# Resenha 108 // O Pássaro

Oiee, gente, tudo bem?

Espero que sim. Que tal começar a semana com suspiros infinitos? Quer saber como? Basta pegar o livro O Pássaro, da autora nacional Samantha Holtz e comece a ler. Esse é mais um romance delicioso que li este ano. O Pássaro, porém, é especial. O livro também é a minha super dica para o Ação Literária. Mas fiquem tranquilos porque vou explicar melhor mais para o fim deste post.

P.S. O Top Comentarista vai até o dia 3 de julho

Título: O Pássaro  
Autora: Samanta Holtz 
Editora: Novo Século 
Páginas: 480 


Sinopse: Caroline Mondevieu é filha de um poderoso Barão e tem tudo o que uma dama da época poderia querer: status, riqueza e um ótimo partido para se casar. Seus sonhos, no entanto, vão muito além de vestidos caros ou um bom marido; ela quer ser dona do próprio destino. Sua vida muda completamente quando encontra Bernardo, um charmoso domador de cavalos que parece ter o dom de irritá-la. Eles não conseguem se entender até quando percebem que, para alcançar o sonho em comum da liberdade, terão que passar por cima das suas diferenças e se unirem num arriscado plano que promete transformar suas vidas para sempre. Grandes emoções os aguardam em sua jornada; perseguição, mistérios, ciganos e o despertar de um sentimento que insiste em se manter escondido. Mas o que parece tão simples envolve muito mais magia e coincidências que eles podem imaginar, além da descoberta de segredos, até então, muito bem guardados. Uma história romântica e surpreendente que irá prender sua atenção desde a primeira página. Você está preparado.

O livro nos conta a história de Caroline, a filha mais nova de um poderoso barão. Seu pai é cheio de posses e muito influente, sua mãe é submissa e sua irmã é mais uma vítima da sociedade da época. o livro começa com Caroline bem novinha e percebemos que desde os seus 7, 8 anos, ela seria bem diferente. Caroline é contestadora e quer ser livre para fazer suas próprias escolhas. Quando cresce, os problemas com o pai continuam, mas a menina se mantem persistente nos seus ideais. Caroline quer ter asas e ser livre como um pássaro.

"Seja forte! Podem tirar de você o que bem entenderem, mas jamais a sua determinação. Insista nela sempre... Agarre-se ao que acredita, não importa o que..."

Quem nunca sonhou em voar? No sentido literal, mas também no sentido figurado da palavra. Abrir as asas para o mundo e percorrê-lo; ser responsável por suas próprias escolhas... ? Essas são discussões centrais no livro da Samanta que também nos mostra toda a desigualdade de um sistema patriarcal onde a mulher é totalmente submissa.

Para quem gosta de romances de época, esse livro é um prato cheio. Com uma ambientação impecável, vestidos longos, cavalos a galope e joias caríssimas, O Pássaro nos apresenta a uma sociedade de 1227. Como não se apaixonar?



Esse poderia ser mais um livro bonitinho de romance. Mas, garanto que trata-se de uma trama TOTALMENTE diferente. Muitas reviravoltas em um texto impecável nos conquistam sem nem percebermos. Vi este livro como um conto de fadas do século XIII que nos apresenta a história de um amor proibido, com direito a príncipe encantado. Confesso que senti raiva da Samanta em alguns momentos. Depois percebi que O Pássaro é exatamente isso, uma mistura de emoções: boas e/ou ruins que não conseguem tirar o brilho da história.

A narrativa é leve e doce, contrastando com o temperamento forte de Caroline. A personagem, aliás, é alguém a frente de seu tempo: determinada, guerreira e sem papas na língua. Seu senso de justiça e a noção de liberdade chamam a atenção. Bernardo é o filho do domador de cavalos. Em minha cabeça, um Paul Weasley da vida. A junção Caroline e Bernardo é explosiva. O temperamento dos dois é bem parecido, por isso os conflitos diretos dão o que falar.

