# Mudando de Assunto // Entrevista com a autora Amanda Costa

Oiee, pessoal, tudo bem?

Como todo o sábado, hoje é dia de Mudando de Assunto. Quem gosta de conhecer um pouquinho melhor os nossos autores nacionais? Desta vez a convidada é a Amanda Costa, autora de A Escolhida. Espero que gostem do nosso bate papo =)



1) Como decidiu que queria ser escritora?

Se tem algo que sempre digo, é que ninguém escolhe “ser um escritor”. É como se fosse um chamado, algo que realmente te puxa para isso. Escrever não é um dom; tocar o coração das pessoas com suas palavras, sim. Eu escrevo há alguns anos, mas nunca imaginei que os meus pensamentos um dia ganhariam espaço na mente de outras pessoas. Está sendo uma fase realmente gratificante.

2) Como o processo para escrever A Escolhida? Em quanto tempo ficou pronto?

Eu posso dizer que o processo de escrita foi árduo. Tudo começou com uma inspiração repentina, e de uma hora para outra, me enxerguei montando toda uma história. Com início, meio e fim! Tudo roteirizado. Infelizmente (ou felizmente) o desejo em continuar com o projeto desapareceu depois de alguns meses, e por consequência abandonei o que havia escrito. Pensei que não chegaria a terminá-lo, como aconteceram com outras histórias minhas. Por sorte, como existem segundas chances, eu resolvi retornar com a escrita do romance no início deste ano. A partir de então, comecei a compartilhar os capítulos gratuitamente em uma plataforma de publicação digital e os comentários foram tão positivos que me incentivaram a persistir. Entre as idas e vindas, o livro levou cerca de um ano e meio para ser finalizado.

3) O que os leitores podem esperar da Trilogia?

Precisei refletir por alguns minutos a respeito dessa questão, pois é justamente algo que nos coloca em uma posição complicada. Todo autor defenderá seu livro, assim como um pai defende o filho. É nítido que cada pessoa sente a história de uma forma diferente, e consequentemente, como autora, eu tenho uma visão muito peculiar a respeito. No geral, penso que os leitores podem contar com grandes emoções. Falar sobre o amor e como ele nos modifica é tão adorável! Espero que eu tenha mostrado o quanto nós somos os próprios vilões e os heróis das histórias que criamos.

4) Quais são as suas inspirações literárias?

Todos os autores que li, até hoje, de certa forma são inspirações e me moldaram ao longo dos anos. Para citar alguns, posso falar de Carlos Ruiz Zafón, que escreve de uma forma sensacional! Cassandra Clare, que penso ter escrito sobre um universo realmente fantástico. Carina Rissi, que sempre me arranca uma porção de gargalhadas e outra grande quantidade de lágrimas. Caramba! Eu poderia ficar durante horas, recomendando os autores e seus respectivos livros marcantes.

5) Você está movimentando bastante as redes sociais para o lançamento de A Escolhida. Como está sendo a recepção do publico e quais as suas expectativas para quando o livro estiver disponível?

Nenhum sonho se torna realidade num piscar de olhos. Há tanta persistência até certos projetos saírem do papel e ganharem o mundo! Eu nunca conseguiria imaginar algo diferente do que está acontecendo, no quesito “vou fazer acontecer”. Tenho contado com o apoio de muitos blogs e pessoas queridas, que estão me incentivando e divulgando cada novidade a respeito do lançamento. É muito mais do que eu esperava. Às vezes, eu paro e penso: será que tudo isso é real? O público, em geral, está sendo muito receptivo! Meus dias estão sendo uma sucessão de sorrisos e lágrimas. Torço para que, assim que o livro estiver disponível, mais surpresas boas surjam! E que muitas pessoas sintam o misto de emoções que a história poderá proporcionar.

6) Pretende escrever outros livros em paralelo a trilogia ou irá se dedicar inteiramente a ela?



No momento, pretendo me dedicar integralmente a essa trilogia (que provavelmente terá mais um livro bônus, contando brevemente a história do Luke). Já tenho planos para uma nova história, e tenho o roteiro da mesma, mas só irei escrevê-la assim que colocar o último ponto final em A Escolhida.

7) A capa de A Escolhida é lindíssima! Você participou do processo de produção da capa?

A capa sempre foi uma das minhas maiores preocupações, e estive presente em cada etapa. Desde a escolha da foto, as cores e os detalhes. Eu queria que a modelo fosse semelhante à protagonista, em todos os sentidos. Que ela apresentasse esse olhar de indiferença, e que a capa mostrasse o lado delicado e obscuro do enredo. A Marina Avila, minha capista, opinou muito ao longo da produção e conseguimos chegar a este resultado incrível depois de alguns modelos descartados. Fiquei apaixonada por cada pedacinho da arte final!

