01 agosto 2014

# Resenha 121 // O Diário de Anne Frank

Oi, pessoal! Tudo bem?

Estou encantada com Anne Frank, com sua coragem e ousadia. E hoje, vou resenhar O Diário de Anne Frank para vocês. Espero que gostem!


Título: O Diário de Anne Frank 

Autor: Anne Frank
Editora: Record
Páginas: 349
Sinopse: Este livro é uma edição que traz na íntegra o diário de Anne Frank, com todos os trechos que seu pai cortou para a publicação de 1947, já tão conhecida e lida. É comovente descobrir que mesmo no contexto tenebroso do nazismo e guerra, ela viveu problemas e conflitos de uma adolescente de qualquer lugar e tempo. Anne Frank registrou admiravelmente a catástrofe que foi a Segunda Guerra Mundial. Seu diário está entre os documentos mais duradouros produzidos neste século, mas é também uma narrativa tenra e incomparável, que revela a força indestrutível do espírito humano.



Ao contrário do que eu imaginava, Anne Frank não foi uma menina inocente, doce e meiga. Ela era uma menina ousada e sem medos, tendo todos os motivos do mundo (e da época) para tê-los. Anne começou a escrever o diário em 12 de junho de 1942, quando ainda tinha 13 anos, e teve que deixar de escrever em 1° de agosto de 1944, com 15 anos. Durante esse tempo, Anne Frank escreveu em seu diário toda a tensão que a família Frank sofreu durante a Segunda Guerra Mundial (e presença do nazismo) e também coisas cotidianas do Anexo Secreto (nome que ela deu ao esconderijo que ela e sua família ficaram), por exemplo, como era tomar banho, sobre a escassez de comida, as discussões e desejos secretos.


Além da família dela, o pai Otto, a mãe Edith, e a irmã Margot, eles dividiram o Anexo com a família Van Pels, que era chamada de van Daan no livro, e por Fritz Pfeffer, chamado por Anne de Albert Dussel, e constantemente recebiam visitas de pessoas cristãs que ajudavam eles. Meus personagens (e pessoas reais, claro) favoritos do livro são Anne e Peter van Daan. Amo os dois, eles são os mais profundos dessa grande família.

O Anexo Secreto foi descoberto pelos nazistas e deportados para campos de concentração. Anne inicialmente seguiu para Auschwitz e mais tarde para Bergen-Belsen. E o final todo mundo já sabe. Esse foi um livro que sempre quis ler, mas não li antes porque só achava exemplares por preços absurdos. Acabei comprando numa feirinha de livros usados, mas ele está em bom estado. Acho que esse livro tinha que ser lido pelo máximo número de pessoas, mas graças ao preço alto acaba que muita gente não lê. Mas, gente, as bibliotecas públicas estão aí, vamos usá-las!

Mas voltando, sem dúvida Anne teve uma adolescência bem diferente da maioria das pessoas, mas ela tentou aproveitar ao máximo. Sinceramente não sei o que eu faria. Ela soube, escreveu um diário que ficou para a História!

Não ao preconceito! Viva a diferença!! Beijo grande!

50 comentários

  1. Gostei da resenha Nique. Tenho muita vontade de ler este livro, assim como O Apanhador no Campo de Centeio, mas devido aos preços altos, acabo ficando um pouco desgostosa, sabe? Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  2. Peguei esse livro ainda na escola, mas não consegui terminar de ler. Até hoje tenho muita vontade sabe? Mas enfim, adorei sua resenha, ficou demais! ♥
    Um super beijo <3
    docesexpressoes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oláá!
    então a Anne é incrível! Sua ousadia, determinação são inspiradores!
    Otto frank teve uma determinação para fazer do diario de sua filha um marco e conseguiu! A partir dele muitos judeus tiver coragem de por a cara a tapa e falar sobre os absurdos que viveram... porque antes, NINGUEM acreditava que era verdade... achavam que era exagero! E COMO TEM GENTE QUE CONSEGUE DIZER QUE O DIÁRIO É FORJADO?!?!?!? hunf! me indigno!
    parabéns pela resenha

    Olááá!
    aaahh, não consigo mais ler Sparks - pelo menos por um tempo.
    São todos tão parecidos, que acabei me enchendo o saco! Mas da um tempo eu volto aos seus livros ahhaa quando tiver passado minha fase revolts!
    Que bom que você gostou!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  4. Oii! ai jesus acho que apertei um crtl v sem querer! de um comentário em outro blog! aaai malditos dedos bebados me desculpe! haha. Se não apertei desconsidere!

