# Resenha 147 // A Dança dos Dragões

Oi, pessoal, tudo bem?

Espero que sim. Aqui é o Bruno e estou aqui para falar do último livro lançado da série As Crônicas de Gelo e Fogo. A Raquel esteve enrolada esses dias com o trabalho, por isso acabou ficando afastada daqui. Mas amanhã ela está de volta.

Voltando a GoT, assim como nos outros livros da série, tentarei dar a minha opinião com o maior cuidado possível para não dar nenhum tipo de spoiler :)

Título: A Dança dos Dragões - As Crônicas de Gelo e Fogo - Livro 5
Autor: Martin, George R. R.
Páginas: 872
Editora:  Leya

Sinopse: O futuro dos Sete Reinos ainda é incerto - novas ameaças e novos inimigos surgem a cada momento. Além do Mar Estreito, Daenerys Targaryen, a última herdeira da Casa Targaryen, governa uma cidade construída sobre o pó e a morte. Mas seus inimigos são cada vez mais numerosos e farão de tudo para destruí-la. Enquanto isso, dois jovens embarcam em missões distintas, mas que podem mudar o destino da Mãe dos Dragões. No Norte, Jon Snow - 998º Senhor Comandante da Patrulha da Noite - fará de tudo para garantir a segurança da Muralha. Para isso, não hesitará em transformar amigos em inimigos e vice-versa. Traições, revelações e um fantasma do passado que volta para assombrar quando menos se espera - em todos os cantos de Westeros e de Essos, mercadores, fora da lei, meistres, reis, nobres, escravos, soldados e troca-peles estão prestes a encarar fatos inesperados. Alguns fracassarão, outros se aproveitarão das forças sombrias que crescem cada vez mais. Mas, neste momento de inquietude crescente, as marés da política e do destino levarão inevitavelmente à maior dança de todas.


A Dança dos Dragões é o quinto livro da série As Crônicas de Gelo e do Fogo. O livro segue a mesma dinâmica dos outros livros da série, permitindo ao leitor conhecer o ponto de vista de vários personagens, em várias localidades diferentes do mundo criado por George R. Martin. O principal diferencial desse livro é que nele as histórias dos personagens começam a ser interligar, fazendo com que cada evento tenha um significado mais importante e especial, principalmente para os fanáticos das teorias que adoram ver uma mensagem subliminar em cada frase do livro.

Ao contrário de O Festim de Corvos, o quinto livro da saga se mostra muito mais emocionante. Em alguns capítulos chega a ser difícil piscar de tamanha expectativa. Nesse livro também somos apresentados a novos personagens, porém o foco de George Martin é de aprofundar a história de alguns personagens que não apareceram no quarto livro, como Jon Snow e Daenerys Targaryen. A ideia de dividir a história em vários continentes / regiões é bem aproveitada pelo autor e continua a ser um dos pontos fortes da saga na minha opinião.

O estilo de George Martin faz com que o leitor tenha dúvidas quanto a intenção dos personagens. O livro em alguns momentos parece um suspense, em que você fica sofrendo sem saber o que vai acontecer. A fama de matador do autor ajuda a criar essa tensão contínua. Sem contar que, em vários capítulos, George Martin faz uma espécie de pegadinha, deixando o leitor em dúvida se alguma fatalidade de fato aconteceu, ou não.

Um ponto negativo do livro é a demora do autor em fechar alguns arcos da história. É notável que a história de alguns personagens está parada, apenas esperando algo maior acontecer. Mas não é nada que atrapalhe o desenvolvimento do livro como um todo e é algo que deve ser compensado nos dois últimos volumes da saga.

De forma geral o livro é uma aventura sensacional para todos os fãs da série. O final do livro é simplesmente incrível e a expectativa pelo sexto livro é enorme. Agora é esperar que George Martin pare de passear pelo mundo e termine logo a saga. Na minha opinião, esse livro merece 5 estrelas!


44 comentários:

  1. Oi Bruno

    Tenho muita vontade e pouca coragem de ler essa série. Não importa o quanto as pessoas digam que ela é excelente e eu tenho uma mínima ideia porque assisto a série e gosto muito, são livros muito grandes e essa coisa de matar todo mundo é meio louco, rsrsrs.
    Penso em ler um dia, mas por enquanto esse é um projeto para o futuro.

