# Papo Literário // Não gostei do livro, e agora?

E ai, galera, tudo bem?

Espero que sim. Quando pegamos um livro para ler, sempre queremos nos surpreender dentro daquelas páginas, certo? Mas nem sempre essa surpresa se dá pelo lado positivo. Muitas vezes acabamos nos decepcionando com a leitura. Mas, e aí? Como nós, blogueiros, devemos fazer quando o livro é ruim?

É difícil eu não gostar meeeesmo de um livro. Já li muitos livros mais ou menos, que não me marcaram, mas livros onde eu não consegui aproveitar nem uma virgula de forma positivas são bem raros. Mas ainda assim eles existem. Acho que quem acompanha o blog sabe dos meus "odiados" preferidos: Morte Súbita, Como Eu Era Antes de Você...


Mas sempre fica aquela dúvida: Resenhar ou não resenhar um livro negativo? Gente, sério, resenhem! Uma resenha negativa bem argumentada é incrível. Claro que falar que não gostou do livro não significa xingar o autor, escrever que tudo é ruim, que os leitores do blog não deveriam comprar, etc. É importante que a critica seja construtiva, ou seja: dada de uma maneira respeitosa e não ameaçadora.

Aliás, tem gente que considera um comentário negativo como se fosse uma ofensa pessoal. E olha que a pessoa nem é o autor, de fato, da obra. Graças a Deus isso nunca aconteceu comigo (até porque não tenho muita paciência para essa gente). Tenham sempre em mente que é impossível agradar a todos. Muita gente vai detestar o livro que você amou e vice versa. É a vida. Mas relaxe, isso não significa que não possamos ser amigos =P Uma vez que estamos na internet estamos sujeitos a isso. Respeitar a opinião do outro é muito importante e saber ouvir uma critica também.

É verdade que muita gente não sabe lhe dar com a critica. O que é uma pena, porque isso faz com que a pessoa não seja um bom profissional na área em que ela atua. O importante é sempre tirar alguma coisa boa daquela opinião.

Tem blogueiro que tem receio de fazer uma critica negativa de um livo porque é autor nacional ou porque o livro foi cedido em parceria. Não vejo uma resenha negativa como um meio de "manchar" o trabalho do escritor. Muitas vezes isso é uma ajuda para ele melhorar nos próximos livros. Depois que, gente, vamos combinar, blog que não é sincero nas suas opiniões, ninguém merece. Não é como se fossemos denegrir a imagem de alguém ou ofender o trabalho do autor/editora que, com certeza passou por um grande processo até a publicação do livro.



Por isso, blogueiros: cabe a nós sermos críticos, SIM. Nem sempre vamos gostar daquilo que estamos lendo. Não vale a pena omitir ou reduzir a resenha só porque não gostou. Não queremos só ler resenhas positivas, resenhas negativas também são válidas. E, garanto, as negativas são as que fazem mais sucesso por aqui e muita gente comenta que quer, SIM, ler o livro para saber se vai concordar comigo ou não.

Autores: saibam escutar (ler, no caso, né?) uma critica sobre o trabalho de vocês. Não é pessoal, é opinião. Se eu ler algum livro e não gostar, eu vou falar. Não é só porque o livro os foi cedido em parceria que temos que só falar coisas boas. Tenham a humildade de aceitar sabendo tirar proveito do que foi dito.

Leitores de uma forma geral: Nada de surtarem porque leram resenha negativa do seu autor preferido. Vamos lá, né, galera. Maturidade. E um detalhe importantíssimo: não é porque você é fã do autor que vc tem que amar qualquer coisa que ele escreve. Amo a JK mas detestei Morte Súbita. Adoro a Kiera e achei A Elite chatissimo!



49 comentários:

  1. Concordo que resenhas negativas devem sim ser feitas!
    Até porque do mesmo jeito que existem aqueles que adoram os livros que você amou, existem também aqueles que compartilham da mesmo opinião de um livro que não foi nada bom.
    Nada de ficar imaginando se deve ou não fazer aquela resenha só porque não gostou do livro. Você deve dar sua opinião e todos devem respeita-la.
    Construindo Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Eliana. E nem sempre é possível agradar todo mundo né? Com os livros é a mesma coisa.

