# Resenha 99 // Juvenilia

Oiee, gente, tudo bem?

Bom, comigo está tudo certinho, tirando a dificuldade que está em sair debaixo das minhas cobertas para vir aqui para o laptop =P. E é contrariando toda a minha sensação de frio que não combina com o Rio de Janeiro que eu vim aqui hoje falar de resenhaaa! =) Preparados?

Título: Juvenília // The Juvenilia
Autor(a): Jane Austen e Charlotte Brontë
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 472
Livro cedido em parceria com a editora

Sinopse: À primeira vista, Jane Austen e Charlotte Brontë parecem radicalmente opostas. Austen representa a elegância e a proporção neoclássica, parodiando excessos literários e criticando as fraquezas humanas. Brontë, por sua vez, imprime em sua escrita toda a paixão e a extravagância do espírito romântico, não raro com forte influência da fantasia. Numa época em que a literatura popular era considerada perigosa para a mente das jovens, a erudição precoce, a originalidade e a liberdade de espírito aproximam essas duas autoras. Ambas tinham como personagens centrais mulheres, sendo responsáveis pelos retratos mais marcantes de lealdade e dedicação feminina da literatura inglesa. E ambas constroem as suas heroínas como produtos do condicionamento feminino da época, cujas expectativas sociais eram muito restritas. Austen e Brontë tiveram uma produção bastante fértil na juventude, reunida neste livro, a qual parece encontrar uma espécie de equilíbrio no conflito entre a moral individual e social, criando heroínas complexas que se destacam por sua coragem e independência.

Confesso que é bem difícil resenhar esse livro porque se trata de contos, alguns até mesmo inacabados a hora da resenha se torna mais complicada do que normalmente é. A dificuldade também se apresentou que, por serem contos, não me identifiquei com todos e acabei ficando na dúvida com que nota classificar o livro. (esta dúvida permanece até este momento em que estou digitando =P) A verdade é que esse livro é mais para ser saboreado aos poucos, para apresentar duas grandes e clássicas autoras britânicas que propriamente ser lido e classificado em uma resenha. Até porque, quem sou eu para julgar Jane Austen e Charlotte Brontë, né? Poor me!

Sou fã da Jane Austen e tenho Orgulho e Preconceito como um dos meus livros preferidos. E até mesmo por já conhecer algumas de suas obras, devo dizer que para ler Jane Austen é preciso se acostumar com sua forma de escrita. A principal diferença que senti com os contos foi justamente nesse quesito. Enquanto Jane usa e abusa da sofisticação, Charlotte (autora que eu não conhecia até então) tem uma linguagem mais acessível e direta. Não que isso faça dela uma autora inferior, muito pelo contrário. A escrita mais fácil agrega o leitor e simplifica na hora da leitura.



Outra comparação que posso fazer entre as duas autoras é que Jane Austen é, por vezes irônica, mostra o ser humano dúbio, sempre tratando da moral. Nos contos da autora vemos questões de ego, materialismo, etc.

"Mas, porque, minha querida Lucy, você não decide de uma vez por todas a questão voltando para o meu lado e jamais me abandonando de novo? Embora eu admire seus nobres sentimentos no que diz respeito  às obrigações, imploro-lhe que eles não a impeçam de me fazer feliz. Será, decerto, uma grande despesa tê-la comigo..."

Charlotte, por outro lado, é mais descritiva e seus contos acabam de alguma forma interligados. Confesso que me surpreendi com a autora e gostei bastante do trabalho dela. 

Mas o meu conto preferido do livro todo ficou a cargo da Jane Austen com o seu "As três irmãs". O conto é feito em forma de cartas onde Mary Stannhope é pedida em casamento por um homem velho (32 anos), feito e desagradável. As cartas são engraçadissimas. E Mary é, no mínimo, muito bipolar




"Acredito que vou recusar o pedido; recusaria imediatamente se tivesse certeza de que nenhuma das minhas duas irmãs o aceitaria (...) Não posso correr tal risco, portanto, se ele prometer encomendar a carruagem do jeito que eu quiser, aceitarei."

Quanto a diagramação, o livro é impecável. Ele não tem orelhas e a capa é mais molinha, mas as páginas são amareladas, o tamanho da letra é agradável e a arte da capa é linda =)




28 comentários:

  1. Eu tenho uma vontade de ler Jane Austen, acho que esse ai é uma boa pra conhecer ela e de quebra ainda dá pra levar uma outra autora de brinde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Thiago! Não perca tempo!!! Jane é diva =)

      Excluir
  2. Oi Kel! Tudo bem? Quando você me mostrou a capa na segunda-feira, achei uma graça!! Linda mesmo! Como te disse, ainda não li Jane Austen, mas estou com dois livros dela aqui prontos para a leitura! A Charlotte Bronte eu ainda não conheço, as confesso que gosto de histórias com linguagem simples, acho que vou gostar dela!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobri que a Charlotte é irmã da autora de Morro dos Ventos Uivantes O.o

      Excluir
  3. Oi, Kel
    Gostaria de ler esse livro, pois gosto muito dos livros de Jane Austen. Ainda não li nada da Charlotte Brontë, mas fiquei curiosa.

