03 outubro 2014

# Resenha 143 // Harry Potter e a Ordem da Fenix

Oiee, pessoal, tudo bem?

Espero que sim. Nada de preguiça nessa sexta-feira a noite. Hoje é dia de resenhar. E nada como resenhar a sua série preferida. Por isso, hoje vamos falar de Harry Potter. Mais especificamente, Harry Potter e a Ordem da Fenix

Título: Harry Potter e a Ordem da Fenix // Harry Potter and the Order of Phenix
Autor: JK Rowling
Páginas: 704
Editora: Rocco




Sinopse: Harry Potter chegou à adolescência. E, junto com as transformações desta época tão importante, vive seus dias mais sombrios na escola de magia de Hogwarts. Anunciado por sua própria autora, a escocesa J. K. Rowling, como o livro que inaugura a fase dark do personagem, Harry Potter e a Ordem da Fênix, quinto volume da saga do jovem bruxo,. saiu em junho na Inglaterra e nos Estados Unidos, provocando uma corrida dos jovens fãs do bruxinho às livrarias. A versão brasileira tem tradução de Lia Wyler, que precisou de muito talento e rapidez para traduzir as 704 páginas em tempo recorde: como havia um contrato de sigilo cercando Harry Potter e a Ordem da Fênix, Lia recebeu o livro junto com os leitores de língua inglesa e teve pouco mais de quatro meses para concluir a tarefa.

Lord Voldemort, de fato retornou e Harry sabe disso. Após o encontro de ambos no cemitério em meio ao torneio tribruxo, Harry percebe que não pode ficar parado. Para combater aquele que Não se Deve Ser Nomeado, Harry reúne alguns dos alunos de Hogwarts para formar a Armada de Dumbledore. só que desta vez o diretor de Hogwarts nao vai poder ajuda-los. desacreditado pelo ministério da magia, dumbledore acaba afastado do colégio. em seu lugar, a maior vaca, quenga bitch, pink, safada, corna do mundo literário.



A Ordem da Fênix é como se fosse uma quebra na escrita da JK. Os livros iniciais são muito importantes para compor o todo que é a saga de Harry Potter. mas o quinto livro começa a mostrar todo o lado mais sombrio que a autora reservou para os leitores. o amadurecimento dos personagens é visível. Lord Voldemort não é mais uma lenda. ele é real, ele esta no meio bruxo e nada vai ficar fácil. é a partir deste livro também que algumas peças fundamentais começam a se encaixar. desde o inicio a autora, com grande maestria, já deixava pelo caminho algumas pistas, alguns elementos que seriam importantes no final da saga. mas é no quinto livro que tudo começa, lentamente a ser trabalhado. 

Esse foi um dos livros mais aguardados por mim. li traduções feitas por fans, me arrisquei no original em pdf, procurei todos os spoilers possíveis que envolviam o livro. Mas mesmo sabendo grande parte do que me esperava quando, FINALMENTE, a Rocco resolveu trazer o livro para o Brasil, ainda assim consegui me surpreender. Do inicio ao fim, não conseguia desgrudar da leitura. esse é o maior livro da saga e lembro que quando foi anunciado muita gente falou: MEU DEUS, ISSO TUDO? (naquela época ainda não existia a fama de George Martin). mas sim, isso tudo. e o livro poderia ter muito mais que não seria cansativo. a ordem da Fênix marca uma nova etapa na serie de Harry Potter. o perigo é mais real que nunca e o que ninguém imaginava que pudesse acontecer, acontece. Hogwarts não é mais segura.

Claro que o fato da Escola de Magia comandada pelo maior bruxo de todos os tempos não ser mais segura foi um grande choque. Mas se pensarmos criticamente, existe algum lugar no mundo que seja 100% seguro? Bom, a resposta, infelizmente, é não. JK nada mais faz que inserir a realidade em sua historia ficcional. E isso ela sabe fazer muito bem. Harry Potter como um todo, tem várias menções ao "mundo real" e nos deixam grandes mensagens, como: amor como uma forma de superar qualquer barreira, a importância de uma amizade verdadeira, etc.

Todos temos luz e trevas dentro de nós. O que nos define é o lado com o qual escolhemos agir.

