# Resenha 132 // Livro dos Vilões

Oiee, pessoal, tudo bem?

Quem ai curte uma releitura de contos de fada? Em tempos de Malévola onde a bruxa, até então super malvada da Disney se transformou em uma adorável e linda (é a Jolie, né, gente?) criatura, que tal falarmos do Livro dos Vilões? Trata-se de um ponto de vista moderno de famosos vilões. Eu adorei! 


Livro: O Livro dos Vilões
Editora: Galera Record
Autor: Cecily von Ziegesar, Carina Rissi, Diana Peterfreund, Fábio Yabu
Páginas: 315
Livro cedido em parceria com a editora



Sinopse: Organizado da mesma forma que O livro das princesas – também com o esquema de dois populares autores nacionais, e dois nomes famosos do exterior – O livro dos vilões reúne estes autores para uma coletânea de contos sobre vilões icônicos dos contos de fadas. As irmãs de Cinderela? Malévola? Madrastas e lobos? Carina Rissi, Cecily Von Ziegesar, Diana Peterfreund e Fábio Yabu estão aqui com a mensagem: este não é um livro tão bonzinho quanto o seu antecessor. · Cecily Von Ziegesar é a popular autora das séries It Girl e Gossip Girl, esta última que inspirou o seriado na televisão. · Diana Peterfreund é autora das séries Sociedade Secreta e Caçadora de Unicórnios. · Carina Rissi é autora dos populares Procura-se um marido e Perdida, publicados pela editora Verus, que já venderam mais de 40 mil exemplares no Brasil. · Fábio Yabu já publicou, pela Galera, seu livro A última princesa.


#stepsisters - Sobre Sapatos e Selfies - Cecily Von Ziegesar

Que mulher não ama sapatos e tirar fotos? O conto da Cecily é o que mais usou elementos do nosso cotidiano para compor a história. A internet é quase palavra de ordem no conto, além de "Louboutin salto 12 rosa pink".

Cindy (seria esta uma bela referencia para Cinderela, han? han?han? =P) é a meia irmã de Nastia de Dizzi que são pseudocelebridades do instagram. Cindy é constantemente feita de gato e sapato pelas outras irmãs: ela faz o dever de casa das irmãs e até fica em uma fila quilométrica na liquidação de um outlat.

A autora não modificou a essência da história da Cinderela, apenas trouxe o conto para a realidade. Stepsisters é rápido de ser lido e é engraçado. Mas apresenta aquele estereotipo da garotinha fútil americana. E, nossa, como esse tipo irrita! A história é interessante e acaba cumprindo o seu papel dentro do livro.


Menina Veneno - Carina Rissi


Malvina foi criada em um orfanato e já comeu o pão que o diabo amassou. até que conheceu um famoso piloto de formula um e, ainda que não fosse totalmente apaixonada por ele, aceitou o pedido de casamento.Ela começa a subir de vida e vira modelo. porem em uma das corridas do campeonato, o marido acabou sofrendo um acidente fatal. Malvina virou viúva, mas, de quebra, tinha que cuidar da enteada Bianca. A implicancia de Malvina com Bianca começa quando a garota acaba recebendo um convite para ser o novo rosto da linha Menina Veneno, que até então era estrelado por Malvina. E para piorar Bianca é daquelas que come o mundo e continua linda e magra (e ainda apelidou a madrasta de fofadrasta). Vocês podem imaginar que isso nunca ia dar certo, né? 

Essa foi a minha primeira experiencia com a escrita da Carina e, preciso dizer, me apaixonei. A autora consegue inserir humor, drama, suspense em uma escrita acessível e envolvente. Malvina é uma perua espontânea que quer sempre ser a numero um. Gostei principalmente da forma como a Fofadrasta narrou a história.  Era como se fosse um bate papo informal entre amigas. A proximidade do narrador com o leitor me cativou e simplesmente não consegui largar. As gargalhadas são infinitas.

