# Resenha 91 // Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo

Oi, gente, tudo bem?

Olha, se tem uma coisa que eu de-tes-to e não consigo me adaptar, mesmo depois deste mais de um ano de blogosfera é programar postagem. Vamos combinar que além de chato dá muito trabalho huahuahuahua. Sempre escrevo os meus posts no dia. Porém, hoje, exclusivamente, tive que viajar a trabalho e, enquanto você está lendo este post, eu estou em Aparecida (SP). Mas não se preocupem, volto na quinta a noite =)

Bom, deixei então este post lindo preparado para vocês. Hoje é dia de resenha de um livro que me surpreendeu e me conquistou de uma forma bem singela. Já ouviram falar do livro "Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo"? O título é beeem grandinho, mas garanto que o livro vale a pena ser lido. Esse livro foi uma prova antecipada cedida com muito carinho pela nossa editora parceira:

Título: Aristóteles e Dante Descobrem os Segredos do Universo // Aristotle and Dante Discover the Secrets of the Universe 
Editora: Seguinte
Autor: Benjamin Alire Sáenz
Páginas: 392




Sinopse: Dante sabe nadar. Ari não. Dante é articulado e confiante. Ari tem dificuldade com as palavras e duvida de si mesmo. Dante é apaixonado por poesia e arte. Ari se perde em pensamentos sobre seu irmão mais velho, que está na prisão. Um garoto como Dante, com um jeito tão único de ver o mundo, deveria ser a última pessoa capaz de romper as barreiras que Ari construiu em volta de si. Mas quando os dois se conhecem, logo surge uma forte ligação. Eles compartilham livros, pensamentos, sonhos, risadas - e começam a redefinir seus próprios mundos. Assim, descobrem que o amor e a amizade talvez sejam a chave para desvendar os segredos do Universo.


O livro se passa no final da década de 80, nos Estados Unidos. Ari(stoteles) é um menino sossegado, que não costuma ter muitos amigos. Em um dia das férias em que decide ir à piscina, Ari acaba conhecendo Dante que é o seu completo oposto. Em comum, só mesmo os nomes de famosos =P. Dante é extrovertido, falante e compreensivo. Ambos tem 15 anos e acabam se tornando melhores amigos e, aos poucos, há aquela descoberta de si mesmo e de tudo que envolve a adolescência.

Se eu tivesse que definir o livro em apenas uma palavra, essa seria: sutil. A forma como a amizade entre Ari e Dante vai se construindo é muito sutil. As descobertas individuais que cada um passa é narrada de forma sutil, os conflitos internos são construídos de forma muito inteligente e... sutil. De forma alguma isso é ruim, mas a sutileza com que as coisas acontecem somado a maneira como conseguimos digerir os fatos do livro, faz com que cheguemos ao final totalmente maravilhados com o brilhantismo da leitura.

Além das descobertas da adolescência, o livro também fala das relações familiares e isso foi bem interessante. Enquanto a família de Dante é super próxima, todos se beijam e falam "eu te amo" uns para os outros, os pais de Aristóteles são mais fechados em seus próprios fantasmas. Mas mesmo assim é nítido o quanto amam o garoto e estão ali para apoiá-lo.



O livro é narrado pelo Ari, mas confesso que em alguns momentos quis muito ver o lado do Dante também. Ambos são personagens muito ricos. Impossível não se sentir cativada por eles. A amizade que eles constroem é muito especial. É uma relação de pura admiração e cumplicidade que nem sempre vemos por aí. O autor foi bem feliz na construção dos personagens que, de tão opostos acabam se completando.

Benjamin Sáenz escreveu um livro que vai gerar identificação imediata por parte do leitor tamanha a honestidade de suas palavras. É verdade que algumas partes poderiam ser cortadas sem gerar nenhum comprometimento à leitura mais à frente. Mas ainda assim esse livro é encantador. Tenham certeza de que é muito rápido e fácil de ser lido. É mais um daqueles que conseguimos terminar em apenas um dia.



Minha principal dificuldade foi tentar ambientar os personagens em um EUA de 1987. Não entendi o porque da história se passar nesse período se nada que envolve o ano influencia no contexto. A verdade é que o enredo é tão atemporal, que pode ser encaixado em qualquer época.

A grande descoberta do universo não é saber quantas estrelas ele contém ou se existe vida em outro planeta. É preciso descobrir o nosso próprio universo, aquele que vive dentro da gente. O livro transmite essa necessidade do autoconhecimento. Quem somos nós realmente? Mas, principalmente, o livro nos mostra que é preciso aceitar quem nós somos, acima de qualquer coisa.