    Abraços
    Mundo de Papel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Caline,

      eita, tem que ter coragem para encarar essa série mesmo =P

      Excluir
  2. Bruno parabéns pela resenha, com certeza vc sabe das coisas porque para quem, assim como eu, não leu nenhum livro da série conseguir ler a resenha do livro cinco e não encontrar spoiler posso dizer Parabéns!!!
    Tenho só o primeiro, mas meu irmão tem todos, mas ainda não me empolguei para ler (pelo tamanho do mesmo, pelo tamanho das letras e pela minha "pequena" pilha de livros para ler) mas ainda tenho esperança de ler. Dependendo de como me sentir no primeiro decido se invisto na série para mim ou se pego emprestado com meu irmão.
    Enfim valeu pela resenha e pelo incentivo para me aventurar nessa série. Vamos torcer para que o lançamento do final da série saia logo.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é porque é meu namorado não, mas o Bruno manda muito bem nas resenhas =P

      Excluir
  3. Parabéns pela ótima resenha, Bruno! Não é fácil escrever sobre algo sem contar spoilers. Eu só li o primeiro livro, mas são resenhas assim que me fazer querer ler o restante da série. Beijão,
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Já é dificil escrever sem dar spoiler, imagina escrever sobre GoT sem dar spoiler? huahuahuahua

      Excluir
  4. Ola tudo bem?
    Espero que sim!
    Eu ainda não li nenhum livro da serie, mas vontade é o que não falta, o que falta mesmo é o dinheiro,rsrs
    Parabéns pela resenha, voce me motivou mais ainda a ler.

    https://literaturaparaosaber.blogspot.com.br
    Aguardo sua visita estou te seguindo e curtindo ! *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahua esse é realmente algo bem sério =P

      Excluir
  5. Bruno, de longe, eu ainda nem comecei a ler a série. Só de pegar no livro e notar o tamanho da letra já me desanima um pouco. É tanta coisa para ler que quando olho isso acabo me desmotivando um pouco. Mas pretendo seguir para começar a leitura. O Marcos já leu três e resenhou lá no Blog apenas dois. Mas ele tem planos de continuar a leitura. Quero assistir a série, parece ótima, assim como os livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, aquela letra miuda é mesmo o ó! Li só os dois primeiros depois parei.

      Excluir
  6. Ola Bruno ainda não tive coragem de começar a ler essa série devido ao tamanho dos livros, mas só leio elogios . Em breve irei começar , mesmo na TV ainda não consegui acompanhar . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Oi, Bruno, embora tenha lido apenas o volume um, A Guerra dos Tronos, sou louca para ler a série toda! Penso em aproveitar alguma promo do Submarino e adquirir logo todos os já publicados. Acho que vou reiniciar toda a leitura quando comprar os livros e seguir tudo até o término. E me juntar aos fãs que aguardam pela próxima publicação. Adorei que você apontou os principais itens que Dança dos Dragões traz, mas sem spoilers! Obrigada, deve ter sido muito difícil! Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tatiana. Tem que ter disposição huahuahua eu li só os dois primeiros e mesmo assim porque estava de férias.

      Excluir
  8. Bruno você é corajoso! Eu não encaro essa série.. só de pensar no tamanho de cada livro da uma preguiça danada hahaha
    Mas eu nunca tinha lido nada sobre a serie e foi legal ter algumas informações, mas elas só me afastaram ainda mais dele: muitos personagens, uma ambientação muito grande, histórias que começam aqui e só terminam daqui a não sei quantos livros. Isso com um protagonista só é fácil, mas com vários?! Minha memoria é curta, não da não rsrs
    Mas que bom que você gostou =)

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Acho que esse negócio de a história de alguns personagens estar parada só esperando algo acontecer ia me deixar mega ansiosa.... que bom que achou o final do livro incrível, de toda forma. Não li nada do autor ainda, apesar de ter os volumes já lançados da série. Estou aguardando ela ser finalizada para começar a leitura. Beijo. Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju. Eu já acho que ia querer pular essas narrativas e seguir para outras mais interessantes tipo Jon Snow ou Arya =P

      Excluir
  10. Oi Bruno, tudo bem?
    Não tenho muito interesse por essa série, mas parabenizo os leitores que a acompanham. Todo mundo fala hiper bem dos livros, que George escreve bem pra dedéu e que sua criatividade é infinita - e não duvido de nada disso. Fico feliz em saber que 'Dança dos dragões' te prendeu do início ao fim, e que mesmo os ciclos demorando para se encerrar, nada ficou muito cansativo. Espero que você possa conferir o próximo o quanto antes ;)