Apesar do casal ser, teoricamente, o "protagonista" da história, não enxerguei esse direcionamento durante a leitura. Não que isso seja ruim, pelo contrário. O Pássaro, assim como o título sugere, é uma história livre onde todos os personagens tem um destaque dentro de seus nichos. E as histórias estão interligadas de forma inteligente e surpreendente, difícil imaginar previamente o que vem pela frente e isso é o mais incrível da escrita da Samanta.



A cultura cigana também está presente em O Pássaro. Na época, eles eram chamados de "Malditos", por viverem nas terras dos outros e de forma independente. Quem também merece destaque é Filip, um verdadeiro príncipe encantado e melhor amigo de Caroline na infância. Além de respeitador, bonito e inteligente, Filip é daqueles caras que não tem como ficar indiferente. Adorei o personagem. Sorri e chorei junto dele.

Capa da segunda edição
Gostei da capa. Ela funciona muito bem se pensarmos na máxima: "Uma gesto vale mais que mil palavras." E é isso que sinto ao ver a capa de O Pássaro. Mesmo que ela não seja super trabalhada nos detalhes, o a menina de braços abertos em um campo imenso e o pássaro no alto da imagem dão a sensação de liberdade que o livro transmite.

O livro tem suas falhas de revisão. Alguns erros de digitação, outras palavras faltando incomodaram um pouco, mas não comprometeram a leitura. A segunda edição do livro já está saindo do forno, com uma capa divinamente perfeita e espero que com isso, os errinhos tenham sumido.

Me apaixonei muito pela história fantástica da Samanta. Gostei tanto do livro que ele é a  recomendação do mês na minha primeira participação no Ação Literária. Para quem não conhece, o Ação Literária é um projeto que reúne blogueiros literários que mensalmente dão dicas de livros. A cada mês um tema é escolhido e as dicas são feitas a partir desta ideia. Em junho o gênero foi Romance Nacional:


41 comentários:

  1. Oi Kel :)

    É tão bom quando um livro nos marca assim, né? O melhor ainda é saber que o tal livro é nacional. Já está na lista de desejados e, sem dúvida nenhuma, irei ler. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, é maravilhoso! Ter leituras boas e edificantes é a melhor coisa

      Excluir
  2. Oi Kel!
    bem legal esse projeto e curti a dica!
    Linda a história do livro e essa capa encanta!!
    Confesso que gostei mais da primeira.... =/

    Beijinhos
    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostou mais da primeira? Eu acho a primeira tudo a ver com a história, mas não dá mt indicio de que é um romance de época.

      Excluir
  3. Eu nunca li um romance de época, não porque não gosto de romance ou qualquer coisa que o valha, mas sim porque nunca tive a oportunidade. Mas você falou/escreveu tão bem sobre este livro que fiquei interessada em ler. E a temática parece algo do qual eu vou gostar com certeza!!! (:
    Adorei o seu blog, achei aqui lindo e vou visitar mais vezes! **:

    http://capitulovinteseis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro romances de época!!! Super recomendo que vc leia um. Começa por O Pássaro. Vc não vai se arrepender.

      Excluir
  4. Eu tenho vontade de ler esse livro a muito tempo!
    Ficava apaixonada quando via o nome e a capa na Nobel e vivia babando nele!
    Que bom que você gostou do leitura, espero gostr também.

    Um beijo,
    Livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri. Se vc gosta de um romance com um pouquinho de drama, esse livro é uma ótima pedida

      Excluir
  5. Ahhh Kel!

