04 outubro 2014

# Sessão Cinema // Se Eu Ficar

Oi pessoal, tudo bem?

Tem um tempinho que o Sessão Cinema não aparece por aqui. Mas hoje vamos falar de Se Eu Ficar. O livro já foi resenhado por aqui e agora vou contar a vocês as minhas impressões quanto ao filme. Aliás, não só eu, mas o Bruno também. Tivemos opiniões bem diferentes. Vamos ver com quem vocês irão concordar.

Mas antes de começarmos as resenhas, só quero avisar que este é o último post referente ao Top Comentarista de setembro. Comentem até as 00:00 do dia 6 de outubro. Confiram as postagens. Lembram-se o Top começou dia 5 de setembro. Na segunda-feira, ou no máximo na terça sai o resultado. O post do dia 5 já será válido para o próximo Top.

Título: Se Eu Ficar // If I Stay
Elenco:  Chloë Grace Moretz, Mireille Enos, Jamie Blackley, Joshua Leonard, Stacy Keach, Liana Liberato
Tempo: 107 min.




Sinopse: Mia Hall (Chlöe Grace Moretz) é uma prodigiosa musicista que vive a dúvida de ter que decidir entre a dedicação integral à carreira na famosa escola Julliard e aquele que tem tudo para ser o grande amor de sua vida, Adam (Jamie Blackley). Após sofrer um grave acidente de carro, a jovem perde a família e fica à beira da morte. Em coma, ela reflete sobre o passado e sobre o futuro que pode ter, caso sobreviva.




Para quem não leu o livro, o filme conta a história de Mia e sua família. A história começa em uma manhã em que o noticiário promete uma forte nevasca. Porém a previsão não se concretiza e eles resolvem sair para visitar um casal de amigos da família. É então que, na estrada, um caminhão (no filme um carro) bate no carro de Mia. Ela entra em coma e passa por uma experiencia de estar fora do seu corpo.

Fui para o cinema sem esperar muita coisa do filme. Como não era uma super produção cinematográfica, estava com a ideia de que o livro seria apenas uma inspiração para o filme. Algo no estilo decepcionante de O Lado Bom da Vida. Não podia estar mais enganada. Felizmente. A roteirista Shauna Cross consegue realizar um trabalho excepcional incluindo não apenas cenas fiéis ao livro, mas diálogos inteiros, totalmente idênticos. 

Como o livro é narrado pela Mia, no filme conseguimos ter uma visão mais ampla de alguns fatos. O filme se aprofunda mais na relação da garota com o namorado, apresentando todos aqueles problemas que um casal jovem enfrenta. E também mostra mais da relação familiar de Mia. Impossível não se identificar.

Confesso que esperava mais da Chloe. Falaram tanto que o filme era bem mais emocionante que o livro que esperava quase uma atuação digna de Oscar #exagero. Ela se saiu bem no papel, mas fiquei com a sensação de que poderia ter sido mais, principalmente nas cenas do hospital. Quem, de fato rouba a cena é Jamie Blackley (Adam). Nas mil facetas do namorado de Mia, desde o lado rockeiro pop star até o lado conturbado nas cenas em que ela está entre a vida e a morte, o ator conseguiu me convencer totalmente. Ele, sim, transmite todo o sentimento necessário. Destaco também Joshua Leonard e Mireille Enos na pele dos pais de Mia. Mesmo que tenham aparecido pouco, eles ficaram incríveis. 

Apesar disto, o filme é capaz de levar muitos expectadores ao choro, como de fato levou na sala de cinema em que estava. Mas sinceramente, não derramei uma lagrima. 

Toda a musicalidade do livro ficam ainda mais fortes no filme. A trilha sonora mistura o erudito com o rock e vai desde Bethoven a IggyPop. Soma-se a isso o fato de Mia tocar violoncelo. No que diz respeito a música, o filme é capaz de agradar todas as tribos.

Mesmo com todos os dramas - e sem considerar as cenas em que Mia "vê a luz" que foi algo um pouco forçado - o filme não é apelativo e reforça a importância do amor para superar qualquer dificuldade. Uma pena que o filme tenha ficado tão pouco tempo em cartaz aqui no Rio de Janeiro.




******

A Versão do Bruno

Oi pessoal!  Aqui é o Bruno e estou aqui para dar a minha opinião a respeito do filme “Se Eu Ficar.

Tenho que admitir que não gostei muito do filme. Principalmente porque achei a história muito triste, recheada de tragédias.  Sei que essas tragédias fazem parte do mundo real, porém acho que uma história deve ter como objetivo agregar algum valor, algum aprendizado. E tudo que eu consegui sentir ao assistir “Se Eu Ficar” foi tristeza. Não é como A Culpa é das Estrelas, uma história que te faz pensar sob a vida e a importância de dar valor às pequenas coisas. É uma história de amor que é narrada através de uma tragédia!! Não consegui tirar nada do filme que eu gostaria de levar para a minha vida. Também acho que o roteiro exagerou no drama para gerar mais lágrimas, com cenas que claramente buscam deixar o público aos prantos.