    Beijinhos e um maravilhoso restinho de semana,
    Cássia :*
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  11. Oi, Bruno!
    Ainda estou tomando coragem para começar a ler o primeiro livro da série e você já terminou o quinto!
    Estou bastante curiosa para conhecer esse mundo do George Martin. Só falta a coragem para embarcar na leitura.
    Parabéns pela resenha, fiquei apreensiva, imaginando encontrar algum tipo de spoiler, mas não achei nenhum.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook Tem promoção de Halloween lá no blog. Não fique fora dessa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eli,

      ele levou o ano inteiro para ler os cinco huahuahuahua

      Excluir
  12. Oi Bruno, tudo bem? Gostei bastante da sua resenha. Nossa, eu amei o primeiro e o segundo livro, mas acabei ficando cansada da leitura no terceiro e acabei parando, como não era meu, precisei devolver... mas tenho vontade de voltar a ler. Gostei de saber que nesse volume as histórias começam a se interligar, é interessante pensar que o que algum personagem fez vai ser importante para alguma outra parte na história... e bom, com toda a fama de matador que o autor tem, a gente nunca sabe o que pode acontecer.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Acabei quase comprando o box de edição econômica mas não sei se vale, tenho muita vontade de ler mas na maioria das vezes, por ser uma série bem conhecida é bem carinho os livros, e não só por isso o escritor é realmente bem falado em suas histórias, quero pegar para assistir a série também, mas ouço muito comentários sobre "estupro", que é muito recorrente na série. Mas mesmo assim não deixo de querer ler, os livros são lindos e bem carinhos, mas com certeza deve compensar, estou esperando o pagamento, e talvez crie vergonha e compre, mas não sei qual das edições. Vejo tantas pessoas comentando sobre terem lido e me sinto de fora, por que quase todas as pessoas leram menos eu, ou talvez leia por kindle, mas não gosto de não ter o livro nas mãos, gosto de ver na estante também, gosto de ver que comprei e está físico nas minhas mãos.
    Beijos Bruno, ThaynáQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O do Bruno também é esse box na edição econômica. Mas a qualidade não é lá das melhores: páginas brancas e a capa é bem marromenos

      Excluir
  14. E ai Bruno beleza! Então eu não li nada ainda desse autor, mas admiro que lê, até mesmo pela complexidade do livro, e pelas histórias serem bem fortes né! Quem sabe eu consiga ler!
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  15. O que me impressiona é a paixão que os fãs da série. Quem gosta gosta de verdade, acompanha e não tem medo daquele tantão de páginas. Mesmo essa demora pra fechar os enredos não te abalou e fez com que continuasse e amasse. Fantasia não é minha praia, por isso nem mesmo vejo a série, mas acho legal quem tem paciência pra acompanhar.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não é? Bruno ama demais. Eu li dois, mas não sou assim taaaaao fã.

      Excluir
  16. Oi, Bruno
    Acho que este é o primeiro post teu que eu leio aqui no blog e gostei! Tu conseguiu provar porque o Martin é tão aclamado: afinal de contas, escrever mais de 800 páginas e prender a atenção do leitor do começo ao fim é coisa de mestre. Eu não tenho muito interesse nos livros. Fantasia não é meu gênero favorito e eu acompanhei toda a primeira temporada e larguei na segunda, nem sei o motivo, mas espero voltar a acompanhar a vida desses personagens nem que seja somente pelo seriado! Sei que a série fica melhor a cada livro/temporada! Tomara que ele lance logo o 6 para a alegria dessa legião de leitores! :D

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu falo pro Bruno que ele deveria postar mais resenhas aqui huahuahuahuaua.

      Excluir
  17. Olá, Bruno.

    Prazer em te conhecer, aqui escreve uma grande fã de George. Admiro a sua coragem de resenhar os livros do autor. Os acho muito complexo e cheio de tramas pra conseguir resenhar, fora o tanto de páginas que cada um contém.
    Apesar dos livros serem enormes o modo que o Martin escreve não nos deixa com preguiça de ler e o livro passa rapidinho. As vezes eu ficava vem logo capítulo da Daenerys ou do Tyrion, meus personagens favoritos, ahhhhh, mas não posso me esquecer a Arya e do Jon Snow. São tantos personagens que me perco em quais eu mais gosto.
    A ansiedade pro sexto livro é enorme, quero logo saber como continua. Ele bem que podia lançar o sexto e sétimo bem pertinho. Já pensou sair o sexto e depois de 5 anos o sétimo. OH MY GOD.
    Parei de falar!

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Valar Morghulis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou Paulinha!

      Que isso, não sabia que você curtia o George! Que legal. Eu só li os dois primeiros. Apesar de não ter lido os outros, sempre peço pro Bruno me contar o que está se passando (pra ver se ele tá lendo mesmo huahuahuahua). quero muito saber se certa pessoa morreu mesmo

      beijos

      Excluir
  18. Olá

    Ainda não li nenhum dos livros dessa série, mas vontade não falta. Eu adoro o seriado de TV já assisti até o último episódio lançado e é um dos poucos que eu ainda assisto porque acho a história sensacional. Como todos dizem que os livros são ainda melhores obviamente já quero ler. Só sei que Daenerys está me decepcionando um pouco na série e sei alguns spoilers do livro então :c já Jon Snow e Tyrion continuam sendo favoritos, assim como a Brienne <3 pena que nesse volume os arcos demoram a se fechar, deve ser tediante visto que o restante da história é incrível.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  19. Tenho uma vontade imensa em ler a série, entretanto ainda não tive coragem para começar a ler, fico com medo de ficar viciada e querer ler um livro atrás do outro, o que acabaria com o meu R$ (mais ainda) kkkkkk. Achei interessante o que você falou sobre alguns pontos da história demorarem para serem fechados pelo autor, mas em alguns momentos não penso isso como algo ruim, ainda mais se é uma personagem que você está ansioso para saber mais sobre!
    Beijos
    Blog: Porão da Liesel
    Página no Facebook