    Gostei da historia viu, eu amo os fashbacks da série TVD quando ele retornam nas outras épocas, com Katherine usando aqueles vestidões...amo, e o livro me passou o clima da época, fiquei bem curiosa quanto a leitura ainda mais, sendo nacional. E a capa nova arrasou!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHHHH eu tb *-* Aquelas roupas são divas demais

      Excluir
  6. Esse livro me chamou atenção pela nova capa, principalmente porque eu sou uma apaixonada por romances de época, e sua resenha só confirmou que eu preciso muito adicionar esse livro na minha estante.

    http://www.laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Kel :)

    Estou louco para ler esse livro, pois todos os meus amigos elogiam e brigam comigo, porque ainda não li. Beijos!

    PS: Ótima resenha, como sempre!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia, mas amei a dica
    Todo esse romance de época relacionado a liberdade feminina é muito encantador
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    |•| http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel, tudo bom?
    Ah, que capas lindas! Eu sou doida para ler O Pássaro, da Samantha, mas não sabia da narrativa até agora hahaha! Fiquei encantada por ser uma história de época nacional. É uma coisa que eu quero escrever faz tempo já! E qualquer coisa que valorize a determinação e poder de escolha feminino eu tô lendo! Adore!
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu me surpreendi por se tratar de um romance de época. Mas o livro é lindo demais.

      Excluir
  10. Oi Kel

    Adorei a dica de leitura e amei sua participação no Ação Literária vou querer esse livro mas com a capa nova que realmente esta de arrasar e me surpreendeu pois normalmente a Novo Século não tem capas muito bonitas e essa eles arrasaram.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dre, fiz bonito no ação literária? *-*

      Excluir
  11. Que livro fantástico, tenho mesmo de o ler. Bom trabalho.

    Beijos
    thatstory1.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amei o post e a resenha. Já li esse livro e amei tudo e entendi o final. Acho que sou uma das poucas pessoas que não ficam implicando com finais como esse pq na vida real muitas vezes é assim que acontece.
    Estou adorando acompanhar as escolhas de atores para representar os personagens dos livros, gostei da sua indicação.
    Achei a capa nova Lindona!!! Também gostei das suas fotos!!!
    Parabéns pela leitura e resenha!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. Tb não vi com maus olhos o final não. Até curti =)

      Excluir
  13. Oi Raquel, tudo bom?
    Juro que se você não tivesse dito que é um romance de época, eu não teria adivinhado por causa da capa desse livro. A nova capa é linda!!! Eu gosto muito de protagonistas fortes e determinadas como essa. Preciso ler algo da Samanta e já sei por onde começar.
    Beijos!!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. a capa antiga não dá essa dica. A capa nova é simplesmente linda. Mas acho que a antiga tem seu charme.

      Excluir
  14. Gostei da resenha, eu tenho visto muitas noticias sobre este livro, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha. Acho que vou gostar deste livro e para ser sincera eu acho a capa antiga muito mais bonita do que a nova capa.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. "Voar voar, subir subir..." haha =P

    Ei Raquel,
    Acho que nunca li romance histórico (status: indo consultar o Skoob). Mas parece uma boa leitura. Fiquei curioso por vc ter falado que não é um romance bonitinho, leio alguns romances, mas quando tem muito mimimi enjoa...
    Gostei mais da 2° capa. Mas depois que li o que vc falou sobre a 1°, que nos dá uma sensação de liberdade com a garota lá de braços abertos e tals, que retrata mais ou menos o que a personagem quer na trama, fiquei dividido. rsrs
    Não conhecia o Ação Literária, vou continuar acompanhando por aqui.

    Abs...

    ResponderExcluir
  16. Oi Kel, gostei muito da dica e adorei as capas, no entanto acredito que a primeira capa tenha mais a ver com o que você diz na resenha: Liberdade. Fico muito feliz cada vez que vejo uma literatura nacional bem escrita e que dá gosto de ler. Não sou muito fã de romance de época, mas confesso que achei esse livro beeem interessante, ainda mais quando você disse que o personagem lembra o Paul, rs.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Glau,

      espero que vc goste do livro. Ele é encantador demaaais

      Excluir
  17. Querida Kel,

    Adoreiiiiiiii a resenha, o vídeo, as fotos, os comentários, os elogios, os toques!! Tudoooo!!! Que resenha mais linda e completa, querida, obrigada por ter dedicado tanto cuidado e carinho ao fazê-la :)

