# Resenha 102 // O que me faz pular

Oi, gente, tudo bem?

Espero que sim =) Segunda-feira é um dia que chego bem mais tarde em casa porque tenho pós e já chego doida de vontade de ir dormir. Mas hoje estava mesmo é contando os minutos para vir aqui falar para vocês sobre um livro lindo e singelo que li neste final de semana. Vocês conhecem "O que me faz pular?"

Título: O que me faz pular // The Reason I Jump
Autor: Naoki Higashida
Páginas: 192
Editora: Intrínseca





Sinopse: Naoki Higashida sofre de autismo severo. Com grande dificuldade de se comunicar verbalmente, o jovem aprendeu a se expressar apontando as letras em uma cartela de papelão, e, aos treze anos, realizou um feito extraordinário: escreveu um livro. Delicado, poético e profundamente íntimo, O que me faz pular traz uma nova luz para entendermos a mente autista. O jovem explica o comportamento muitas vezes desconcertante das pessoas com autismo e compartilha conosco suas percepções de tempo, vida, beleza e natureza, apresentadas em um relato e um conto inesquecível.


Esse livro é bem diferente daqueles que estamos acostumados a ler. Ele é escrito através de perguntas e respostas. Naoki, o autor, é autista e o livro é uma oportunidade de conseguirmos entender um pouco dos sentimentos destas crianças, que, muitas vezes tem suas atitudes mal interpretadas. Naoki aprendeu a escrever através de uma espécie de tábua de alfabeto, onde ele ia indicando as letras e formando palavras. 

É difícil eu vir aqui e ficar falando sobre o autismo. Tenho certeza que uma pessoa que conhece ou tem algum familiar autista saberia falar com mais propriedade, mas o autismo, em linhas gerais é uma disfunção que afeta a capacidade de comunicação  de socialização e de comportamento. Com certeza você já chamou um amiguinho de autista porque ele estava meio calado. A verdade é que é difícil, até mesmo para os pais e familiares entenderem o que de fato se passa na cabeça destas crianças. E é exatamente para isto que vem O que te faz pular, um livro inspirador e, sobretudo, humano.

"A verdade é que amamos ter companhia. Mas, como as coisas nunca dão certo, acabamos nos acostumando com a solidão sem sequer perceber como isso aconteceu. Toda vez que escuto alguém comentar o quanto eu prefiro estar sozinho, isso me faz sentir solitário demais. Sinto como se eles estivesse me dando um gelo de propósito."

O livro é de uma grande sensibilidade e simplicidade. Através das palavras sinceras de Naoki percebemos a complexidade da mente de um autista e, acreditem, nos sentimos pequenos e totalmente insignificantes ao ler cada palavra. Lendo esse livro percebi o quanto eu sou limitada, ao ponto de não conseguir entender e/ou reconhecer aquele que é diferente. E, ao mesmo tempo, vi o quanto os autistas são pessoas fortes aparentemente fracas, mas que por dentro são sensíveis e observadores.



O que me faz pular é uma oportunidade de abrir os horizontes e quebrar paradigmas. Terminei de ler com a sensação de que aprendi muito. Cada página é uma incrível lição para ser levada pela vida toda. Os apelos do autor quando ele repete "não desistam de nós" "fiquem sempre ao nosso lado" tocam o coração.

"Compaixão de verdade significa não pisar na autoestima alheia. Pelo menos é assim que eu penso."

Com certeza algumas coisas devem ter sido moldadas conforme o livro foi sendo traduzido, mas a essência de Naoki e o seu exemplo de superação são incríveis. As perguntas são bem tocantes e as respostas do garoto nos deixam queixo caído. O livro aborda muito o conceito de "pessoas normais." Mas o que é ser normal, afinal? Para os autistas, eles são normais, nós não. Acho que a pergunta que mais me deixou mexida foi quando questionam se o Naoki gostaria de deixar de ser autista e ele diz que não. Sem dúvidas esse livro trás uma grande esperança de aceitação, de compaixão.



