18 junho 2014

# Resenha 106 // Princesa Adormecida

Oiee, gente, tudo bem?

Espero que sim =) Antes de tudo queria dizer que fiquei muito feliz com os comentários do post anterior. Sim, eu escrevia muitas fanfics na minha adolescência. Muitas não publicadas, mas outras eu cheguei a "tornar público". Como algumas pessoas se mostraram interessadas, eis aqui o link de uma delas. Pensei que ela tivesse se perdido com o tempo, mas fiquei surpresa em perceber que ela ainda está no ar. A autoria é minha e de duas amigas de colégio e trata-se de uma fic sobre a época de Hogwarts dos Marotos: Tempos de Escolha. Hoje, nesta quarta-feira chuvosa e meio sonolenta aqui no Rio, o papo será sobre conto de fadas moderno. Se você é fã da Paula Pimenta, vai simplesmente surtar com essa resenha. Princesa Adormecida é um livro despretensioso e muito gostoso de ler, mas não conseguiu me conquistar como pensei que fosse. Conto todo os detalhes na resenha =P


Título: Princesa Adormecida
Autor: Paula Pimenta
Editora: Galera Record 
Páginas: 180
Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse: Era uma vez uma princesa... Você já deve ter ouvido essa introdução algumas vezes, nas histórias que amava quando criança. Mas essa princesa sou eu. Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Tá, quase normal. Vivia com meus (superprotetores) tios, era boa aluna, tinha grandes amigas. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou. Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única. Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim...


O livro conta a história de Áurea Roseanna, uma descendente da família real de Liechtenstein. Sua mãe é brasileira e seu pai tem "sangue azul". Eles se conheceram em uma aula de culinária. Mas Marie Malleville sempre foi apaixonada pelo pai de Áurea e, claro, invejou até o fim o relacionamento. Frustrada,  Malleville tentou sequestrar Áurea no dia do batizado e mesmo após ter sido "desmascarada" não cansou de ameaçar o seu antigo amor e sua esposa. Por isso os pais de Áurea resolveram mandá-la para o Brasil para que ela fosse criada pelos tios sob o disfarce de Anna Rosa.

Nunca tinha lido nada da Paula Pimenta, mas sempre fui muito curiosa para conhecer os livros dessa autora nacional tão elogiada. A escrita da Paula é deliciosa, isso é um fato. Princesa Adormecida é um livro muito rápido de ser lido, dinâmico e com um enredo sem muitas dificuldades de ser compreendido. Porém, fazendo uma avaliação mais profunda do livro, algumas coisas me incomodaram.



Eu adoro infanto juvenis, me arrisco a dizer que este é um dos meus gêneros preferidos, gosto da linguagem e das aventuras que estes livros propõem. Mas a sensação que me deu ao terminar Princesa Adormecida é de que eu não me enquadrava na faixa etária. Terminei com a certeza de que se eu tivesse uns 8 anos a menos, iria gostar muito mais da leitura. É um livro leve e fofo? É. Mas não consegui me identificar com esse infanto juvenil como me identifico com tantos outros. E confesso que fiquei decepcionada. Princesas modernas + uma autora nacional super talentosa + infanto juvenil/romance tem tudo a ver comigo, mas a equação não se mostrou muito válida para Princesa.

Primeiro que, tirando o fato de Áurea ser membro da família real que se esconde por causa da "bruxa", não há muita coisa que aproxime a sua história da história da Bela Adormecida. Qualquer história de princesa tem príncipe encantado e bruxas más. Okay, vocês vão falar: Raquel, isso é uma releitura. Eu sei. Mas achei que a ideia de atualizar o conto era tão forte que acabou modificando demais.

Tudo bem que Áurea foi criada pelos seus tios e ela não podia fazer quase nada (acho que minha mãe deve ter dado um curso para os tios dela). A proteção dos tios sempre foi excessiva. Áurea estudou muito tempo em casa para só depois foi frequentar um colégio e, mesmo assim, apenas para meninas. Mas, vamos combinar, por mais "rebelde" que você seja, receber uma mensagem no celular falando: "Oi, linda, como você está?" é no mínimo suspeito, visto que você nem sabe quem é a pessoa. Situações como essa me incomodaram. Sei que no mundo da Disney esse encontro da princesa com o amor de sua vida é sempre bem súbito e a primeira vista. Mas como a proposta do livro era algo mais próximo da nossa realidade, achei essa aproximação muito surreal até mesmo para uma história de princesa.


Aliás, pouco sabemos sobre o príncipe. Ele aparece apenas durante as mensagens e fiquei com a sensação de não ter tido tempo de me aprofundar sobre o personagem. Não me identifiquei com o casal Áurea/Philippe. Sobre a vilã Malleville, ela aparece no inicio e no final do livro, em poucas páginas, mas mesmo assim é tratada como uma terrível vilã. Achei que ela ficou devendo na maldade.

Sei que muita gente não vai concordar com a minha opinião. Só espero que não reclamem muito nos comentários =P. Apesar das minhas ressalvas através de um olhar mais crítico sobre o livro, a leitura foi interessante. Não pude evitar a sensação de que ficou faltando alguma coisa. O livro é rápido de ser lido e o achei bom.