      Excluir
  2. Tb concordo contigo.. Se vc não gosta de um livro não eh motivo para nào resenhar! Vejo varios blogueiros famosos (como a Pam da garota it) por ex que não gostam de resenhar livros q não gostaram.
    E críticas e xingamentos sempre vem quando vc não fala bem de algum livro q todo mundo ama mas eh a vida.. O jeito eh ignorar!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, fala sério. Acho isso uma besteira. Porque fazer um blog só pra falar bem do livro? Ninguém merece

      Excluir
  3. Oii Kell!!!
    Concordo super com você, no meu blog tem espaço p resenha positiva, negativa, mais ou menos hahahaha, vale falar a verdade ps leitores e todos tem que ter em em mente que o que é bom p mim pode não ser bom p vc e vice - versa né? Que nem vc disse, é a vida!!

    Bjoos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que a gente deve isso a eles. Se é bom, claro que temos que ressaltar o livro. Mas se ele nos decepciona ficamos calados? fala sério

      Excluir
  4. dá um medinho você meter a boca em um livro ou que ta super bem comentado, ou que é modinha!
    eu meto a cara, se não gostei digo o porque não gostei, mas deixo claro que é uma opinião pessoal, mas que pessoas diferentes tem leituras diferentes. Acho bacana quando meto a boca e vem alguem dizendo que é legal, dá pra debater e tal! mas sempre vou prezar o respeito! graças a Deus nunca tive nehuma situação constrangedora com autores!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adoro quando eu não gosto de um livro que todo mundo gosta huahuahuahau

      Excluir
  5. Eu concordo com você em questão de elaborar uma resenha negativa, porém com critica construtiva. Acho tão ridículo ler uma resenha dizendo "eu odiei", mas não dá argumentos nenhum pra entendermos o porquê do ódio. O porque que a leitura não foi boa. Eu sei que existe autor que surta quando vê alguém falando mal, mas deveriam ler essas críticas e fazer com que no próximo livro tenha cuidado. Se for pra errar, que erre em outros pontos, outras características e não nas mesmas coisas que fizeram algumas pessoas detestar a leitura, por exemplo. Mas é do ser humano mesmo, não gostar de ouvir - ler - certas verdades. kkk

    Adorei o post! ;))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claaaaro. Sempre com uma critica construtiva e que vá além do "não gostei porque não me identifiquei". Isso não é justificativa, certo?

      Excluir
  6. Kel, você tem toda a razão. Não faz muito tempo que ando resenhando livros, mas desde que comecei ainda não tive uma total decepção, só que eu sinto que se, por acaso, eu tê-la, não vou pensar duas vezes antes de expor minha opinião sincera a respeito do livro. Também penso que existem muitas pessoas que leem certos livros só pelo fato de ler críticas a respeito dele, então isso pode também, ser um ponto positivo!

    Beijão - Tão doce e tão amarga.


    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto! E as vezes (sempre) eu fico com receio de escrever resenhas negativas (as poucas que fiz eu sempre procurei mostrar respeito pela obra, nada de xingamentos haha não os suporto nem na boca de personagens que dirá eu escrevendo) voltando, uma vez eu recebi um recado nada carinhoso de uma escritora nacional via skoob (fiquei tão mal que quis apagar meu histórico de leitura) mas depois eu vi que não tinha faltado com o respeito na hora de mostrar minha opinião um tanto ácida (admito) mas o livro estava sim com uma revisão de chorar :/

    Hoje eu fico mais alerta na hora de escrever comentários ou resenhas.