8) Na sua opinião qual é a maior dificuldade do autor nacional hoje em dia?

A literatura do Brasil é ainda um pouco rejeitada pelos leitores, e por mais que isso esteja mudando, precisamos trilhar um longo caminho para que essa realidade mude por completo. Podemos enxergar o quanto as pessoas estão aceitando mais as obras nacionais, e a fagulha de esperança está crescendo. Penso que a maior dificuldade está voltada para os autores iniciantes, que geralmente publicam os seus livros de forma independente, como é o meu caso. A divulgação é relativamente pequena e a distribuição consequentemente atinge os mesmos níveis. Felizmente, os blogs são os salva-vidas dos autores! As editoras ainda não estão abraçando a causa como deveriam, e há tantas obras incríveis em nosso país, esperando por uma publicação e não conseguem. Quando a quantidade de leitores, ansiando por livros nacionais forem mais significativas do que os livros internacionais, as barreiras começarão a cair com maior velocidade.

9) Deixe uma mensagem para os nossos leitores

Em primeiro lugar, gostaria de agradecer à Kel, por esse convite tão adorável. É uma alegria imensa estar compartilhando um pouco mais sobre minha obra, então, muito obrigada! Eu adorei a entrevista. Aproveito a oportunidade para convidá-los a conhecer a página oficial da trilogia no Facebook, e o livro cadastrado no Skoob. Em breve estarei liberando a pré-venda, então, fiquem de olho! Torço para que se interessem verdadeiramente pela história da Ari e que ela possa despertar, em cada um de vocês, as melhores sensações. 



E aí, gostaram da entrevista? Então confiram a sinopse de A Escolhida


Sinopse: Em uma cidade repleta de pessoas desconhecidas, Ari poderia ser apenas mais uma garota dispersa na multidão, como tantas outras que foram abandonadas pelos pais desde a infância. Devido à sua aparente doçura e beleza, ninguém seria capaz de supor que, além de um anjo, ela também é um demônio com sede de poder. Os espertos deveriam manter-se distantes, mas há olhares que não deixam de admirá-la.  Egran não desperdiçaria a chance de apoderar-se de habilidades tão interessantes: ela é a escolha perfeita. Entretanto, nem todos se sentem realizados. O círculo seria um refúgio ideal para os demais feiticeiros, se o próprio líder não os tratasse como marionetes descartáveis. Movidos pelo medo e controlados pelo mestre, os componentes do grupo obedecem, sem pestanejar, às ordens recebidas. Ao se ver arrastada para lá, Ari se encontra diante de situações improváveis, arriscando-se a expor mais do que gostaria. Para ela, sentir é algo que sempre esteve fora de seus limites. Não poderia vivenciar qualquer forma de emoção, esta era a promessa. Até que Luke surge em seu caminho e abala as estruturas congeladas, derretendo-as e modelando novos conceitos. O amor realmente fará brotar a alegria? Ou irá arrastá-la diretamente para a morte? O passado obscuro de Ari será o suficiente para fazê-la estilhaçar de uma vez por todas, não restando oportunidades para uma nova tentativa de se isolar do mundo.

32 comentários:

  1. A autora parece ser uma pessoa bem bacana e eu gostei muito da sinopse do livro. E a capa? Minha nossa ficou muito bonita mesmo, achei a menina da capa um pouco parecida com a autora rsrs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa é mesmo bem bonita, né? Que bom que gostou, Ana!

      Excluir
  2. KEEEEEEEEEEL, MEU AMOOOOR, QUE SAUUUUDADE *u* Como cê tá, meu amor? Tudo certo com o blog?? Hahaha :p Ooh, aliás, eu tô bem, levando tudo no esquema, haha, valeu por perguntar <3 Aaaah, eu adoooro conhecer nossos autores nacionais! Às vezes achamos qur já os conhecemos somente pela escrita tocante de alguns, mas não sabemos nem da metade, auahsushau :3 A Escolhida me parece ser um livro muuuuito bom, fiquei curiosa!! Booom, vamos à entrevista *-*

