# Papo Literário : Páginas Brancas x Páginas Amarelas

Oi, pessoal, tudo bem?

Espero que sim. Hoje eu quero saber: vocês preferem ler livros com páginas brancas ou amarelas? Com certeza vocês já devem ter reparado que os livros não mantém a mesma cor de página, certo? Arrisco dizer que as páginas amareladas são mais comuns, mas alguns títulos sempre acabam surpreendendo e optando pelas páginas brancas. E qual, afinal, é a preferencia do leitor?

Muitas vezes páginas brancas são sinônimo de livro versão econômica. Mas também pode ser apenas opção da editora.  A Bertrand, por exemplo, tem muitos livros com páginas brancas. Já os da Novo Conceito são amarelados.



Os argumentos são muitos e acho que essa discussão nunca terá fim. Tem quem não goste das páginas amareladas porque acreditam que dá a impressão de livro "velho". Por outro lado, às vezes as páginas brancas são TÃO brancas que ficam transparentes. Há quem prefira as páginas brancas porque elas brilham mais. Mas tem quem as deteste justamente por este brilho incomodar a visão. Tem quem afirme que lê mais rápido em páginas amarelas, outros que leem mais rápido nas brancas.

Prefiro páginas amarelas, isso é fato, mas não crucifico as brancas. Acho as páginas amareladas mais agradáveis de se ler. Mas isso não é um fator que determine se eu irei comprar ou não o livro. Leio tanto páginas brancas quanto páginas amarelas.

É fato que, assim como as lampadas, a cor das páginas alteram a nossa percepção. Há uma diferença. Mas nem todos tem a mesma preferencia. E vocês? Gostam mais de livros com páginas brancas ou amareladas?

54 comentários:

  1. Kel concordo com você, eu prefiro ler as páginas amarelas (sinto minha visão mais relaxada), mas também leio as páginas brancas sem estresse. Também não faço distinção na hora de decidir ou não comprar um livro. Enfim gostei do post e da reflexão.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kel.
    Bem, definitivamente eu nunca havia parado para pensar nisso. Sim, eu percebo que alguns livros têm páginas amarelas e outros, páginas brancas. Essa questão, acho que não me incomoda nem um pouco. Acho que o que realmente importa é o livro em si, não a cor das páginas. Bem como você disse que prefere amarelas, mas não crucifica as brancas. Então, concluindo: Gosto tanto de brancas, quanto de amarelas! rs
    Beijos
    Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  3. Oi Kel, assim como você prefiro as paginas amarelas, mas como uso óculos elas me parecem mais agradáveis para a vista, as brancas me atrapalham um pouco, mas também não discrimino nenhum leitura por isso.

    A unica coisa que vai eu ler ou não um livro é a orelha, não gosto de versões econômicas =/

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb uso óculos, Joi! Tenho 4 de hiper e astigmatismo. Pode imaginar como é né?

      Excluir
  4. Oi Kel!
    Como você disse, cada um tem sua versão da história, o que acaba fazendo esse assunto render. Eu não tenho preferências para mim tanto faz uma ou outra. E esse é um fator que menos interfere na hora de eu comprar um livro, mas confesso que a leitura em páginas amareladas flui melhor. ;)
    Bjo, bjo :*

    http://osliteratoss.blogspot.com.br/2014/07/promocao-mimos-culpa-e-das-estrelas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éé. Tb tenho essa sensação. Não sei se é algo "cientificamente provado" ou coisa do tipo, mas... huahuahuahua

      Excluir
  5. Páginas amareladas <3 Eu tenho problemas de visão (muitos) e as páginas brancas incomodam mais na hora de ler. As páginas amareladas podem até dar a impressão de livro velho, mas eu acho isso um charme a parte. Juro que já tive vontade de amarelar as páginas dos meus livros brancos com café ou outra coisa hehe.
    Beijos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Prefiro mil vezes páginas amarelas. Acho que o livro fica mais bonito com elas, além de cansar menos a vista.
    Pra quem lê em onibus e afins, a amarela é muito melhor, pois suja menos.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom isso é verdade, Pri. Um livro com páginas amarelas fica bem mais bonito

      Excluir
  7. Eu não me importo muito com isso não. Na verdade a minha única coisa que me importa em um livro é que a história seja boa. Eu até acho as capas amareladas mais bonitas, mais eu compro qualquer uma das duas.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Kel! Tudo bem?
    Compartilho a mesma opinião que a sua, curto mais livros com páginas amarelas (e, estranhamente, leio mais rapidamente quando as páginas são assim ><). Já as brancas, normalmente, me dão um pouco de dor de cabeça, mas também nunca tive esse problema lendo Harry Potter (aliás, sonho com uma versão brasileira descente e com páginas amareladas, aí sim seria amor demais <3). Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAHUAHUAHAU cara tinha esquecido que HP era páginas Brancas O.o