O livro foi lançado no dia 30 de abril e já está disponível nas lojas.









56 comentários:

  1. Ja tem um tmpinho que to paquerando esse livro. A primeira oisa que chamou atenção foi o titulo. E depois tem tanta resenha positiva que acredito ser um otimo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O titulo é bem interessante mesmo. De inicio achei que o nome deles tivesse mais a ver com quem os Aristoteles e Dante realmente foram. Mas o livro é super interessante.

      Excluir
  2. Oi kel, tudo bem?
    Não conhecia esse livro, deve ser lançamento da editora. A capa é fofa e o título realmente é cumprido, risos...
    Sua resenha ficou linda. Gostei muito da sua mensagem final, também concordo que as pessoas devem se aceitar, devem gostar de quem elas são, o resto, é só o resto. Ninguém vai gostar da gente se fizermos um personagem, pois um dia você acaba esquecendo a fala e a cortina cai.
    Dica anotada, espero ter uma oportunidade de ler o livro.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi lançado recentemente, Cila. Mas o livro é ótimo. Obrigada pelo elogio a resenha =)

      Excluir
  3. Oi Kel! já tinha visto a capa deste livro na internet mas nem sabia do que se tratava!
    Achei a capa linda, e o titulo apesar de grande a completa.
    Gostei do tipo de enredo, sobre amizade e conhecimento próprio, livros assim me encantam.

    Gostei da dica e esta mais do que anotada!
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que a resenha esclareceu um pouquinho a respeito do livro. Espero que curta =)

      Excluir
  4. Oiee

    Eu adoro programar post isso me ajuda demais pois são tem muitos kkkk aos poucos vc se acostuma e de programa melhor.

    Eu amei sua resenha e só pelo no do protagonista ser Aristoteles já fiquei com vontade de ler adoro filisofos e falar sobre filosofia com certeza vou querer ler esse livro!

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não consigo me organizar para programar um post huahuahuahua. Prefiro fazer na hora =P

      Excluir
  5. Oi kel muito bonita a história desse livro, e me encantei tbm pela capa muito bem feita
    e simples!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua resenha! !!
    A capa desse livro é muito perfeita. Não vou dizer que gosto do gênero, mas esse livro parece muito bom.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kel!
    Adorei a resenha, parece ser um livro profundo e delicado.
    Gosto muito de livros que abordem temas mais introspectivos, normalmente eles me envolvem e me deixam pensando a respeito por muito tempo.
    E não posso deixar de comentar: que capa linda!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tb gosto de livros assim. A capa é de babar, né? huahuahua

      Excluir
  8. Oi Kel,
    Esse livro já está na minha lista de desejados,está apenas esperando a,oportunidade e o dinheiro.
    As capas da seguinte são lindas. Eles realmente capricham no trabalho.
    Adorei a resenha.
    Te espero la no meu.
    💋
    Bruna Marie - WTF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahua o dindin é uma parte mt importante =P

      Excluir
  9. Olá, Kel
    Adorei sua resenha. Gostaria de ler esse livro. Principalmente por saber que ele é ambientado na década de 80, gosto muito dessa época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monica. Apesar de ser ambientado na dec de 80, não há muita inclusão do panorama da época no livro. Ele poderia se passar em qualquer época

      Excluir
  10. Não conhecia esse livro e o achei bem interessante.
    Gosto de histórias que retratam amizade, relações familiares e que nos fazem pensar sobre as nossas ações e o que nos define =) Mais um livro pra lista de desejados rs
    Achei a capa lindíssima.

    ResponderExcluir
  11. Kel essa é a segunda resenha que leio desse livro e confesso que gostei muito. A capa é uma graça. Quem sabe o leia ainda esse ano???
    Parabéns sua resenha ficou ótima!!! Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel!
    Adorei a resenha!
    Eu precisoooo dsse livro pra ontem *-*
    Quero quero e quero.
    Me dá? =P

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel!! Esse livro parece ser muito fofo! A primeira vez que vi a capa achei que fosse infantil, mas agora vi que está mais para um livro jovem, né?! Me deu vontade de ler!!

