23 agosto 2014

# Mudando de Assunto // Entrevista com Samanta Holtz

Oi, galera, tudo bem?

No ritmo da Bienal do Livro, o Por Uma Boa Leitura bateu um papo com a linda Sasá Holts, autora de O Pássaro (já resenhado por aqui) e Quero ser Beth Levitt. A Sasá lançou neste sábado (dia 23 de agosto), O Renascer do Outono e também a segunda edição de O Pássaro. 

Vamos conferir a entrevista?




1) Como decidiu que queria ser escritora?

Acredito que eu já nasci com alguma "conexão" com a literatura... desde muito nova, contar histórias é uma grande paixão, seja em forma de textos, contos, reflexões ou, quando criança, escrevendo histórias em quadrinhos. Começar a escrever romances foi um processo natural impulsionado por meu amor à escrita... A decisão por realmente tentar publicar foi depois de concluir meu primeiro livro, aos 16 anos. As poucas pessoas que o leram elogiaram muito e insistiram que eu devia tentar publicar - então, procurei saber como isso funcionava. Sempre que mais alguém lia meu original e me elogiava, eu ficava ainda mais empolgada com a ideia... continuei tentando, levando "nãos" de editoras, escrevendo novos livros... até que, quando chegou a hora certa, tudo aconteceu!


2) Quem são as suas inspirações literárias?

Não tenho nenhum autor específico como inspiração. Acredito que todo bom trabalho que lemos nos inspira e ensina um pouco, o que gera um impacto positivo em nosso trabalho. Gosto muito do trabalho de autores como Sophie Kinsella, Dan Brown, Carina Rissi, Maurício Gomyde, Paulo Coelho, JK Rowling... e muitos, muitos outros!


4) O Pássaro foi o seu primeiro livro publicado. Como foi o seu processo de escrita? Em quanto tempo o livro ficou pronto?

Precisei recorrer a muita pesquisa, pois é uma história retratada no século XIII. Como eu estava no final do Ensino Médio quando o escrevi, e vivia a fase de estudos para o vestibular e tudo mais, não podia dedicar 100% do meu tempo para o livro. Desse modo, o processo foi longo e se estendeu por cerca de 2 anos antes de eu iniciar minhas revisões. Escrevia normalmente à noite ou de madrugada - e, quando começava, era difícil parar! Então, não era raro eu ir dormir muito tarde e morrer de sono no dia seguinte (risos).


5) O Pássaro fala sobre a liberdade e a independência feminina no século XIII. Você acha que hoje em dia a mulher conquistou essa independência? Caroline seria feliz hoje em dia?  

Hoje em dia, há mulheres que ainda se mantêm prisioneiras em muitos sentidos - em relacionamentos que não as fazem felizes; em empregos que não amam e sugam sua vitalidade e energia; submetendo-se a maus tratos em silêncio... A "prisão" e escravização ainda existem, muitas vezes silenciosas, mas acredito que hoje a mulher tenha mais recursos para se libertar disso. Naquela época, era "normal" uma mulher ser submissa à vontade do pai e/ou do marido, e era um escândalo social quando se rebelava. Hoje já não é assim, e cabe à mulher se impor e exigir o respeito que merece. Vendo por esse ângulo, acredito que Caroline ia se dar muito bem nos tempos atuais (risos)... pois, mesmo se ela nascesse em um ambiente de repressão, ela teria a coragem necessária para lutar contra isso, e a justiça e a sociedade a seu favor.


6) Eu lia O Pássaro e imaginava o Bernardo como o Stefan Salvatore (Paul Weasley de The Vampire Diaries). Mas e para você? Quem seria o ator ideal para interpretar o Bernardo? E a Caroline?

Uau! Adorei sua escolha! Sempre imaginei Caroline parecida com a Natalie Portman... é a cara dela! Já Bernardo seria alguém de aparência rústica, um "ogro com coração do tamanho do mundo" (e lindo! rs). Acho que Liam Hemsworth, com uma barbinha malfeita, seria uma excelente opção!


7) Ainda falando de O Pássaro, a capa nova vem aí e está DIVINA. Quais as expectativas para esta segunda edição? Como foi o processo de produção da Capa?

