13 junho 2014

# Resenha 104 // Uma Longa Jornada

Oi, gente, tudo bem?

Comigo está tudo certinho =) Hoje fiquei de day off *-* Eta delicia! E to colocando em dia alguns comentários atrasados do blog. Mais amanhã trabalho (aaaahhhhhhh. )Essa semana foi uma correria e, pelo jeito, a outra também vai ser. Por causa da Copa e dos feriados vou ter que trabalhar dobrado!

Mas enfiiim... vamos falar de coisas boas. E falar de coisa significa Nicholas Sparks. Vocês sabem que eu sou mega fã do autor, certo? E não consigo ficar muito tempo sem ler um livro dele. Pois é, resolvi pegar Uma Longa Jornada para ler e, pra variar, me apaixonei.

Título: Uma Longa Jornada // The Longest Ride.
Autor: Nicholas Sparks.
Editora: Arqueiro.
Páginas: 368.


Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias. Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição. Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder. Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.


O livro nos apresenta duas histórias: Ira, um senhor já na casa dos 90 anos que acabou de sofrer um acidente de carro em meio a uma tempestade de neve. Atolado em um banco de neve e bastante ferido, ele começa a alucinar com sua falecida esposa. Ao mesmo tempo conhecemos Sophia, uma estudante que vai para uma festa de rodeiro com os amigos e conhece Luke, um cowboy que, além de lindo, é um amor.

Sei que isso vai soar muito louco mas via o Luke como uma versão mais nova do Sparks. Ele tem todo esse jeito de "cara do interior", que gosta de cavalgar, que anda de jeans e camisa social xadrez.... Mas dando um tempo nos meus devaneios de fã, Luke é aquele cara que toda a mulher sonha: trabalhador, que ajuda a família, que é atencioso e carinhoso.

Apesar de não ter se tornado o meu livro preferido do Nicholas, Uma Longa Jornada, com certeza é um dos mais inteligentes do autor. Sparks consegue conduzir a narrativa de uma forma envolvente, deixando alguns traços de mistério. Impossível conseguir largar. Além da ambientação maravilhosa: fazendas, passeios a cavalo, gado... os personagens são complexos e apaixonantes.


Muita gente tem um certo preconceito com Nicholas Sparks e fala erroneamente que todos os livros dele são iguais. Permitam-me defendê-lo. Sim, os livros dele são iguais, no que diz respeito a qualidade e densidade dos personagens. Mas, não, os livros dele não são a mesma coisa. Tem drama? Tem drama, pode fazer muita gente chorar? Sim. Porém, a mensagem de amor e superação é sempre digna de tirar o chapéu. A impressão que dá é que, quando o autor está escrevendo, ele coloca toda a sua alma naquelas páginas. E, juro, dá para sentir isso. 

É incrível como as histórias aparentemente desconexas conseguem se encaixar no final. Ao longo da leitura imaginei milhões de teorias de como estes personagens iriam se aproximar, mas apenas uma chegou QUASE perto. A narrativa, aliás, alterna entre Ira (primeira pessoa) e Sophie e Luke (terceira pessoa). Nicholas sabe como prender a atenção do leitor com uma história rica e envolvente. Me emocionei muito com a leitura e, devo falar, o final surpreende.

Preciso dedicar um paragrafo para falar da escrita do Nicholas. O texto dele é sempre muito rico, com diálogos inteligentes, mas neste livro, em especifico, ele caprichou. Como não ficar com uma lagrimazinha a cada declaração do Ira a sua esposa? O amor incondicional e atemporal já é lindo naturalmente, aos olhos do Nicholas tudo fica ainda melhor.

"Como seu pai costumava dizer, nós partilhamos a mais longa jornada, essa coisa chama vida. E a minha foi cheia de alegria por sua causa.''

Gostei muito da diagramação. Adorei o fato da Arqueiro ter começado a mudar as capas dos livros do Nicholas. Todas eram muito parecidas e muitas me deixavam na dúvida de qual livro se tratava. Acho que uma capa bacana é aquela que você não precisa nem ler o título que você já identifica. E é isso que acontece com Uma Longa Jornada.



Recomendo esse livro, principalmente para quem quer se inciar em Nicholas Sparks. Para quem já é fã do autor e ainda não leu esse livro: LEIAM. Vocês vão se apaixonar. Uma Longa Jornada é daqueles livros que você termina e quer largar tudo para fugir para uma linda fazenda interiorana. Amei. Mais um grande livro desse autor que nunca me decepciona.



