08 julho 2014

# Papo Literário // No Captcha

Oiee, galera, tudo bem?

Ahhh hoje não teve sorteio. Na verdade eu deveria sortear um chocolate em homenagem a esse jogo ridículo do Brasil. Mas era inevitável, né, gente? Não achei que o Brasil tava jogando bem... desde o inicio da Copa estava aquela coisa meio marromenos, sem convencer. Só não achei que fosse perder de 7, né? HUAHUAHUA Mas sábado tem mais jogo e se o Brasil ganhar, vai ter sorteio, combinado?

Bom, apesar de todos sermos meio técnicos, hoje não vamos ficar falando de futebol!!!! Mas vamos falar de uma coisa beeem chatinha aqui na blogosfera. Vocês devem conhecer o Captcha, certo? Não? Vou explicar:

Os captcha servem como uma ferramenta auxiliar para evitar spams ou mensagens disparadas automaticamente pelos computadores, viru, etc. A idéia é que a resposta aos "testes" de captcha sejam de solução impossível para um computador permitindo, assim, que somente seres humanos tenham acesso a determinados conteúdos ou possam enviar informações. Por isso cada vez mais aquelas letrinhas miúdas são mais deformadas.



Mas a verdade é que por mais que o captcha tenha a sua "boa intenção", costuma ser bem chato ter que preencher aquelas letrinhas toda hora. Para quem tem problema de visão como eu, muitas vezes é um tormento. Elas nem sempre estão visíveis. Muita gente tem dislexia, o que também dificulta esse mecanismo, etc... Mas porque estou falando isso tudo? Porque o Blogger é um destes locais na Web que usam o Captcha. Logo quando você cria a sua página, os comentários se tornam moderados pelo captcha é um procedimento padrão. Ou, seja, para confirmar o nosso recado, temos que nos submeter a verificação do captcha. Tem coisa mais chata do que escrever um comentário todo bonitinho e ter que colocar a verificação? Pior é quando colocamos errado e perdemos tudo o que havíamos escrito.

Desde que entrei na blogosfera aprendi a dizer "não ao captcha". Um dos blogs que eu sempre visitava antes mesmo de criar o meu tinha um banner gigante escrito "No Captcha", mas nunca tinha me interessado em saber o que era aquilo. Quando abri o Por Uma Boa Leitura cliquei no banner e descobri o quando as pessoas achavam e ainda acham chato o captcha . Quer ver?

"Acho que isso desestimula os comentários e não trazem benefícios para o blog. O mais eficiente seria moderar os comentários." - Mari do Cantinho de Leitura da Mari

" Essas letras são ilegíveis e inibem os comentários. Mas muita gente nem sabe que eles existem." - Aline do Livros y Viagens

"Aqueles códigos são um saco para identificar e não ajudam em nada" - Dani do Livros e a Janela da Imaginação

" Nossa, odeio o Captcha. Além de atrasar na hora de comentar, às vezes eu não percebo que o blog tem o captcha, então eu clico em comentar e fecho a aba. Quando vou olhar depois, descubro que o meu comentário não foi postado porque eu não coloquei a verificação. Não comento de novo. " - Victor do blog Encantos Paralelos

" Eu geralmente comento, aperto para confirmar e logo passo a página. Quando tem captcha eu perco tudo o que eu escrevi e acho um saco porque não sou nenhum robô" - Sarah do Endless Poem

Mas, relaxe, querido leitor. Tem como retirar essas letrinhas do seu blog. Apenas sigam as instruções abaixo e sejam felizes =D


Painel do Blog > Vá em Configurações






Em Configurações vocês verão várias opções > clique em Postagens e Comentários




Em seguida, veja se a opção do mostrar "verificação de palavras" é NÃO







35 comentários

  1. Olá,
    Adorei a dica ! Captcha é bem chato mesmo, já apliquei em meu blog
    http://livros-textos-e-mais.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu já tive um blog e no começo tinha o captcha, mas eu tirei, porque é realmente muito chato. E desestimulante pra comentar. Já desisti várias vezes, também tenho problema de vista então... imagine só. rs
    Gostei bastante do tutorial pra quem ainda não sabia como tirar essa opção.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Detesto, já deixei de comentar em muitos blogs por conta do Captcha!!!

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa dica viu?! Realmente é um saco isso da confirmação de palavras arg :(
    Espero que todos tirem isso!

