17 julho 2014

# Resenha 114 // A Vida do Livreiro A.J Fikry

Ei, gente, tudo bem?

Comigo está tudo cerrrrto. Hoje vamos falar de mais um livro super bacana que tive a felicidade de ler esse ano. Aliás, felizmente, em 2014 as boas leituras estão reinando. Para quem ama livros, acredito que todos nós, esta é uma leitura obrigatória

Título: A Vida do Livreiro A.J. Fikry
Autor: Gabrielle Zevin 
Editora: Paralela
Páginas: 192
Livro cedido em parceria com a editora




Sinopse: Uma carta de amor para o mundo dos livros “Livrarias atraem o tipo certo de gente”. É o que descobre A. J. Fikry, dono de uma pequena livraria em Alice Island. O slogan da sua loja é “Nenhum homem é uma ilha; Cada livro é um mundo”. Apesar disso, A. J. se sente sozinho, tudo em sua vida parece ter dado errado. Até que um pacote misterioso aparece na livraria. A entrega inesperada faz A. J. Fikry rever seus objetivos e se perguntar se é possível começar de novo. Aos poucos, A. J. reencontra a felicidade e sua livraria volta a alegrar a pequena Alice Island. Um romance engraçado, delicado e comovente, que lembra a todos por que adoramos ler e por que nos apaixonamos.

A.J é um viúvo ranzinza que está na flor da idade. 39 anos. Ele é dono de uma livraria, no andar térreo da sua casa. Nada simpático e totalmente sozinho, ele se vê meio perdido quando, sem mais nem menos, abandonam uma criança em sua loja. Junto da criança a mãe deixou um bilhete justificando que a livraria seria um bom lugar para a sua filha crescer. A pequena Maya é inteligente e desde os 2 anos já é apaixonada pelos livros.  Sem saber o que fazer, AJ decide criar a menina e é ai que sua vida começa a mudar.

Primeiro preciso agradecer à Diana (responsável pelas parcerias da Seguinte) por ter me sugerido a leitura. Impossível acertar mais em cheio. Este é um livro que eu passaria batido na livraria por pura falta de atenção. Mas preciso confessar que dentro desta capa, que a primeira vista nem percebemos que se trata de livros abertos, está uma linda história onde cada leitor irá se identificar.



Gosto muito de livros que falam sobre livros. Pode parecer uma ideia redundante, mas, na prática, sempre funciona lindamente. Esse ano já tinha lido A Quase Honrosa Liga de Piratas, da Seguinte, outro selo da Companhia das Letras, que fala deste universo literário, mas com uma outra abordagem, claro. No caso de O Livreiro o público a ser atingido é um pouco mais velho, mas lá está a temática da literatura. São várias referencias desde os autores contemporâneos como o Zuzak até os clássicos como Poe.

"Eu odeio livros de colecionador de qualquer modo. As pessoas se derretendo por pedaços de papel. As ideias é que importam, cara. As palavras." 

O livro é narrado em terceira pessoa. Desde o inicio senti que a narrativa não era como as outras. Os verbos são sempre colocados no presente e isso me dava a sensação de estar inserida na cena, como se ela estivesse acontecendo diante dos meus olhos, naquele momento. O linguajar é simples mas não menos tocante.



O enredo envolve perdas, esperança, encontros, conquista, traições, mas tudo permeado pelos livros. Por ser bem curtinho, a leitura é leve e super rápida. As palavras da autora são carregadas de emoção. Estaria mentindo se dissesse que não me senti envolvida com a história. Muita gente pode pensar que livros pequenos acabam sendo superficiais. Mas realmente a Gabriela sabe o que faz. Tudo neste livro tem um encaixe perfeito e nada que é inserido na história é por acaso.

"AJ assente com educação, mas não acredita no acaso. Ele é um leitor e acredita na construção. Se uma arma aparece no primeiro ato, ela tem que ser disparada no terceiro. A.J acredita em narrativas."

