora, e gostei de conhecer um pouco dela, achei bem interessante essa ideia do livro dela, mas antes quero ler Orgulho e Preconceito...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Amei a capa, amei a entrevista, amei o nome, amei tudo. Fiquei com muita vontade de te ler e olha que ainda nem li "orgulho e preconceito".

    ResponderExcluir
  24. Kel querida, eu ainda não li nada da Jane =/ não me mate please, mas como estou em uma vibe de romances de época, vejo que é uma ótima oportunidade né?! Este livro por ser uma releitura de uma obra dela me chama bastante a atenção! ADorei conhecer mais sobre a autora!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  25. uou, ela quer adaptar todos os livros da Jane ? Bem audaciosa..
    Mas me deixou curiosa. Como ela trouxe todos aqueles elementos para a ambientação RJ?! Bacana também que a família embarcou junto no sonho da autora. Com a ajuda e compreensão de todos, deve ter sido bem mais fácil de trabalhar.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  26. Adorei por ser adaptação da Jane.. Mas vou aguardar uma resenha sua pq tem taaaaaanta adaptação de Orgulho e preconceito q nao da pra ler td nessa vida heheheh
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  27. Oiii
    VOCÊ NÃO FAZ IDEIA DE COMO ESTÁ MINHA CARA, estou no chão!!! Preciso ler esse livro, parece incrivelmente bom!! É muito difícil adaptar uma obra clássica ao nosso tempo, sem parecer uma cópia. E eu tenho certeza que Primeiras Impressões conseguiu isso! A autora transparece inteligência e talento <3
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!