Acredito que esse tenha sido o maior conto do livro. Mas as 104 páginas passaram como se fossem apenas 20. Conteúdo completo, história cativante e uma releitura muito inteligente.



Quanto Mais Afiado o Espinho - Diana Peterfreund

Agora, gente, o que foi esse terceiro conto? Não sei, acho que a autora não entendeu muito bem o objetivo do livro e saiu totalmente do contexto. Primeiro que é impossível identificar de qual conto ela está falando. Cheguei a conclusão de que deve ser alguma história apenas conhecida nos Estados Unidos. O título pode remeter à  Bela Adormecida, mas, garanto, nada do que foi escrito se pareceu minimamente com a história de Aurora. Achei o conto meio reflexivo demais, deprê demais... destoou muito dos outros. 

Neste conto conhecemos Malena, uma menina que é filha de bruxos, mas que daria tudo para ter uma vida normal. É então que decide ir para a escola. No inicio ela se sai muito bem escondendo suas origens. Mas quando suas amigas descobrem, Malena acaba hostilizada, sofre bullying e a única pessoa que parece entendê-la é o menino que ela gosta, Pierce. 

A moral da história é a aceitação do seu verdadeiro eu, mas por mais bonita que essa a mensagem seja, não consegui gostar do conteúdo. O conto é cliché e ficou devendo muito para tentar chegar perto dos demais. Tive muita dificuldade em terminá-lo. A fluidez da leitura estava perfeita até então, principalmente depois de uma história tão boa quanto a da Carina. Mas bastaram quatro páginas de Quanto Mais Afiado o Espinho para tudo se arrastar. Me decepcionei com a Diana


A Menina e o Lobo - Fábio Yabu




Mas, felizmente o livro ainda não tinha terminado e a editora reservou um conto maravilhoso para o final. Fugindo um pouco tragicomigo dos dois primeiros textos, A Menina e o Lobo conta a história do Lobo que cansou de ser visto como aquele personagem sempre malvado que sequer tem um nome. 

Esse sem dúvidas foi o conto mais original, fazendo do mundo de fantasia e do real, universos paralelos. Na história de Fábio, os personagens dos contos de fadas estão presos naquela "cúpula" onde tudo é sempre o mesmo. A Chapeuzinho sempre pega o mesmo caminho na floresta, o Lobo Mau tem que soprar a casa dos anões ou comer a vovozinha, A Branca de Neve sempre vai morder uma maça envenenada, e por aí vai... 

O conto é uma grande critica ao comodismo. Muitas vezes aceitamos nossas posições pela simples preguiça de tentar mudá-las. Ninguém é 100% mau e o Lobo nos mostra isso. A coletânea não poderia ter terminado de melhor forma. A história é super inteligente e repleta de sentimentos. Amei.


No todo o livro é muito bom e super divertido. Se você ama vilões e adora uma releitura de contos de fadas, vá correndo comprar esse livro e se apaixone como eu =)






44 comentários:

  1. Olá!
    aaahhh sempre vejo resenhas desses contos e me coço para ler!
    devem ser maravilhosos!
    misturar autores renomados e aqueles que estão começando a explodir foi uma ideia de mestre!
    eu sou uma fã de releituras e SEMPRE torço pro vilão, acho que vou adorar!
    e adorei o gif! hahah super bacana!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os contos são muito divertidos, Lara. Espero que goste

      Excluir
  2. Se já tinha vontade de ler, imagine depois da sua resenha!
    Espero que logo, logo o livro esteja aqui na minha estante. <3

    Beijão,
    porenseetcs.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Outro livro que grita ME LEIA!
    Estou louquinha pra tê-lo, nunca li uma história completamente contada pelo ponto de vista dos vilões. E ler quatro num mesmo livro é demais *o*
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahua adorei, Eliana. Espero que leia em breve

      Excluir
  4. Oi Kel!!
    Ahhhhh to louca nesse livro!
    Adoro vilões, adoro conto de fadas... adoroooooooooooooo!
    Também quero o das princesas *__*

    Também não li nada da Carina e fiquei empolgada com o que falou sobre ela!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  5. Eu adorava puder ler esse livro e o das princesas também :( pena que não chegou a Portugal e nem sei se chega né? Com as editoras nunca sabe.
    Beijinhos
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel

    Comprei esse livro por causa da Carina Rissi que adoro, e peguei meu atografo porém ainda não li, mas depois dos elogios vou querer em breve com certeza !