    Olha só, que tocante! Pensando assim, penso como ela! <3 Realmente é um chamado! Hahaha, pretendo publicar meu livro em breve e fiquei feliz em ver a resposta da Amanda, pois agora tudo mudou *0* Huum, que interessante! Parece que a Amanda é minha irmã mais velha, aushaushua! Eu também já abandonei algumas histórias minhas, mas houve uma noite em que a inspiração me tocou de maneira inacreditável e repentina! Fui pro computador e comecei a escrever: até que surgiram os primeiros capítulos do meu livro, haha <3 Aaaaaah, ela gosta da Carina *-* Realmente, ela é uma fonte de inspiração, aushauhsua! Awnnnnnn, que bom que tudo tá dando certo na vida dela como escritora! Eu ainda não a conhecia, mas agora conheço a ela e a seu livro, portanto irei ajudar na divulgação, hahaha *0* Aaah, que bom que ela irá se dedicar a essa trilogia... Acho o certo! Eita, realmente a leitura nacional é muoto rejeitada hoje em dia... :(

    Aaaaaaaaaah, ela é incríveeeel, tanto quanto teu livro! Amanda, me tornei sua fã, haha *--* <3

    BEIJOS INFINITOOOOOOOOOS <3

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuu você é sempre muito fofa e carinhora, obrigada pelos seus comentários. Sim, ser autor é um dom e um grande chamado!

      Excluir
  3. Ai que legal, acho ótimo quando você divulga trabalhos nacionais Kel, é uma forma do povo acordar e se interessar mais por literaturas do nosso país e o mais legal, de jovens autores! Fiquei interessadíssima pela história, vou ficar de olho na pré-venda!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada, Leeh. Temos autores muito talentosos. Eles merecem.

      Excluir
  4. Eu nem sei colocar em palavras o tanto que eu amo A Escolhida, eu aprovo o livro inteiro a sinopse nem se fala, Amanda Costa sabe prender um leitor, uma das melhores estórias fantásticas que já li, vocês vão se apaixonar por Ari e Luke.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jessica,

      que bom saber. Espero ler o livro em breve

      Excluir
  5. conhecer novos autores é sempre e tambem um tormento.... a gente so vai aumentando nossa lista e nunca poem um fim nela... super curtir Amanda e fiquei com bastante curiosidade em seu livro...

    ResponderExcluir
  6. A capa do livro é linda e bem convidativa. A sinopse me deixou curiosa e a autora além de linda é muito inteligente e criativa. Adorei saber um pouco mais sobre ela e seus escritos e claro conhecer um pouco sobre sua opinião. Vou correndo add no meu skoob e seguir a página no face!!! Ficarei ligada e interessada na leitura!!! Valeu pela ótima dica!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kel! Tudo bem?
    Como sempre, adorei a entrevista de hoje! É sempre bom conhecer autores nacionais, novos talentos e etc, mas é melhor ainda conhecer autores bacanas e "gente como a gente" haha Acho que isso que a Amanda comentou sobre escrever e desistir do projeto é recorrente para todo mundo né? Com ou sem pretensão de publicar, uma hora ou outra sempre surge uma ideia empolgante de escrever algo, mas com o tempo você acaba ficando desanimado, desiste e por aí vai... Por isso gostei da história da Amanda, ela desistiu, mas voltou e agora já está publicando o livro que, pela sinopse, super me intrigou! Desejo sorte a ela e espero poder conferir o livro logo, parabéns pela entrevista! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei da entrevista Kel e de conhecer um pouco mais sobre a autora. Assim como ela, sou fã de Carina Rissi e Carlos Ruiz Záfon. E essa capa da Marina Ávila ficou um arraso! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  9. A Amanda é um doce de escritora e pessoa <3 Fiquei tão encantada com A Escolhida que até postagem no PL ele já teve. Ansiosa demais para a pré-venda :D

    Beijos
    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
  10. Oi kel, tudo bem?
    Que capa mais linda!!!!!!! Acho que essa é uma das mais lindas que eu já vi. Todo mundo está recomendando os livros do Carlos Ruiz Záfon, vou ter que ler, risos.... E ouso discordar da autora, escrever é um dom sim, se a história tocou o leitor, foram suas palavras e a verdade que depositou na obra.
    Gostei da entrevista, sucesso para a autora, pois o livro é muito interessante
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Kel!
    Nossa, a capa de A Escolhida é realmente linda! Mas a Marina Avila sempre faz coisas lindas, sou apaixonada pelas artes dela *-* Acho que já cheguei a ver algo sobre o livro no facebook. Toda a sorte do mundo pra Amanda, e muita persistência também! O mercado não é fácil, mas acho que a satisfação de ter pessoas lendo o seu livro é um grande incentivo.

    bjos,
    Bianca

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, Kel.

