# Resenha 149 // Mentirosos

Oiee, pessoal, tudo bem?

Espero que sim. A editora Seguinte sempre consegue me surpreender com livros maravilhosos. E com Mentirosos não foi diferente. Ganhei o livro como prova antecipada na Bienal de SP e comecei a ler. Como era apenas um livro ainda não finalizado, não tinha nem capa definida. Um grande desafio para quem costuma julgar o conteúdo pela capa. 

Mas para conhecerem melhor esta história tão profunda, vocês vão ter que ler a resenha até o final

Título: Mentirosos // We Were Liars
Autor: E. Lockhart
Editora: Seguinte
Páginas: 272





Sinopse: Cadence vem de uma família rica, chefiada por um patriarca que possui uma ilha particular no Cape Cod, onde a família toda passa o verão. Cadence, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat (os quatro "Mentirosos") são inseparáveis desde os oito anos. Durante o verão de seus quinze anos, porém, Cadence sofre um misterioso acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos, tentando juntar as lembranças sobre o que aconteceu.


Cadence é uma adolescente que sempre passa o verão junto dos primos e de Gat (sobrinho do namorado de uma de suas tias) em uma ilha super chique. Eles nadam, fazem fogueiras, brincam juntos desde os oito anos. Apesar de não fazerem contato durante o resto do ano, a turma, autointitulada de Mentirosos, se ama e sempre conta os dias para o próximo verão. A "grande família" porém, está longe de ser perfeita. Ciumes, brigas por herança se tornam constantes. E, no verão em que Candence completa 15 anos, a garota é encontrada desacordada em uma das praias da ilha, seminua, com traumatismo cranio encefálico, sem lembrar de nada o que aconteceu antes. A partir daí há um enorme processo para que ela consiga se recordar do que de tão terrível aconteceu.

O livro é extremamente perturbador, principalmente por não passar pela sua cabeça qual será o desfecho da história. Terminei de ler o livro ontem e fiquei pensando: Meu Deus, é isso mesmo? Bom... era. O segredo desta narrativa é simplesmente embarcar na escrita deliciosa da autora e descobrir tudo aos poucos.  Não consigo explicar o quanto fiquei surpresa com esse livro. E o pior é tentar explicar dando detalhes micro da história. Minha situação não é fácil, galera!



Pode parecer que não, mas, cada página contém um segredo. Eles não são chamados de Mentirosos por acaso. A trama vai se desenvolvendo a partir das lembranças de Candance e, ao mesmo tempo que percebemos a amizade forte deste quarteto, vemos uma família mergulhada em falhas e disputas.

Mas o mais incrível do livro são as metáforas. A autora brinca com o leitor através de mensagens dúbias e o resultado é capaz de deixar qualquer um sem ar. Ao longo das páginas, Lockhart consegue mesclar suspense, romance e uma pitada de aventura. É incrível como a escrita é carregada de sentimentos. Me sentia angustiada, tensa, apaixonada, tudo ao mesmo tempo.

Claro que, em meio a um livro tão intenso, devorei as páginas em dois dias, mas poderia ter feito isso em questão de horas. É como se ficássemos hipnotizados. Acreditem quando eu falo que a escrita da autora é muito fácil. Entre outras mensagens, o livro aborda a necessidade pelo poder. Sentia uma raiva incontida pelo avô manipulador e preconceituoso de Candance, mas ao mesmo tempo me questionava se essa necessidade cega pelo dinheiro, pelo reconhecimento, não é algo do ser humano em geral.



Mas, claro, o livro não é só essa rede de intrigas e podridão. O romance de Candance e Gat é puro e verdadeiro. A relação dos dois é comparada com a de Heathcliff e Catherine, de Morro dos Ventos Uivantes. Os dois tentam ficar juntos, apesar de todas as diferenças que os separam. E eles são tão fofos!! Tão jovens e tão cheios de amor.

Não posso julgar a diagramação do livro porque ele era uma cópia antecipada. Mas, para ser muito sincera, as páginas brancas, a capa amarela, mole e com o título preto e pequeno, me mostrou que eu já sabia há muito tempo. O conteúdo do livro é mais importante que qualquer capa bonita.

Mentirosos é sensacional e ousado. Uma leitura que merece ser lida e apreciada por todos. Fiquei impressionada chocada com esse livro e, ao mesmo tempo, doida para conhecer outros títulos da autora. Leiam, por favor. E leiam sabendo pouco, bem pouco da história. Leiam sem esperar nada porque a autora vai mostrar a vocês o que é ser surpreendente.