    ResponderExcluir
  20. Olá Bruno,
    nossa você não faz ideia do quanto eu quero ler a esta serie. Mas os livros são muitos grandes e como ando sem tempo para leituras minhas - quais eu compro - eu acabo sempre adiando a leitura do mesmo.
    Esse negocio de ter duvidas, a jogada do autor para com os leitores, é o que me fascina e me faz querer muito conhecer as obras.
    Sei lá, mas acho que quando um personagem não é bem explicado e coisas são mantidas no vácuo, com certeza é por que tem um proposito. Bom mas para saber se é isso mesmo eu teria que ler né.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  21. Oi Bruno, nunca tive vontade de ler essa série e acho que eu devia pelo menos ter a devida coragem para ler um livro desse porte... Mas não tenho, então, até que alguém me infernize e diga que é muito bom, eu posso dar uma chance. Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi Bruno,
    Quero muito ler as cronicas de gelo e fogo! So falta a coragem e o dinheiro hahaha
    Amedronta um pouco os livros da serie pelo tamanho. Mas me comprometi a ler e ate o fim do ano eu compro e pelo menos começo!

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  23. Olá Bruno tudo bem? acompanho a historia apenas pela série por enquanto, pretendo si ler os livros mas por enquanto ainda não estou no clima. Admiro que você tenha resenhado um livro de 872 páginas em poucos parágrafos e mesmo assim ter uma visão tão ampla do enredo (para quem já conhece pelo menos o básico)

    Parabéns!

    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  24. Oiee Bruno!
    Desde o começo do ano estou me enrolando pra ler a série mas até agora nada então optei pelo seriado da tv mesmo,mas eu ainda planejo ler os livros pra ter uma base melhor de toda a história.Como toda vez que eu encontro um personagem favorito algo acontece com ele,os Starks então nem se fala,prefiro não ter um no momento.ótima resenha,espero que o sexto livro saia logo mesmo.

    ResponderExcluir
  25. Oi Bruno, se eu te falar que nunca li uma resenha do Martin, você acredita? hahaha
    não me interesso pelos livros dele, este gênero não faz o meu estilo, e também nunca parei para ler nenhuma resenha...
    aaah, adoro quando os autores fazem isso, de nos deixar em dúvida se o personagem de fato morreu ou não. é dificil encontrar um que faça isso direito né? hahaha
    bom, para um quinto livro de uma série merecer cinco estrelas, mesmo com os detalhes negativos que você citou, é um bom livro mesmo eim...
    mas sinto lhe dizer que a sua resenha não me convenceu... não fiquei com vontade de ler os livros não hahaha sorry :(

    ResponderExcluir
  26. oi bruno, eu tenho os trê sprimeiros livros dessa série e aida não tomei vergonha na minha cara pra terminar o primeiro e estou enrolando a 2 anos. sim isso mesmo, 2 anos.
    é falta de tempo e livros de parceria q me impedem de continuar essa leitura.
    apesar de ser apaixonada pelo seriado.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  27. p.s: acabei q deu erro e não sei se escrevi tudo que queria, mas enfim continuando, esse livro deve ser mt bom, lembro da pressa do lançamento na época q acabaram esquecendo de publicar um capitulo dele.

    ResponderExcluir
  28. Oi, tudo bem?
    Queria muito tem coragem pra ler os livros dessa série, porém tenho preguiça por achar que não irei gostar dos mesmos, depois dessa resenha fiquei com ainda mais vontade de ler. Quem sabe um dia, né?!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  29. Oii, Bruno
    Só não fiquei perdida na resenha, porque ela foi bem clara e objetiva e porque acompanho a série (AMO DEMAIS!! AHHHH!). Mesmo amando a série, ainda não me aventurei nos livros, mas tenho muita vontade e talvez, algum dia consiga fazê-lo. Um dos meus amigos já leu todos os livros lançados e é muito fã de toda a narrativa, ele que me estimulou a pensar em ler. De qualquer forma, sou apaixonada pelos personagens que o George criou, mesmo que eles vivam sujeitos à mortes inesperadas! kkkk
    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Assisti a série e amo muito, não vejo a hora de voltar. haha
    To no finalzinho do primeiro livro ainda, daqui que eu chegue no 5 vai demorar e muito. :l

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!