O livro é super rápido de ler e totalmente emocionante. Com ele conhecemos um universo muito além do imaginado. No final do livro há um pequeno conto, muito bonito, por sinal, que fala da morte e renascimento de uma forma bem poética. Ter este livro aqui no Brasil é uma grande iniciativa e tenho certeza de que ele ajudará muita gente.

O que me faz pular de alegria é ler livros como esses que me fazem crescer.




52 comentários:

  1. Oiee

    Desde que falaram desse livro no evento da Intriseca eu fiquei morrendo de vontade de ler e ela já esta na minha lista de desejados a um bom tempo, quero muito ler adoro livros que falam de doença e nos fazem sentir estranhos kkkk amei a resenha!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é lindo e muito emocionante, Drê. Espero que goste

      Excluir
  2. Quando vi o título desse livro eu pensei que fosse de auto-ajuda.
    Nunca li um livro que explore o lado autista. Parece interessante. Seria uma leitura bem diferente do que to lendo ultimamente.

    Abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé, o titulo pode até parecer auto ajuda e talvez até seja mesmo, uma vez que ele te faz enxergar um mundo que nunca imaginou existir.

      Excluir
  3. Achei a proposta deste livro diferente, mas ao mesmo tempo interessante. Como você disse ele poderá ajudar as pessoas a compreenderem o que é o autismo e o que é ser um autista.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá, Kel!
    Essa é a primeira resenha que leio sobre o livro e fiquei realmente curiosa para ler. O fato de ser escrito por um autista muda tudo... Quero um dia ter a oportunidade de lê-lo.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nina,

      leia sim, o livro é lindo demais.

      Excluir
  5. Kel, mal comecei a ler a resenha, já fiquei com vontade de ler o livro mas quando você falou " Cada página é uma incrível lição para ser levada pela vida toda. " a vontade aumentou ainda mais! Amo livros que nos trazem lições, que nos fazem pensar.

    Beijo **

    http://prologuesepilogues.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Miriam,

      então vc escolheu o livro certo para ler. O que me faz pular é lindo demais.

      Excluir
  6. Kel não conhecia esse livro e achei muito interessante. Confesso que esse tema para mim é quase novo, sei de algumas coisas por causa de filmes, novelas e reportagens que vi sobre o assunto. Mas com certeza quanto mais informações e debates para formação de opinião melhor. Livros assim deveriam ser trabalhados em instituições de ensino também!!! Enfim valeu pela ótima dica!!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      o livro é riquíssimo por ter sido escrito por um autista. Esse é o mais legal. Vale muito a pena ler.

      Excluir
  7. Oi Kel! Você falou tão bem... E por se tratar, digamos, de um livro "diferente", chamou muito a minha atenção. Adoro coisas assim. E acho que seria uma boa oportunidade para as pessoas que tem certo preconceito, reverem seus conceitos! ;)
    Beijos.
    http://thamirisdondossola.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thá,

      com certeza. É muito preconceito que existe com os autistas. Mas tudo isso é fruto da falta de conhecimento. Livros como esse ajudam a preencher essa demanda,

      Excluir
  8. Oi Kel :)

    Li algumas resenhas desse livro que me desanimaram um pouco, mas a sua me reanimou e já estou pensando se compro ou não. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, jura que tem gente que falou mal do livro? Eu amei TANTO.

      Excluir
  9. Oi Kel,
    tenho sim um primo autista e me interessei demais pelo livro!
    Realmente é algo muuuuito complicado...
    Vou comprar esse livro e compartilhar com a familia!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pri,

      poxa, lê o livro e dá para a mãe dele tb. Com certeza vai ser muito interessante para vocês.