Primeiramente é preciso explicar o que é a Ordem da Fenix. É uma organização formada a pedido do próprio Dumbledore, que tenta combater os Comensais da Morte. Ela foi criada na primeira grande Guerra Bruxa, que aconteceu na época em que os pais do Harry vieram a falecer. Com o "sumiço"do Lord das Trevas naquela época, a organização ficou "de stand by". Mas, uma vez que Você Sabe Quem retornou, estes bruxos, em sua maioria Aurores, mas todos muito fortes e corajosos, acabam se reunindo novamente. Entre os membros estão Arthur Weasley, Sirius Black, Remus Lupin, Carlinhos e Gui Weasley (posteriormente Fred e Jorge também) e o bruxo mais fo** de todos depois de Dumbledore, Kingsley Shacklebolt.

Alguns dos meus exemplares de Harry Potter e a Ordem da Fênix.


Neste quinto volume, a autora introduz vários personagens novos. Mas alguns deles vão fazer a diferença nos últimos livros da serie. A primeira delas: Luna Lovegood, a maluquinha de Hogwarts (com todo o respeito). Sonhadora, amante de pudim, Luna é uma fiel amiga que vai desabrochando até o final da saga. Confesso que no inicio eu não gostava da Luna, achava ela meio fora de órbita demais. De fato, ela destoa dos demais personagens. É como se ela vivesse em seu próprio mundo, com suas próprias regras. Mas aos poucos vamos nos apaixonando por essa loirinha.

Outra adição é Tonks uma das minhas preferidas em Harry Potter. Ela é metamorfomaga, consegue alterar a cor de seus cabelos conforme bem entende. Uma cria da casa lufa lufa. Membro da Ordem da Fênix. E, com certeza, uma das ovelhas negras da casa dos Black. Sim, ela é prima do Sirius. Tonks é filha de Andrômeda, que é irmã renegada de Narcisa Malfoy e Bellatrix Lestrange, por ter se casado com um trouxa. E por falar nela, a bitch que por pior que seja não é odiada pela massa Potterhead, Bella Lestrange tem mais destaque neste livro. Apesar de ter sido citada nos dois anteriores, principalmente no terceiro, quando foge de Azkaban, é no quinto que ela fica na boca dos fans, pena que tenha sido pelo seu feito terrível. Aliás, fã que é fã, teve esperança até o último livro de que ele tivesse apenas atravessado o véu e não morrido de vez. Nos filmes Bella é interpretada magistralmente pela Helena Bonham Carter.



Outro novo personagem do time dos odiados é Dolores Umbridge. A verdadeira loba em pele de cordeiro, odiada por 1100 pessoas a cada 1000 questionadas sobre a personagem. Se vocês odiavam o Lucius Malfoy, o Snape, ou ate mesmo o mala do Draco... Manooow, vocês não sabem o que é um vilão. Umbridge é tão odiada que temos que tirar o chapéu para a tia Jô. Ela conseguiu criar uma personagem marcante, totalmente sonsa, perversa. Soma-se a isso a brilhante atuação da Imelda Staunton (em qualquer papel que a atriz esteja, eu a vejo como Umbridge e a odeio enormemente). O resultado é um criatura das trevas em formato de barbie com cara de leitoa. Umbridge vai ser um pedregulho pink no pé de Harry Ron e Hermione, e de toda Hogwarts, na verdade. Ela não passa de uma safada. 



Claro que a inserção de novos personagens é muito importante, mas não podemos esquecer aqueles que já estão na serie. A evolução dos personagens é visível. Agora, Harry Potter e sua turma estão com 15 anos, aquela fase da adolescência bem chatinha. E coloca chatinha nisso. Harry vira contestador, pseudo revoltado e, sim, passa parte do livro brigando com seus amigos. Mas quem nunca foi assim, certo? Aliás, a relação de Harry com o seu padrinho, Sirius é linda de se ler. Apesar do enorme tempo em que estiveram separados, ambos se dão bem e Sirius tenta suprir toda a falta que fez na vida do afilhado.

Para os amantes de Quadribol, assim como eu, ele esta de volta a Hogwarts. Senti uma enorme falta do meu jogo bruxo preferido no quarto livro, que foi totalmente dedicado ao torneio Tribruxo. Quem também está de volta é Dobby e com um novo "amigo", Mos(traíra)tro.

Apesar de todo o clima de tensão, o romance também ganha um espaço em a Ordem da Fênix. Harry e Cho começam a se desenvolver melhor. E, apesar da japonesa aka chinesa aka coreana ser um saco e viver choramingando pelos cantos pela morte de certo personagem que deixou de ser bruxo para virar vampiro, ate que eles não formam o pior casal do mundo. Gina está entrando para a vida de piriguetagem e só neste livro arranja dois peguetes. 