A construção dos personagens é brilhante. Não sei dizer qual deles mais se destaca. Não sei se foi o AJ com toda a evolução que passou ao longo das páginas. Se foi a Amelia com o seu jeito animado e sua vontade de dar o melhor de si. Ou talvez a Maya e a sua incansável paixão pelos livros. Ou ainda o inspetor Lambiase através do seu caráter e sua presença constante.



Ah, claro, e eu não poderia terminar a resenha sem falar da capa. Como já havia comentado lá em cima, à primeira vista não reconheci que a arte se tratava de livros abertos dando asas à imaginação. A ideia é sensacional, totalmente inserida no contexto da história. A diagramação é simples, mas o que me deixou boquiaberta mesmo foi o inicio dos capítulos. Neles, havia o comentário de AJ sobre algum conto ou livro. Nada mais original para um começo de capítulo de um livro como A Vida do Livreiro AJ Fikry.

Diálogos inteligentes, enredo riquíssimo, personagens cativantes em uma linguagem simples e cheia de amor. A fórmula não poderia resultar em nada que não: livro perfeito. Leiam e se apaixonem como eu.






60 comentários

  1. Eu já tinha visto este livro e até lido a sinopse, mas não me interessei. A sua resenha me mostrou que eu estava engana e agora pretendo dar uma chance a ele e conhecer essa história.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      vale muito a pena dar uma chance para a leitura. vc não vai se arrepender. Pode confiar =P

      Excluir
  2. Oi Kel,

    já escutei falar muito bem desse livro e no início da sua resenha até me lembrou um livro que li sobre aquela livraria em Paris, a Shakespeare & Company. O livro que estou me referindo é o Um livro por dia: minha temporada parisiense na Shakespeare & Company. O livro conta basicamente sobre o dono da atual livraria, um velho ranzinza que acolhe todos os artistas sem um tostão no bolso. É bem legal, recomento :)

    Estou bastante ansiosa para ler esse livro e com certeza fui conquistada pela capa (já tinha reparado que eram livros, mas também janelas)

    Beijos!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei a dica, Babi. Vou procurar o livro e ler tb!

      Excluir
  3. Oi mo,
    Mais uma ótima resenha no blog, parabéns!
    Gostei muito da capa do livro, ficou perfeita e acho que combina com o título do livro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, a capa tem tudo a ver com o livro. Mas é dificil reparar que se trata de um livro aberto que se forma uma janela

      Excluir
  4. Oi Kel,
    Eu com certeza ia deixar o livro passar batido, tenho mania de julgar o livro pela capa e a deste não me interessou muito rsrsrs, mas lendo sua resenha, mais uma vez aprendi q não se deve julgar o livro pela capa hahahaha!
    Adorei o enredo, gosto muito de livros assim que nos fazem pensar que estamos ali na cena, e mais ainda quando a autora consegue nos passar a emoção do livo!
    Adoreii!

    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      muitas vezes acabamos perdendo mt ao julgarmos o livro pela capa, né? =( É uma pena. Mas agora vc já sabe. Vida do Livreiro é leitura obrigatória

      Excluir
  5. Oie Kel =)

    Estou com esse livro para ler no Kobo *-*
    Me apaixonei pela sinopse e depois de ler a sua resenha fiquei ainda mais curiosa para conhecer a história.