50 comentários

  1. Oi kel!
    Também adoooro o Nicholas e às vezes me pergunto se ele realmente viveu esses dramas, pois ele passa tudo com tanta intensidade, tanto sentimento!! É inexplicável!
    Esse ainda não tenho, mas pretendo comprar, principalmente agora que falou que é bom...
    Ah, uma pergunta: Chorou mesmo ou foi só o nó na garganta? hahaha

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHHAHUA Nossa, espero que ele nunca tenha passado porque se não a vida dele deve ser o ó do borogodó!

      Excluir
  2. Ainda não li nenhum livro do Nicholas Sparks, mas estou com Uma Longa Jornada na minha estante (ganhei numa promoção).
    Confesso que não tive ainda vontade de ler este livro, mas sua resenha me fez ver o livro com os outros olhos. Irei dar uma chance para este livro e espero não me arrepender!
    Abraços!!

    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sávio!

      Dá uma chance. O Nicholas merece =P

      Excluir
  3. Oi Kel,
    assim como você tenho um amor todo especial pelos livros do Nick,
    esses tenho na minha estante a bastante tempo, mas nunca consegui lê-lo... Tantos outros vão tomando a frente com o passar dos meses que não sei como fazer, mas estou separando alguns para ler nas férias de julho, vou acabar colando esse junto hehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Del! Ahhh le sim. O livro é fantástico

      Excluir
  4. Olá Kel! Gostei muito da resenha, ficou maravilhosa! Eu adoro os livros do Nicholas que eu li, foram só quatro, mas todos eles me surpreenderam e com certeza me passaram uma mensagem. Não concordo também quando falam que todos os livros dele são iguais, cada um tem sua essência, mesmo que essa seja parecida.
    Beijos!
    http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kel!!!

    Preciso dá uma nova chance para o Sparks. Eu sempre hesitei em ler algum livro dele, acabei lendo O Guardião e adoreii, depois li A Escolha e já não gostei tanto, mas foi uma boa leitura.
    Fui tentar ler O Melhor de Mim e não consegui concluir a leitura, depois disso nunca mais tentei ler outro dele :-(
    E agora com sua resenha fiquei interessado na leitura de Uma Longa Jornada, mas não tenho coragem de comprar, alguém terá que emprestar para mim hahaha.
    Concordo com você, as capas são quase todas parecidas! Foi ótimo a Arqueiro dá uma mudada.

    Abraços!
    Encantos Paralelos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU AMO A ESCOLHAAAA. É lindo o livro. Mas realmente falam que O Melhor de Mim não é lá essas coisas

      Excluir
  6. Eu sou uma das pessoas que não gosta do autor... Mas não o condeno, nem nada. Sei que sua escrita é impecável e que todas as suas obras tem seu valor. Mas, apesar de não achar que os livros dele sejam todos iguais, acho as histórias um pouco repetitivas. Li quatro livros do autor e me dei por satisfeita.

    Adorei a sua resenha... Uma pena que a copa esteja enrolando um pouco as coisas para nós :S

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  7. Já anotei na minha lista de desejados... Do autor só li a ultima música (que amei) e um amor pra recordar (que prefiro mil vezes o filme)... Tenho outros dele aqui só fala ler :)
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh A Última Música é lindo, né? Adoro.

      Excluir
  8. Como sempre os livros do nicholas sparks apresentam personagens masculinos perfeitos ne :3 sou apaixonada por quase todos, com exceçao apenas de um :/ o miles de Uma curva na estrada... me deu raiva dele da metade do livro para o fim :/ ... eu ainda nao li Uma longa jornada, mas esta na minha lista de compras *-* sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para ler kkk

    ResponderExcluir
  9. Olá Kel :D
    Bom, eu tenho um pouco de preconceito com os livros do Nicholas. Aqui na minha cidade não tem livraria :'( Mas tem uma filial das Americanas e quebra um galho no quesito livros, e já vi esse livro muitas vezes em promoção e não quis saber dele kkk Mas sua resenha me fez mudar de ideia e provavelmente (se o dinheiro permitir), vou comprá-lo na minha próxima visita a loja :) Gostei da resenha.
    Beijos
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li nenhum dos livros deste autor, mas gostei muito da resenha e me interessei por este. Essa estória parece ser linda!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Não sou meeega fã do autor, mas curto demais o estilo dele *---* E você disse tudo quanto ao fato de falarem que os livros dele são iguais. Parabéns!
    Encontrei esse livro por um preço bem bacana na Americanas física e aproveitei para adquirir. Espero conseguir lê-lo logo, você me deixou curiosa :D