      Excluir
  10. Olá
    Comprei esse livro ontem e adorei ter ele, ainda não li mas quero ler em breve, parece ser bem rápido mesmo, é bem fininho, enfim, to super curiosa e espero gostar o tanto quanto vc hahaha, amei sua resenha.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/2014/06/resenha-historia-de-uma-paixao-paulo.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, o livro é super rapidinho de ler. E lindo!

      Excluir
  11. Gostaria de ler esse livro, pois o autismo é um assunto que sempre me interessou. Achei super interessante a forma como foi escrito, através de perguntas e respostas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica! Então lê logo =P O livro é fantastico.

      Excluir
  12. Autismo é um assunto que me interessa bastante... quando vi esse livro fiquei logo encantado e louco de vontade de ler... agora ele esta em minhas prioridades de compras... 1 pra mim e 1 pra dar de presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago. Espero que vc goste muito do livro e que ele ajude a pessoa que vc quer presentear tb.

      Excluir
  13. Por vezes são precisos esses livros para nos fazer compreender. Tenho a certeza que deve ser um livro muito inspirador.

    Beijos
    thatstory1.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Bastos. É uma pena que precise ser assim, né?

      Excluir
  14. Oi, Raquel! Já tinha visto esse livro mas não sabia do que se tratava. Achei a proposta do livro muito interessante, mesmo. Autismo é um assunto que me intriga e interessa ao mesmo tempo, então saber um pouco mais através desse livro tenho certeza que seria algo grandioso. Espero ter a oportunidade de ler esse livro um dia. Sua resenha está ótima, parabéns!

    Beijos, Leitura da Vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Raysa! E to torcendo para que vc leia o livro sim. Ele é ótimo

      Excluir
  15. Oi Kel!
    Nossa fiquei super curiosa para ler esse livro agora, super interessante a proposta do livro. Totalmente diferente do que costumo ler! Amei a sua resenha e acho que vou adicionar na minha meta.

    Beijocas da Deebs!
    http://leitorsagaz.blogspot.com.br/2014/06/resenha-segunda-vez-que-te-amei-leila_6.html

    ResponderExcluir
  16. Uma proposta diferente, e que pode dar certo. Deve ter a vibe de extraordinário mas vou tentar dar uma chance

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, tem um pouquinho de Extraordinário, com o diferencial de que são perguntas e respostas.

      Excluir
  17. Nunca tinha ouvido falar desse livro e fiquei encantada.. Acho que vou gostar muito desse livro.. Ja adicinando a listinha..

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  18. Resenha linda Kel! Li um livro sobre um personagem autista mês passado, e comecei a dar uma atenção maior a livros assim, este está indo direto pra minha lista de compras.

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Raquel, tudo bom?
    Eu fiquei sabendo sobre esse livro na Turnê Intrínseca. Realmente o autismo é uma situação misteriosa para mim e meus olhos de leiga não conseguem identificar o que um autista sente. Acredito que será uma leitura extremamente enriquecedora e vai abrir meus olhos em relação ao assunto.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é tudo isso, Aline. Enriquecedor, verdadeiro, simples... lindo demais

      Excluir
  20. Esse parece ser aquele livro que te faz refletir um pouquinho.. E que capa fodastica é essa? Desculpa a palavra, mas não aguentei.
    Amo livros desse tipo, e nunca tinha ouvido falar desse.

    Um beijo.
    Livrologias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Kel querida! Já tinha lido alguma coisa sobre o livro e o fato de ser sobre autismo me interessou. Pois pouco se conhece sobre o tema, e isso me intriga demais!