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Ane,

      a sinopse desse livro é riquissima. Vale muito a pena

      Excluir
  6. Oiee

    Amei sua resenha e fiquei feliz que também gostou da leitura, o livro é maravilhoso eu amei poder passar um pequeno tempo lendo essa preciosidade.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem que vc falou que o livro era excelente, Dre. Me apaixonei

      Excluir
  7. Oi Kel :)

    Que resenha magnífica, parabéns! Esse livro já está na lista de compras e não vejo a hora de poder colocar as minhas mãos nele, pois sei que irei devorá-lo e adorá-lo. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Gabriel! Vai ler o livro? Leiaaa

      Excluir
  8. Fiquei curiosa. Nunca li livros com essa temática mas fiquei bastante curiosa acerca desse.
    Beijoo

    ResponderExcluir
  9. Assim como você Kel, acho que o livro me passaria batido também..
    No entanto, lendo sua resenha, com certeza ele ganhou um espacinho na minha lista de leituras futuras. Você deu cinco estrelas, deve ser maravilhoso mesmo *-*

    Adorei as fotos *-* Uma mais linda que a outra.
    Parabéns.

    Beijão,

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  10. Já tinha visto essa capa várias vezes, mas nunca me chamou a atenção. Nem pra ir ler a sinopse. Nossa como me arrependo! O livro parece ser ótimo. Eu também curto livros que falem sobre livros, é gostoso de ler. Fiquei bem curiosa, principalmente pra conhecer os personagens. Que parecem ser bem construídos mesmo. Espero ter oportunidade de lê-lo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é ótimo Kamilla!! Participa do Top desse mes que vc vai ler o livro =P

      Excluir
  11. Havia lido outras resenhas sobre esse livro e já comentado a minha vontade louca de le-lo. E agora a coisa está tomando proporções enormes, vou acabar comprando nesse fim de semana mesmo, se não enlouqueço! AHHAHAH

    http://livrologias.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Adoro livros que falam sobre livros, mas ainda não tinha ouvido falar sobre esse. Me interessei muito por ele com a sua resenha, e quero colocá-lo na minha lista livros. Um livro que talvez você goste é "A Livraria 24h do Mr.Penumbra", não sei se já leu, mas eu gostei muito.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Debora,

      não li esse ainda não. Mas adorei a dica. Com certeza vou seguir. Já ouvi falar do livro.

      Excluir
  13. Parece ser um bom livro, pensa ter que cuidar de uma menina que aparece de repente em sua porta com um bilhete e eu achei a capa linda, não tinha escutado falar dele.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Ei Raquel,
    Esse livro me ganhou pela sinopse que fala que o livro nos lembra porque amamos/adoramos ler. =D
    Pena que é curtinho, mas com certeza deve barrar muitos livros por aí que são de trocentas páginas mas que enrolam e deixam o livro enfadonho.
    Quero ler!!
    Percebi esse detalhe da capa num post de promoção, a menina lá deu um "zoom" na capa e saquei esse detalhe que tbm deixei passar. =P

    Abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ele passa toda a sua história, mesmo em poucas páginas, Italo. Isso é o mais incrível do livro =P

      Excluir
  15. Oi Kel adorou essas resenhas que instiga a gente a sair que nem louca para comprar o livro e ler, depois da Dressa vem vc com essa resenha impecável!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  16. Oi Raquel! Tudo bem?

    Olha, se eu não tivesse lido sua resenha, nem chegaria a conhecer um livro tão bom e tocante! Pelo que pude perceber a história vai marcar demais o leitor e fiquei encantada com os seus comentários!

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Raquel, tudo bom?
    Ai depois da resenha da Dressa eu fiquei fascinada com a história desse livro. Ele foi escrito realmente para pessoas como nós. Eu não tinha reparado que são livros abertos na capa, achei que eram janelas...kkk
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é. O mais incrível é que são livros abertos como janelas para a alma *-* SENSACIONAL

      Excluir
  18. Livros que falam sobre livros, a nossa cara heim? Tu sabe que hoje fui comprar o presente de aniversario do meu irmão na Saraiva e passei por ele e não dei nada, agora que achei ele na sua resenha fiquei tipo " Aff, eu deveria ter comprado!" Bem...mas não faltara oportunidades ^^ Fiquei super interessada!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  19. Já tinha ouvido falar sobre o livro, mas nunca tinha me dado ao trabalho de ler algo sobre . Depois de ler sua resenha me apaixonei pelo livro, quero muito ler.