    Simmm, eu também já havia identificado esses errinhos que escaparam na revisão e/ou diagramação e estão todos corrigidos para a nova edição (fiz várias releituras rs...)! Adorei sua interpretação sobre a capa (da primeira edição) e dos sentimentos que ela transmite, eu também tenho esses sentimentos! E que legal saber que você também gostou dos trechos na abertura de cada novo capítulo :D Muita gente elogia e eu acabei estendendo isso aos meus outros livros, que não tinham essa característica rs... agora, virou minha marca registrada kkkkkkk

    Beijão, querida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sasa!!! Imensamente feliz de vc ter gostado da resenha. Seu livro é maravilhoso e mal posso esperar para te conhecer na Bienal

      Excluir
  18. Quero muito ler este livro. =)
    http://quererdelivros.blogspot.com.br/
    Beijo

    ResponderExcluir
  19. Oi Kel!! Eu adorei o seu vídeo! Não é de hoje que eu quero ler os livros dessa autora! A nova capa de O Pássaro é linda! Eu adoro romances de época e esse já entrou na minha lista de desejados.

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari!! Espero que vc leia sim. O romance é lindo

      Excluir
  20. Ei Raquel,
    adorei a resenha. Esse parece ser mesmo um ótimo livro.Eu amo romances de época, principalmente quando se passam a tantos séculos atrás e traz uma mocinha forte e a frente de seu tempo. Acho que eu também iria me apaixonar.
    Também achei a primeira capa linda. A segunda está maravilhosa, mas a primeira realmente passa muita emoção com a jovem de braços abertos,
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Nossa Kel! Que resenha mas fofa!
    Ainda não li nada da autora, mas sempre leio resenhas positivas e tenho uma amiga que é super fã da escrita dela. Agora que sei um pouco do que se trata a história vou procurar coloca-lo na minha lista para trazer da Bienal.

    Parabéns!
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  22. Eu gosto de romance de época, mas preciso estar bem inspirada para leitura. Tipo, nao é um livro que eu pegue na estante e var ler, eu tenho que acordar inspirada e engatar a leitura. Gostei da sua comparação do Filip com o Paul. Acho o Paul lindo, maravilhoso e sempre fui Stefan Team em TVD por causa do Paul. Caroline com certeza, é uma personagem muito a frente do seu tempo não é ?

    ResponderExcluir
  23. Estou mesmo em busca de achar algum livro de epoca para ler, e esse ai ganhou meu voto unicamente por conta do Paul wesley :3 dei um grito qndo fui lendo a resenha e vi a foto do stefan kkkk <3 vou sem duvida ler!! acho que vou amar

    ResponderExcluir
  24. Oii!!
    Ah! Ciganos <3
    Adorei o fator histórico na idade média. Espero que seja bem fiel...
    Adorei a premissa e quero definitivamente o meu com essa capa nova lindaaaaa!!!
    Comentei o post em que a autora compartilhou seu vídeo com "diiiivaaa".. kkkkkkkkk..
    Beijos!

    ResponderExcluir
  25. Eu não conhecia esse livro, parece ser muito legal!
    www.s2nopiquedamoda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. O seu post ficou muito bem produzido mo! As fotos, o vídeo, tudo! Parabéns mais uma vez (me enche de orgulho hahahahha)!
    E a resenha ficou ótima, o livro parece ser muito interessante!

    ResponderExcluir
  27. Ola kel, tudo bem???
    Eu sempre tive vontade de ler o Passaro, com essa capa nova então...
    porém nunca pesquisei nem li alguma resenha sobre ele, só sabia mesmo que era um romance de época. Fico muito feliz que tenha gostado e espero poder ler algum dia *-*
    Super abraço, victor rosa

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!