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bru. Le logooo vc vai amar. Ainda mais se vc é fã do Nic

      Excluir
  12. Eu tenho preconceito com este autor por não ser apaixonaaada por romances, nunca li um livro dele, mas depois dessa resenha eu até penso em dar uma chance ao autor! :)
    http://euvivolendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhhh nããão. Dá uma chancezinha pra ele =P

      Excluir
  13. Oops! Endereço de blog errado!
    Mas considere o comentário anterior!
    http://bagagemliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Kel,
    Já li alguns livros do Nicholas Sparks, e apesar de serem livros com assuntos interessantes, densos e envolventos acredito simplesmente que suas obras não funcionam muito bem comigo.
    Apesar de achar a premissa de Uma longa jornada interessante, não será uma leitura que farei logo...
    Ainda assim, adorei sua resenha! :)
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oiee ^^
    Já faz algum tempinho que eu voltei a ler os livros do Sparks, e não poderia estar mais apaixonada pela escrita do tio Nicholas. Ainda não li Uma longa jornada, e não tinha lido nada sobre ele antes, mas ler a sua resenha me deixou curiosa, principalmente por ter um cowboy no meio...kkkkk'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Meu favorito do Nicholas é A Última Música, tbm li Querido John e gostei. Um Amor para Recordar tbm achei ok, mas quando chegou em Noites de Tormenta achei meio chato, o que valeu pra mim dali foi só o final mesmo. Recentemente li Uma Curva na Estrada, detestei rsrs. Vou pensar beeem antes de ler outro dele.
    Apesar desses dois que num gostei, admito que ele escreve muito bem, foi só a história mesmo que num me prendeu. =P

    Abs...

    ResponderExcluir
  17. Eu já li alguns livros do autor e gostei deles! apesar de nao serem nenhuma obra prima!
    Aos poucos eu vou ler outros e acho que esse será um dos próximos!
    Adorei o blog, estou te seguindo!

    Beijos =)
    Carolina's Books Blog

    ResponderExcluir
  18. Confesso que eu tinha um preconceito bobo com o Sparks, porque todo mundo falava taaanto. Até que tive a oportunidade de ler o Um Porto Seguro, que eu amei demais!
    Pretendo ler outros livros dele, e vou por esse na lista.

    Um beijo Kel.
    Livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é muito fofo e trata de um tema bem "diferente" para os livros do Nicholas. Amei

      Excluir
  19. Oi Raquel, tudo bom?
    Eu tenho um pouco de preguiça dos livros do tio Nick porque realmente a premissa é muito parecida. Claro que há suas exceções, mas algumas histórias mantém o mesmo desenvolvimento. Eu não li Uma Longa Jornada ainda, mas acredito que a narração feita por duas pessoas pode trazer um livro diferente para quem já leu muita coisa dele. Gosto de ler os livros de 3 em 3 meses porque apesar de tudo ele sabe criar ótimos casais.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh eu tb gosto de manter uma regularidade na leitura dos livros do Nicholas. Amo demais

      Excluir
  20. Não entendi muito bem a necessidade de ter duas histórias de amor num único livro, mas acho que eu vou ter que ler para realmente entender, não adianta ficar fazendo suposições.
    Preciso começar a ler os livros do Nicholas Sparks, nem que seja só para conhecer. As pessoas falam tão bem desse autor...

    Beijos,
    Cenas do meu livro de memórias | Fanpage do Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elas estão conectadas, Re. De inicio vc não percebe, mas no final... OWWWWWWWW

      Excluir
  21. Kel adorei sua resenha e concordo com vc sobre o Sparks. Também fico muito tocada com os exemplos de superação dos seus personagens.
    Minha mãe tem esse livro e assim que possível pretendo ler. Valeu pela ótima dica!!! Bjos
    Tampe sou a favor de capas bonitas e diferentes!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel, quando via a capa desse livro não tinha ideia do que se tratava, acho que assim como você só por sua resenha já estou com umas teorias do desfecho, mas não vou me precipitar! Tenho que ressaltar também que fico feliz que a editora tenha mudado o estilo das capas, pois convenhamos, aqueles casais apaixonados já estão batidos! Ahhaha

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joooi. Jã tem teorias? Então melhor ler o livro logo =P

      Excluir
  23. Que surpresa, você gostar de um livro do tio Nick! Hahahhaha
    Bem eu tenho minha opinião sobre as histórias dele (sempre a mesma receita de bolo), mas fico feliz que você tenha gostado!