    ResponderExcluir
  20. Kel não conhecia esse livro e adorei sua resenha. Agora vou correndo add no skoob para não esquecer. Sobre a capa em um primeiro momento pensaria que eles poderiam ter caprichado mais e ter feito uma capa mais chamativa, mas depois de analisar suas observações pensei que na capa podemos ver vários livros abertos que representam várias portas para outros mundos. Muito legal. Parabéns pela leitura e resenha!!! Valeu pela dica!!!

    Leituras,vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiimm. É exatamente isso, Aline. Vi mais como janelas, mas podem ser portas também. Grande simbolismo, né?

      Excluir
  21. oi kel,
    confesso que tal livro tbm passaria batido, até pq achei q fossem portas abertas '-'
    Os trechos que vc escolheu realmente demonstram um narrativa simples, e quando é aliada cm uma boa história... já foi.
    Parabéns pela resenha e #eveja pela ótima parceria hahahha
    Super Abraço!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Kelzita! Diana diva só indica livro ótimo!
    Infelizmente tem meses que a gente fica totalmente dividido, sem saber o que ler, de tão bons que são os lançamentos! A capa desse livro é linda demais, queria ter lido, com certeza!
    Gosto muito de livros que falam sobre livros, sobre literatura. Até gosto um pouco da Anastacia Steele só porque ela lê, shuahsuahsu
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Ola..

    Livros q falam sobre livros me encantam.. E que capa linda hein...

    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Kel, quero muito ler esse livro desde o lançamento, parece ser um livro muito bom a pesar de ser fininho e sua resenha está perfeita como sempre, me deixou com mais vontade ainda de ler. Beijos

    ResponderExcluir
  25. Gosto bastante de livros que falem sobre livros ou leitores!
    Já vi várias resenhas falando muito bem desse livro e cada uma só me deu mais vontade de lê-lo!
    Pretendo comprá-lo!

    ResponderExcluir
  26. Oi, Kel!
    Ganhei esse livro de presente de aniversário, mas como foi comprado pela internet, só vou poder buscar na Saraiva no dia 13 :(
    Tenho altas expectativas quanto a leitura, ele esteve entre os meus desejados desde que vi o lançamento, mal posso esperar pra ler!

    ResponderExcluir
  27. Oi Kel!
    Também li esse livro e fiz resenha dele > http://www.bookadvisor.com.br/?p=547
    Mas não gostei tanto assim, achei a história um pouco morna..! Mas é bonitinho sim, com certeza ainda assim vale a pena!
    Bjo!
    Karen
    http://www.bookadvisor.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Kel, eu gostei muito desse livro. Leitura gostosa, do tipo que aconchega, sei lá. Lendo ele descobri que eu gostaria muito de morar nessa livraria... Ou de ter uma livraria... Ou de trabalhar numa livraria... Hahaha
    Em breve vou publicar uma resenha lá no meu blog também. (OMG, agora eu tenho um blog! E to te devendo o banner... Juro que vou tomar vergonha na cara logo e fazer isso... hehehe)

    ResponderExcluir
  29. Ai que delícia, também amo livros que falam sobre livros! rs
    já tinha visto nas livrarias e desde que coloquei o olho na capa
    pela primeira vez e li título, fiquei doida pra ter em casa e ler no aconchego do lar!
    Resenha ótima, fotos lindas! agora vou ter que comprar mesmo haha

    Beijocas!
    www.marinadelamonica.com.br

    ResponderExcluir
  30. Estou louca por esse livro.
    A primeira vista, ele não é um livro que chama atenção. Após lermos a sinopse já achamos interessante, mas depois de uma resenha dessas, ficamos totalmente louca pra ler o livro. Os personagens parecem ser bastantes cativantes. E é genial esse lance da capa ser livros abertos, feito janelas. Porque realmente quando abrimos um livro, é como se tivéssemos aberto uma janela para um mundo diferente.

