16 setembro 2014

# Papo Literário // Resumo x Resenha

Oi pessoal, tudo bem?

Como prometido, vou explicar melhor sobre ontem. Acontece que ontem trabalhei até tarde, o local onde eu trabalho promoveu um debate com alguns dos candidatos ao governo do Rio de Janeiro e estávamos desde cedo nos preparando para que tudo desse certo. Nem todos os candidatos apareceram, o que foi uma pena, mas o debate foi bem interessante e, além de entrevista-los previamente, eu ainda fiz uma pergunta para eles durante o debate  =P

Mas agora voltamos a programação normal do blog para falar das diferenças de Resenha e Resumo. Não que eu seja uma especialista, tá, gente? Mas acredito que a maioria tenha aprendido no colégio ou na faculdade, a diferença entre resumo e resenha. 

Para ficar claro:

Resumo - É o efeito de recapitular ou sintetizar as ideias principais e secundárias de um texto.
Resenha - É a apresentação e descrição de um determinado produto, (coleção, livro, capítulo, filme, música, evento etc.) imprimindo-lhe um juízo de valor.

Dentro da dimensão da resenha existe a resenha critica, que significa:

Resenha Crítica - deve apresentar um juízo de valor sobre a obra resenhada, ou seja, um ponto de vista, baseado em argumentos e provas sobre as ideias apresentadas.

A questão é que, às vezes eu leio algumas resenhas aqui na blogosfera e me pergunto: É resenha critica ou resumo? Porque além da pessoa contar o livro inteiro (aloooowww, cade a graça da leitura, minha gente?), ela não opina sobre o que leu e eu fico, tipo:



Claro que o leitor quer saber um pouco sobre a história do livro, até mesmo para saber se o enredo está dentro daquilo que ele gosta ou está mais acostumado a ler. Mas o mais interessante das resenhas (e é por isso que se chamam resenhas e não resumos) é justamente opinar! Sei que muitos podem pensar: quem sou eu para falar do autor X que é mega conceituado? Mas genteem, para tudo!! A opinião é sua, e é isso que faz com que o leitor se interesse pelo livro. Claro que o blogueiro não é a verdade absoluta quando o assunto é opinião sobre um livro, mas de que adianta ler e não falar tudo o que você sentiu durante a leitura?

Um exemplo prático:

Imagina a situação: Você pergunta a um amigo: Você gostou do livro A Culpa é das Estrelas?
Ai o amigo responde: A Hazel tem câncer e ela conhece o Gus em um grupo de apoio na Igreja onde eles se reúnem no coração literal de Jesus. A Hazel odeia o grupo de apoio, mas ai o Gus aparece lá para acompanhar o Isaac, um outro menino que tem câncer nos olhos e durante o livro acaba ficando cego por causa do câncer. E ai o Gus fica reparando na Hazel e fica meio afim dela...

E ai, se você já não estiver perdido em tudo o que ele está falando, você estará assim:


NÃO É ISSO QUE EU QUERO SABEEEERRRR

Quando alguém te pegunta se você gostou do livro, você diz: sim ou não e JUSTIFICA. O que eu vejo de resenha onde a pessoa não se posiciona e só resume o que acontece... Como diria minha avó: Não tá no gibi! A gente quer saber a opinião do blogueiro também!! Podem falar a vontade ;) Como diria a música: Não se reprima! É isso que incita o debate sobre o livro nos comentários e tudo o mais.

Resenha não é APENAS um resumo do livro, gente. Ou então mudem o nome de resenha do livro X para resumo. 

#DicadoBem

















49 comentários

  1. KEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEL!
    AMEI SEU POST!
    acho que muita gente se perde no que é a resenha.
    as vezes nao tem a sinopse, nem uma introdução ao livro e só opinião, quem nao leu o livro, não faz nem idéia do que tao falando.
    ou ainda acabam falando tudo sobre o livro, ATÉ A PORCARIA DO FINAL!
    ARRRRRRGGH!
    adorei o post mesmo!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Acho que é importante essa contextualização e, claro, falar a opinião do leitor. Se for só um resumo do livro, como vamos saber se é bom ou não?