    um beeijo

    ResponderExcluir
  5. Eu quero muito ler este livro, mas quero ler a edição com a capa vermelha.
    Sei muito pouco sobre a história da Anne Frank, quero ler este livro há anos, mas, como você disse, os preços estão absurdos :(

    Abraços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Meu único motivo de não ter lido ainda este livro foi o valor como você disse Nique mas consegui adquirir um e-reader vou se o e-book é um pouquinho mais barato ^^

    Com certeza pretendo ler em breve!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  7. Eu quero MUITO ler esse livro, mas pelo motivo que você mesmo citou. Ele sempre está muito caro, não quero pegar emprestado, porque sei que iria me emocionar e querer ter esse livro pra mim. Então queria comprar, mas não tem verba infelizmente. :/ Mas a história dela é bem emocionante, quero ler o que ela escreveu, conhecer como ela descria tudo que ela estava passando. Espero ter oportunidade de fazê-lo em breve.

    ResponderExcluir
  8. Oi Nique, também quero muito ler esse livro, tal como você queria, mas realmente o valor é um absurdo. Estou trabalhando para o ler ainda este ano, pois sou apaixonada por esse período de guerras, totalmente fascinada.

    Beijos, http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A história de Anne Frank é realmente interessante, inspiradora e emocionante. Nunca tive oportunidade de ler o livro, sempre leio a respeito de sua história em sites e sempre tive curiosidade por essa leitura. Gostei muito da sua resenha, espero encontrar uma edição com o preço bom também.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  10. Nique adorei sua resenha, bem objetiva e transmitindo suas impressões. Parabéns pela leitura e claro pelo incentivo aos leitores buscarem também livros nas bibliotecas públicas.
    Na época que li esse livro peguei emprestado na biblioteca cada faculdade. Adorei e pretendo reler um dia. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  11. Oii!!
    Também fiquei muito encantada com o "Diário de Anne Frank", após ler, acabei fazendo inúmeras pesquisas sobre a vida e morte dela.
    Ela foi uma adolescente inspiradora e um grande exemplo.

    Adorei sua resenha!!!

    Bjos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Nique
    seu blog é tão lindo <3
    Eu sempre quis ler esse livro, e faz um tempinho que comprei uma edição econômica de bolso. Ainda não peguei pra ler, mas imagino o quanto seja motivadora a história dela.
    No mesmo estilo, li a biografia É hora de falar. Não é em forma de diário, mas traz o relato de uma das sobreviventes do Holocausto.
    Bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  13. Ola Nique,
    eu havia dito no seu Li até a página 100 que me impressionei pelo fato de Anne n ser uma garotinha doce e meiga, e pelo que vi agr ela devia ter sofrido muito. Sempre quis muito ler esse livro e por conta disso nunca pesquisei sobre a vida dela, para poder ser uma surpresa. Porem, como vc disse, o preço é um absurdo e na biblioteca da minha cidade n tem um exemplar dele.
    Espero poder ler em breve
    Super Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Estou curiosa por esse livro, acredito que deve ser bem intenso os relatos da garota, minha chefe está sedenta para lê-lo, pensei em comprá-lo mas o frete aqui na minha cidade e os preços que encontrei estão bem salgados.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu li esse livro tem uns 20 anos hehe. Foi um dos primeiros que li. Eu pegava na biblioteca da minha escola. O livro é muito bom e a Anne é um exemplo. Ainda quero tê-lo na minha estante, mas como você disse está sempre caro heheeh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  16. Oi, Nice!
    Também sempre tive vontade de ler esse livro, mas os preços não ajudam! Ainda não achei na sebo, mas sempre que passo lá eu procuro. A gente ouve muito as histórias dos sobreviventes, mas raramente daqueles que não saíram vivos. Acho que a Anne pode ser uma inspiração pra muita gente, ainda.

    bjos
    Bianca.

    www.blogsomaisum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei a sua resenha! A história dela chama mesmo atenção, ainda mais pra quem gosta de ler a respeito daquela época e da guerra. Assim que puder, irei pegar pra ler também!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "O Silêncio das Montanhas", vem conferir!