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. solicitei por causa dela também. O conto dela é um dos melhores.

      Excluir
  7. Achei genial essa ideia de criar os personagens de forma meio que invertida, Kel. Essa coisa de mesclar autores nacionais com internacionais também é bem bacana.
    Super adorei e fico imaginando o bonzinho sendo mau. Imperdível rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  8. Tenho muita vontade de ler esse livro eu gosto bastante dessas releituras dos contos infantis
    ⋙ Um beijo, te espero no blog
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
  9. Não consigo gostar de livros assim, então provavelmente não leria, mas não vou dizer que o livro é ruim. Só não faz o meu estilo literário mesmo.

    www.laoliphant.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kel! Tudo bem?
    Estou estranhando e muito o pessoal comentado sobre o conto da Diana Peterfreund, ela é aquela autora que eu leria até mesmo a lista de supermercado e ainda não estou acreditando que o conto dela não está convencendo :/. Mas enfim, eu adoro essas releituras e acho ótimo ver algumas delas voltadas não só nas princesas e nos heróis, mas sim nos vilões! Principalmente depois de "Malévola", estou super curiosa para conferir mais tramas/releituras focadas nesses personagens e o livro parece ser uma boa oportunidade! A dica está anotada (: Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jess,

      não conhecia essa autora e sinceramente, acho que ela não foi muito feliz na escrita do conto

      Excluir
  11. Oi mo!
    Muito legal a ideia do livro. Eu acho que está na moda fazer uma releitura dos vilões e outros personagens clássicos de desenho. Eu acho isso válido para não deixar aquelas histórias esquecidas!

    ResponderExcluir
  12. Não cheguei a me interessar muito não.... acho que so o conto sobre o lobo que me fez pensar... "olha1 isso pode ser bom...."

    ResponderExcluir
  13. Sempre tive muuita vontade de ler esse livro, mas até então não tive oportunidade :/ Realmente, a autora que escreveu sobre a Bela Adormecida escreveu de tudo, menos sobre o conto de fadas hahaha e fiquei bem curiosa com esse do lobo, porque se formos parar pra notar, a maioria dos contos de fada tem um motivo para que a rainha má, a malévola, e etc, todos os vilões, virem de fato um vilão; eles não nasceram simplesmente assim. E acho que isso é válido até pros humanos em si.

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "O Doador de Memórias" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh a história do lobo é muito boa. A melhor de todas

      Excluir
  14. Oi Raquel, tudo bom?
    Eu estou curiosa para ler esse livro porque no Livro das Princesas eu acabei me decepcionando um pouco com a maioria dos contos. Nele também tinha um conto que fugia completamente da proposta do livro. Fiquei curiosa para conferir o conto da Carina.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Estou começando a ler agora o conto "A menina e o Lobo". Até agora o meu favorito foi o da Carina Rissi. Sinceramente o mais fraquinho, na minha opinião, foi o da Cecily. O da Diana eu gostei, mas foi tipo um três estrelas. Achei a história boa, mas poderia ser mais desenvolvida, e achei o final um tanto quanto... "sem-sal" digamos assim. Poderia ter sido melhor. Até agora estou gostando bastante do conto do Fábio Yabu, sinceramente está me surpreendendo.
    Beijos,
    Ana.
    www.nasuaestanteblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh mas é porque vc ainda não leu A Menina e o Lobo. Aposto que quando terminou se tornou o favorito, né? *-*

      Excluir
  16. Ai, meu Deus, eu fiquei apaixonada por esse livro! A capa, o tema, a resenha, tudo! Ainda não o tinha visto nas livrarias, nem nunca tinha visto ninguém escrever nada sobre ele. Sério, Kel, valeu! Fato que eu vou comprar. <3
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
  17. Olá..
    Ainda n li nem o livro das princesas.. Peciso ler esses dois pq são de autoras q gosto muuuito!

