# Resenha 119 // O Ladrão de Raios

Olá, galera, tudo bem?

Comigo está tudo certinho. Acho que muitos de vocês vão adorar a resenha de hoje. Afinal o fandom é enooooooorme. O livro já estava fazendo aniversário na minha estante. Mas como esse mês o Ação Literária teve como tema o gênero Infanto Juvenil, eu resolvi dar uma chance para a leitura. 

Sejam bem vindos ao mundo Meio Sangue

Título: O Ladrão de Raios.
Autor: Rick Riordan.
Editora: Instínseca
Páginas: 387





Sinopse: Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.


Percy é um garoto de 12 anos que mora com a mãe e com o padrasto. Ele estuda em um colégio interno para crianças "problemáticas". Com déficit de atenção e dislexia, Percy sempre se mete em encrencas que acabam gerando sua expulsão dos colégios. O livro começa com o garoto quase sendo expulso novamente, porém, descobrimos que Percy não é um garoto como todos os outros. Ele é especial, um semi deus. Filho de um dos mais poderosos deuses do Olimpo. E depois de passar por mais uma situação bem perigosa, Percy vai para o acampamento meio-sangue, onde jovens semi deuses passam por um treinamento.

Demorei para me sentir atraída por Percy Jackson, o livro estava na minha estante há pelo menos um ano. Apesar de amar infanto juvenis, acho que fiquei com preguiça de começar uma série tão grande quanto Percy. Não me sentia preparada para a leitura, sabe? Mas ai resolvi dar uma chance e comecei a ler. Li 10, depois 20, quando vi já estava na página 100. O livro é delicioso de se ler. Como se ele realmente tivesse sido escrito por um jovem para outros tantos jovens.

O que me surpreendeu é que a Mitologia é um tema bem delicado e complexo, principalmente se formos pensar em um publico menor de idade. O que encontrei ao ler O Ladrão de Raios foi um livro enxuto e muito claro. Óbvio que foi impossível não ficar com aquela sensação de "porque demorei tanto para ler isto?" A aventura é sensacional. Me vi envolvida em um mundo cheio de quimeras, cachorros de três cabeças, deuses irados, entre outros perigos.



Amei os personagens! Annabeth é tipo a Hermione se ela fosse filha de uma deusa. Sabichona, dona dos melhores planos. Apesar da briguinhas com o Percy, eles formam uma dupla e tanto. Soma-se a eles, Grover, um sátiro um tanto quanto enrolado, mas que busca sempre dar o seu melhor. Me apaixonei pelos três. Fiquei tensa, dei risada, xinguei em alguns momentos (Percy consegue ser TÃO cabeça dura...). AH, e não posso esquecer de mencionar a minha grande surpresa do livro.

O livro é narrado pelo Percy (que para a minha surpresa se chama Perceu O.o) Como já mencionei acima, Tio Rick Riordan conseguiu achar um meio termo tão redondo que pra mim o livro foi escrito por um adolescente de 12 anos. A forma de se expressar, aquela raivinha típica da idade... tudo está ali fazendo da leitura o mais real possível.

Mas sabe qual é o mais legal? Aprender sobre Mitologia de uma forma tão simples. Rick Riordan consegue trazer os deuses para a atualidade. Imagina o Olimpo ser localizado no andar 600 do Empire State? Sem contar que ao longo da leitura conhecemos melhor sobre Zeus, Poseidon, Atena, Ares, entre outros. Minha dificuldade foi, de fato, imaginá-los como eram descritos no livro. Sempre AMEI Hércules então, para mim Ares era baixinho e usava roupa de Gladiador, Zeus era todo fortão e poderoso... e por aí vai.





A diagramação do livro é impecável e a revisão é perfeita. Não consegui identificar nenhum errinho. Ainda não me decidi se eu gosto dessa capa =P. O final do livro te dá aquele gostinho de quero mais. Há um gancho para as próximas aventuras do Cabeça de Alga que te deixa cheio de vontade de ler os próximos.

