# Resenha 128 // Destrua Este Diário

Oiee gente, tudo bem?

Como falei para vocês estou na Bienal aproveitando tudo de bom que esta feira de livros tem para oferecer (okay, to fazendo inveja). Mas deixei várias coisinhas preparadas para vocês. Com certeza vocês ouviram falar do Destrua Este Diário. O livro foi uma super aposta da Intrínseca e, claro, virou febre, repetindo o sucesso lá de fora. 

Eu tenho o meu diário há um booooooooooooom tempo. E até hoje ainda não terminei, mas já fiz uma boa parte dele. As destruições vocês conferem no vídeo no final do post, mas antes tem resenha.


Título: Destrua este Diário // Wreck This Journal
Autor: Keri Smith
Editora: Intrínseca



Sinopse: ‘Wreck This Journal’ é um livro ilustrado que contém uma perturbadora coleção de tarefas que pedem aos leitores que juntem suas melhores habilidades em erros e bagunças para completar as páginas do livro (ou destruí-las). Através de uma série de criativas e ilustradas tarefas, Keri Smith quer encorajar seus leitores em atos “destrutivos” – deixando buracos em páginas, adicionando fotos e estragando-as, manchando páginas com café, pintando fora das linhas e mais – com o objetivo de experimentar o verdadeiro processo criativo. Através da sensibilidade de Keri, leitores são introduzidos a uma nova maneira de fazer arte, descobrindo maneiras de escapar do medo de páginas em branco e entrando completamente no processo criativo. Pagina oficial https://www.facebook.com/destruaestediario


Minha primeira impressão sobre o livro foi "Não vou nunca comprar isso! Imagina comprar um livro para destruir inteiro!!". Felizmente não é sempre que a primeira impressão fica. Precisou a irmã do Bruno pedir o livro de aniversário para eu me contradizer (sinceramente, o aniversário da Marcelle só antecipou as coisas... eu teria mudado de ideia de qualquer forma =P). Comprei o Destrua pra ela, mas acabei ficando com ele para mim e depois comprei mais um para dar de presente.

No inicio, precisei atravessar a barreira do "livro filho". Tenho muito cuidado com os meus livros. Não tolero nenhum amassado, não empresto, limpo a estante de 15 em 15 dias e por ai vai. Estar diante de uma obra que exige o seu desapego é bem complicado. Cada uma das ações propostas ia de encontro com todos os meus princípios. Destrua este Diário é um livro muito inteligente feito para estimular a nossa criatividade. Afinal, não é essa a proposta de todo o livro? Fazer com que a nossa imaginação nos guie através da história? 

Keri propõe várias atividades. Desde dormir com o diário até pendurá-lo em um local publico. Como realizar as tarefas? Só depende de você. Ao longo de todo esse tempo em que trabalho no meu Diário, percebi o quanto "destruir" cada página se torna uma terapia, um verdadeiro exercício para a mente.

Acreditem, o livro é difícil de ser concluído. Eu, particularmente, gosto de pegá-lo quando m sinto inspirada. E, apesar de ter feito algumas destruições bem legais, outras eu não pensaria duas vezes em refazer (vocês vão ver mais sobre isto no vídeo). 

Não realizei nenhuma ação de forma literal. Mas de qualquer forma o seu diário acaba danificado. Usei muitas inspirações literárias nos meus desenhos e pude redescobrir o prazer de desenhar. 

A Intrínseca também irá lançar o Termine Este Diário que segue a mesma linha do Destrua. Desta vez não vou esperar muito tempo para garantir o meu!

Deixo vocês com as minhas destruições.








45 comentários:

  1. Oi kel,
    eu também não terminei o meu ainda, e acho que nem metade dele eu fiz.
    Os selos eu colei repetidos... Sempre vem os mesmos! =(
    Você arrasa nos desenhos!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  2. Muitas destruições massa Kel.... gostei particularmente da do gentileza..... teve muitas que achei massa... mas de todas, a que citei, foi a que mais gostei.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb gostei bastante dessa. Desde que vi aqueles quadradinhos pensei em fazer este =)

      Excluir
  3. Oi Kel,
    Adorei o video!
    Acho o Diário super inspirador. Tenho um exemplar, fiz algumas coisas, mas ainda não conclui tudo (por um pouco de falta de tempo, na verdade). A proposta é incrível e o Termine este diário também parece uma ótima ideia!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito difícil terminar o diário. A ideia é fantástica, mas terminar ele é mt difícil huahuahua