No final de A Ordem da Fênix, somos brindados com um duelo de tirar o folego no Ministério da Magia. Essa cena de ação, capaz de fazer com que o leitor fique sem respirar por varias páginas, é apenas um preludio do que nos guarda os próximos livros da série. JK é mais uma dessas autoras desapegadas que não liga em diminuir o número de personagens dos seus livros a esmo. Ela mata sem dó e nem piedade, mostrando toda a classe dos autores que compõe o clã do "desapega, desapega OLX": apenas citando que fulano morreu. VALEU, JAIKEI. Por isso, cuidado com os personagens que vocês gostam. A única pessoa que ela não mata é o inútil do Hagrid. Impressionante!!! Como torci para que ele morresse. -.-

Bom, é isso, galera. Espero que tenham gostado da resenha

              E se não gostaram
                         \/



31 comentários

  1. Eu amo HP nos filmes mas nunca parei para ler o livros acredita (vergonha eu sei!) e HP e a ordem da fênix é um dos meus filmes preferidos da série. Adorei a resenha pq eu vi detalhes que não foram mostrados nos filmes e q me deu vontade de ler para descobrir. JK é top demais!

    ResponderExcluir
  2. Kel que legal, vc conseguiu resenhar com humor e com observações aos pontos mais importantes. Parabéns muitos acham difícil resenhar um livro que muitos conhecem, eu pelo menos quando o faço foco mais nas minhas impressões já que a história todos ou quase todos já conhecem. Gostei da forma como vc organizou as palavras para defender sua opinião.
    Concordo sobre as vilãs, mas discordo em relação ao Hagrid (coitado vc desejou a morte dele =\ para ser sincera não desejei a morte de ninguém).
    Beijos linda

    Leituras, vida e paixões!!

    ResponderExcluir
  3. Não gosto muito de A Ordem da Fênix porque o Harry está insuportável nesse livro, meu Deus. Ri muito do "Gina está entrando da vida de piriguetagem", mas é bem isso mesmo!

    Beijão!
    http://porenseetcs.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. falando sério, toda a gente odeia muito mais a Umbridge do que o Voldemort!

    ResponderExcluir
  5. Olá Kel!!
    Bom eu nunca li Harry Potter na minha vida, assisti acho que a dois ou três filmes, gostei muito, mas nesses ultimos meses tenho tido necessidade de ler essa série, por isso que já providenciei os três primeiros livros da série, pois vocês falam tão bem dos livros e dos personages, que estou muito curiosa em conhecer esse mundo do Harry Potter e seus amigos, depois volto aqui nesse post finalizo minha opinião sobre quinto livro.
    Beijos,
    @ninh@
    Blog Detalhe Feminio
    http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. lá, Kel.

    Humor é sempre bom, mas o último gif não é pra mim. Pois adorei a sua resenha. Gostei dos outros gifs usados e o jeito que estruturou a resenha. Harry Potter é uma das minhas sagas favoritas e quero comprar a coleção de capa branca.
    Quando comprei os livros HP comprei em versão econômica e agora quando vou comprar livros sempre dou prioridade pra aqueles que ainda não li. Adorei ver os livros de sua coleção pessoal. #invejinha >.<
    Mas uma boa, certo?

    Visite: http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Até mais, Kel.

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel! Eu meio que fiquei com preguiça de HP na adolescência. Parei de ler no "Cálice de fogo" a série. Os filmes também, apesar de saber tudo não assisti alguns. rs
    Dolores mais odiada! hahaha Safada meeeesmo.
    Beijoos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  8. Aw, acredita que ainda não li nem o primeiro livro de HP? :( Eu sei, preciso dar um jeito nisso logo haha. Realmente, nesse volume eles tão bem mais amadurecidos, e a história continua sendo ótima, embora pelo menos na sequencia dos filmes, não tenha sido um dos meus favoritos

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "Asylum" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel.

    Acho que você já deve saber que eu assisti aos filmes primeiro né? Infelizmente! E tinha muita raiva desse, em especial, porque eu nunca conseguia entender nada, principalmente o lance da profecia. E a Umbrigde... nem se fala. Mas no livro, tudo fez sentido... e o que são aquelas cenas das conversas entre Minerva e Dolores? kkkkkkkkkkkkkkkkk Amo a Minerva.