    Beijos,

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. "A grande descoberta do universo não é saber quantas estrelas ele contém ou se existe vida em outro planeta. É preciso descobrir o nosso próprio universo, aquele que vive dentro da gente" Kel, essas palavras me tocaram sério! Se não foi um quote do livro, só tenho que te parabenizar pelas belas palavras hehe. Enfim, faz um certo tempo que me interessei pelo livro, acho essa capa tãooo linda! A mistura de cores, paisagem da noite e a fonte foi realmente caprichado! Em relação a premissa,não sabia muita coisa (confesso), mas gosto de livros que me faz refletir e o realismo de perguntas que faz a gente pensar um pouco mais. Um dos sentimentos mais bonitos é uma amizade, e isso me fez interessar bastante pela história!
    Beijão
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh, Li, sua fofa. Muito obrigada =') O livro é ótimo e vale muito a pena

      Excluir
  15. Desde que você me contou um pouco sobre esse livro, eu achei ele bem interessante. Fico feliz que o veredito final tenha sido positivo. A abordagem do livro sobre a adolescência parece ser muito bacana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é muito bom, Mo. Te empresto se vc quiser ;)

      Excluir
  16. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, a cada nova resenha, comentário, só aumenta a minha vontade. Parece ser ótimo, parece ter uma leitura gostosa, agradável! Os personagens me parecem ser tão cativantes. A história ainda nos trás reflexões, adoro isso nos livros. E a capa? linda demais.

    ResponderExcluir
  17. Oi kel,
    achei esse livro bem interessante.
    Quando li o titulo imaginei algo todo filosofico e tals...
    Totalmente diferente do que você apresentou!

    A capa é super linda, amei!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  18. Este livro é um dos meus desejados...
    O que o pessoal está comentando de bom só desperta ainda mais curiosidade na gente kkkk enfim, o conteúdo parece ser bem bacana e diferente do que se imagina ao ler o título em si. =)

    ResponderExcluir
  19. Tenho que confessar, ao ler essa resenha e ao olhar as fotos eu estava olhando para os livros da seleção u.u São apaixonada por eles, então minha atenção acabou indo para ele u.u
    Esse livro parece legal, porém ele não me chamou a atenção sabe, não para ler e comprar ele, porém quem sabe um dia eu acabe mudando de opinião, muitas zvs isso ocorreu já ...
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  20. Tenho que confessar, ao ler essa resenha e ao olhar as fotos eu estava olhando para os livros da seleção u.u São apaixonada por eles, então minha atenção acabou indo para ele u.u
    Esse livro parece legal, porém ele não me chamou a atenção sabe, não para ler e comprar ele, porém quem sabe um dia eu acabe mudando de opinião, muitas zvs isso ocorreu já ...
    Bjs bjs ( se estiver indo mais de um vz me perdoe, é que a net está muito ruim...

    ResponderExcluir
  21. Esse livro é lindo! A capa é maravilhosa, a história é super envolvente... Não tem como deixar passar! Ari com certeza me conquistou com sua simplicidade e adorei a sua relação com Dante... Acho que a única coisa que diferencia eles estarem em 1987 são as cartas... Afinal, eles se comunicariam pelo computador enquanto estivessem longe, né? hahahah Mas, fora isso... Realmente, a história é atemporal!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  22. Oi Raquel, tudo bom?
    Como assim eu ainda não tinha comentado nessa resenha? Vou ler esse livro também e espero gostar tanto quanto você. Como você bem disse, acredito que essa história nos faça pensar sobre a vida e também sobre nossa auto-aceitação.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oii, esse livro parece ser realmente uma gracinha. Pelo título juro que não teria vontade de ler, essa vontade só apareceu quando vi a primeira resenha. Gosto de livros que falem de amizade assim, que nos fazem refletir e pensar.
    Esse sem dúvida entrou para minha lista de desejados, rs.

    Agora, fugindo um pouco da resenha, eu uso e abuso das postagens programadas! kkkkk Tenho pouco tempo durante a semana, e o que tenho geralmente prefiro usar para ler e visitar os blogs. Então sempre escrevo e programo no domingo as postagens de segunda a quarta, rs. Quinta é dia do meu colunista. E na quinta e sexta, escrevo as de sexta a domingo, rs. Só as postagens de notícias que faço no mesmo dia que posto, rs.

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Olá kel,
    este com certeza é aquele livro que eu compraria somente pela capa e depois pesquisaria sobre o resto. O nome envolvendo filósofos, a busca do autoconhecimento, a escrita sutil, tudo isso deve abrilhantar ainda mais a obra.
    Super Abraço!