      Excluir
  9. Ei Raquel,
    Páginas amarelas dão aquela sensação de coisa mais trabalhada, remetem a nostalgia, pelo menos pra mim. ;P
    Amo os livros da Intríseca por isso.
    Tem uma editora(que não vou falar qual) que mesmo as páginas sendo amarelas, depois de um tempo ficam todas manchadas. Ficou horrível uns livros que tenho aqui. Parece que foi o pior papel possível que usaram.
    Mas tem umas brancas que são demais. Grossas que parecem duas páginas grudadas.
    Não acontece comigo essa de ler mais rápido com uma ou outra, doer vista e tals... Na verdade nunca reparei nisso rsrs.
    Afinal 'cheirando bem, que mal tem?' hehehe #não resisti =P

    Abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que eu sei de qual editora é essa que vc tá falando, Italo! Se for, realmente tem alguns livros meus que ficaram meio gastos =P

      Excluir
    2. Ai Italo. Se puder falar qual editora é pros migos. Por que tenho uns livros aqui em casa de folhas amarelas que estão ficando horríveis tbm, cheios de manchinhas amarelas. Desconfio que seja da mesma editora que você falou.

      Excluir
  10. Kel, com certeza prefiro as amarelas. E sim, já deixei de comprar um livro pois as páginas eram brancas. Eu uso óculos e tenho problema com brilho e claridade e dessa forma acho que as páginas amarelas são mais interessantes por relaxarem mais a visão.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Raquel, tudo bom?
    Recentemente vi uma discussão sobre o assunto no twitter por causa do lançamento de um livro em capa branca. Olha, capa branca não me incomoda de forma alguma. Passei anos lendo livros da Record e Bertrand com capas assim e nunca foi algo que me atentei. Fui prestar atenção nisso depois que criei o blog. Aliás, quase toda a série da Meg Cabot lançada no Brasil tem capa branca.
    Claro que algumas edições com a página amarela ficam mais bonitas, mas não sofro caso elas não sejam.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. Tem livros que são todos em folhas brancas. Sinceramente, acho que já acostumei. Claro que acho que folha amarelada dã mais noção de um livro mais completo, mais trabalhado, mas não tenho nada contra as brancas

      Excluir
  12. Oi kel tudo bem, eu prefiro as páginas amareladas por conta da luz refletida e cansa menos a vista, e as brancas são mais brilhantes né, a estética dependendo nem fica tão feio, mas sou mais as amareladas!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel!
    Páginas Amareladas é claro! Sou desses que fico com a vista doendo quando pego pra ler algo com páginas brancas =/

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel, preciso dizer que eu nem reparo nisso! De verdade, sempre vejo discussão de páginas brancas e amarelas e, se vc me perguntar qual é o tipo de página do meu livro eu não vou saber te responder. Para mim realmente não faz diferença!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi kel!
    Nem fala em cores porque a ulltima vez que falei isso de um livro, uma "agente litteraria" quase me matou dizendo que eu estava destruindo o trabalho de uma autora!
    As páginas brancas irritam meus olhos, eles ficam vermelhos e ardem, como se estivesse muito tempo em frente ao computador... Por conta desse brilho todo...

    Mas sinceramente, isso também não interfere pra mim, simplesmente páro um pouco a leitura para descansar a vista. Se quero ler, vou até o fim!
    Harry Potter possui paginas brancas né?! Pelo menos os meus têm, e li tudinho

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAHUA eu lembro mt bem dessa história, Priii!

      Excluir
  16. Oi Kel,
    Acho que depende do tom da página. Como você disse, tem página branca que parece transparente, rs, e isso é péssimo!
    No geral, prefiro as amareladas, cansa menos os olhos. Mas já vi alguns livros super bem trabalhados de páginas brancas e gostei muito, porque toda a diagramação contribuiu. Era uma página branca mais fosca, com a letra bem grande e espaçada, então não comprometeu a leitura.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas tem umas edições econômicas que chegam a ser ridículas. Sério, aquilo não vale nem 10 reais o.O

      Excluir
  17. Oiee

    Na verdade eu prefiro as amarelas mas não tenho dor de cabeça nem vista turva quando leio em páginas brancas então para mim tanto faz , desde que a história seja ótima para mim não faz diferença.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel!
    Eu prefiro as amareladas, como leio sempre em movimento (no ônibus) hehehe e uso óculos eles incomodam menos. Quase nunca leio livros com páginas brancas, nem lembro qual foi o último que li assim.

    Adorei o papo!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O time da galera de óculos tá grande aqui huahuahua.