Eu gostei dos atores que foram escalados para o filme. A família de Mia é muito legal e o filme retrata bem isso. As melhores cenas do filme são as que envolvem a família de Mia com suas festas e maluquices. O casal Mia e Adam esteve bem, mas nada marcante.  Eu gostei particularmente da trilha sonora do filme, que misturou desde rocks pesados até música clássica.

Outro ponto de destaque são as cenas de Mia com o violoncelo. Achei que a atriz conseguiu caracterizar bem a dificuldade desse instrumento.

Concluindo, eu não sei se recomendaria o filme, acho que ele possui um público alvo bem específico, no qual eu provavelmente não me enquadro ;P





P.S. O Ação Literária do mês de Setembro pedia que falássemos sobre um livro que compramos na Bienal e queríamos muito ler. Escolhi Se Eu Ficar. Não deixem de conferir também o vídeo onde eu faço uma breve resenha do livro e conto porque todos devem dar uma chance a essa leitura =)









29 comentários

  1. Oi Kel e Bruno,

    Eu tenho vontade de ler esse livro, pois ele é bem comentado e tal. Mas não sei se vou ver o filme. Suas impressões me ajudaram nessa questão. Acho que eu imagino o filme exatamente com o o Bruno descreveu.

    Já que você citou, o que você achou de O Lado Bom da Vida?

    Beijão
    http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O filme me agradou muito, acho que até mais que o livro! Eu fui daquelas que derramou bastante lagrimas kkkkkk .... foi uma pena ter ficado tão pouco tempo em cartaz na minha cidade tbm!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Olá, Kel.

    Eu fui ao cinema bem no dia da estreia do filme e te digo uma coisa, curti muito mais o filme que o livro, coisa muito rara de acontecer comigo. Pois esses dias fui assistir Maze Runner - Correr ou morrer e sai do cinema chocada. Mudaram coisas demais e deixaram apenas o tema centrar: Fugir do labirinto.
    Voltando ao Se eu ficar, a trilha foi um dos pontos altos pra mim. Amei! Adam realmente roubou a cena durante o filme. Estou ansiosa pra ler o segundo livro pois me parece que ele é totalmente pela visão do Adam. >.<

    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-halloween-novo-layout.html
    O lado mais sombrio e Atrás do espelho.

    Beijos e até mais.

    ResponderExcluir
  4. Como não li o livro nem vi o flme não sei com quem concordar, mas Kel confio tantas na sua opinião e gosto que acho que quando eu fizer a leitura concordarei com você!!!
    Eu adoro essa atriz e que pena que ela não te agradou como vc esperava. Estou curiosa para conhecer essa trilha sonora. Enfim foi ótimo saber sua opinião sobre o filme.

    Beijos
    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei as resenhas, mostrando os dois pontos de vistas. Eu não li o livro e nem assisti ao filme, mas foi a primeira vez que li algo como a visão do Bruno. Esse é o interessante da leitura, e principalmente, das resenhas: nos abrir portas que até então eram desconhecidas. Parabéns aos dois!
    Beijooos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel, eu infelizmente ainda não li o livro e nem assisti o filme, porém todos que eu conheço que leram e viram o filme acharam eles apaixonantes, eu acredito que irei gostar, apesar de não ser muito fã do gênero.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Eu gostei pouco do filme, preferi o livro e concordo em relação ao estardalhaço que fizeram da atuação da Chloe, prefiro o Jaimie. E tbm concordo com o bruno que acho tragédia demaaais, não dava tempo nem de assimilar! Filme mais ou menos p mim!

    ResponderExcluir
  8. Kel Se eu Ficar é minha leitura atual, e confesso que estou achando bem arrastado, mas estou na metade então ainda não cheguei no ápice da historia e na mensagem que ele quer passar, sei que a mensagem é clara o amor, que pode nos prender aqui.

    Bem quero muito ver o filme, mas acho que terei que esperar chegar nas locadoras pois me amarrei tanto para ler o livro que acabei perdendo a sessão =/

    Espero tirar uma mensagem positiva, mesmo em uma historia tão devastadora! Espero que este amor seja maior!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel :) Tudo bem?
    Infelizmente ainda não pude assistir a Se Eu Ficar. Penso que vou ter de esperar que sai online no site onde eu vejo, porque arrastar o meu namorado para ver esse tipo de filmes é simplesmente uma missão impossível :S Mas quero muito ver.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  10. N gosto mto desse tipo de filme, prefiro ação ou aventura. Também não li o livro, n me interessou mto. Que bom que gostou, mais concordo mais com o bruno.