Quanto a diagramação, ela está impecável. Desde a capa simplesmente linda até mesmo o interior do livro super caprichado. Galera Record mais uma vez de parabéns!

Tive a oportunidade de conhecer a Paula durante a sessão de autógrafos do livro Princesa Adormecida aqui no Rio. Gente, ela é uma linda e tem o abraço mais gostoso do mundo! Ela merece todo o sucesso do mundo. Quero ler um outro livro da autora e experimentar outras dimensões da escrita dela. 









37 comentários

  1. Kel resenhamos o mesmo livro no mesmo dia \o/ adorei saber sua opinião. Apesar de amar os livros da autora concordo que nesse faltou alguma coisa, também pensei será que esse livro seria para um público mais jovem??? Apesar de superficial e previsível, gostei de ler pq como vc falou a narrativa dela é fantástica. Mas concordo sobre não ter tido tempo de me apegar aos personagens. Não sei se vc leu minha resenha mas tive uma dificuldade para escrever, fiquei na dúvida do que falar e do que não falar para não liberar spoiler =\ enfim deixei meu alerta sobre cuidado na hora de falar com estranhos etc.

    Mas enfim valeu demais a leitura e saber sua opinião. Também conheci a autora no lançamento de FMF 4 e ela é uma querida!!! Te indico essa série dela que é a melhor de todas. Fani e sua paixão pelos filmes é demais!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      li seu comentário e fui correndo conferir a sua resenha. Concordo totalmente com o seu comentário. Valeu a leitura, mas não consegui me apegar aos personagens. Ficou faltando algo, sabe?

      Excluir
  2. Oi, Kel!
    Essa capa fofinha sempre me chamou a atenção, e também sempre tive curiosidade de ler algo da Paula, justamente por tantos elogios. Mas sua resenha não é a primeira que leio "criticando" esses pontos.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlinha,

      pois é, depois que resenhei fui dar uma bizoiada em outras opiniões e realmente algumas não foram favoráveis. Acho que não surtei, afinal de contas =P

      Excluir
  3. Oi Kel :)

    Princesa Adormecida não está tendo um saldo tão positivo quanto os outros livros da Paula, mas irei dar início a ele hoje e quem sabe já terminá-lo. Entendo sua crítica, até porque é sempre difícil fazer uma crítica sobre uma obra infantil, né? Leia sim outras obras da Paula, ela é incrível. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá Raquel,

    Não li nada da autora e tenho muita curiosidade, mas pela sua resenha esse livro é o mais fraco dela.....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Marco,

      pois é, não sei dizer se é o mais fraco, mas com certeza ela deve ter outros livros melhores. Esse não funcionou comigo.

      Excluir
  5. Olá, Kel. Nunca me interessei por esse tipo de livro, mas, pelo fato de ser uma releitura (adoro releituras), acho que leria. Mas, na verdade, não criaria muitas expectativas, tem mais chance de não gostar do que gostar.
    Adorei a sua resenha. Ótima, como sempre.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Casaaal,

      sim, o ideal é não criar muita expectativa mesmo

      Excluir
  6. Olá, Kel.
    Também não me identifiquei com o casal principal. Amo os livros da Paula, sou super fã da autora, mas senti falta de muitas coisas nesse livro, achei até fraquinho, principalmente se compararmos com outras obras da autora.
    Beijos.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ines,

      qual livro dela vc me recomenda?

      Excluir
  7. Oi Kel! Como eu nunca li nenhum livro da Paula, -vergonhoso eu sei - quero muito ler esse.
    Gostei da sua opinião sobre o livro. Li muitas resenhas e a maioria deu nota mil pro livro.

    Um beijo,
    Livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. todos os livros nós temos que ter um olhar mais critico kel, n tem pq as pessoas te xingarem nos comentários.
    enfim, acho a capa desse livro linda quero ler um dia mas n no momento pq to atolada de coisa pra ler xp

    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, Alice. Infelizmente nem todo mundo acha isso. Acham que só pq amam aquele autor, as outras pessoas não podem discordar =`(

      Excluir
  9. Confesso que nao estava muito ansiosa para começar a leitura nao, estou lotada de livros para ler e sem tempo algum kkkk ai acabei nem me prendendo a esse lançamento, mas depois de ler a resenha, confesso que fiquei com muita vontade de conhecer tudo sobre ele! amei saber que é um lançamento nacional, a autora parece uma fofissima mesmo, e principalmente sobre um tema que eu sou fa: releitura de contos de fadas!! conhecerei sem duvida ^^

    ResponderExcluir
  10. Oi kel!
    Não conheço a escrita da Paula, mas todos sempre falam muito bem de seus outros livros.
    Eu comprei esse... Vou ler e ver se sinto o mesmo que você!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  11. Oi Kel.
    Eu também fiquei bem incomodada com a falta de juízo da Áurea ao aceitar trocar sms com um desconhecido, no mais, o livro me agradou, apesar da história bem superficial.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  12. Ei Raquel, não é meu estilo, me lembrou um pouco O Diário da Prinseca, sim, eu vi pela Seção da Tarde, kkkk
    Mas confesso que quando li a sinopse achei a história no minimo curiosa, imaginei uma outra história, totalmente diferente, mas pela sua resenha vi que viaje legal =P
    Teve uma seção de autografos aqui em Belém tbm. Mas não fui, não vi o pq de ir rsrs

    Abs...