      Excluir
  19. Oi Kel, tudo bem?
    Adorei o assunto abordado! Eu, particularmente, prefiro as amareladas... Nunca percebi se as brancas chegar a incomodar a minha vista, mas percebo que elas sujam com mais facilidade. O volume único d'As Crônicas de Nárnia é um exemplo, pois como é bem longo, estou demorando mais a ler e sempre que pego surgem novas manchas... :(
    Meus livros da coleção do HP também estão todos com as páginas sujas, quando era mais nova não tomava cuidado e mesmo tomando, o último livro, que li não faz tanto tempo, acabou ficando amarelado e sujo.
    Não gosto de comprar livros e depois descobrir que as páginas são brancas, mas também não sou totalmente contra elas.
    Beijos e boas leituras!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pat, tudo bem? Realmente as brancas sujam mais. Nem me fale dos meus livros de HP. Tem mtos que as paginas ja viraram amareladas huahuahuahua

      Excluir
  20. OI Kel,

    Paginas amareladas sao as melhores, tenho mesmo a impressao de que elas nao exigem muito da vista. Mas leio as brancas tambem, nao é isso que me impede de comprar ou que seja um fator decisivo na hora de comprar.

    ResponderExcluir
  21. Oi Kel, tudo bom?
    Eu amo os papos literários! Já falei pra você que você é super criativa, né?
    Eu confesso que nunca liguei muito para isso, desde criança lia tudo quanto era livro e nem olhava para ver se era amarelada ou branca. HP mesmo é tudo branquinho né?
    Mas de uns tempos para cá isso se tornou mais importante, até porque minha vista foi piorando e cansando. Então acho que as amareladas ajudam bem para não machucar tanto a vista.
    Em ebook, eu sempre coloco o fundo amarelado, porque geralmente eu leio ebook a noite, no escuro.
    Beijão

    ResponderExcluir
  22. para mim so servem paginas amarelas kkkk quando tento ler em paginas brancas, fica tudo embaçado.. vejo nada!! entao sempre me preocupo qndo vou comprar em ler nas amarelas :3

    ResponderExcluir
  23. Sinceramente eu nem me importo com a cor da página do livro e sim com o CONTEÚDO kkkk Mas cada um é cada um né?
    Coisas de Menina

    ResponderExcluir
  24. Vodka ou água de coco.. pra mim tanto faz!
    Tanto faz, Kel!! hsuahsuahs...
    Mas confesso que às vezes as amareladas são melhores, depende.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Muito interessante a sua postagem!! Eu gosto muito das brancas, mas elas, às vezes fazem meus olhos doerem, por isso prefiro as amarela. Mas em questão beleza, para mim, são as branquinhas! rsrs

    Beijinhos
    Mirelle - meumundoemtonspasteis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Mirelle, acho que vc foi a primeira que falou que gosta das páginas amarelas =P

      Excluir
  26. Prefiro páginas amarelas! Acho mais agradáveis, tem mais "cara de livro de verdade", (não que livros com páginas brancas não sejam da verdade hahaha).
    Mas não deixo de ler livros com páginas brancas só por causa disso, afinal de contas o que conta é o conteúdo do livro, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  27. Oi Kel,.
    Eu prefiro amarelas mas leio numa boa paginas brancas..
    Outra editora q ama paginas brancas e a Record.. Quase todos os livros que tenho deles eptem paginas brancas.. E nao sao ed economica..
    http://foreverabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Páginas amarelas, sempre!
    As páginas brancas, como vc disse, as vezes são tão brancas e finas que ficam transparentes. As amarelas são tao lindas <3
    Devia ser padrão: Folhas amarelas e capa mais pra durinha/dura
    Aquelas capas muito moles me estressam... Amassam muuuito fácil!

    Estou seguindo o seu blog =) Agradeço se puder retribuir

    Bjs!

    http://pingoucafenomeulivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb sou super a favor das páginas amarelas.

      Excluir
  29. Sabe que eu não tenho uma preferência? Ok, tenho mais livros com páginas amarelas que brancas, mas não tenho nenhum problemas em comprar/ler um livro com as folhas brancas. O que não aceito é folhas praticamente transparentes (que pode acontecer com qualquer cor).

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. Eu também prefiro as páginas amareladas :) Embora isso não entre como critério para eu comprar um livro ou não, a verdade é que acabo por ler muito mais rápido um livro de páginas amareladas do que se for o contrário.
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  31. Ah eu acho que prefiro páginas amarelas, mas não sei exatamente o motivo hahhaha
    Tenho a impressão que a leitura fica mais fácil assim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas ultimamente vc só tem lido páginas brancas =P

      Excluir
  32. Oi Kel

    Pra mim na verdade tanto faz paginas brancas ou amarelas, já ouvi dizer que as paginas amarelas servem para deixar a leitura mais confortável, mas nunca parei para ver a diferença.

    Beijos

    Theo / Mania de Leitor
    http://maniadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Não que as brancas me impeçam de ler um livro, mas prefiro as amarela... acho que os livros ficam ate mais bonitos com paginas amarelas...

    ResponderExcluir
  34. Kel sempre vou preferir as páginas amarelas, pois minha vista doí menos, mas isso não me impedi de ler as brancas, a unica diferença será o tempo que vou levar para ler uma ou outra.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  35. oie kel,
    eu tbm prefiro ler em páginas amarelas e no começo tinha até um certo preconceito, mas agr já to tranquilo (até pq para ler HP tive que gostar das páginas brancas hahahah)
    Super Abraço, Victor Rosa

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!