# Resenha 120 // O Resgate

Oi pessoal, tudo bem?

Hoje a blogueira tá doente, morrendo de dor de estomago, suspeitando ser gastrite de novo. Apesar disto, vim aqui um pouquinho para contar a vocês sobre o último livro que eu li. Quem acompanha o blog há algum tempo sabe que sou apaixonada por Nicholas Sparks e por qualquer coisa que ele escreve. Não consigo ficar muito tempo longe dos livros dele. Não sei se isso é um pouco de masoquismo da minha parte ou o que, mas o fato é que eu sou fã e ponto. E como fã, não podia deixar de solicitar O Resgate. Apesar do livro ter sido lançado no Brasil recentemente pela Arqueiro, esta foi uma das primeiras obras do Nicholas. E mesmo que eu ame tanto o autor, O Resgate nem chegou a fazer cosquinha no meu Top3 de livros do Tio Nick

Título: O Resgate // The Rescue
Autor: Nicholas Sparks
Editora: Arqueiro
Páginas: 136
Livro cedido em parceria com a editora




Sinopse: Denise é uma mãe solteira que interrompeu todos os projetos de sua vida para ajudar seu filho a superar os graves problemas de fala e aquisição de linguagem. Taylor é um bombeiro que está acostumado a correr riscos no dia-a-dia, mas foge de compromissos emocionais. Quando o destino os coloca frente a frente, após um acidente de carro, romance é a última coisa que lhes passa pela cabeça. Uma história de amor de um dos autores mais queridos dos EUA.



Denise está se mudando para um condado pequeno dos Estados Unidos, para uma antiga casa, herança de família. Logo nos seus primeiros momentos na cidade, uma forte chuva cai e é preciso redobrar a atenção. É quando uma corsa aparece no meio do caminho e Denise acaba batendo em uma árvore. E é assim que ela conhece Taylor, um voluntário do corpo de bombeiros que presta os primeiros socorros a moça. Denise é mãe solteira e seu filho, apesar de ter quase cinco anos, tem dificuldades na fala. É neste universo que descobrimos segredos, medos e percebemos os desafios que os personagens precisam enfrentar.

Comecei o post falando o óbvio: sou fã do Sparks e não nego. Os livros dele para mim descem como água e sempre me emocionam. Sou a maior defensora do autor. Mas desde o inicio senti que faltava alguma coisa em O Resgate. Denise é uma mãe extremamente batalhadora que dá o melhor para o seu filho. Mas se tem algo que não combinou foi o casal Denise e Taylor. Faltou aquela química explosiva do casal Noah e Allie, de O Diário de Uma Paixão, por exemplo. As cenas são compostas mais de devaneios dos personagens que de diálogos propriamente ditos. São detalhes que o Nicholas é totalmente capaz, mas esqueceu de aplicar em O Resgate. 



A leitura não fluiu tão naturalmente para mim. Apesar dos capítulos pequenos e da linguagem acessível, senti falta de um confronto, de um discurso mais direto entre os personagens. Sem contar que alguns deles apareciam, sumiam e, do nada, reapareciam.

O livro é ruim, Raquel? Não. Apesar de não ter me identificado com os protagonistas como um casal, a trama individual de ambos é perfeita. Passei o livro inteiro bolando teorias na minha cabeça que explicassem o comportamento de Taylor e o Tio Nick, como sempre, me arrasou no final. Denise é o retrato de muitas mães. Tenho certeza de que os leitores irão se identificar. Vi muito da minha mãe nela. 

SIM minha camisa está autografada pelo Nicholas Sparks. E eu estava vestindo quando ele autografou. Na minha barriga! Na maior piriguetagem literária da minha HISTÓRIA. =P


Mas, sem dúvida, o mais interessante do livro é acompanhar o desenvolvimento de Kyle. Uma marca registrada dos livros do Nicholas é justamente abordar algum tema cotidiano da sociedade; seja o Alzheimer, a violência feminina, o câncer... E Kyle mostra os desafios e as superações de uma criança que tem um transtorno na fala e foi diagnosticada erradamente várias vezes. Se já não é fácil para a família e para o menino na ficção, imagina a minha cara quando descobri que essa é uma história real? Mais precisamente: que isso aconteceu com o próprio autor? Nem preciso falar que quase caí aos prantos, né? Ao longo das páginas Nicholas escreve com muita propriedade sobre o desenvolver de Kyle, as dificuldades, os desafios, a felicidade em cada palavra expressada. É realmente muito emocionante.

Tenho que dizer que amo esse novo layout dos livros do Nicholas que a Arqueiro abordou. As capas estão muito mais atrativas. O modelo é semelhante às capas americanas, mas a Arqueiro consegue fazer um diferencial. Nem preciso dizer que a diagramação interna está impecável, certo?