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jhey,

      sim, sempre temos que demonstrar respeito com o livro. Não é só porque a gente não gostou que todos irão sentir a mesma coisa, certo? Tem autores que infelizmente, enchem a boca para falar que são autores nacionais etc, mas que não sabem lhe dar com as criticas

      Excluir
  8. Oi Raquel, tudo bom?
    Gostei bastante do tema que você tratou, pois conheço vários blogs que nunca fazem resenha negativa. Isso é impossível porque tem livros que realmente não nos agrada e não vejo nenhum problema em comentar isso nas minhas resenhas. Acredito que as editoras e leitores respeitam uma opinião negativa quando ela é coerente e embasada. Não basta falar mal apenas por falar, não é mesmo? A resenha negativa te mostra alguns aspectos do livro que podem ser ruins, mas apenas com a leitura é possível conhecer a história. As pessoas precisam passar a entender que emitimos uma opinião que pode ser contestada, mas que deve ser respeitada.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim,

      opinião é opinião. É impossível gostarmos de todos os livros.

      Excluir
  9. muito boa sua posição de nos aconselhar, já tive também essa duvida, mas acho que vc tem razão!

    byanak.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oiee

    Também sou da opinião que o que vale é sinceridade, já teve alguns livros que não gostei mas nunca nenhum autor venho tirar satisfação mas enfim cada pessoa tem um gosto e realmente nunca vai ser 100% o importante de tudo isso é ter respeito tanto quem faz a critica como quem a recebe!

    Beijos

    Aguardo sua visita na minha resenha de Proibido rssr

    http://www.livrosechocolatequente.com.br/2014/09/resenha-proibido.html

    ResponderExcluir
  11. Olá, quando se é blogueiro isso incomoda muito, será que termino um livro ruim ou abandono? Concordo com você, minhas resenhas negativas são sempre as mais visualizadas, os leitores gostam de opiniões sinceras.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Se não gostou, tem que falar também

      Excluir
  12. Oi Kel! Adorei o seu texto!
    Eu particularmente não gosto de escrever resenhas negativas, mas as vezes quando é de parceria, e não gostamos somos obrigadas a fazer, mas no geral, quando eu leio o livro por mim mesma, e não gosto, eu realmente não perco tempo resenhando ele, mas é escolha minha mesmo, pq eu gosto de levar dicas que considero boas lá para o blog e não os que considero ruins. Vai de cada um isso!
    Gostei da sua opinião e sua argumentação!
    [Parceria Overdose Literária]Entre o amor e o silêncio - Autora Babi A. Sette!!
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/parceria-overdose-literariaentre-o-amor.html
    Beijos!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula,

      mas, acredite se quiser, pelo menos aqui no blog, quando coloco uma resenha negativa, muita gente fala que quer ler pra ver se vai concordar ou não comigo!

      Excluir
  13. Oie Kel. Adorei o post.
    Amo resenhas críticas de verdade. Sabe, aquelas que não tem medo de expor os defeitos, os detalhes que desgradaram na hora da leitura. Não suporto blogueiros que acham tudo perfeito, maravilhoso e nota 5. Até parei de seguir alguns blogs por este motivo. Nada como uma resenha que passa credibilidade, sempre passando sinceridade, mesmo quando o livro é de parceria. Eu andei em uma fase bem azeda de odiar alguns livros que muitos amaram (Silo, O maravilhoso agora, A princesa Adormecida), e não exitei em falar o motivo do meu desagrado lá no blog.
    A blogosfera literária carece de opiniãoes sinceras e com conteúdo.
    P.S: como assim você não amou Como eu era antes de você? kkkkkkkkkkkk
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Resenha critica é muito bom. Bem justificada, então, é melhor ainda