    ResponderExcluir
  24. Ohhh que resenha fofa :)

    Amo também os livros do Nicholas e não acho todos parecidos adoro as mensagens que ele transmite através dos seus livros :) Tenho esse livro desde a bienal do ano passado mais ainda não li quero ler muito em breve.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  25. Eu comprei este livro para ler, mas ainda estou enrolando. Acho que os livros do Nicholas são românticos demais pra mim rsrs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Kel, tudo bom?
    Você é a única, ou uma das únicas pessoas que tem opinião relevante nas minhas escolhas que ama nicholas sparks, como lidar? Vou ser obrigada a ler algum livro dele pra tirar esse karma de mim haahah não consigo nem escrever o nome dele sem pensar: CLICHÊ hahahaha me perdoa.
    Me indica um que não seja tão assim Kel!
    Beijos
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  27. Ei Kel,
    acredita que nunca li nenhum livro do Nicholas? E olha que aqui em casa deve ter uns 5 ou mais livros dele, rs. Mas adoro as adaptações.
    Ri demais de você comparando o personagem com o próprio autor. Quem sabe ele não se inspirou nele mesmo quando mais jovem?

    Eu já vi várias críticas mesmo, de que todos os livros são iguais. Como não li, não posso dar minha opinião. Mas já vi vários filmes baseados nas obras dele, e tirando o drama, e o fato de que chorei na maioria, a história não era igual.

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Kel, já percebi que você adora Nicholas Sparcks, não me julgue, mas eu não curto muito, sei lá... Eu iniciei a leitura de a última música e não consegui concluir, acho que o autor enrola muito e põe muitos detalhes desnecessários na história. Não li nenhuma outra obra dele, mas adoro os filmes. As vezes até penso em tentar ler outros livros do autor, mas saí fico pensando se todos seguem o mesmo ritmo do primeiro livro dele que li.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  29. Coitado do Seu Ira, la atolado na neve, sério, Nicholas deve mostrar todo o sofrimento desse homem la agonizando, e tendo alucinações. E nao tem como nao ficar em que momento essas historias vão se cruzar. Do autor conheço só Querido John e Um amor para Recordar.

    ResponderExcluir
  30. Adoro os livros do Nicholas,mais confesso que pra mim ler tenho que ta num momento bom.Pq se não fico na fossa rsrsrs.Ainda não li esse livro

    ResponderExcluir
  31. Eu acho que sou a única pessoal que não se sente atraído por nenhuma das histórias do Nicholas, não sei bem o que é isso, mas simplesmente não sinto vontade de ler nenhum livro dele. Já dona Deborah gosta e muito, vou indicar este para ela.

    Abraço,
    Diego de França

    ResponderExcluir
  32. Oi Kel! Vc acredita que eu ainda não li nada do autor!! Tenho alguns livros dele na estante nas ainda não li! Achei a história desse super fofa! Mais um cinco estrelas para a minha wishlist!

    Bjs

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi!!
    Já tinha ouvido falar desse livro só por capa e título.. bom saber mais sobre a história.
    Só li A Última Música, do autor.. e tem muito tempo. Mas gostei.
    Acredito em você quando diz que a escrita dele é tão boa..
    Vou buscar mais pra ler depois. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Oieee..
    Não sei se você já viu algum comentário meu com relação ao Nicholas, mas.. Eu tenho um certo "pé atrás" com ele.
    Adorei "Querido John". Muito mesmo.
    Ai, me deram "O milagre" de aniversário e nossa.. Não consegui terminar o primeiro capítulo.
    Não curti. Não consegui ir pra frente na leitura.
    Até que nesse mês, meu pai me deu o livro (tenho dois agora). Acho que é um sinal para dar mais uma chance a ele.
    Comprei este livro na revista da AVON (mais barato porque não curto ele) mas depois de ler sua resenha, me deu uma mega vontade de ler!

    Beijos e mais beijos

    ResponderExcluir
  35. Eu li este livro e ameii, foi a 2ª vez que li um liro do Nicholas e estou gostado bastante, quer mt ler uma cura na estrada e o melhor de mim, que vai para os cinemas!

    byanak.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!