54 comentários:

  1. Oi Kel! Uau. Amei sua resenha. Esse livro é muito surpreendente. Tô louca querendo saber o que aconteceu com a Cadence e acho que vou ter que comprar! Para escrever um livro assim essa autora deve ser abençoada! Já que está me deixando angustiada antes de ler! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bela. só lendo pra saber huahuahua faço uma super campanha para você ler =P

      Excluir
  2. Ai Kel, se a autora conseguiu envolver durante toda a narrativa vc conseguiu com a resenha. Fiquei curiosíssima! hahaha
    Gostei de saber que tem o romance no meio, adoro quandoele aparece no meio de muito suspense e intrigas.
    Sobe diagramação e capa: serviu realmente para pensarmos um pouco nessa questão, estética não é tudo quando se em um excelente conteúdo.
    Beijoooos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas o romance é algo que a gente nem tá taaanta importância. porque o mistério e a vontade de saber o que aconteceu é muito maior.

      Excluir
  3. Oie, Kel!
    Ai que promessa! O livro parece ter tudo de um livro bom! Estou bem curiosa, mas agora, ele já foi lançado ou ainda não?
    abraços!

    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já foi lançado sim, Anna. Eu ganhei a prova antecipada na Bienal, mas ele já está disponível nas livrarias =)

      Excluir
  4. Olá Kel, como vai?
    Menina, só o título chamou minha atenção, e suas resenhas sempre me fazem querer o livro kkkk.
    Só ler que pode ser comparado a Morro dos ventos uivantes eu fiquei aflita, eu preciso de ler.

    Beijos!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber. Leia sim, espero que curta.

      Excluir
  5. Oi, Kel!
    UAU! Não imaginei que este livro fosse tão bom assim.
    A premissa super me deixou interessado e ao ler sua opinião, percebi que preciso ler esse livro o quanto antes e espero não me decepcionar.
    Parabéns pela resenha!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ele é maravilhoso. Eu também não imaginava que fosse gostar tanto. Um dos melhores que li na vida.

      Excluir
  6. Acabei de ler um livro da autora e gostei bastante. Estou vendo bastante esse livro ultimamente nos blogs que tenho visitado. Vou querer ler ele sim. Tanto pela autora como pelas resenhas positivas que venho lendo.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Mas gente esse mistério todo me deixou hiiiiiper curiosa! hahahaha

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leeh, é pra deixar mesmo =P Espero que tenha a oportunidade de ler o livro

      Excluir
  8. Oi, Kel!

    Gosto bastante de suspense e muito mistério, mas apenas daqueles que são bem amarrados no decorrer da narrativa e, pela sua resenha, pude notar que este é o caso. Nunca ouvi falar deste livro, mas já fiquei bem empolgada para lê-lo.
    E de fato, o conteúdo é bem mais importante... Muito mais. :) Mas quando vem acompanhado de uma capa atrativa, dá um charme a mais ao conjunto, rs.

    Beijocas.
    http://artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa,

      com certeza esse é super o caso =P o livro é daqueles de deixar de queixo caído mesmo

      Excluir
  9. Oi Kel, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Já vi esse livro em alguns lugares, mas não tinha sequer lido uma sinopse dele, acredita? Falando em sinopse, através dela achei que a história seria fraca e clichê, mas pela sua resenha... minha nossa, deve ser um livro maravilhoso!

    Um abraço,
    Jessica.
    www.winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess,

      fico feliz em saber que despertei a sua curiosidade. O livro é mesmo maravilhoso. Espero que goste.

      Excluir
  10. Fiquei com enoooorme vontade de ler este livro. Quanto mistério *o*
    Adorei as fotos. Seguindo aqui.
    Beijos e fique com Deus!

    http://blogdaanoca.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel, tudo bem???