    ResponderExcluir
  4. Até hoje ainda não li nada da Jane Austen. Não conhecia a Charlotte Brontë.
    Acho que não iria gostar muito da leitura, pois não gosto de contos. Além disso, essa narrativa mais densa da Jane Austen iria me cansar.
    Mas, achei a capa bem bonita.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pam! Se vc quiser começar nesse mundo da Jane, sugiro Orgulho e Preconceito. É um livro lindo.

      Excluir
  5. Desanimei nas páginas brancas...
    Minha cabeça doí tanto com livros assim :(
    Vou admitir que nunca li orgulho e preconceito, comprei uma edição linda mas até hoje...
    Enfim! Um dia tiro ela da estante!
    Beijos
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula. Pois é, as páginas são brancas e a letra é meio miudinha. Mas vale a pena

      Excluir
  6. o livro parece ser ótimo
    beijos livro-azul.blogspor.com.br

    ResponderExcluir
  7. A arte da capa é linda mesmo, adorei! Não li nada da Jane, é acho que sou a única no mundo! :o haha Tampouco da outra autora. Fiquei bem curiosa pra ler esses contos, principalmente o citado. Adorei as características desse conto! Espero ter oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamilla,

      deixa de ser exagerada =P. Mas sempre há a primeira vez, certo?

      Excluir
  8. Acho que leria esse livro, por se tratar de contos, que é uma coisa que adoro, mas não curti essa Capa.

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel!
    Realmente é difícil resenhar antologias, principalmente de duas deusas!
    Adoro as duas e gostei da forma como você escreveu sobre, pontuou as diferenças e não desmereceu nenhuma!
    Acho bobeira esse povo dizer quem é melhor, ouso dizer que são perfeitas, cada uma dentro de suas características!!
    Que capa linda!!!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil escrever livros assim de dois autores. E quem sou eu para comparar as duas né? HUAHUAHUAHUA

      Excluir
  10. Também adorei a capa e fiquei curiosa, mas confesso que agora sabendo que é um livro de contos fiquei desanimada pelo menos por enquanto. Mas adorei saber sua opinião. Já li uma livro da Jane Austen e quero ler mais e a tempos desejo ler Jane Eyre da Charlotte bronze.
    Beijos e parabéns pela leitura e resenha!!!!

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,

      o problema dos livros de contos é que tem sempre aqueles que a gente gosta mais e os que a gente gosta menos =(

      Excluir
  11. Interessante esse livro Kel não conhecia, eu de vez em quando eu leio uns contos até gosto, nunca li nada da Jane estou tomando coragem!
    Gostei do livro!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  12. Oiee

    Ainda nunca li nada de Jane Austen e quero muito ler porque amo Julia Quinn e ela se inspira sempre em Jane Austen para escrever , adorei a resenha mas não gosto muitos de livros que tem contos, não sei se leria .

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dre,

      não sabia dessa inspiração da Julia. Ela tá certissima

      Excluir
  13. ei Kel,
    realmente, avaliar contos é complicado, ainda mais um livro com vários. A Jane é top, é e sempre será. Eu já ouvi falar da outra autora, mas não lembro se já li algo dela, mas gosto de autores clássicos com linguagens mais acessíveis.

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Raquel, tudo bom?
    Acredita que nunca li um livro da Jane Austen? Eu sei que é um erro e pretendo corrigi-lo em breve. Estou começando a gostar de livros com contos e foi ótimo conhecer esse livro.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Kel tenho que confessar ainda não li nadica da Jane =/

    Mas vendo os comentários acima vejo que não sou a unica! Ufa. Mas pretendo quebrar este tabu em breve ^^ Adorei sua resenha, e acredito que seja um ótimo livro para conhece-la!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  16. Olá Kel,
    a capa realmente é diva divada divando (por favor, não sinta inveja da capa do livro). Tenho muuuita vontade de ler alguma obra da Jane Austen, mas tenho medo de não conseguir me adaptar a escrita dela. Entendo sua dificuldade por se tratar de contos, mas mesmo assim sua resenha foi impecável!!
    Super Abraço!!

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li nada da Jane Austen, nem da Charlotte Brontë. Mesmo assim, as duas são clássicas que merecem ser lidas. Talvez esse livro de contos seja uma boa oportunidade de começar a ler essas autoras!
    Gosto bastante de contos interligados e imagino, então, que vá gostar dos contos de Charlotte. Mas só lendo para saber, né?
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  18. Apesar de boas recomendações, esse livro realmente não me interessa.
    Eu acho que por mais aclamadas que sejam as autoras, tem alguns livros que não me chamam a atenção =( E este, sinceramente... não me chamou =/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!