    ResponderExcluir
  31. Oiee Kel!
    Logo quando descobri esse livro fiquei meio receosa justamente pelo número de páginas mas depois de ler ótimas coisas sobre ele passei a procurar saber mais.Pelo o que eu posso ver é uma leitura um pouco diferente da qual eu estou acostumada,nunca li livros que falam de livros.Falando nisso respondi a um quiz sobre "qual personagem do livro eu seria" e o resultado foi Amelia o/,adorei! E nunca desconfiei que aquelas ilustrações da capa eram livros,pra mim eram janelas.
    beijos

    ResponderExcluir
  32. Quero muito ler este livro,pretendo lê-lo até o final do ano. Se eu for contar todos blogs que já resenharam esta obra hahaha vou perder a conta. Todas foram positivas em relação a história.

    ResponderExcluir
  33. Olá Raquel!!
    Com sua resenha sobre "A Vida do Livreiro", da Gabrielle Zevin, da Editora Paralela, fico cada vez mais convencida que preciso ler urgentemente esse livro, pois tenho certeza que vou gostar muito da história, eu também não tinha percebido que eram livros abertos na capa, eu jurava que eram desenhos de portas, não sei de onde tirei isso, pois eu não tinha reparado detalhadamente a capa em si, só tinha prestado atenção na sinopse do livro.
    Beijos,
    @ninh@
    http://detalhefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Kel!! A Vida do Livreiro está na minha wishlist!! Estou louca para ler. Eu adoro a Paralela, um dos livros que eu mais gostei em toda minha vida (A arte de ouvir o coração) é da Paralela, então tenho um carinho por ela. Livro que fala sobre livros...impossivel ser ruim!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Pra começar a capa já ta valendo por tudo.....
    decididamente é um livro que entra na minha wishlist.....
    impossivel não querer ler depois dessa resenha....
    oq mais me deixou curioso é ver o personagem falando sobre livros no inicio dos capitulos... achei isso genis genis...

    ResponderExcluir
  36. Oiiiii
    Que fofo!
    Passaria desapercebida por ele também...
    Eu achei que fossem portas ao invés de livros abertos!
    Lindo!
    Imagina um "quarentão" receber um pacote desses... Criar uma menininha... Omg, que lindo!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  37. Esta capa é muito fofa!!!
    Eu ja havia lido outras resenhas dele, e me encanto cada dia maiis!!

    ResponderExcluir
  38. Oi Kel!
    Vi tanta gente falando bem desse livro que eu to louco para ler.
    Não é o tipo de livro que eu costumo ler, mas é bom sair um pouco da zona de conforto rsrs.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  39. Me apaixonei pelo livro a primeira vez que o vi, to desejando ele a um tempinho. A capa é um encanto! sua resenha só aumentou a minha vontade de lê-lo, e olha que já era muita. rs

    ResponderExcluir
  40. Oiii
    Não acredito, eu também não tinha me dado conta sobre a capa, até agora! kkk Incrível, genial. Eu amo livros que envolvam literatura, essa metalinguagem me cativa. Já estou muito curiosa sobre Aj e sei que vou me emocionar com o livro. Já gostei de saber sobre os comentários em cada início de capítulo, demais!
    Beijos

    ResponderExcluir
  41. Kelllllllll...se não fosse pelas resenhas eu nunca teria deejado ler esse livro, porque a premissa e a capa não me agradaram... Sem cotnar, que só a poucos dias descobri que eram livros e não janelas ilustradas na capa...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..mas, falando da trama do livro, pude perceber através de sua resenha que a autora aborda temas recorrentes em nosas vidas e de uma forma que nos intiga a continuar a ler e nos encanta...adorie os referenciais que ela utilizou na obra.. Vou querer lê-lo o mais rápido possível..arabéns pela resenha e obricgada pela indicação sensacional...bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!