Esse livro é para todas as idades, mas principalmente para adolescentes que querem começar a ler. Leitura fácil e história envolvente são capazes de conquistar até aquelas crianças mais resistentes a leitura.

Para finalizar, não vi o filme e, sinceramente, não pretendo ver. Falam tão mal dele que acho que traumatizei =P.

Percy Jackson também é a minha dica de leitura do Ação Literária. Grupo do qual faço parte, junto de outras blogueiras. Quem puder, assista ao vídeo também, é rapidinho!







36 comentários:

  1. Oi Kel,
    Nunca tinha parado para pensar se talvez eu devesse ou não ler esse livro, mas me encantei com a resenha e vou procurá-lo para ler. Acredito que eu vou gostar muito.
    Beijos - Tão doce e tão amarga.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thá, que bom que gostou da resenha a esse ponto. O livro é muito interessante

      Excluir
  2. Bom dia Raquel,

    Li a série PJ e confesso que uma das minhas favoritas, me diverti bastante e concordo com você, leitura para todas as idades....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu quero continuar a saga. É uma aventura muito gostosa, né?

      Excluir
  3. Já li e reli Percy Jackson e não consegui gostar o tanto que falam. No entanto dizem que a série ainda melhora ao longo dos outros livros por isso eu decidi compar todos os livros e depois ler seguidos. Vamos ver como é que corre :)
    Beijooo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. OI Kel :)

    Eu não tenho tanta vontade de ler Percy, mas tenho consciência de que ela é apenas uma série para diversão, nada mais profundo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh a série fala bastante de mitologia. Para quem curte, é interessante.

      Excluir
  5. Oi Kel. Amei a resenha e o vídeo. Também estou com esse livro parado na minha estante a um belo tempo. Quem sabe crio coragem agora! kkkk Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Sou simplesmente apaixonada por PJO, confesso que conheci a série por meio do filme, mas prefiro mil vezes os livros.
    Acho que não tem como uma pessoa ler PJO sem se apaixonar pelos personagens, eu como já li todos os livros lhe darei uma dica, não se apega muito a certos personagens ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale. Nem quero ver esse filme, parece que destruíram a história, né? Uma pena!

      Excluir
  7. Ainda não li Percy, na verdade nada ainda do Rick. Mas, curiosidade não falta. Quanto ao filme, eu já vi e achei bem legalzinho, mas como não li o livro, teve um efeito totalmente diferente em mim de quem já viu.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li Percy e não tenho muita vontade, apesar de achar que se eu ler eu iria gostar bastante. Vai me entender né? mas acho que é pelo motivo que você protelou a leitura, é uma série grande. Então isso desestimula né?! Quem sabe um dia eu leia, acho bacana o que o autor fez e lidou com a mitologia no livro.

    ResponderExcluir
  9. Olá Kel,
    nunca tive vontade de ler PJ pq, diferente e vc e infelizmente, eu assisti ao filme primeiro e broxei demais. O filme como filme é ruim e pelo visto como adaptação é uma merda.
    MAs agr q vai lançar o box com as novas DIVAS capas pretendo comprar.
    AH MEU DEUS tbm adorava Hercules hahaha
    Super Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahuahua mas lê o livro, o livro que é descente =P

      Excluir
  10. O Ladrão de Raios é um livro incrível, não desgrudei do livro até terminá-lo.
    Parei no segundo livro da série e estou indo para o terceiro.
    A escrita do tio Rick é sensacional *-*

    Abraços!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb fiquei assim. A escrita do autor é super direcionada ao publico adolescente. Adorei

      Excluir
  11. Oiee

    Nunca li esse livro, minha mãe já leu todos e sempre fala muito bem diz que quem gosta de Harry Potter vai gostar de Percy :)

    Adorei o vídeo do Ação Literária muito legal e preciso dizer uhuu ficou pequeno rsrsrs

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá Raquel. Sei todas as coisas maravilhosas que falam da série, só leio resenhas positivas e até fui ver o filme, mas o livro não me conquistou ao ponto de pegá-lo para ler, acho que isso acontece pelo mesmo motivo que você citou. Estou sem coragem de começar a ler. Rsrs. Amei a sua resenha.