Obrigada, eu também me apaixonei pela nova capa! Foi produzida pela designer Marina Avila, que a editora contratou para esse projeto, e ela simplesmente arrasou! Quando recebi as primeiras opções, essa foi a que mais me agradou, logo de cara. Fui pedindo alguns ajustes, acertando detalhes, até chegar nessa versão final maravilhosa! Minhas expectativas estão muito altas, pois grande parte do meu público atual conhece meu segundo livro, "Quero ser Beth Levitt", que ganhou uma visibilidade maior do que a primeira edição de "O Pássaro". Acredito que muitos irão conhecer meu primeiro livro publicado apenas agora, na nova edição!


8) Um romance de época e uma história sobre ballet. Qual dos livros foi mais difícil de escrever e por quê?

O mais difícil foi O Pássaro, devido à dificuldade de encontrar informações a respeito do século XIII. Eu tinha muito medo de escrever algo incoerente com a época, como hábitos, costumes, vestimentas, moradia... felizmente, venci essa barreira!


9) O que mudou entre Samanta que começou a escrever O Pássaro para a Samanta que escreveu O Renascer do Outono?

Na verdade, "Renascer de um Outono" foi o primeiro livro que escrevi (risos)! "O Pássaro" foi o primeiro publicado, mas o terceiro que escrevi. Mas senti uma diferença gritante entre a Samanta que escreveu Renascer de um Outono pela primeira vez, dos 14 aos 16 anos, e a Samanta que o releu, revisou e reescreveu, aos 27. Embora a história fosse muito bonita, minha narrativa ainda tinha muuuito a amadurecer e eu modifiquei praticamente o livro inteiro. Ao todo, o livro revisado (leia-se "reescrito") reduziu mais de 100 páginas em relação à versão original, dos meus 16 anos. Só o que eu conseguia pensar era em todos os "nãos" que recebi quando quis publicar Renascer de um Outono dez anos atrás, e agradecer a Deus por não ter conseguido. Agora, sim, o livro está pronto para ser lido pelo público!


10) Vamos falar de O Renascer do Outono? O que o leitor pode esperar do livro?

Pode esperar muitos suspiros e muitas lágrimas! A história é bem romântica e terá momentos intensos de emoção e decisões a serem tomadas. O ponto central da história da personagem Anna Hills é a superação e a força para atravessar momentos difíceis, bem como ajudar as pessoas que ela ama a fazerem o mesmo. Então, podem preparar os lencinhos de papel! (risos)


11) Como você vê a literatura nacional hoje? Quais são os principais desafios?

Tenho visto um despontar muito bonito de novos autores. O público e as editoras estão abrindo um espaço inédito para novos autores nacionais e eu acredito que tanto o autor quanto as editoras enfrentam um desafio muito grande; o autor, de não se deixar levar pela ansiedade e saber entender quando é realmente o momento de lançar seu livro no mercado. Como mencionei na resposta 9, eu mesma queria muito publicar Renascer de um Outono aos 16 anos, mas hoje eu vejo que seria uma má ideia. Claro que só entendo isso hoje - na época, só o que eu queria era receber um "sim" de uma grande editora!!! Se eu tivesse recebido, certamente teria aceitado na hora, e quem sabe se eu teria me arrependido hoje? E é aí que entra o desafio também da editora: fazer uma seleção atenciosa dos autores que irá lançar e investir em um trabalho de qualidade na revisão e produção do livro, para que, quando o leitor decidir apostar em nossos autores, ele tenha uma experiência tão positiva que irá querer conhecer mais. Acredito muito em nossa literatura e estou adorando a nova geração de autores que está surgindo!


12) Deixe uma mensagem para os leitores do Por Uma Boa Leitura:
Agradeço a todos que dedicaram um tempo para ler mais a respeito de mim e do meu trabalho e desejo que todos vocês possam buscar e alcançar seus sonhos! Acredite em você e vá em frente com fé, coragem e determinação. No momento certo, tudo irá acontecer! :)




36 comentários

  1. Kel simplesmente perfeita a entrevista com a Samanta. Confesso que tenho uma certa dificuldade em elaborar perguntas e quando leio entrevistas como a sua que responde exatamente o que eu queria saber fico mega feliz.
    A Samanta é uma diva mais que talentosa. Desejo muito sucesso a ela e que muitos tenham oportunidade de ler seus livros, cada um melhor que o outro!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kel!
    Eu não lembrava da resenha de O Passaro e até voltei lá... Foi um livro que gostei bastante de ter conhecido.
    Parabéns a Sassá e vamos aguardar a edição nova do livro!
    Parabens pelo outro lançamento!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  3. Que incrível essa entrevista, Kel. Tem gente que já nasce para escrever mesmo, desde pequena já gosta de ler, contar histórias e escrever histórias em quadrinhos, assim como ela.
    Confesso que não tenho Paulo Coelho como uma das minhas fontes de inspiração, mas tem gente que gosta e acredito que inspiração é algo único. Gostei pelo fato de ela ter citado autores nacionais como fonte para isso, bom demais, ela foi muito simpática e prestativa.
    Adorei a ideia de escrever pensando em personagens, não faço exatamente dessa forma, mas achei que se encaixa perfeitamente ambos.
    Enfim, gostei de todas as respostas, não vou comentar todas kkkkkkkkkk. Já comentei quatro hahaha.
    A capa do livro está linda demais, né? Perfeita! Queria muito ir a Bienal, pena que moro em outro estado. Mas tire muitas fotos, Kel, para eu não ficar de fora rsrs