      Excluir
  2. kkkkkkkkkkkk, Ri com essa postagem. E olha, ja vi muitas "resenhas" desse tipo por ai, kkkkkkkk, te entendo cara, vc não está sozinha.

    http://quinzemares.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que mais tem, INFELIZMENTE, são resenhas assim, Mis =(

      Excluir
  3. Postagem acidamente do bem... pra falar a verdade essa foi uma das postagens que mais curtir no blog Kel.. tai uma coisa que me pego pensando vez ou outro... sempre vejo resenhas onde o livro é meio que resumido e nunca tem uma opinião.... eu fico... sim? mas tu gostou ou não fia? curto saber a opinião da galera sobre o livro... tanto é que muitas vezes quando já sei do que se trata o livro já meio que fico pulando a parte do resuminho e foco na opinião do blogueiro...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem que rolar um veneno, né? huahuahuahau Obrigada por ter gostado da sinceridade. Beijo no ombro pra vc =P Sim, também faço isso. O problema é quando procuro a opinião do blogueiro na resenha e só vejo as estrelinhas no final huahuahuahua

      Excluir
  4. Olá Kel!
    Adorei seu post... Realmente ele faz a gente, enquanto blogueira, a refletir um pouco no conteúdo de nossas resenhas!

    Beijos
    http://estantedafer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. O que posso falar além de que concordo com tudo??
    É exatamente isso que ocorre por ai, e como você bem disse em algum momento de nossas vidas aprendemos essas diferenças básicas que devem ser postas em prática, não me prolongarei porque também não sou nenhuma expert no assunto. Adorei o post.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. HAHAHA ADOREI O POST!!!

    muita gente precisa ler isso serio. Tem varias pessoas que fazem resumo achando que é resenha :(

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel!!
    Adorei o post, cansei de ver resumo em blogs que as pessoas chamam de resenha, eu vou lendo doida p saber a opinião do blogueiro e qd chego no fim ... (O.O) hahahahah.
    Amei esses gifs q vc coloca no meio dos textos kkkkk!
    Bjoss!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé. Espero que essas pessoas se toquem depois dessa minha #indiretadobem =P

      Excluir
  8. Arrasou, Keeeel! Como estudante de Letras uma das coisas que me irritam nesse mundo dos blogs é essas concepções errôneas!
    Deixou o recado ;)
    Beijooos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
  9. Olá, Kel
    Tudo bom?
    Adorei o teu post, provavelmente vai ajudar muita gente hahaha adorei a tua explicação kkkk
    Beijos*-*
    Território das Garotas

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel, tudo bem?
    Muito bom o seu post! Infelizmente nem todo mundo sabe a diferença e acabam contando todo o livro, sem dar a devida opinião. mas postagens assim ajudam e muito.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  11. Rindo muito com a foto que você colocou da primeira mulher. Exatamente isto. Fui ler um resumo de alguém que viu o filme Se eu Ficar e começou contando coisas primordiais e poxa..... assim não dá! Isso não é resenhar é contar tudo! Muito bom o post!

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  12. Amiga esse tema rende viu. Concordo plenamente com você, fico pra morrer quando leio alguns textos onde a pessoa praticamente entrega a história e no fim não argumenta nem expõe sua opinião. É triste =\ eu faço o meu máximo para não cair no erro! acho que tenho conseguido mas se vc encontrar algo semelhante nos meus textos pode me falar por email ou pelo face viu!!!!???? Tudo que vem para nosso bem é sempre bem-vindo!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      seu blog é ótimo. Você faz um trabalho maravilhoso

      Excluir
  13. Oie! Concordo com você! Mas algumas pessoas ainda não entendem a diferença entre resenha e resumo!
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudará muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/09/outlander-viajante-do-tempo.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  14. Ola Kel.

    Realmente. Mas o pior não é nem quando a pessoa não dá a sua opinião, é quando a "resenha" tem cinco linhas misturando o assunto do livro com uma opinião superficial, como se a pessoa so tivesse lido a sinopse.

    Acredita que um dia eu li uma resenha de Dom Quixote que tinha umas dez linhas??? Enfim... Beijo Kel.

    Theo / Mania de Leitor
    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Concordo totalmente com você! Acho importante ter um breve resumo na resenha, mas não deixando de lado a opinião á respeito do livro. Adorei seu blog, realmente muito incrível, tem tudo para fazer o maior sucesso; Já estou seguindo, segue o meu também?
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  16. cara as vezes depende do livro q eu leio sabe.
    dependendo da história as vezes eu escrevo mt ou não, mas tem gente q faz resumo da sinopse ao invés de escrever resenha e isso me incomoda mt.