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kel! Tudo bem?
    Eu devo ser uma das poucas pessoas desse mundo que ainda não leram o livro, mas já conferi tantas resenhas que me sinto íntima para falar dele! hehe Não é a primeira vez que leio que o livro não se "adequou" a faixa etária de quem o estava lendo, então imagino que "Princesa Adormecida" deve estar bem puxado para o lado infantil e, mesmo sendo escrito pela Paula, estou acreditando que não irei curtir muito a leitura. Tente ler os outros livro dela, principalmente a série FMF, ela começa com uma personagem bem jovem e dramática, mas vai crescendo consideravelmente e se tornando cada vez melhor! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb sinto isso quando leio várias resenhas sobre o mesmo livro.

      Excluir
  14. Oi Kel, tudo bom?
    Eu comprei meu Princesa Adormecida, mas ele ainda não chegou. Achei bastante interessante o que você pontuou, pois já vi muitas pessoas falando a mesma coisa nas resenhas. Ficou bem surreal o lance da mensagem porque hoje em dia ninguém faz isso. Acho que para fazer uma releitura é preciso ter alguns cuidados com o original para ambientar de uma forma bacana nos dias atuais.
    Recomendo que você leia outros livros da Paula, pois a escrita dela é muito boa.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente aline. É preciso ter cuidado mesmo

      Excluir
  15. A Paula é uma fofa, mas ainda não tive oportunidade de ler nada dela. Vamos ver se esse top comentarista me ajuda hahaha
    Eu gosto de releituras de princesas de contos de fadas mas entendo o que você diz por se afastar demais da história ~~real~~
    Mesmo assim quero ler, quero ganhar esse top. U-U

    ResponderExcluir
  16. Estou ansiosa para ler este livro. A história parece ser divertido e eu quero começar a ler os livros desta autora.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Kel eu compartilho da sua opinião e também me sinto já um pouco velha para a leitura, mas isso não impediu de eu ler e ter tirado algo proveitoso da leitura, foi meu primeiro contato com a autora e não me arrependi. Gostei de conhece-la e até achei fofo.

    Mas como disse em minha resenha é apenas para ter algo mais "levinho" para ler.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  18. Oiee

    Eu não sou muito fã de juvevil justamente por não passar coisas da minha idade mas as vezes tem livros que alcança isso, mas enfim gostei da sua resenha e da sinceridade quem sabe um dia eu leia :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu adoro livros infanto juvenis. Acho que não li muitos livros do gênero quando eu tinha essa idade =P

      Excluir
  19. ei Kel, acabei de comprar o livro, estou esperando chegar.
    Eu vi outras resenhas falando algo parecido, que tem algumas situações muito irreais para a proposta do livro, e que o foco parece ser adolescentes bem jovens mesmo. Há juvenis que, apesar dessa classificação, agradam todas as idades, mas outros não, rs.
    Eu vou ler em breve, também nunca li nada da Paula, e vamos ver o que eu acho, rs

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Kel, comprei esse livro e estou esperando chegar. Fiquei triste em saber que faltou algo em relação aos personagens, mas mesmo assim quero ler para conhecer a escrita da autora.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  21. OI Kel, eu nunca vou com muita expectativa em "recontos", acho que nunca vai me deixar satisfeita como no conto original. A maioria das resenhas desse livro que li, são praticamente da mesma opinião que a sua, gostaria de ler, mas nao esta nos meus favoritos. Acho que ia odiar ver uma troca de mensagens com um desconhecido num livro. Sou fã dos nacionais, sou fã da Paula, mas acho que o publico desse livro não é para mim.

    ResponderExcluir
  22. Sabe o livro que vc quer ler só pq todos os blogs tem algum ponto negativo sobre o livro ,então sou eu a doida kkkkkkk a capa é bem fofa estou doida pra ler e comprovar rsrsrs

    ResponderExcluir
  23. Já fui intimado a comprar este livro na bienal, não tenho nem como correr!Desde o lançamento que Deborah ta de olho nele, tenho certeza que ela vai gostar. Valeu pela resenha!

    Abraço,
    Diego de França

    ResponderExcluir
  24. Kel!! Me diverti muito com você nesse dia do lançamento de Princesa Adormecida!! Foi legal conhecer a Paula Pimenta e, como ainda não tinha lido nada dela, o livro foi uma surpresa positiva para mim. Eu gostei!!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Kel... tem alguma coisa errada comigo? Porque esse livro até agora não me interessou, e o mundo inteiro quer ler ele. kkkkkkk.. Sei lá, acho que é porque é muito jovem. Apesar de ser mais nova que você, já passei da fase. não sei :p
    Tenho curiosidade - pouca - sobre os outros livros da autora.
    Sua resenha já me confirmou algumas coisas.. kkkkkk..
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!