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  4. Oiii Kel, primeiro de tudo, aproveite muito a BIENAL!
    Hehehe
    Esse ano, infelizmente não vou poder ir!
    Mas ano que vem, combinamos de nos encontrarmos! :)
    oba oba! hehehe

    Adorei a entrevista, eu ainda não conhecia a autora, mas adorei suas respostas! :)
    E a capa do livro é muito bonita! Quanta inspiração!
    beijos mil! Uma ótima bienal!
    http://traduzindo-sonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Kel, tenho muita vontade de ler os livros da autora, principalmente Quero ser Beth Levitt, gostei bastante da capa de Renascer de um Outono e parece ser bem legal. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a autora nem seus trabalhos, mas parecem ser muito interessante. Principalmente O Pássaro, por tratar da liberdade e independência feminina em um século passado, foi o que mais me chamou atenção.

    ResponderExcluir
  7. Oie..
    Eu não conhecia ambos os livros da autora..
    Mas fiquei encanta por ela, a doçura de suas palavras!

    ResponderExcluir
  8. oie Kel
    amei a entrevista. Sou louca para comprar os livros da Sa, e não sabia desse último lançamento. A capa ficou muito linda.
    Ela começou bem novinha.
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  9. Infelizmente ainda não li nenhum livro da Samantha. Vejo falando muito bem dela por ai, a capa da segunda edição do primeiro livro dela, é linda de morrer *--*

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel! :)
    Olha eu não conhecia o livro da autora, mas quando eu vi a nova capa, deu até vontade de ler USHSUHUSH ficou muito bonita! :)

    ResponderExcluir
  11. Eu tenho O Pássaro da Samantha aqui em casa e nunca consegui arranjar tempo para ler. Mas adoro todas as resenhas que leio sobre ele, e depois de ler essa entrevista, acho que fiquei mais doida ainda.
    Ela me parece uma fofa! Gostei de saber que escrevia tão novinha. Eu morria de medo de escrever nova! Só agora depois de velha comecei a ter vontade.
    Muito boa as perguntas, e as respostas dela também.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada dela, e confesso que nunca nem tinha ouvido falar nela. Mas ela me pareceu ser tão simpática! Por qual livro dela eu devo começar?
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querida Monalisa!

      Fico muito feliz em saber que se interessou em conhecer meu trabalho :)
      Olha, fica a seu critério por qual começar rs.. O Pássaro é um romance bem intenso, com segredos revelados e a busca por liberdade! Quero Ser Beth Levitt é mais doce, mais fofo... mais "conto de fadas"!!! E Renascer de um Outono envolve bastante superação de situações difíceis e faz chorar rs

      Espero que goste muito!!

      Beijos no coração!

      Excluir
  13. Oi KEl!
    Não conhecia ela nem suas obras, que capa mais linda essa do livro!
    Adorei!!
    Tb amei te conhecer na bienal, dps posto nossa foto no meu blog!
    Bjooss!

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
  14. Que incrível sua entrevista! Bem longa e repleta de perguntas interessantes, adorei as respostas, já tinha ouvido falar sobre O Pássaro, fiquei mais curiosa ainda pra ler!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem review da Bienal do Livro no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  15. Muito legal poder conhecer um pouco sobre a autora deste livro. Ainda não o li, mas tenho uma boa impressão da história pelas resenhas que li. Espero poder ler o livro em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Não conhecia ela, adorei e entrevista!!
    Fiquei interessada pelos livros!!

    Bjos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Kel, tudo bem?
    Adorei a entrevista, muito legal poder conhecer um pouco mais sobre a autora. Acho muito legal ela dar como referências de inspirações para ela autores tanto internacionais quanto nacionais. Acho muito importante ela valorizar a literatura nacional, já que agora ela faz parte dela.
    Adorei suas perguntas e me interessei muito pelas obras dela. Estou super curiosa com Pássaros, a história me pareceu super interessante.