    ResponderExcluir
  18. Oi Monique, tudo bem? Eu adorei O Diário de Anne Frank, a história me tocou o coração e eu sempre quis tê-la na estante, quando li, era da biblioteca. Está entre os meus favoritos e desejados!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oie...
    Anne Frank é sensacional.
    Comecei a ler o livro, mas infelizmente parei na página 100 mais ou menos e não terminei.
    Peguei o livro emprestado na biblioteca, só que era uma edição antiga e as letras eram muito pequenas, o que achei muito cansativo na leitura e acabei devolvendo o livro.
    Achei muito bom e fiquei com pena de devolvê-lo e pretendo procurar para terminar de ler pois estava adorando.

    ResponderExcluir
  20. Confesso, vergonhosamente, que ainda não li "O Diário de Anne Frank", mas pretendo mudar essa situação ainda nesse ano! Sempre tive curiosidade para ler esse relato desde quando descobri sua existência, mas os preços das edições nunca foram bons ou justos e é realmente uma pena que livros assim, que todos deveriam ler, são acessíveis para poucos. Mas enfim, irei usufruir das bibliotecas hehe Tenho certeza de que irei gostar do que a Anne escreveu, mesmo sabendo do seu final, ainda assim, creio que será uma boa leitura! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Aiiin a historia da Anne é linda de mais né??
    As vezes enquanto lia eu esquecia que ela era apenas uma criança falando de tão profunda e adulta que ela era..mas a Guerra realmente muda toda uma vida né?? =//
    Amo esse livro <33
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Ótima resenha
    É um dos livros mais tocantes que já li. Tem uns bons 10 anos que li pela primeira vez e lembro da sensação de vazio que senti quando li que ela morre antes do final da guerra. Doeu saber disso, que ela não conseguiu uma vida melhor depois de tudo que passou. Fiquei muito tempo sem conseguir ler outro livro.

    A Rainha, Ana P. Maia ♛ - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá..
    Ja faz um tempinho que estou louca pra ler o diario... Adoro livros nesse tema e acho que vou me emocionar bastante!
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Não sei exatamente Pq nunca li esse livro, na biblioteca do meu colégio é o que mais tem . A próxima vez que eu for la vou ver se consigo esse livro.

    ResponderExcluir
  25. Nique, apesar da boa resenha, esse é um livro que eu não curto muito, então não tenho interesse em ler.
    Talvez por isso que nem tenho ele mais kkkkk

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  26. Eu conheci Anne Frank através do filme "Escritores da liberdade" e desde então fiquei com vontade de ler o livro... Espero a oportunidade para ler o livro. Ah, acredito que você vai gostar muito de "escritores da liberdade" se ainda não assistiu, assista e me fale o que achou, por favor.

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Aiiiiiii quero muito ler essa versão! Mas quem diz que a gente encontra livros bons assim na biblioteca municipal da cidade??? Dá uma raiva! ¬¬

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  28. Eu não gosto muito de ler esses livros pois sempre fico muito triste, mas esse em especial eu queria ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oiee

    Ja li esse livro quando era adolescente pois sempre amei biografias e essa história me surpreendeu muito, adorei saber mais detalhes sobre o que a guerra representou para uma criança e apesar de triste o livro passa uma mensagem muito bonita.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  30. Gosto muito de ler historias que ocorreram entre guerras, apesar de ser triste
    Já li muitas resenhas sobre esse livro e ele é bem conhecido
    Mas ainda não tive oportunidade de pegar para ler
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Oi Monique, eu realmente não curto esse tipo de livro e acho que provavelmente não passaria das primeiras páginas se pegasse ele pra ler.
    E como é caro né? Fui pesquisar preço porque minha cunhada queria comprar e estava um absurdo. Beijos

    ResponderExcluir
  32. Olá! Confesso que nunca tive muita curiosidade em ler esse livro, tanto que uma amiga minha que leu e amou queria me emprestar o livro mas eu não quis, não gosto muito de livros sobre guerra, mas pela sua resenha esse me parece um pouco diferente, não trata somente da guerra em si, mas também de como a menina e sua família viviam, talvez um dia desses eu dê uma oportunidade à ele.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Adorei a resenha. Eu tenho muita curiosidade quanto a esse livro. Já assisti a duas peças sobre a obra e me encantei, mas ainda não li o livro. Quero lê-lo em breve.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto