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  17. Oi Kel!
    Adorei seu post!!! Não curto muito "resenhas" resumos, pois falam demais do livro, gosto mais de saber a opinião de quem está escrevendo.
    Eu mesma prefiro resumir o principal do livro só em um parágrafo, para não revelar nada sobre a trama. Assim posso deixar mais espaço para escrever minha opinião e também não estrago a história para ninguém.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel. Tudo bom?
    Amei seu post. Realmente o que mais tem na blogosfera são os "resumos" que ficam apenas contando a história. Isso até a sinopse pode fazer. Aliás, tem pessoas que não gostam de dar sua opinião na resenha e me pergunto: como assim? A graça é saber o que aquela pessoa curtiu ou não na leitura.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiee

    Muito legal esse post o que acho mais comum nas resenhas que vejo pela blogsfera é que é muito comum colocarem 3 a 4 estrelas para o livro mas não explica o porque tirou a nota máxima né tipo a pessoa fala muito bem do livro mas é como se o livro fosse perfeito e na verdade ela só deu algumas estrelas ai fica confuso né. O blog é seu e vc que tem que dar a sua cara para ele e nada mais visivel que sua propria opinião.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  20. Kel!!
    Muito pertinente o q vc comentou. Um saco vc ler a suposta resenha e descobrir a hustória toda do livro e não saber nada do que a pessoa achou do livro.

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  21. Oi Kel, tudo bem?

    Eu gostei muito do post e acho que você realmente está certa. Analisando as minhas próprias resenhas pude ver que no começo do ano eu fazia uma crítica muito melhor sobre os livros que lia e, que atualmente, não sei o motivo, eu tenho muito mais resumido os livros que leio e feito uma pequena crítica do que uma resenha do todo.

    Não sei os outros blogueiros, mas acho bacana quando alguém comenta uma coisa e podemos nos analisar e melhorar.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi mo,
    Muito boa a ideia do post. Por experiencia própria, eu não sei muito bem diferenciar quando estou lendo uma resenha ou um resumo. Eu quando faço resenha aqui no blog tento ao máximo passar uma ideia do livro e, ao mesmo tempo, explicar o que eu mais gostei do livro.

    ResponderExcluir
  23. Oi Kel!
    Não poderia ter escolhido um tema melhor pra ser discutido.
    Muitas vezes já vi post onde só colocam um resumo de todo o livro e muitas vezes falam o final e estragam totalmente a expectativa do leitor.
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  24. Oi kel, interessante seu post, eu tenho que me segurar as vezes para não conversar na resenha, pois quando escrevo é um tipo de bate papo né ! Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  25. Heey, Kel, boa noite :D
    Não poderia concordar mais, esse realmente é um tema que me deixa com a pulga atrás da orelha. "Aprendi" na faculdade a diferença entre resumo e resenha, já que precisávamos entregar muitas resenhas como forma de avaliação pelos professores. Quando parti para a blogsfera, continuei na mesma linha: uma breve apresentação do livro, então a minha opinião sobre ele. Gostei da leitura? Ela fluiu? Como são os personagens? A história foi confusa? Tento expôr minha opinião da forma mais clara possível, indicando se o livro me agradou ou não. Sei que minha opinião não é a verdade absoluta, mas não vejo o objetivo de escrever uma resenha se for para omiti-la. E sempre fico um pouco confusa quando me deparo com uma "resenha" que é só o resumo dos acontecimentos do livro (adeus, surpresa da leitura), e a pessoa encerra sem comentar o que achou da leitura. É como se faltasse a última página.
    Adorei o post, minha vontade é de espalhar por toda a internet, pois acho que algumas pessoas têm dúvidas sobre o tema, hehe.
    Abraços e ótimo fim de semana!

    http://confissoesdeumleitor.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  26. Kel, amei <3 Poxa, é tão ruim quando vamos ler uma resenha e a pessoa solta todos os spoilers possíveis, nos resume o livro :\ Tipo:Ei fera, calme, só queria saber sua opinião..."
    Beijo!
    entreeleitores.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Da série escrevi um baita de um comentário e nao foi publicado hahaha!