    ResponderExcluir
  25. A capa é muito atraente e o enredo parece ser fantástico! Queria muito adquirir meu exemplar, mas o orçamento está curto e tenho muitos livros para ler! Mas se eu ganhar no sorteio, não faz mal, não é? haha

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Já li vários comentários super positivos sobre esse livro.
    Parece ser uma história muito emocionante. E se o livro tem uma leitura leve e fluída, com certeza faz meu gênero!
    Obrigada pela dica e vou ler com certeza. :)

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Jamfaz um tempo q tenho esse livro na minha wishlist..

    Foi antes de traduzirem e oublicarem aqui.. So pela capa eu arriscaria.. E que bom q vc glstou pois so vejo resenhas positivas dele...

    obs.: nome de seguidor: Forever a Bookaholic

    ResponderExcluir
  29. Particularmente, tem um tempo que estou namorando este livro, me chamou a atenção as diversas resenhas que tenho lido a respeito dele.

    ResponderExcluir
  30. Ah eu já quero! Amei a capa, a história e os dois!
    Com esses nomes já chamaram minha atenção, e o enredo realmente é atrativo. Vou ganhar a promoção, mas caso não ganhe será minha próxima aquisição <3 ahahha

    http://coisasdajuuh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi, Kel! Tudo bem? Não é a primeira vez que leio uma resenha positiva sobre esse livro, aliás, até agora não li nenhuma negativa e isso está aumentando ainda mais as minhas expectativas!! O título já é super bacana e até enigmático, a capa é absurdamente linda e o conteúdo parece ser tocante, tenho certeza de que será uma leitura que me agradará :) Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi Kel!
    Nossa que resenha incrível.
    Confesso que estava com medo de lê-lo pois aparentava ter uma outra ideia, mas depois da legião de resenhas e a sua principalmente, este livro entrou na minha listinha.
    Quem sabe a sorte não fica ao meu favor (pela primeira vez)?
    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Só tenho lido resenhas positivas sobre esse livro, Kel. Adoro livros sobre amizade e mais ainda de tramas que desenvolvem os temas de forma... sutil! :P
    Quando vi o nome pela primeira vez, imaginei algo completamente diferente! Gostei bastante e já coloquei na listinha.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  34. Oiee ^^
    Já tinha visto esse livro no facebook, mas não parei para conhecê-lo melhor porque não gostei muito da capa e do titulo...kkk'
    Ler a sua resenha me deixou curiosa, e apesar de ter algumas partes do livro que deveriam ser cortadas, estou ansiosa para lê-lo.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Quero muito ler esse livro. Mas fiquei meio na duvida por causa da época em que se passa .
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Um amigo falou tão bem desse livro que eu preciso ler ele, pelo visto você também gostou bastante. Acho que esse vai se tornar o queridinho de muitos leitores.
    Beijão

    ResponderExcluir
  37. Nossa esse livro parece ser ótimo, estou doida pra ler!

    ResponderExcluir
  38. Kel, adorei a sua resenha! <3 Desde que vi a propaganda desse livro na página do Skoob fiquei louca para tê-lo e a cada resenha que leio fico mais fascinada. Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  39. Essa capa é maravilhosa, né?
    Quero muito ler o livro! Estou participando da promoção :)

    Beijão!
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Achei a capa linda, mal posso esperar pra ter na minha estante!

    ResponderExcluir
  41. Eu to simplesmente apaixonada por esse livro.
    Li ele nesse final de semana e foi como se eu tivesse descobrindo o Universo junto com o Ari e o Dante. Só não sei se curti o final. Não por ter terminado daquela maneira, porque achei que no meio do livro eles ja poderiam estar ~~daquela maneira~~ mas porque eu achei que foi uma pressa num universo calmo do Ari. Não precisava, umas 10 páginas a mais e tudo se resolvia.
    Mas amei, amei demais!

    ResponderExcluir
  42. Eu sou apaixonada pelos anos 80 e confesso que não sabia que o livro se passava no final dessa época. Mais uma motivo para eu querer ler <3.
    Sem falar na capa sensacional e premissa mega interessante, quero demais!

    ResponderExcluir
  43. Estou querendo esse livro faz tempo e acho a capa encantadora. Fiquei muito feliz em saber sobre a questão de autoconhecimento, já está na minha lista.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  44. Imagino que esse livro seja uma historisa de uma grande amizade, onde cada um mostra ao outro justamente o seu oposto. MAs imagino o quanto Dante deve ter a ensinar a Ari, ja que o mesmo me pareceu bem introvertido. A capa é fabulosa.

    ResponderExcluir
  45. Que pegada ótima, gosto de livros assim! Quero conhecer toda essa história. Espero ganhar a promoção.

    Abraço,
    Diego de França

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!