    Bjim!

    Tammy - Livreando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tammy,

      vai ver vc está igual a mim. Quando se sentir motivada a ler, pegue sem dúvidas e vc vai curtir. Vai ser uma boa surpresa =)

      Excluir
  13. Oi Kel querida tudo bem?

    Também tenho o meu exemplar de Ladrão de Raios mofando na estante e ainda não senti vontade de ler, mas se ele te surpreendeu vou dar uma chance a ele hehhee. Espero me surpreender também!

    OBS: Achei sua voz meio tremula, tá tudo bem? (pode ter sido impressão minha hahaha)

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É que eu falei meio rápido no vídeo huahuahuahua

      Excluir
  14. Oi Kel!
    Eu adoroooo PJO =D
    É um livro infanto que é diversão garantida para qualquer idade, a não ser que a pessoa esteja esperando O livro né?
    Você já me ganhou com o gif do Hades da Disney <3 amo esse personagem xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhhh o Hades era o meu preferidoooooo huahuahuahhhua adorava !!!

      Excluir
  15. Adorei sua resenha e concordo com as observações feitas. Senti o mesmo quando li. Na época vi a indicação numa revista, comprei e gostei. Não conhecia a blogsfera, depois ganhei da minha mãe os outros livros e concluir a leitura em 2012 eu acho. Adorei cada um.
    Sobre os filmes, apesar de suas diferenças gostei deles. Pelo menos os personagens estão bem semelhantes.
    Enfim parabéns pela leitura e resenha. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, tem bastante tempo que vc leu, Aline!! Bom saber que curtiu a saga

      Excluir
  16. Kel eu amo essa coleção, tanto que estou acompanhando também o spin-off Os Heróis do Olimpo...
    Adorei a sua resenha e fico feliz de saber que as impressões que tinha antes de ler, foram totalmente deixadas de lado depois da leitura.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu acho que o Rick Riordan lança TANTA coisa que eu fico meio confusa nas séries huhuahuahua

      Excluir
  17. Oie...
    Ainda não li os livros da série, mas estou louca para ler! Preciso comprar em uma das promoções relâmpagos das livrarias virtuais!
    Acho a capa dos livros muito bonitas e gosto bastante do gênero infanto-juvenil! Sem contar o enredo do livro que parece ser muito bom.

    ResponderExcluir
  18. Ola... To velha e ainda nao li percy jackson.. Mas pelo menos comprei ele no fim do ano passado então em breve vou iniciar a leitura da série,. :)
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Kel, posso dizer que O Ladrão de Raios é meu livro preferido de todos os livros, só li ele um vez porque não tinha ele e comprei o box no submarino mas tive que trocar e tals e ainda não tenho em mãos, mas já li O Mar de Monstros umas 7 vezes e o mesmo digo de A Maldição do Titã que são os que eu tenho na estante. Já li a série inteira e amo muito, li o começo da série seguinte também "Os heróis do Olimpo" e adoro ela, ainda tenho que terminar ela, só estou esperando meu box novo chegar para reler tudo e já continuar lendo os que ainda não li.
    Você está super certa de não assistir aquele filme horrível, lago depois de ler assisti o filme que eu nem sabia que existia e detestei do começo ao fim. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Oi, Raquel!
    Acho que sou uma das poucas pessoas por aí que ainda não leu PJO...
    Tenho bastante vontade, pois adoro mitologia, mas ainda não tive $$$ pra comprar os livros, e também não tenho nenhum bom amigo que tenha os livros pra me emprestar :(

    ResponderExcluir
  21. Minha amiga seeeempre me incentivava a ler essa saga e eu tinha o maior preconceito! Kkkk. Até que um dia fui pegar para ler... Me apaixonei. A leitura é realmente muito boa, bem fácil de ler, e a cada capítulo você vai querendo mais e mais e mais... Adoro livros assim!!!
    Tô louca para ler o restante da saga!
    Ps: Tô apaixonada pela sua estante <3

    Beijos...
    foradoroteiroblog.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!