43 comentários:

  1. Oi Kel querida!!!

    Nossa sou muitooooo mais este novo layout dos livros dele, os antigos parecem capas de romances de banca =/

    Ainda não li este titulo dele, nas verdade faz tempo que não leio nada dele. Quero ler algo em breve, depois de sua resenha pretendo recomeçar por O Resgate!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Sempre muito igual. Mas, sinceramente, tb não gosto das capas da NC. São sempre os posteres de filmes. Muito comercial

      Excluir
  2. Você é como eu, mesmo não gostando muito, sempre gosto porque é Nicholas!!
    Quero ler este livro, não sei quando, rs, mas é claro que lerei!!
    Adorei a resenha!!
    Muito bom você explicar sobre a falta de envolvimento dos personagens. Vou ler sem esperar muita coisa.

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc me entende, Lelê. Vale a pena dar uma chance para o livro sim

      Excluir
  3. Oi Kel,
    Eu adoro os livros que eu li do Nicholas Sparks. Ultimamente não ando leio muito o autor, mas quando vi esse livro pela primeira vez, senti vontade de lê-lo. Acho que só pelo fato de acompanhar o personagem Kyle pode fazer o livro valer a pena. Adorei a resenha, como de costume.
    Beijos

    Tão doce e tão amarga.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thá,

      o Kyle é um personagem riquíssimo e tenho certeza que muita gente vai se emocionar com ele =P

      Excluir
  4. Nunca li nenhum livro do Nicholas Sparks, mas não tenho muito interesse, o único que chama minha atenção é " Querido John ".

    Quanto a esse livro, tem uma premissa legal, mas não o suficiente pra chamar minha atenção!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido John é MUITO legal, Jéssica. Vc vai curtir =)

      Excluir
  5. Kel eu só li dois livros do Nick...A Última Música e O Diário de uma Paixão. E por isso que eu estou dividida entre se gostou ou não, porque um me emocionou e o outro me decepcionou...
    Então preciso ler outro livro pra tirar a prova, e acho que essa seria uma boa pedida né?!
    Adorei a resenha, e imagino que o que você sentiu falta, seja porque esse foi o primeiro livro escrito por ele...

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc se decepcionou com qual? Diário de uma Paixão? Confesso que não curto mt esse livro. Mas A Última Música é LINDO

      Excluir
  6. Kel,Nick é o meu escritor favorito e quando eu soube que ele lançaria outro livro fiquei super ansiosa para poder compra-lo.Li várias resenhas e só me deixaram ainda mais curiosa pra ler.

    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá Kel,
    gosto do tio Nick, mas ainda não sou fã compulsivo dele... ainda!
    A questão das faltas que vc sentiu talvez seja por essa ser umas das primeiras obras dele, como vc mesmo citou. Talvez ele ainda n tivesse o amadurecimento das outras obras na epoca que escreveu O Resgate.
    Tbm to gostando demais das novas capas e tenho uma pergunta sobre sua blusa: como vc faz para lavar e o autografo não sair? Oo
    Super Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Kel parabéns pela leitura, pela resenha que ficou bem argumentada e pela camisa autografada \o/ sempre me divirto com seus textos, eles me passam uma coisa tão boa, parece que estamos conversando e vc me indicando um livro que gostou.
    Enfim gosto do autor mas devido ao grande número de títulos dei uma parada nas compras e fico revezando a leitura com outros autores e títulos, mas de tempos em tempos volto a ler algo dele. Ainda esse ano pretendo ler O melhor de mim.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assim eu fico com vergonha, Aline =P. Muito obrigada pelas palavras tão sinceras!!

      Excluir
  9. Oiee
    Também terminei de ler o livro e o final me emocionou mais do que toda a história, achei um pouco cansativo e até previsivel o que iria acontecer no livro e realmente o casal não teve quimica.

    Adorei a camiseta autografada e sei bem o desafio e horas de espera que precisou ter para conseguir, rsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Acho que a nota do autor é mais emocionante que o livro huahuahua

      Excluir
  10. Oi Kel,
    Apesar de gostar de algumas tramas escritas pelo autor, acabo adiando a leitura de seus livros já que nem sempre seus finais são felizes, mas “O Resgate”, me fisgou pela sinopse, então espero gostar bastante do livro.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. tio Nick gosta de uma tragédia. Mas eu gosto de um drama... huahuahua

      Excluir
  11. Este livro é minha próxima leitura e gosto quando o livro tem mais diálogos e tem livros dele que são só uma narrativa maçante, apesar de ele saber escrever bem. Não sei o que vou esperar, mas espero que seja bom. :)

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, o Nicholas escreve mt bem. Mas achei que esse livro não se destacou

      Excluir
  12. Ola...
    Do autor so li A uktima Música, que amei, e Um amor pra recordar, que n gostei muito... Quero ler os livros do autor porque gosto de romances mas eu pego eles pra ler de vez em quando pra não enjoar... Esse parece ser bem interessante!
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não gostou de Um Amor para Recordar? Poxa, eu adorei. Achei super emocionante