    Menina sua resenha está perfeita... fiquei com mais vontade de ler o livro... lembro que fiquei instigada desde o lançamento... a capa aparentemente traduz um pouco sobre a história... gostei da ideia da história e da premissa e pelo desenrolar que você conta acho que vou me surpreender e não vou com muitas expectativas... Xero!!!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel, tudo bem? Nossa, a cada resenha que leio desse livro fico mais e mais curiosa para saber o que aconteceu com a Cadence. Gosto de livros assim, que a gente vai descobrindo o que aconteceu juntamente com a personagem. Também gosto de livros que mostram que nem tudo que aparentemente é perfeito de fato é. Adorei a resenha!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é porque esse livro é mesmo muito profundo, Rafa. Espero que vc consiga le-lo. Vale muito a pena

      Excluir
  13. Ainnn Kel estou meia apreensiva quanto a este livro, Proibido foi um livro que me machucou muito então estou "evitando" livros tão profundos, mas espero sim ler Os Mentirosos!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que Mentirosos não chega a tanto, Joi =P

      Excluir
  14. A primeira vez que vi esse livro não me interessei nem um pouco, não gostei da capa e não achei a sinopse tão atraente, mas depois que vi várias resenhas positivas assim como a sua, dizendo o quanto o livro é surpreendente me interessei bastante por ele e fiquei super curiosa pra conhecer essa maravilha!

    ResponderExcluir
  15. Oi Kel!
    Acabei de ler uma resenha do mesmo livro no blog Moonlight Books, já estava com vontade de ler o livro por causa dela e aí entro aqui e me deparo com sua resenha também.
    Parece ser um livro instigante, que faz a gente ficar grudada nele até o final. Quero ler!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu acho muito engraçado quando leio uma resenha em um blog e vou em outro e leio uma resenha do mesmo livro. É como se o universo literário quisesse muito que eu lesse também huahuahuahua

      Excluir
  16. Kel não conhecia esse livro e amei saber sua opinião.
    Livros assim intrigantes e cheio de segredos e mistérios conseguem prender nossa atenção e fico feliz em saber que esse é assim. Mas fiquei um pouco preocupada quando vc falou que o romance entre dois dos personagens é associado ao vivido pelos personagens do clássico O Morro dos ventos uivantes, que medo!!! Não gostei do amor doentio e cheio de vingança do Heathcliff =( mas enfim foi positivo conhecer um pouco mais desse livro. Parabéns pela leitura e pela resenha. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É... na verdade há algumas citações e tudo o mais. Não li Morro dos Ventos Uivantes, então essa comparação não surtiu muito efeito comigo =P

      Excluir
  17. Oi, Kel!
    Essa é a segunda resenha que leio hoje sobre esse livro.
    E a sua só reforçou a vontade que eu já estava de lê-lo.
    Esse enredo cheio de mistérios, mentiras e com um desfecho surpreendente, só me deixa mais curiosa em relação ao livro.
    Adorei a resenha, foi o que faltava para eu entender que preciso ler esse livro.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel... Parece ser um livro legal, e pelo que eu entendi na sua resenha, ele é um daqueles que a gente "devora" porque desperta a curiosidade do leitor. Que bom que gostou do livro!!! Ótima resenha.
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Kel, tudo bom? Eu tinha expectativas altas com a leitura, pois já tinha lido resenhas positivas do livro. No início eu não estava curtindo a protagonista, pois não sentia afeição pela Cadence, mas a autora soube me conquistar com seu final impactante e devastador. É uma família permeada de gente ambiciosa e perdida que não percebe que está perdendo algo muito mais importante do que os bens materiais.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Vai pra minha lista! Gostei da sua dica para "ler sabendo pouco"... nem vou pesquisar mais nada sobre ele!

    http://alinenomundo.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu amei esse livro! Achei o clima muito gostoso, e ao mesmo tempo tenso - justamente porque os acontecimentos são chocantes, mas os personagens (e falo apenas dos Mentirosos) são fofos e puros. E a escrita da autora é tão poética!
    Eu também resenhei Mentirosos, se quiser ler tá aqui o link:
    www.blogsemserifa.com/resenha-mentirosos

    ResponderExcluir
  22. Você não é a primeira pessoa que vejo chamar esse livro de perturbador e que diz que não dá pra prever o que vai acontecer, que foi surpreendida. Não sabia dessa parte das metáforas, só fez eu me interessar ainda mais. Amo esses livros que nos hipnotizam, espero conseguir ler logo! Beijo! Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  23. Olá

    O livro tem uma premissa curiosa, mas não faz nenhum pouco meu estilo. Mesmo assim desde a primeira resenha deste livro que vi fiquei bastante interessado e curioso com tudo mesmo não sendo o tipo de livro que eu geralmente leio. Aliás, eu gostei mais da capa da prova antecipada do que lançada finalmente pela editora haha sou estranho.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  24. Oiee

    Realmente a prova antecipada não faz querer o livro devido a capa rsrs mas depois da sua resenha agora vou dar uma chance quero saber o que vai ocorrer em breve.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, Kel.