    Beijão ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel!!! Conheci a Samanta na Bienal e ela foi extremamente simpática comigo!! Comprei Quero ser Beth Levitt e estou ansiosa para ler!!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Desde sua resenha sobre O Pássaro fiquei com vontade de conhecer a escrita da autora, agora com esta entrevista belíssima tenho 100% de certeza =D

    A capa nova é lindíssima <3 me identifiquei muito com a Samanta!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  20. Incrivelmente incrível essa entrevista. Me apaixonei pela escritora... acho que essa entrevista deu uma mexida comigo de uma forma bem positiva em relação a certos desejos... vamos pra frente.... vlw Kel
    PS: Samanta sua fofa.

    ResponderExcluir
  21. Confesso que não conhecia nem a autora nem os livros dela, mas gostei bastante da entrevista, espero poder ler algum livro dela.

    ResponderExcluir
  22. Nossa Samantha é muito linda e simpática, cara que letra é aquela que maravilhosa e depois de tanto autógrafos, amei a entrevista e saber mais sobre ela, o livro renascer de um outono parece ser bem bonito! Bjkas

    ResponderExcluir
  23. A simpatia dela é encantadora, é a primeira vez que vejo falar desta autora e seus livros.
    As respostas dela são espetaculares e bem pensadas.
    Não nego meu interesse em conhecer as obras delas.

    ResponderExcluir
  24. Ei Raquel,
    Queria ter essa capacidade de contar histórias.
    Pensei que ela tinha começado a escrever O Pássaro aos 16, iria me surpreender! rsrs Tipo, com 16 anos escrever sobre liberdade e a independência feminina no século XIII, não que eu eu não espere nada dos jovens, pq tem uns bem cabeçudos mesmo, mas seria uma menina muito madura pra idade. rsrs
    Ainda na dúvida entre as duas capas de O Pássaro. =P
    Sucesso com o próximo livro Samanta!!

    Abs...

    ResponderExcluir
  25. Kel.. Muito bacana a entrevista! Fiquei curiosa com o livro dela..
    Bjs
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá Kel,
    adorei as respostas da Holtz, ela realmente é muito simpática.
    Já ganhou pontos comigo por gostar de tia Jo.
    Renascer escrito com 14-16 anos? :o Já nasceu para isso!!!
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir
  27. Oieee
    Esses livros da escritora são mesmo maravilhosos,li a resenha e adorei.E Bernardo seria como o Liam Hemsworth,me apaixonei pelo personagem então♥E ela gosta dos trabalhos da J.K e do Dan Brown,eu também amo eles.Espero conseguir ler os livros da Sasá logo.
    beijos

    ResponderExcluir
  28. Eu vi ela na bienal e ela parecia estar bem animada!
    Muito boa a entrevista mo!

    ResponderExcluir
  29. Não tive a oportunidade de ler nenhum livro dela ainda, mas tenho muito interesse nesses! Farei o possível pra ler logo O pássaro. *-*

    ResponderExcluir
  30. OI, Kel!!
    Eu não li ainda nenhuma livro da Samanta, mas tenho vontade de ler alguma obra dela, gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a autora, realmente a capa de O Pássaro na segunda edição está belíssima.
    Beijos,
    @ninh@
    http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Ei Kellllllllllllllllllllllllll..que entrevista maravilhosa..adorei conhecer mais sobre a Samantha e seus livros ..fiquei com uma vontade doida de lê-los, especialmente Renascer de um Outono...(que tem uma capa belíssima). Bjs e parabens pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  32. Querida Kel,

    Muito obrigada pelo convite para essa linda entrevista e pelas palavras tão carinhosas na abertura!!! ^_^

    Você é uma querida!

    Beijos no coração,
    Sam

    ResponderExcluir
  33. Owwnn, que amor!
    Eu vi que muitas inspirações dela são semelhantes as minhas, também quero ser escritora! kkk Ainda não li O pássaro, mas fiquei morrendo de vontade, Nat Potman e o Liam? Já quero mesmo! kkkk Espero que ela tenha muito sucesso com o Renascer de um Outono!
    Beijos

    ResponderExcluir
  34. Kel, Parabéns pela entrevista!! Adorei as perguntas e, ainda mais, a forma de dedicação e atenção que a autora para responder.
    bjs, Fernanda D.
    NovoRomance.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!