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  18. Nossa amiga que máximo, fiquei louca para ler esse livro. Pretendo ler esse e aquele das princesas. Adoro releituras. Fiquei ansiosa para ler esse conto do lobo!!!! Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  19. Oi Kel, tudo bem? Nova por aqui, mas já adorei o blog ♥
    Li recentemente uma resenha de "O Livro das Princesas", mas ainda não havia lido nada sobre "O Livro dos Vilões", então foi legal já ter essa visão mais precisa. Acho muito interessante a ideia de misturar autores nacionais e internacionais, para mostrar que nem só de EUA se faz um bom livro. Li muitos contos e crônicas quando era criança, nisso acabei me apaixonando. Mal posso esperar para ler o livro, me pareceu ser muito divertido mesmo - sem contar a capa, que é um amor.
    Beijos e ótima semana :D

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Liah,

      seja bem vinda. Espero que você goste do livro

      Excluir
  20. Ei Kel,
    Ouvi bastante falar deste livro mas não me interessei, fiquei com medo de parecer com a princesa adormecida, não sei porquê mas não me agradou, lendo agora sua resenha vejo que pode até ser diferente mas ainda fico um pouco resistente hahha e olha que eu amo disney, princesas e seus vilões, aliás a capa do livro é um amor né? Só por isso já vale a pena ter o livro kkkkkkkkkk!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li, mas este livro está na minha lista. Confesso que não é uma prioridade, mas vou ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Kelzitaaaa, eu adoro contos e tenho certeza que vou amar, já garanti o meu exemplar mas antes quero ler o livro das princesas que também está aqui em casa só aguardando eu dar um jeito na minha lista de leitura hahaha

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  23. Pera aí quem quem amou sua resenha fui eu! Nossa muito bem explicado e com comentários justos. Não tenho dúvida de que quero esse livro!!!

    Dany
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  24. Muito bacana isso de juntar vários autores em apenas um livro. Gosto muito da escrita da Carina Rissi e quero ler o conto dela. Os outros parecem ótimos também. Espero em breve ter a oportunidade de ler.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Oii
    Tô com muita vontade de ler esse livro, por gostar de releitura e por ter a Carina Rissi, amo ela!! Já li dois livros dela, só falto Encontrada. Gostei bastante da ideia do conto dela e o da Cecily, e o último deve ser lindo mesmo!! Não vejo a hora de ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Kel,
    Já faz um tempo que quero ler esse livro, adoro releituras e essa me chamou a atenção por ser do ponto de visto dos vilões, que normalmente são mal compreendidos.
    Fico triste de saber que tem um conto que não agradou muito, mas estamos sujeitos a isso né.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  27. Queero muuuuito esse livrooo! eu adorei a ideia e achei tão boas as críticas por mais que um conto não tenha agradado! Definitivamente um livro para ler agoraaa!

    ResponderExcluir
  28. Estou super curiosa para ler o livro das Princesas que ainda não tive oportunidade, e depois que foi lançado este livro fiquei ainda mais curiosa, só vejo resenhas positivas e minha vontade só aumenta.

    ResponderExcluir
  29. Oi Kel, adorei sua resenha e fiquei com bastante vontade de ler o livro, eu adoro releituras de contos de fadas e passei a adorar os vilões, acho que vou gostar desse livro. Beijos

    ResponderExcluir
  30. De todos esses autores, só tive contato com o Fabio Yabu (leia Branca dos Mortos e Os Sete Zumbis), adorei a escrita dele! Quero muito esse livro!

    www.fasciniosliterarios.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá Kel!!
    Ainda não li esse livro, mais achei interessante fazer um livro de vilões, pois nunca vemos a história pelo ponto de vista deles.
    Beijos,
    @ninh@
    Blog Detalhe Feminino
    http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!