      Excluir
  4. Oi Kel, adorei suas destruições, eu fiz muitas poucas no meu, ando totalmente sem criatividade, a verdade é que é bem difícil pensar em algo bem legal para fazer nele meio que obedecendo o que está pedindo, mas é bem divertido fazer as destruições. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu costumo acompanhar a fanpage do Destrua e de lá acabo tirando algumas inspirações

      Excluir
  5. Oi, Kel!
    Ganhei esse livro de presente de um amigo e ainda não tive coragem de começar a destrui-lo!
    Assim como você, sou meio "mãe" dos meus livros. Mas vou tentar ser bem criativa com ele. =P
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Oiee Kel :)
    O seu diário está maravilhoso,eu nem comecei a mexer no meu ainda está novinho em folha,é muito empenho e eu não tenho nenhum.E menina você é muito boa com desenhos,no meu livro só ia ter bonequinhos feitos de palito e aqueles desenhos que nem eu mesma sei o que desenhei.Seu ratatouille está muito fofo,você é muito criativa.
    Ps:Adorei a coruja de Hogwarts,beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahua não exagera =P. Mas eu tb só sei desenhar se eu estiver com o molde do lado. Sempre busco na internet o desenho, coloco no meu ipad e copio tudo no diário =P

      Excluir
  7. Eu quero esse livro já faz teeempo, mas ainda não consegui comprar! :(
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Não compraria esse livro, pois não me agrada essa coisa de comprar para destruir, sabe, mas adorei a forma como vc fez isso não seguindo tudo ao pé da letra, achei bem legal e criativo .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica,

      pois é, o destruir é relativo. Tb não gosto de fazer as coisas literalmente

      Excluir
  9. Esse livro é legal.
    Já vi outros vídeos na destruição deste livro.
    Teve um cara que jogou o livro do segundo andar da casa dele, derramou café em cima, deu pro cachorro pisar em cima com as patas sujas de terra, entre outras coisas.
    Ele é bom pra tirar o estresse

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel, tudo bem???

    Menina espero te ver na bienal dia 30 se vc for viu.... tenho uma enorme vontade de te conhecer pessoalmente... mas enfim... não comprei esse livro e embora só tenha lido o quanto ele é bom e uma ótima terapia eu simplesmente não consigo comprar e fazer as tais coisas... eu tive a falta de sorte do correio entregar meu livro com um pouco de amasso estou ainda muito sentida... parece que foi um pedaço de mim tirado.... aproveite bem a bienal... xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Di,

      fui só no primeiro final de semana. Bem que eu queria ir nos dois, mas não dava.

      Excluir
  11. Eu tenho o meu já faz algum tempo, porém não consigo passar das primeiras páginas.
    É difícil destruir algo que por instinto você preserva. Dei um tempo para abrir um pouco mais a minha mente e cumprir todas as proposta que tem nele.

    ResponderExcluir
  12. Kel que legal, achei que vc foi super criativa ao colocar desenhos por associação e não literal ao que era solicitado. De uma forma geral achei tudo lindo, confesso que não gostei muito da capa que vc fez, mas no mais adorei!!!!
    Quando esse diário foi lançado achei ele super louco e sem sentido, até que comecei a ver uns vídeos e fotos e achei interessante, mas confesso que não é para mim. Não me acho criativa a esse ponto.
    Muito legal a autora lançar o Termine esse diário, fico no aguardo para ver mais!!!!
    Beijos e aproveite a bienal por mim!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  13. Euuu adoreiiii sua destruaçãooo...
    Eu sou totalmente ao contrario de voce pra desenhar sou uma negação...mas pra pintaar é comigo mesmooo!!
    Aquela das bailarina com casquinha de ponta de lapis ficou muitoo fofaa!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel!
    Eu ainda tenho um pequeno bloqueio com ele HUSHUSHS
    Vi algumas pessoas que transformaram o livro numa verdadeira obra de arte, no meu caso falta-me a habilidade e a criatividade pra isso hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh mas eu tb achava isso quando comprei =P

      Excluir
  15. Olá Kel!

    Eu ainda tenho este seu pensamento antigo rsrs, nunca vou comprar um livro desses, mas gostei da sua "destruição" parece mesmo q instiga a nossa criatividade, e agora virou moda livros assim né? Já viu aquel 1 página de cada vez? Por este eu me interessei mais rsrs!

    Bjos!