    David - Leitor Compulsivo (www.leitorcompulsivo.com)

    ResponderExcluir
  5. Kel, muito obrigada! Já editei a opção no meu blog. A postagem me ajudou a entender melhor o que é o captcha.
    Beijos - Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
  6. No inicio do meu blog eu nem sabia que isso acontecia então uma amiga me ensinou esses passos que vc divulgou e a partir desse dica, sempre que entro em algum blog que tenha essa caixinha do mal, sempre informo o blogueiro. Acho que isso é o mínimo que podemos fazer, não concordo em parar de visitar um blog só por isso. Porque não mandar um email com possíveis sugestões!!??? Enfim parabéns pelo post. Beijos!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  7. Ei Raquel,
    Acho que ninguém gosta dessa fulana da Captcha. As vezes é mais fácil entender letra de médico do que isso ae... kkk
    Desistimula mesmo a pessoa a comentar.
    E quando a gente erra a letra, pensando que é outra... Raiva define. =P

    Abs...

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Como eu sabia que o Brasil ia perder, torci para a Alemanha, e fiquei feliz por eles ^^ sem contar que tem cada jogador alemão...omg!!!

    Eu também odeio os captcha! Se eu fosse um robô, poderia muito bem burlar a "bagaça". Sem contar que quase sempre erro o que está bagunçado na imagem, e acabo desistindo de comentar...
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel!
    Eu também tinha captcha no começo do blog (acho que é o padrão do Blogger, né?), mas depois tirei. Isso é muito chato mesmo!
    A única coisa ruim é que estou recebendo um monte de spams em inglês nos comentários. Você recebe isso também?

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Kel.
    Post excelente, captcha não é só chatinho é um atraso de vida pra mim rsrsr, detesto quando encontro com ele por aí, até desanimo de comentar no blog novamente.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel.... realmente esse negócio é muito chato... quando estou em um blog super empolgada colocando aquele comentário lindo e enorme e quando clico em enviar e aparece aquele negócio de colocar os códigos mostrando que não sou robô nossa fico pra morrer... não gosto... e algumas vezes já desisti de comentar por causa dele... mas enfim;;;; indicarei seu link no meu facebook uma maneira indireta quase direta para ajudar os amigos leitores que tem e não sabem... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel :)

    Eu odeio Captcha, fico com raiva quando vou comentar na maior empolgação e tenho que provar que não sou um robô. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kel! Tudo bem? O captcha é realmente desestimulante e depois que eu o desativei, coincidentemente ou não, o blog recebeu mais comentários. Sei que é importante evitar o spams, mas é impossível não passar pelas mesmas situações que o pessoal comentou no post, prefiro eu mesma verificar os comentários do que depender desse sistema. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi!!
    Realmente o Captcha é um saco! Sempre que vejo um blog, principalmente os que nem eu, que são recentes, mando um toque. Afinal tem gente que nem sabe que tem como ativar isso no blog né!?
    Achei muuuito legal a dica! Parabéns pela iniciativa! :)

    um beeijo Lara
    http://meusmundosnomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu acho esse negócio chato porque sou disléxica e naturalmente troco as palavras e as vezes como elas. Agora pensa, quando tem esse negócio o quanto de tempo eu não perco tentando decifrar o que ta escrito? Desisto de comentar, quase sempre.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
  16. Olá... Essa verificação e um saco. Quando criei meu blog n sabia q tinha isso e graças a Aline (ali de cima xD) eu tirei :)
    Eh realmente muito chato mas não deixo de visitar o blog mesmo as vezes tendo que redigitar o comentário.

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  17. Super concordo com vc! Vira e mexe me deparo com blogs assim, aí não sei se falo para a pessoa remover por ser uma coisa chata ou é melhor deixar quieto pois a pessoa pode não gostar. Já vi casos de pessoas que mandaram pedindo para retirar por ter dislexia e a pessoa simplesmente responder "o blog é meu então não reclama" e acredito que a pessoa nem sabia o que era o Captcha.
    Tenho problema de visão tbm então as letrinhas se tornam um tormento, e realmente, a cada dia que passa elas estão ficando mais indecifráveis! kkkkk
    Adorei o post, espero que todos sigam seu conselho!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Pense num trenzinho chato..... as vezes eu nem comento mais por conta desse CAPITICHA... bixin injuado...

    ResponderExcluir
  19. Oiee

    Isso é realmente muito chato eu odeio ainda mais porque na maioria das vezes precisa comentar de novo e o nosso tempo não é longo para isso não é mesmo então já viu ...

    Legal a dica e já teve muitos blogs que eu comentei isso e eles tiraram depois de avisar porque nem eles sabiam que tinha.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  20. OI Kel, realmente são muito chatos! Durante muito tempo eu usei no meu blog e o pior eu nem sabia que o tinha hahaha, sempre pensei que era algum tipo de HTML que se colocava para ter no blog, sorte que uma leitora me deu a dica e eu o tirei!