    Eu tinha visto ele já com a capa de lançamento e confesso que não tinha me chamado a atenção. Não tinha lido a sinopse nem nada. Lendo a sua resenha fiquei curiosa com a vida de Candance. Como é viver nesse mundo em que a família dela vive. Será o que aconteceu antes dela acordar seminua. Fiquei intrigada mesmo.

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Oiee Kel!
    Só fui me interessar pelo livro depois dessa sua resenha,não sabia que a história era tão bem construida assim.Fiquei curiosa com os segredos que cada um esconde e o por que de ter acontecido aquilo com a Cadence.

    ResponderExcluir
  27. este livro parece ser incrível. só vi resenhas positivas dele até o momento, e estou super curiosa.
    a unica coisa que na sua resenha me fez ficar mais curiosa pela trama, é o fato de você ter comentado sobre o romance da trama. nas outras resenhas que li não tinham comentado este detalhe...
    estou super curiosa para ler!! *-*

    ResponderExcluir
  28. Ain, adorei que vc também gostou, Kel! Se na prova a gente já se apaixonou, imagina o livro final, todo lindinho nas nossas mãos?! Foi muito bom mergulhar às cegas na história e embarcar nessa família com muitos problemas e conflitos. Gostei demais do desenvolvimento do enredo e na forma sutil, mas ao mesmo tempo arrasadora com que a autora narra.
    Todo mundo precisa ler Mentirosos.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  29. Olá

    Eu vi muitos booktubers falando bem desse livro e a cada resenha ele me chama ainda mais a atenção. Toda essa trama de intrigas e mentiras é muito instigante. Adorei a resenha.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Aii gente, mais uma resenha de Mentirosos?! Assim eu vou ser obrigado a correr para iniciar a leitura!
    Você é a primeira que falou um pouco mais sobre o fatídico verão e do romance entre os personagens. Gostei de saber do romance *-*
    E claro, você conseguiu me deixar ainda mais curiosa. Como assim um mistério por página menina!? E ainda bem que o conteúdo realmente vale a pena, porque a capa que foi publicada é feia. Preferia a original ou até a da prova..

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  31. Olá,

    Achei sua resenha incrível, e me despertou a curiosidade de ler esse livro que parece ter uma história cheia de conflitos e ensinamentos. Ainda não li nada da autora, mas também desejo ler o outro dela, inclusive outro foi lançado pela Seguinte também.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Que história perturbadora, Kel, realmente. Fiquei curiosa para saber o que acontece com Cadence, aliás, porque acontece tudo isso com ela.
    Totalmente horripilante, coitada

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  33. Oieeee, eu não conhecia esse livro e fiquei curioso, amo estas histórias recheadas de segredos, apesar de não ter gostado da capa eu acho que leria, iria gostar, iria ler em poucas horas como vc disse rsrs, adorei a dica, Abraços.

    ResponderExcluir
  34. cara esse livro parece muito bom, e realmente as vezes ficamos cegos por alguma coisa sabe é coisa do se humano.
    como vc disse q é intenso n tenho dúvida, fiquei com vontade de ler.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  35. Esse livro tem tudo para ser surpreendente e perfeito. Não o conhecia, e fiquei bastante curiosa para lê-lo. Tenho certeza que depois dessa resenha ele será o próximo da minha listinha! Parabéns, você conseguiu resenha-lo de uma forma que nos prendesse e nos instigasse a querer ler este livro, não vou sossegar até conseguir concluir a leitura!

    ResponderExcluir
  36. Oi Kel bem instigante esse livro, fiquei bastante interessada na premissa do livro, ainda bem que tenho ele para ler, com certeza todo esse mistério e suspense vai me deixar bem curiosa!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  37. Olá...
    Mentirosos tá na minha wishkist desde que lançou nos eua.. Praticamente toda resenha que li diz que o melhor é não saber nada da história e embarcar no livro..
    Esse é um dos que mais quero ler!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  38. Ai, fiquei louca!!
    Tô com uma mania de saber dos lançamentos e não procurar muito a respeito, então ouvi inúmeros elogios a Mentirosos, mas nem sabia direito a premissa dele, e agora: UAU. Estou hiper curiosa a respeito do que aconteceu com Candance, sobre a relação dos quatro amigos e da dela com o Gat!! Essa rede de intrigas familiares me lembra o estilo de Sidney Sheldon (meu autor favorito), então nem preciso dizer que gostei! Adicionado ao Skoob e futuramente, lido! kkk
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!