    Com certeza sera uma leitura bastante valida!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  22. Oi Kel,

    Bom, primeiro, sou mãe de um autista de dez anos, lindo, maravilhoso, super inteligente. O que ele tem de diferente das outras crianças? por muitas vezes ele entra num mundinho paralelo e fica la, sonhando e precisamos traze-lo de volta. Ele tem um coração enorme, é incapaz de fazer qualquer maldade com alguem, se emociona facilmente. Na escola, as professoras ja me avisaram que vão rouba-lo para elas e isso dia após dia me deixa mais e mais feliz. MEu Felipe é um autista verbal, enquanto o Naoki é um não verbal. Enfim, gostei da resenha, gostei da lição que vc conseguiu tirar do livro. Espero em breve poder adquirir esse livro e saber das maravilhas contadas por Naoki.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia,

      Nossa, não sabia dessa sua história. O Felipe deve ser um raiozinho de sol na sua vida. O livro do Naoki é muito interessante e tem alguns contos que ele mesmo escreveu que, de repente o Felipe gostaria de ouvir tb. São historinhas bem simples, mas com grandes significados.

      Excluir
  23. Eu tenho muita vontade de ler livros sobre essa temática. Esse é o segundo livro que eu vejo com este assunto e espero poder ler em breve.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Kel,
    já ouvi falar muito bem desse livro, parece ser mesmo emocionante. Nunca li nada do estilo, e deve ser interessante ver o autismo do ponto de vista de um autista, mostrando também a relatividade do que é ser normal.
    Adorei a resenha, e esse é mesmo um livro que quero ler

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Sou psicóloga e livros com temas assim me atraem muuuito! Tinha lido um pouco sobre ele antes do lançamento e já ficado interessada. É a primeira resenha que leio e só me deixou com mais vontade de ler o livro!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla,

      tenho certeza de que vc vai adorar o livro =)

      Excluir
  26. Oi, Kel! Tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas fiquei super curiosa para conferi-lo depois da sua resenha! Acho ótimo quando há livros assim que trazem mais informações de assuntos que não temos domínio, mas o mais bacana é saber que ele foi escrito por um próprio autista. Provavelmente, será uma leitura muito proveitosa mesmo! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. ola
    nao sei se eu leria esse livro agora, mas com certeza qndo eu tiver tempo ele estara na minha lista, mas agora mal tenho tempo pra ler os q sou viciada e acompanho :/ acredito que deve ser um livro repleto de conhecimento e leria principalmente por isso! deve ser lindo poder acompanhar a escrita de um autista... conhecer por dentro da mente de alguem assim!!

    ResponderExcluir
  28. Eu achei a temática do livro muito interessante e gostei muito da abordagem utilizada. Realmente livros assim são de um crescimento pessoal enorme. Fico muito feliz que você tenha gostado e aprendido mais com esse livro mo :)
    Espero um dia ter a chance de Lê-lo também

    ResponderExcluir
  29. Meu Deus, esse livro deve ser chorante, o que quebra totalmente meu último comentário de que não choro com livros hahaha. Eu gosto muito desse assunto, desse universo.
    Entender a mente de alguém com autismo, ou com alguma doença mental, que afeta nosso entendimento sobre a mente dela é o tipo de coisa que eu procuro sempre. Até pela minha irmã. As vezes é muito difícil saber o que se passa na cabeça dela. E nem sempre é fácil acertar; Aliás, nunca é fácil.
    Quero esse livro. Preciso desse livro.

    ResponderExcluir
  30. Poxa Kel, cada vez que vejo uma resenha deste livro, tenho mais vontade de lê-lo. Fiquei muito feliz em saber sua opinião e saber que esse livro nos faz crescer como pessoa. Ótima resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  31. Um livro sobre o ponto de vista do autista ,quem é melhor de contar a doença do que a pessoa que tem ? Muito legal isso.gostei da capa parece que tem brilhos :D

    ResponderExcluir
  32. Ai Kel, esse livro deve ser super emocionante. Realmente, não são raras as vezes que nos sentimos pequenos perto de grandes mentes e eu tenho certeza que esse livro é um exemplo disso. Fiquei com vontade de ler!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi, Kel!!

    Quero ler. Já tenho ouvido falar de livros com o tema há um tempo.
    Esse parece ser bem tocante e realmente nos fazer crescer, como você disse.
    Beijos

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!