    Mas vamos lá! Eu sempre tento mesclar minha resenha, com uma introdução e em seguida minhas impressões. Tem alguns livros que eu desando a escrever e não tem jeito! Vide Um Caso Perdido, Entre o Agora e o Nunca e Proibido, mas estas valem né? hahaha

    Eu acho que não mas fiquei na duvida de faço um resumo ou não hahah eu me esforço para não, mas se eu faço quero que tu em fale viu?! =D

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  28. Amei o seu humor ao apresentar as diferenças e realmente é um saco quando a pessoa escreve a "resenha" e conta os pontos mais fortes do livro minimamente como quando ela fez a leitura e acaba a graça. Odeio spoiler e falar demais do que acontece dentro do livro acaba entregando mais que um leitor do seu blog quer saber. Parabéns pelo post.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  29. Senti uma leve revolta no seu post haha graças a deus existem as resenhas, assim podemos surtar com quem entende do que você tá falando, e compartilhar opiniões, além de incentivar a leitura para outros

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "Primeiro Amor" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  30. Kel,
    Realmente já me debarei em diversas situações em que o texto nada mais era que um resumo do livro, quase a sinopse kkkk e claro isso não ajudou em nada para eu me decidir se poderia ler ou não o livro.
    Opinião, mesmo negativa vale muito.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  31. Oii
    É isso aí, garota! Kkk Ri muito com esses gifs! Kkkk Eu concordo, se for pra ler um resumo, o fulano pode botar no Google. O que mais gosto das resenhas é que como se trata de uma opinião sobre a obra escolhida, nunca encontraremos uma única ideia, cada resenha terá algo de diferente, mesmo que semelhante. É essa a graça, perceber como um livro afeta de forma diferente, pessoas diferentes.
    Beijos

    ResponderExcluir
  32. kkkkkkkkkkkkkk adorei a explicação divertida. Post muito bom pq muitas pessoas não sabem a diferença, eu realmente prefiro a resenha pq gosto de saber a opinião sobre vcs que lêem mais que eu sobre livros que eu poderei vir a ler em algum momento! e ainda comparar opiniões sobre os que eu já li

    ResponderExcluir
  33. hahaha gostei muito da sua explicação, espero que muitas pessoas aprendam isso!
    Me da uma raiva quando quero saber se é bom e vem gente contando tudo que acontece e eu acabo sendo grossa. Uma vez tinha acabado de pegar um livro na biblioteca da escola e uma menina que eu nem conhecia pegou o livro da minha mão e disse que adorava o livro e só achava ruim porque acontecia isso e aquilo. --' fiquei com tanta raiva que quase não li. Quis devolver na mesma hora. kk

    ResponderExcluir
  34. Oi Kel, adorei seu post, sei que minhas resenhas não são das melhores, mas acho que não são resumos, até porque nem falo tanto assim da história do livro para não dar spoilers. Já vi vários "resenhas" que são basicamente resumos e odeio isso porque contam tudo do livro, inclusive as coisas que acontecem de importantes que poderiam ser considerados spoilers bombásticos. Beijos

    ResponderExcluir
  35. Deu na cara da sociedade, Kel. Adorei.
    Fiquei até com medo agora, vou voltar para as minhas resenhas e dar uma lida para ver se não está parecendo um resumo kkkkkkkk.
    Valeu a dica, Kel, sempre arrasando.

    ResponderExcluir
  36. Hum, eu acho q vi algo sobre isso na escola! N tenho certeza, mas foi bem rapido pq minha série ainda n fala de resenha! Achei legal o exemplo sobre A Culpa é das Estrelas, pq diz bem o que vc quis dizer!

    ResponderExcluir
  37. Antigamente eu fazia resumos e não gosto dessa época. Hoje aprendi a resenhar, não tão bem, mas ainda é melhor que um resumo!

    ResponderExcluir
  38. Kel, não sou nenhuma expert em resenha, mas tento colocar a sinopse, falo um pouquinho da história e vou dando minha opiniões e inpressões sobre o livro, acho que isso é uma resenha, ou será uma resumo agora fiquei em dúvida, rsrsrs!!
    Beijos,
    @ninh@
    Blog Detalhe Feminino
    http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!