      Excluir
  14. Olá Kel! Tudo bem?
    Concordo com você! Sempre precisamos fazer resenhas, por mais que o livro tenha deixado à desejar em algum aspecto, para que assim nossos leitores possam ver e também analisar mais as obras, pois cada um interpreta da sua maneira e o que pose ruim para um pode ser agradável para o outro...
    Adorei o post, bem interessante, pois normalmente ninguém costuma falar sobre esses assuntos *-*
    Beijinhoss
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  15. Kel sempre adoro essa sua coluna e estou surpresa o quanto concordamos. Com certeza resenhar um livro que não gostamos é bem desafiante, principalmente se a pessoa tiver ética como nós, quer dizer argumentando e não xingando o dito cujo.
    Não sei vc, porém os livros que não gostei até agora meio que ficam inesquecíveis e fico P da vida com isso, mas de alguma forma eles servem de referência para eu não procurar algo semelhante. Hoje posso dizer que três livros que não gostei foram: O morro dos ventos uivantes, As vantagens de ser invisível e Os Três. Esperava outra coisa deles, mas nem por isso acho que as pessoas não devem ler os mesmo, cada um tem uma experiência de vida e com certeza o livro será visto de forma diferente por cada um.
    Enfim parabéns por levantar essa reflexão tão importante. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, com certeza. Livro negativo também nos marca huahuahuahua até hoje tenho medo de ler O Chamado do Cuco com medo de não gostar de nada da JK além de HP!

      Excluir
  16. cara eu n me importo de dizer q nao curti o livro mas alguns autores nao curtem mt isso ahuhsu por isso q parei de fazer parceria sabe, fui mt xingada e mt autores brigaram comigo por causa disso
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  17. Quando eu leio um livro e não gosto eu faço uma resenha sincera, mas também não acabo com o livro, digo os motivos que não gostei e digo para o leitor descobrir por si mesmo se não gosta ou não porque acredito que cada um tem um estilo literário diferente. Já vi por aí tanta resenha positiva de livros que acho ruim.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ola Kel.

    Realmente concordo com tudo o que você disse ai.
    Passei por uma experiencia dessas a pouco tempo. Estava lendo um livro que não gostei nem um pouco, chegou um ponto em que eu simplesmente larguei e comecei a ler outro... mas mesmo assim farei uma resenha (ou uma meia-resenha) no blog.

    Beijos, Kel.
    Theo / Mania de Leitor
    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meia resenha tambem é válido. é só justificar =P

      Excluir
  19. Sempre tive sorte nas leituras e ainda não tinha pego um livro para dar de nota 3 para baixo, mas isso já acabou, li um recentemente e não gostei e já escrevi a resenha e em breve postarei no blog. Temos que ser sinceros e respeitosos em nossa opinião, se o autor(a) não sabe lidar com críticas então não deve nem pensar em publicar seus livros.

    Abraço,
    Diego de França
    Leitor Sagaz

    ResponderExcluir
  20. Acho que a sinceridade é sempre valida em momentos como esse... acho cansativo ver somente resenha positivas das coisas... uma hora alguém tem que não gostar de algo... ainda bem que os blogs que costumo visitar sabem ser verdadeiros em suas resenhas... sobre opinião... tem muita coisa com resenhas altamente positivas que eu olho e penso... meu Deus... eu irei odiar isso.... como tem resenhas com pontos negativos que eu penso... puxa isso parece ser muito massa....

    ResponderExcluir
  21. Já resenhei 2 livros ruins no blog e estou indo para o terceiro, mas eu não sou dessas que desiste ainda mais sendo uma série, trilogia, etc. Um desses exemplos foi que a continuação era infinitas vezes melhor!

    Então eu resenho sim, e argumento conforme minha ideias, acho necessário!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  22. Eu concordo com você mo, eu acho que as pessoas precisam dar a sua opinião e tentar fazer uma crítica construtiva. E claro que os autores ou admiradores do livro precisam aceitar opiniões contrárias

    ResponderExcluir
  23. Kel, estou completamente de acordo. Eu preso, sobretudo, o espaço do meu blog como um canal integro, então eu escrevo da melhor forma possível o que realmente penso. Seja livro, filme música... que quer que seja! Logo no início eu li livros de que não gostei, e disse o porque na resenha, fundamentei da melhor forma possível. Fiquei com receio das reações dos leitores e parceiros? Fiquei, justamente porque tem pessoas que são cheias de extremismos e eu estava nos meus primeiros passos, mas isso não me impediu de ser verdadeira. Então, estamos juntas nesse barco, querida! A verdade mesmo que doa!

    Dany
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
  24. Meu Deus, tu odeia Como eu era antes de você e eu aqui doida pra ler este livro. Irei procurar a sua resenha pra lê-la e ver sua opinião. Acho que uma crítica boa ou ruim bem fundamentada não faz mal a ninguém. As pessoas não agradaram a todos. o//

    Beijos.