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel!

    Olha, eu sou completamente suspeita pra falar de "Se eu ficar", pois gostei muito da história e da adaptação. Acho que a Chloe incorporou muito bem a personagem e os outros atores também. Claro que, dizer que ela é digna de Oscar seria um pouco demais, mas com certeza ela se destacou incrivelmente bem. As músicas são muito boas (já baixei a maioria delas no meu iPod), e amo aquelas que eles cantam na fogueira, sabe? Até que a Mia toca o violoncelo? :')

    Já em relação à opinião do Bruno.. eu acho que seria errado dizer que não é possível extrair algo de bom da história. Ok, tem todo um drama presente ali, mas também há uma mensagem muito importante: a importância da família. Isso me emocionou muito e me fez pensar nas minhas atitudes para com aqueles que mais me apoiam no meu dia-a-dia.

    Opiniões assim são muito subjetivas, mas... Só tenho que dizer que o filme - pra mim - foi sensacional!

    ResponderExcluir
  12. Kel,
    Como eu ainda não li e muito menos fui ver o filme, não tenho como dizer exatamente com quem eu concordo...
    Mas achei legal saber que a retorista conseguiu manter o filme máximo possível fiel ao livro. Isso já dá pontos para o filme...

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  13. Adoro a Chloe e tudo que ela faz! E, como me apaixonei pelo livro, tenho certeza que gostarei do filme! Muito ansioso para assitir.

    ResponderExcluir
  14. Terminei o livro ontem e nao consegui achar tudo aquilo. Ate metade achei chatinho... E o que salvou foi o final que realmente me emocionou. Sobre a parte musical, espero gostar dessa parte pelo menos no filme pois sou musicista e adoro cello!
    Vou assistir mas sem muitas expectativas pois fui com expectativa pro livro e nao conseguiu atender,.

    ResponderExcluir
  15. Eu não cheguei a ler o livro, então também não esperava grandes coisas do filme, mas acabei gostando ~bastante, algo que eu também não tava esperando. A história é linda, todas as intercalações entre a realidade e o passado, traz um bolo de sentimentos. Acho a Chloe uma boa atriz, mas nada de tão exagerado como todos falam. O ator que fez o Adam realmente interpretou perfeitamente o papel do personagem. E ah, as músicas! Tão liindas, principalmente na voz dele, acaba envolvendo a gente mais ainda! Também adorei os pais dela, super divertidos. Não é o melhor filme de romance que vi na vida, mas é bom mesmo. E Bruno, a mensagem que o filme pretende transmitir é relacionado ao valor. É justamente esse monte de tragédia, que nos leva a pensar em como não damos o valor necessário a determinadas coisas, e que de uma hora pra outra, podemos perder e daí não tem mais como voltar atrás. É pensar em como sua família faria falta, e como devemos sempre aproveitar ao máximo de momentos que temos com eles, e com todos ao nosso redor

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel e Bruno, ainda não tive a chance de assistir ao filme ou ler o livro e todos falam tão bem que queria ler/assistir, principalmente assistir já que disseram que é muito melhor que o livro. Uma pena que vocês não acharam tudo isso, não vou criar tantas espectativas quando for assistir. Beijos

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não vi o filme, mas pretendo assistir em breve. Li o livro e me apaixonei, a história é linda e emocionante, fiquei muito feliz em saber que o filme é bem fiel ao livro, que até os diálogos são iguais. Fiquei ainda mais curiosa pra assistir logo.

    ResponderExcluir
  18. Ainda não li o livro e nem assisti no cinema, entrou em cartaz quinta passada e não tive tempo de ir ainda.
    Como não li o livro que foi adaptado não tenho muito o que dizer sobre o quão fiel o roteiro foi, cabe a mim apenas julgar as atuações e pelos comentários e críticas que vi os atores em sua maioria conseguiram captar a essência dos personagens, as partes em que a Mia toca violoncelo sem dúvida devem ter sido as melhores cenas da Chloe e quanto a atuação do Jamie Blackley como Adam pelo trailer já dava para esperar um personagem bem real.
    A trilha também é um dos pontos fortes do filme, misturando estilos e agradando a todos.
    Concordo em partes com o Bruno de que o filme foi feito focado na tragédia e com cenas pensadas para comover e levar ao choro mesmo, também sendo direcionado a um certo público, só que também acho que o filme passa uma mensagem sim, falando sobre o poder e a dificuldade de se tomar uma decisão, fazer uma escolha em casos extremos, enfim assistirei depois formarei melhor minha opinião.