    Ultimamente venho me dedicando a conhecer mais a literatura nacional. Adorei conhecer um pouco da Amanda e saber que ela curte a Cassandra Clare. *-*
    Acho que os autores devem dar muita atenção as capas, pois elas são a primeira apresentação de um livro, se a pessoa se interessa pela capa com certeza irá ler a sinopse.

    O livro será publicado por alguma editora irá ser independente?

    http://paradisebooksbr.blogspot.com.br/

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Muito legal comhecer a autora..
    E ela gosta da Cassandra Clare ainda :)
    Achei a sinopse do livro bem interessante e a capa linda demais!
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  14. Ei Kel!!
    Como c ta?

    Eu amei a capa deste livro, não é a primeira vez que vejo um post sobre ele na blogosfera, perfeita a capa!
    A autora tb é um doce, amei a entrevista!
    Bjos!

    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, Kel!
    Adoro conhecer novos talentos nacionais.
    A Amanda Costa parece ser muito simpática. Gostei da premissa do livro, bastante interessante e a capa é muito linda *o*
    Adorei a entrevista.
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  16. Vi sobre esse livro na fanpage da Marina e amei a capa! Não tinha lido a sinopse, mas gostei bastante, parece ser do gênero que eu gosto. A literatura nacional cada dia crescendo mais, hein? Parabéns à autora (muito simpática, por sinal) por sua realização. Gostei da entrevista (vou roubar as perguntas suahsuah)

    www.fasciniosliterarios.com.br

    ResponderExcluir
  17. Uau, não conhecia ainda essa série, gostei bastante da premissa! E adorei também a entrevista, concordo bastante com a autora. Ninguém nasce sentindo que vai se tornar um escritor, como um dom. Você desenvolve isso aos poucos, até que uma hora já é automático e natural ~ter que escrever pra expor seus sentimentos e se sentir melhor com suas ideias. Mas olha, nada melhor que redação pra ajudar nisso haha sempre adorei, enquanto a maioria detestava

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "Primeiro Amor" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  18. Que capa lindíssima! Adorei conhecer a Amanda aqui no Por uma Boa Leitura! fico sempre ansiosa para conhecer uma trilogia, ainda mais quando o autor se dedica especialmente para ele. Espero ter a oportunidade de conhecer está historia em breve!


    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  19. Gente, que comentários mais lindos! Vontade de responder um por um <3 Muito obrigada pela receptividade de todos, e mais uma vez, obrigada Kel... a entrevista foi incrível! Conte comigo para o que precisar. Grande beijo.

    ResponderExcluir
  20. Kel,
    Que capa linda desse livro. A historia parece ser maravilhosa também.
    Fiquei com vontade de ler, ainda mais por saber que é uma trilogia, to tão cansada de coleções longas...

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  21. A amanda é uma fofa e adoro saber de historias de escritores que dão duro e conseguem o sucesso de publicar seu trabalho. E ela ainda é fã da carina rissi *amo amo*. O livro dela "A escolhida" parece ser ótimo!

    ResponderExcluir
  22. Oii
    Ownn, que linda! Ela me mandou um recado no Skoob, esses dias, falando do livro dela! Estou super interessada! Essa capa é de cair o queixo, linda mesmo! E gostei do que ela disse que todos podem escrever, mas tocar as pessoas com o que escreve, não é pra qualquer um. Desejo toda sorte do mundo a ela, e aos inúmeros outros autores nacionais que estão esperando sua chance!
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Que linda essa autora! ela parece ser muito simpática.
    O livro dela é lindo me encantei com essa capa, é muito linda!
    Não vejo a hora de lê-lo, tenho certeza que vou gostar.
    Desejo muito sucesso a autora!

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia a autora, Kel e achei incrível o jeito doce e simpático dela. A obra parece ser incrível e, realmente, a capa é lindíssima.

    ResponderExcluir
  25. A capa é mto bonita e a historia parece legal! N li mtos livros brasileiros, mas esse pretendo ler um dia! A autora é mto bonita!


    ResponderExcluir
  26. Olá Kel!!
    Gostei da entrevista da Amanda Costa, é tão bom quando conhecemos mais uma autora nacional, espero que A Escolhida seja um sucesso. Os blogs são realmente os maiores divulgadores dos autores nacionais.
    Beijos,
    @ninh@
    Blog Detalhe Feminino
    http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Kel, ainda não conhecia a autora e o livro e amei a entrevista. Por isso que adoro as entrevistas que vocês faz, sempre conheço autoras iniciantes que não conhecia. A capa do livro está linda e já está na lista de desejados. Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!