    Beijos
    Theo / Mania de Leitor
    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Amei a resenha Kel (pena não ter nenhum spoiler{rsrs}) Já comecei a rir nos elogios a nossa querida Dolores.
    Ate lembrei de toda a minha expectativa e espera pelo livro ser lançado e do dinheiro que eu juntei dia a dia vendendo balinha no colégio para poder comprar o livro. Da sensação de finalmente ter conseguido a grana suficiente, a expectativa ate mainha ir em Feira de Santana, que era a cidade mais próxima onde tinha uma livraria, A sensação de pegar O MEU livro e carregar ele pra todo lado depois que adquiri, lendo-o na espera do dentista. Da tensão ao ler as ultimas paginas. Aquele momento que fechei o livro, quando alguém passa pelo véu, e fiquei parado olhando para o tempo refletindo sobre os acontecimentos. A agonia nas ultimas paginas, agora so faltava um capitulo e o que eu faria da minha vida? Aquele ponto final que lutei tanto para chegar ate ele, mas não queria vê-lo tão cedo.
    Com sua resenha ri com o certo bruxo que virou vampiro e me lembrei da minha paixonite pelo mesmo bruxo, e do amor adolescente frustado depois que ele começou a brilhar no sol. Lembrei dos primeiros livros, Deu atê pra escutar a voz de mainha gritando que precisa me alimentar "Thiago, largue esse livro e venha comer, seu Exú."
    Agora vou para de ser tão nostálgico, antes que eu faça um texto e você fique entediada. So pra finalizar: ótima resenha.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Kel! Relembrar Harry Potter é sempre uma boa pedida! A Umbridge é realmente odiável, uma pena que eu n pude conferir a atuação da Imelda Stauton, "A Ordem da Fênix" foi o único filme da série que eu n conferi ainda :( Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  12. Vc tem varias coleçoes de HP... Eu quero comorar uma pra mim mas to na dúvida pq sou apaixonada por aquela que forma hogwarts na lombada mas é paperback e acho os de HP bem ruizinhos (folha jornal).

    Sobre o livro.. Ainda não li. Recentemente terminei o prisioneiro de Aksaban e curti bastante. Em breve vou pro 4º.

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel!!
    Estou aqui chocada com suas inúmeras coleções hahahaha
    Vc é viciada mesmo em HP hein?!
    Adorei a resenha! Amo HP e vc descreveu a história perfeita, sem spoillers e bem divertida!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel, tudo bom? A sua resenha até me animou de ler a série, de tão boa que ficou ^^' Acredita que só li o primeiro livro?! *vergonha* Queria ter lido a série quando ela foi sendo lançada, mas, na época n tinha dinheiro para comprar livros e depois foi ficando esquecido... mas, acho que vou ler ^^" Resenha excelente!

    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  15. Oi Kel, tudo bom?
    Não sei se você sabe, mas só fui começar a ler HP no ano passado e ainda não li o último livro. Claro que sei de muitas coisas, mas não li ainda. (NÃO ME MATE)
    A Ordem da Fênix não é um dos meus livros preferidos da série, mas acho que isso se deve ao fato do Harry estar um verdadeiro mala.
    A Umbridge realmente é uma vaca! Ai, eu também gosto muito da Tonks.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Kel!
    Ainda não li nenhum livro do Harry, mas em breve vou resolver isso, estou planejando comprar a coleção completa ♥
    Já comecei a rir com os seus elogios logo de cara aheuheu.
    Estou bastante curiosa para conhecer esses personagens, até mesmo a Umbridge que já odeio através de você ahuheuha.
    Adorei a resenha, cada vez mais querendo conhecer essa saga.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  17. Oiiiii, Kel!!
    Obrigada. Thank you. MUITO OBRIGADA!!! Agradeço muito por essa resenha, como foi bom lê-la, e relembrar desse livro, do filme e de tudo o que qualquer obra de Harry Potter me faz sentir!! Ri demais! kkkk Ri mesmo! Tadinho do Hagrid!! De fato, é na Ordem da Fênix que tudo fica mais sombrio, e nos "deliciamos" mais com as mortes de personagens que tanto amamos! Aquela vaca rosa, bandida, safada, a melhor vilã!! Não tem como odiá-la, e ao mesmo tempo, amá-la, por conseguir tão bem nos fazer odiá-la! kkkkkk Fiquei toda arrepiada lendo, e morrendo de vontade de largar minhas leituras e correr pra ler A ordem da fênix! E sua coleção é linda!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Kel, que resenha diva.
    Confesso que eu não leio HP, aliás, nunca li, falando o português claro.
    Tenho curiosidade pelo fato de muitas pessoas elogiarem, mas nunca parei para ler. E que obra, hein, mais de 700 páginas, uau.
    Os pontos abordados por você faz com que pareça uma história incrível. Afinal, você como fã é aquelas bem assíduas mesmo. Um dia assisti um tour que você fez pela sua estante e vi o tanto de livros que você tem em outros idiomas da série, inclusive esses na foto.
    Parabéns, Kel. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  19. Nossa que nostalgia hahaha é incrível como não me canso desta historia, e como ela me trás tantas lembranças boas e emocionantes, que ajudaram a formar meu ser!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  20. "a maior vaca, quenga bitch, pink, safada, corna do mundo literário." adorei os seus elogios Hahaha aquela mulher é realmente uma vadia, pense em um ódio que sinto.. Ainda não li todos, mas amo os filmes desde criança e tenho certeza que vou amar os livros também. Amei sua resenha. *-*