    ResponderExcluir
  19. Oi Kel e Bruno,
    ao contrário de vcs eu amei o filme e chorei horrores kkkkk
    eu sou muito chorona e chorei no livro e no filme, achei q os dois se completam e gostei d++ dos dois!
    Tenho pavor de viajar de carro tb, carro, avião, bicicleta hahahahha tudo q vc imaginar, sou um pouco medrosa!!!
    Bjosss!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  20. Oiii, Kel
    Vou assistir o filme em breve, e realmente espero que seja bom! Olhando algumas críticas, muitos comentaram que a atuação da Chloë não foi tão boa assim, mas fico feliz que você tenha gostado da de Jamie. Como comentei anteriormente, em outros posts sobre a obra, tem uma relação muito íntima com a música, algo que representa boa parte do meu interesse em Se eu ficar. Sei que vou chorar, é certo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi, Kel!!
    Ainda não tive oportunidade de assistir o filme, mais queria ler o livro primeiro para depois assistir para poder tirar minhas próprias conclusões.
    Beijos,
    @ninh@
    Blog Detalhe Feminino
    http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Raquel e Bruno! Eu li esse livro ano passado, aliás, li os dois hehe. Confesso que não consegui muito me conectar com a Mia :/ O meu lado racional entende que o que ela passou foi super triste, mas a narrativa dela muitas vezes me deu nos nervos, exceto os momentos com os pais dela e o modo como a música permeia o livro. Quanto ao filme, eu concordo com um pouco dos dois :p Eu também esperava mais da Chloe na atuação, porém ela me estressou muito menos como Mia, eu acho que no filme nós vemos a situação como um todo e eu gostei mais assim. Acho que ela fez um trabalho incrível com o violoncelo, a trilha sonora ficou perfeita. Eu derramei uma lagrima com o avô dela hehe só pra não dizer que eu não chorei, e eu concordo com o Bruno quando ele diz que é um filme que a gente sai com um boa carga de tristeza por ser muito trágico, mas também acho que isso acontece por ser um estória que ainda tem uma continuação, no mais eu gostei do filme ;) ótimas resenhas! beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, casal!
    Confesso que já tinha desistido de ler o livro, iria assistir somente o filme.
    Adorei esse post, foi ótimo saber a opinião dos dois, posso ter uma idéia melhor sobre o filme, já estou gostando por causa da trilha sonora, haha.
    Quanto ao livro você me convenceu a lê-lo, no vídeo Kel. Apesar das muitas opiniões que vi sobre o livro não ter emoções, eu vou dar uma chance a leitura, vou sem muitas expectativas, quem sabe me surpreendo né?
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  24. Oiee

    Eu concordo com as duas opiniões do lado do Bruno que realmente nao passa uma mensagem para ficar pensando e gostei da sua que o filme tem até os dialogos do livro no filme e o Adam se saiu muito melhor ma enfim não gostei do livro o mesmo tanto que você kkkk se fosse a Mia teria preferido morrer rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  25. Engraçado que eu vejo reações diferentes das pessoas que viram os filmes. Me disseram que o filme de certa forma é melhor que o livro. Eu ainda não li o livro e nem vi o filme, mas pretendo fazer os dois e tirar minhas conclusões.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. quase todo mundo que eu vi falou q o filme é melhor que o livro, mas há quem discorde.
    bom eu ainda nao vi e nem li, por pura falta de tempo, mas a história em si é mt fofa.
    quem sabe u leia em breve, assim q a faculdade der um desconto.

    ResponderExcluir
  27. massa!!
    http://mergulhado-em-historias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. Oi Kel e Bruno, tudo bem?
    Quero muito ler o livro e por isso enrolei e acabei nem assistindo ao filme. Ouvi muitas especulações sobre como o filme seria ótimo e muito emocionante, chegando até a ser comparado com A Culpa e das Estrelas, o que pelo visto não procede. Li muitas resenhas falando como a protagonistas foi meio fraquinha na interpretação... mesmo assim pretendo assistir e espero gostar.
    Beijos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  29. quanto a mim foi o oposto. eu fui assistir o filme sem ter o livro e com muita expectativa. confesso que me decepcionei um pouco, mas ainda sim amei a trama!
    também achei um exageiro quanto a atuação da Chloe. isso realmente me decepcionou. esperava muuuuito mais dela =/
    a trilha sonora do filme com certeza foi o melhor de tudo. as referências são excelentes, impossível não se empolgar com ela.
    Kel, não vou conseguir ver seu vídeo agora pois estou no trabalho e sem caixinha de som :(
    enfim, assisti o filme e gostei bastante, apesar de esperar mais dele, porém, ainda sim pretendo ler o livro ;~~

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!