    ResponderExcluir
  25. Fazer resenhas negativas também é crucial! Não é tudo que nos agrada, e se a crítica for bem construída, não há mal nenhum em expor sua opinião. Mesmo porque, os autores também cometem erros, e é através dessas resenhas que eles conseguem localizar pra melhorar numa próxima

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "Primeiro Amor" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  26. Oii
    Concordo plenamente, e amo ler resenhas em lugares diferentes, que tenham opiniões diferentes. Isso prova que podemos pensar por nós mesmos, e não seguir uma linha de pensamento comum a todos. A literatura toca cada pessoa de um jeito e temos a liberdade de expressar as nossas opiniões da forma que queremos. Ninguém gosta de ouvir criticas ruins, mas devemos ter em mente que não podemos agradar a todos e que é necessário pra nosso crescimento, ouvir essas criticas. Parabéns pelo post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Kel,
    Amei a postagem...
    Esse é um assunto um tanto delicado para se falar, mas posso dizer que concordo com cada palavra dita/escrita.
    Eu muitas vezes, não gostei de um livro, e no momento de resenhar tive que pensar muitas vezes em como explicar e mostrar os pontos que contribuirão para isso, e assim mostrar que isso poderia ser melhor, e quando não conseguia, eu simplesmente não postava a resenha, afinal, se não consigo argumentar então é melhor nem começar a falar.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  28. Concordo plenamente! Até pq nós acreditamos mts vezes nas recomendações de vcs e é opinião e direito de vcs de gostarem ou não de um livro! Ninguém quer ouvir criticas ruins mas as vezes ajuda a melhorar!

    ResponderExcluir
  29. Realmente é impossível agradar a todos, até porque nem todo mundo gosta das mesmas coisas. Na minha opinião critica é sempre bem vinda, mas com os argumentos certos. Acho muito bom quando vejo resenhas negativas, pois sei que o blog é realmente sério, porque não tem condição de uma pessoa ler tantos livros de assuntos diferentes e achar todos perfeitos.. pode até gostar, mas sempre tem aquele livro que tem algo que não agrada.

    ResponderExcluir
  30. Oi Kel, super concordo com você, adoro quando vejo uma resenha negativa de um livro que eu quero muito e ao mesmo tempo vejo resenhas positivas, me dá mais vontade de ler o livro para ver o que vou achar. Sinceramente evito um pouco os livros que todo mundo fala bem, gosto de pegar livros para ler que possuam um pouco de crítica para analisar durante a leitura. Beijos

    ResponderExcluir
  31. Confesso que já deixei de resenhar livros muito ruins, mas já resenhei outros que não gostei. Por exemplo: A Menina que Não Sabia Ler. Foi no comecinho do blog, mas até hoje acho que peguei pesado naquela resenha. haha
    Críticas construtivas e bem fundamentadas são interessantes. O importante é saber como criticar. Hoje eu melhorei muito nisso. Quem lê o blog com frequência sabe que eu deixo o que não gostei claro; algumas vezes nas entrelinhas, mas para um bom entendedor... haha
    Adorei a postagem, Kel.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  32. Eu tenho um pé atrás com resenhas negativas, evito ao máximo, mas às vezes não tem como não fazer! Só não pode menosprezar o trabalho do autor, né? :D

    www.fasciniosliterarios.com.br

    ResponderExcluir
  33. N sei como é , pq n faço resenhas, mas deve ser ruim falar de algo q n gostou sem magoar quem fez ne´

    ResponderExcluir
  34. Kel,
    Também concordo com você, se eu não gostei de um livro não vou elogiá-lo para agradar o autor, vou dizer meu ponto de vista apontar as partes positivas e as negativas da obra como um todo, temos que ser verdadeiros com nossas opiniões, senão acabamos perdendo nossa credibilidade diante de nossos seguidores.
    Beijos,
    @ninh@
    Blog Detalhe Feminino
    http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!