    Ainda bem! Sem ele facilita demais!
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  21. Olá! adorei a dica, não sabia que era possível retirar o captcha, já estou seguindo o blog. Deixarei o link do meu, se gostar e quiser seguir, ficarei grato.
    : http://cleitoncabralblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel, também acho um saco esse captcha, eu sempre erro as letrinhas e fico lá umas cinco vezes tentando acertar. Normalmente quando um blog tem captha eu comento e erro as letrinhas, nem tento de novo. Beijos

    ResponderExcluir
  23. Olá Raquel,

    Gostei muito do seu post, concordo com ele, é desanimador essa coisa....kkk....eu confirmo os posts pelo e-mail e pronto, se for spam deleto.....boa dica...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oii Kel,
    Eu detesto o captcha, e ele me desanima de comentar.
    adorei o post, e é uma informação muito útil. Muita gente nem sabe que o próprio blog tem captcha, eu mesma não sabia quando criei o meu, até que vi um post como esse num blog que acompanhava.

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Raquel, tudo bom?
    O post é super informativo. Eu não desanimo a comentar em blogs que tem o captcha porque sei que muitas pessoas nem sabem de sua existência. Eu mesma não sabia disso quando criei meu blog e só fui retirar alguns meses depois. Acho que fica a dica para blogueiros! Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Eu odeio isso, e mal descobri como se retirava e foi lugo mudar no meu blog. Concordo com todos os comentários e identifico-me porque acontece o memso comigo, ou seja, eu comento e por vezes fecho logo a página e lá foi o comentário e então eu acabo por não comentar outra vez e o blog perde um comentário... ou então, como não estou a conseguir colocar a palavra certa, por vezes também desisto. É memso muito chato, e acho que todos os bloggers deveriam tirar.
    Beijo
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  27. Oi Kel,
    Realmente, captcha é uma coisa horrenda, principalmente para quem faz comentário pelo celular ou tablet, várias vezes já aconteceu comigo de dar erro e meu comentário não ser públicado, dai vai da minha paciência e tempo no momento para ver se eu comento tudo de novo ou desisto; parece que eles são um impecilho, uma barreira que faz quem visita o blog em questão pensar duas vezes antes de começar a digitar o comentário.
    Beijos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  28. O captcha é um saco, já desisti de comentar em alguns blogs quando me deparei com ele, o melhor é você colocar seus comentários moderados, assim você os aprova e não corre o risco de alguém comentar alguma besteira enorme e ainda por cima anonimamente.
    Valeu pela postagem Kel.

    Abraço,
    Diego de França
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Interessante a discussão mo. Eu concordo que isso complica um pouco a vida de quem quer comentar pelo blog. Muito bom você ter levantado esse ponto aqui no blog!

    ResponderExcluir
  30. Esse é uma assunto um pouquinho polemico, se for analisar né?!?!
    Confesso que no meu blog, bem no inicio, eu usava, achei que seria bom ter essa segurança, mas ai comecei a retribuir comentários em blogs que também tinham e isso foi irritando, até que um leitor reclamou disso e acabei tirando.

    Abraços
    Vivi

    ResponderExcluir
  31. " Eu geralmente comento, aperto para confirmar e logo passo a página. Quando tem captcha eu perco tudo o que eu escrevi e acho um saco porque não sou nenhum robô" - Sarah do Endless Poem
    HAHAHAHAHAHA
    E não sou mesmo!

    ResponderExcluir
  32. Realmente o captcha é muito chato, confesso que já deixei de comentar em alguns lugares justamente por isso, pois geralmente acesso pelo celular o que complica mais ainda .

    ResponderExcluir
  33. Olha meu comentario ali bonitinho *---* to me sentindo muito chic agora hahahah
    odeio esse treco ai q n sei escrever o nome, ele realmente atrapalha e prejudica o blog e adorei sua postagem sobre.
    super abraço!!!

    ResponderExcluir
  34. Oie...
    Concordo com vc! Essas letrinhas são umas safadas, ainda mais para quem não enxerga muito bem e precisa ficar preenchendo isso toda hora. Meu Deus rsrsrs irrita demais.
    Ainda bem que muitos blogs já não tem mais isso.

    ResponderExcluir
  35. Odeio o captcha! Por muitas vezes desisti de comentar por causa dele, ou ainda pior: comentei e coloquei pra enviar sem ver que precisava disso, e acabei perdendo o comentário :@

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!