    ResponderExcluir
  21. Oiii

    nunca fui fã de hp, mas assisti os filmes por causa do meu namorado, gostei muito, espero um dia poder ler os livros que devem ser muito melhor que o filme :D


    Ps: Eu sou ANI e não ARI :)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  22. Acredita que eu nunca havia lido uma resenha desse livro? haha
    HP realmente é fantástico <3
    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Comprei a série de livros recentemente (mas já vi todos os filmes) e um dos que mais anseio em ler é A Ordem da Fênix, pois me disseram que tem muitas diferenças para com o livro. Mas vejo que Dolores continua sendo uma vaca... afinal algumas coisas não mudam.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  24. KKKKKKKK meu forninho caiu com essa resenha! Estou rindo demais com várias partes, principalmente sobre um bruxo que decidiu virar vampiro haushuaua agora, sobre o livro em si... também achei digno o amadurecimento da série, e também tenho um ódio terrível da Dolores (que depois decidiu ser uma fada protetora de Angelina Jolie). Enfim, adorei sua resenha haha faça mais resenhas como essa :P

    www.fasciniosliterarios.com.br

    ResponderExcluir
  25. N li nenhum livro de Harry Potter, mas assisti todos os filmes. Também tenho raiva dessa mulher... o que ela faz com Harry no filme dá mta raiva! Meu preferido é A Camara Secreta

    ResponderExcluir
  26. Kel,
    Essa resenha vai causar viu kkkkkk
    Mesmo tendo falado tudo o que muita gente tem vontade, eu estou rindo com os comentários...então nem preciso dizer que amei a resenha...
    Estou ansiosa para ver as próximas da série.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  27. Oi Kel, adorei sua resenha, bruxo que decidiu virar vampiro? kkkkk Ainda não li esse livro, o único que li foi O Enigma do Príncipe, tenho que ler todos e desde o começo. No filme eu odiei a Dolores também. Ah, nunca gostei da Cho, a garota é totalmente sem sal. Caraa, tadinho do Hagrid, eu gosto dele, pra que desejar sua morte?! Beijos

    ResponderExcluir
  28. Acompanhar o desenvolvimento de uma série é sempre gratificante, vemos a escrita do autor mudar e os personagens amadurecerem, como foi o caso de Harry e seus amigos, realmente a partir desse livro vemos a escuridão se aproximando e ela virá com toda força, seja pelos novos personagens inseridos ( Dolores e Bellatrix mais ativamente) como também pela ameaça mais forte de Você Sabe Quem.
    É um livro que apesar de ser grande consegue ser lido rapidamente de tão viciados que ficamos, querendo mais sobre cada personagem, tentando desvendar o que Luna fará e qual sua importância ( não entendi isso quando li o livro).
    A Ordem da Fênix já começa a marcar o início do fim da saga, vemos mais dificuldades e nosso coração já vai se apertando, J.K mostrou toda a sua genialidade escrevendo esse livro e os próximos também, leitura sempre agradável de se fazer.
    Outro fato interessante é sobre a adaptação, pode não ter ficado extremamente fiel, mas nenhuma fica, só que os atores foram brilhantes, ficando eternizados pelo papel, sem mencionar a qualidade fantástica que foi criada e aprimorada durante os filmes.

    ResponderExcluir
  29. Acredita que até hoje ainda não terminei de ler essa série? Eu adoro o Harry e quero muito terminar, mas por enquanto estou sem tempo.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. eu sou simplesmente apaixonada por HP, mas ainda não li todos, mas estou começando minha coleção.
    esse é uma das minhas histórias preferidas, e um dos personagens q mais odeio que quando eu vi o filme bufei demais.
    adorei a resenha <3

    ResponderExcluir
  31. Um dos melhores livros da série. Em todos os sentidos, desde o drama até a aventura. E a raiva que é a Umbridge pegando no pé dos personagens rs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!