    ResponderExcluir
  34. Oi Monique,
    Já li O diário de Anne Frank e achei a história toda incrível.
    O mundo pelo qual eles passaram e viveram, é triste e encantador.
    Concordo plenamente que todos devem ler esse livro! A Anne passou pelas fases mais difíceis presa no Anexo e mesmo assim, tinha uma visão muito peculiar do mundo.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oi Monique tudo bem, bem legal sua resenha de Anne Frank, sempre vi filmes a respeito e tenho vontade de ler algo a respeito!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  36. Oiii, tudo bem?
    Eu acho a história da Anne fascinante, e sou louca para conhecer a casa dela, em Amsterdã. Entretanto, acho que não leria o livro. Tenho preguiça de livros mais biográficos, então prefiro ver os filmes, sempre que possível, rs

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Monique!
    Nossa, o diário de Anne Frank é um clássico, não tem como não gostar! O final então! i.i
    Adorei sua resenha!
    Bjos!
    Karen
    http://www.bookadvisor.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Esse livro é muito bom, eu já li duas vezes, a primeira quando eu tinha 12 anos e não costumava ler livros "grandes", mas pra esse eu abri uma exceção.
    Pois é, a Anne era bem respondona com quem era mal educado com ela, eu gostei bastante disso nela, ela não abaixava a cabeça. E ainda assim ela era uma adolescente como qualquer outra, com seus medos, dúvidas, inseguranças, alegrias etc.
    De fato, todo mundo deveria ler!

    Beijos,
    Livro de Memórias | Fanpage do Blog

    ResponderExcluir
  39. Olá. Sempre tive interesse em ler este livro, mas confesso que sou um declarado chorão e só de ver as imagens dela ano a ano já e emocionei, imagina lendo um diario dela, sabendo que ela morre no final :'( Mas lerei um dia sim

    Abçs

    http://www.magiaimpressa.com/

    ResponderExcluir
  40. Ei Nique, realmente esses preços é que matam. Sempre tive vontade de ler Anne Frank, ainda tenho na verdade. Tinha na biblioteca da minha escola mas não tive a oportunidade de pegar emprestado, nunca parava lá.
    Mas apesar do preço, quero comprar. Esse é um daqueles que quero ter na estante!!

    Abs...

    ResponderExcluir
  41. Li o livro,e fiquei impressionada como uma menina ainda tão jovem,teve tanta maturidade para narrar sua história e logicamente de sua família.
    Gostei muito!

    ResponderExcluir
  42. Me interesso bastante por temas que envolvam o período da ditadura militar, porem o livro O diário de Anne Frank me mostrou um lado desconhecido de uma criança que conta o acontecido com muita intimidade, intensidade e de uma forma pura da qual você mesmo se coloca no lugar da vítima.

    ResponderExcluir
  43. Sem dúvidas é um livro que retrata um dos períodos mais sombrios e violentos da história mundial, Anne realmente teve coragem de relatar seus dias com o máximo de verdade possível, não esperava que gostaria tanto da história, as partes no Anexo Secreto, os medos que a família viveu, o receio de fazer barulho, a parte em que eles são descobertos, é tudo muito intenso, um livro que como você mesmo disse deveria ser lido pelo maior número de pessoas, para que cada um compreenda melhor e reflita sobre o passado.

    ResponderExcluir
  44. Sempre tive muito vontade de ler este livro..mas toda vez que vou comprar ele esta com preços exorbitante.. =/

    ResponderExcluir
  45. Eu preciso tomar vergonha na cara e arrumar um jeito de ler logo esse livro.

    ResponderExcluir
  46. Esse livro é incrível pelo que muitos já me disseram , é o favorito de muitas amigas minhas. Eu ainda não tive a chance de lê-lo, por não acha-lo onde moro, nem na biblioteca daqui eu consegui pega-lo, mas vou fazer de tudo pra comprar ele.

    ResponderExcluir
  47. Nique, eu tenho que admitir que não conhecia esse livro... minha nosa, com certeza é uma verdadeira obra-prima... sei que vou sofrer muito ao lê-lo devido a intensidade da escrita e por serem situações reais, mas ainda sim quero ter o prazer de ler esse lviro... Parabéns pela resenha e por nos apresentá-lo.
    bjs

    ResponderExcluir
  48. Li o Diário de Anne Frank há muitos anos e adorei. Gosto muito de livros que retratam essa época. Li também Memórias de Anne Frank escrito por sua melhor amiga e também adorei.

    ResponderExcluir
  49. Um livro emocionante! Vale muito a pena!!!! ADOREI!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!