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vi sim. Ganhei no encontro da Seguinte na Bienal. Mas ainda não folheei o livro =P

      Excluir
  16. Eu ainda tenho dó de comprar esse livro, mas quem sabe um dia.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Kelzita de cara achei nada a vê o livro, agora já vejo com outros olhos, mas confesso que acho que não teria muito tempo livro para fazer as atividades acho que levaria tempooooo mas mesmo assim deve ser esta a proposta né? hahahaa

    Vi o outro livro da autora, que é algo para completar um livro, achei divertido também!
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, com certeza. O livro precisa de um tempinho para fazer e muita paciencia pq demooooooora huahuhahuahuau

      Excluir
  18. Hey!

    Flor, por favor não me mate de inveja, já estou sofrendo por não estar aí na Bienal pra ver a Cassie. Eu não tenho o desapego necessário pra conseguir cumprir as "ordens" desse diário, portanto nem comprei um exemplar pra mim. Juro que me dá uma dor no coração só vendo outras pessoas destruírem os delas. Meus parabéns por ter a coragem hahahaha queria ter também, porque deve até ser divertido, uma vez que você supera o horror de destruir um livro.

    Beijos
    http://escolhasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu me divirto mt fazendo o livro. Ele é uma terapia.

      Excluir
  19. Oi Kel! Tudo bem?

    Eu estou louca para comprar o meu exemplar! No inicio também fiquei relutante, mas depois de ver algumas "destruições" fiquei super interessada em ter o meu. :D

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Kel!!

    Ganhei o meu no Top Comentarista aqui do seu blog, lembra? Até hoje não tive coragem de destruir nada...tadinho do livro! rsss!
    Você desenha muito bem, eu sou péssima!!! Sua Ariel ficou linda!!! Você sabe que o meu desenho favorito da Disney é Aladdin... se eu pudesse desenhava ele e Jasmine no tapete mágico maaaas...ia ficar bem tosco! kkkk!!!

    Adorei suas destruições!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Como amaria muito destruir isso, OH, pq sou pobre? kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  22. Ei Raquel,
    Quero muito esse livro/diário. Soube que tem uma parte "arrebente a lombada" do livro. Ui!! kkkkk
    Sou muio cuidadoso com meus livros tbm, num empresto pra qualquer um hehe.
    Vc desenha bem... foi bem criativa. Esse livro é ótimo pra dar de presente. To querendo o outro tbm. Em vez de destruir, ter que completar. =D

    Abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o outro eu ainda nao consegui entender a dinâmica, confesso. Mas vamos ver... =P

      Excluir
  23. Olá Kel..
    Vc é muito criativa! Ficou muito legal seu diário.
    Pessoalmente, nunca compraria nem faria pois não me chama ateção..
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Olá Kel,
    diferente de vc eu mantive minha opinião do diário: não vou conseguir destruí-lo.
    Não sei desenhar, não tenho nenhum dom artistico... não daria certo além de me deixar frustado.
    Que bom q para vc serviu de terapia!!!
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  25. Olá Kel,
    diferente de vc eu mantive minha opinião do diário: não vou conseguir destruí-lo.
    Não sei desenhar, não tenho nenhum dom artistico... não daria certo além de me deixar frustado.
    Que bom q para vc serviu de terapia!!!
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  26. Eu também sou assim, cuido muito dos meus livros. Mas esse livro me deixou muito curiosa, to doida por ele, sei que vai ser difícil pois fico com o coração na mão por causa de um amassadinho! Espero que eu também goste dele!

    ResponderExcluir
  27. Oi, Kel!!
    Eu tenho Destrua esse Diário, ainda não consegui terminar o meu, mais adorei suas destruições, eu também não estou destruindo ele ao pé da letra, faço algumas interpretações diferentes dependendo da destruição.
    Beijos,
    @ninh@
    http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Kel meu anjo, apesar de entender a mensagem do autor por trás desa ideia absurda (kkkkkkkkk) e estar orgulhosa por vc ter conseguido seguir o processo desejado pelo autor...eu nunca, jamais teria essa coragem..srsr..por isso mesmo que nunca inventei de comprar o livro...ssrsr..se eu ganhar, posso até pensar...kkk (nãoooo) é bem capaz deu tirar xérox, fazer isso com a copia e depois de me auto-analisar, aí sim fazer com o originall..srsr MAYBEEEEE...
    Adorei o video e suas criatividades em detruir o livro..
    bjs

    ResponderExcluir
  29. Oiiii
    Quero muito ter o Destrua este diário, uma das minhas amigas tem um e eu fiquei louca pra ter também! Mas ao contrário de você, acho que eu tentaria fazer tudo literalmente e depois ver no que ia dar, apesar de que de outra forma, ele estimula muito a criatividade. De qualquer forma, seria um prazer! Parabéns pelo seu!
    Beijos

    Ps.: Amei as patinhas, sou apaixonada por cães!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!