      Excluir
  13. Eu não gostei das capas serem sempre iguais. Sou fã do Nicholas e leio tudo que tem o nome dele. Entendo que não dá para ser sempre livros perfeitos, mas mesmo um livro bom dele ainda é melhor que muitos romances por ai. Parabéns pela resenha.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  14. Na maior pireguetagem ein?! hahaha Mas voltando ao livro, talvez o Nick não conquistou tanto quanto nos outros, porque ainda tava começando. Li alguns dele e gostei bastantes, quero ler todos, aliás. Acho digno sempre quando ele aborda certas coisas nos livros, mas está aí uma coisa que nesse livro me deu ainda mais vontade de ler: O próprio passou por essa dificuldade. Ou seja, preciso desse livro. haha
    Estou adorando as novas capas também, as antigas são meio sem sal... prefiro essas ^^

    ResponderExcluir
  15. Oii
    Faz tempo que não leio Sparks, to meio que sem saco pra ele, ele é um puta autor não nego, mas ele poderia mudar um pouquinho as historias, tentar ou gênero, dar uma inovada. Sobre o livro com certeza deve ser lindo, não vou falar que não vou ler, mas no to no clima no momento, se pá ano que vem sei lá...
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. kkkkkkkkkkkkkkk piriguetagem literária foi boa Kel!

    Muito legal a história, fiquei curiosa pra ler! E fiquei mais curiosa ainda depois de saber que é quase uma autobiografia do autor!

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  17. Oi Kel, tudo bem?

    Diferente de você eu fujo dos livros do tio Nicolas, não sei porque mas a escrita dele não me prende totalmente. Eu gosto dessa crítica que ele faz, e fiquei curiosa para saber como ele aborda as dificuldades da criança nessa história, mas ainda assim isso não supera o fato de que acho a escrita dele cansativa demais. Mas quem sabe eu mude de opinião um dia? Não acho que vai ser com esse livro, mas vou tentar, rsrs

    Beijos,

    Pah - Livros & Fuxicos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah, acho que realmente esse livro não vai te ajudar a tirar essa impressão do Nicholas =P Já tentou Um Porto Seguro?

      Excluir
  18. Sparks não funciona pra mim, porque nunca tem um elemento que seja nas histórias dele que seja diferente.
    Adorei sua resenha, até me fez cogitar comprar o livro.

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sou fã dos trabalhos de Nicholas Sparks e estou louca para ler este livro.
    Todos os livros que li dele me emocionaram e surpreenderam bastante! O melhor que li ate agora foi A Escolha.
    Estou esperando abaixar o preço desse livro para que eu possa comprar rsrsrs
    E quero uma camiseta dessas pra mim!!

    ResponderExcluir
  20. Oi Kel, nunca li nada do Nicholas e nem tenho muito interesse, o tipo de história que ele escreve é o tipo que eu realmente não gosto, tem o romance e a parte triste e não curto isso. Beijos

    ResponderExcluir
  21. Que camisa mais lindaaaa!
    Também adoro Nicholas Sparks, mas li pouquíssimos livros do autor, então não conheço tão bem a sua escrita.
    Não me interessei muito por esse livro, apesar de ser do Sparks, acho que só não bateu uma identificação imediata com os personagens.

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel vc é suspeita para falar do tio Nick assim como é de Harry,kkkk
    Eu até gosto dos livros deles apesar de todo o drama contido na história, mas não tem como não ler né!
    BjkasDani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  23. Ei Raquel,
    Bom... se vc que é super fã do Nicholas não curtiu taaanto esse, acho que eu num iria tbm. Já falei pra vc do meu descontentamento ultimamente com o autor, então pra ler outro dele tem que ser um top mesmo. rsrs =P
    Super legal a camisa, #medo de lavar e sair o autógrafo né?! kkkkk

    Abs...

    ResponderExcluir
  24. Oi,Kel!!
    Eu também sou fã do Tio Nick, esse livro O resgate ainda não li, espero que possa lê-lo em breve, para tirar minhas conclusões,estou babando pela sua blusa com autografo dele, ohh invejinha!!
    Beijos,
    @ninh@
    http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Kel,
    como assim eu não comentei aqui antes???? kkkkkkkkkk
    Tio nick eu leria até a lista de mercado!
    Esse é um dos que eu ainda não tenho.. =(
    Como sempre as histórias são emocionantes... Saudades de ler algo dele!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  26. Oiee
    como uma grande fã do Sparks estou ansiosa para esse livro,a história de Kyle e Denise é tão linda e é uma pena não ter aquele entrosamento entre Taylor e ela.E como é o tio Nick estou esperando uma tragedia para o final,tomara que não role isso mas de qualquer forma já estou preparada.

    ResponderExcluir
  27. Estou louca para ler este livro do Nicholas Sparks! Adoro seus livros e cada um me emociona e surpreende, o que mais me chamou a atenção neste livro é a relação de Denise e Kyle, deve ser interessante. Tenho certeza de que vou me emocionar.

    ResponderExcluir
  28. Oi Kel!! Tudo bem? Preciso confessar que nunca li nada do Sparks! Tenho diversos livros dele na estante mas ainda não peguei para ler... Eu sou chorona demais e já sei que vou ficar arrasada com cada um dos seus livros. Esse em especial, por ser uma história verdadeira e ainda envolvendo uma criança é chororô na certa! Uma pena que o casal da vez não teve Química...

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!