20 maio 2014

# Papo Literário // Turnê Intrínseca

Oiee, gente, beleza?

Meu final de semana foi movimentado e eu vou contar tudo para vocês no Papo Literário de hoje. 

Com certeza vocês já ouviram falar dos famosos "eventos literários", certo? Muitos também já devem ter participado desses momentos deliciosos onde o assunto é: LIVRO. Não posso negar que aqui no Rio a variedade de eventos literários é grande. Mas um destes encontros já está virando tradição. Sim, estou falando da Turnê Intrínseca, que está em sua terceira edição e, no último sábado, dia 17, foi realizada na livraria Cultura, aqui no Rio de Janeiro.

Como no ano passado, a Turnê encerrou a maratona de peregrinações pelo Brasil aqui no Rio de Janeiro, cidade sede da editora. O grande diferencial foi o crescimento do evento. Se em 2012, quando surgiu, apenas 9 cidades estavam no roteiro, em 2014 foram 17! E toda a programação é feita com muito carinho para aproximar ainda mais a Intrínseca dos seus leitores.



Livros que foram sorteados durante o evento
Tive a oportunidade de participar da Turnê ano passado e este ano também marquei presença. O aumento no número de pessoas era evidente. Tanto que cheguei praticamente no mesmo horário que ano passado e, enquanto em 2013 eu fui a número 12 da fila, este ano ela já estava beeeem maiorzinha, já ocupando a calçada da Livraria Cultura.

Alguma dúvida de que estava cheio pra caramba? Huahuahua. E essa foi só a primeira sessão. (Foto: Equipe da Turnê Intrínseca)

Equipe da Intrínseca apresentando os lançamentos. 




Aqui no Rio foram feitas duas sessões. Eu, Nat, Dani, Fê, Irmãs Carmo e Ana participamos da primeira sessão. Em um bate papo com a equipe de marketing da Intrínseca, pudemos conhecer um pouco dos lançamentos do semestre. Impossível falar de todos, até porque são livros ótimos. Aliás o problema desses eventos é que nossa lista de "preciso ler" só aumenta. Mas separei alguns bem interessantes.

Silo



Sinopse: Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras. Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo. Um crime cuja punição é simples e mortal. Elas são levadas para o lado de fora. Juliette é uma dessas pessoas. E talvez seja a última.




A verdade sobre o caso Harry Quebert

Sinopse: Marcus Goldman é um jovem autor que alcançou grande sucesso com seu primeiro livro. Sofrendo com um bloqueio criativo, ele procura seu ex-professor de faculdade, Harry Quebert, um dos mais renomados escritores americanos, que vive em uma mansão à beira-mar na pequena cidade de Aurora, em New Hampshire. A trama toma um novo rumo quando Marcus é surpreendido pela descoberta do corpo de uma jovem de quinze anos, Nola Kellergan ── desaparecida sem deixar rastros em 1975 ──, enterrado no jardim de Harry com o original do romance que o consagrou. Harry admite ter tido um caso com a garota e ter escrito o livro para ela, mas alega inocência quanto ao assassinato. Decidido a ajudar seu mentor, Marcus se lança em uma investigação. Na tentativa de reunir peças que possam provar a inocência de Harry, o jovem escritor esbarra em antigos segredos dos habitantes de Aurora; ao mesmo tempo em que reconstrói os acontecimentos do verão de 1975, quando Harry e Nola viveram um amor proibido.



Réquiem


Sinopse: O número de Inválidos cresce a cada dia, e o conflito final com os Reguladores se aproxima. Mas esse não é o único desafio reservado a Lena: Alex está vivo, e a relação entre ela e Julian pode não resistir a esse retorno. Do outro lado do muro, Hana, que um dia foi a melhor amiga de Lena, passou pela intervenção e prepara seu casamento com o futuro prefeito de Portland. Apesar da segurança, Hana leva uma vida sem amor. No futuro distópico da série Delírio, o amor é considerado uma doença fatal. Como tratamento, o governo determina que todos os cidadãos se submetam a uma intervenção ao completarem 18 anos. Livres do sentimento, eles passam a ter uma vida perfeita, sem surpresas ou fortes emoções. Após a cura, cada cidadão é direcionado pelo governo para uma faculdade e lhe é designado um parceiro adequado, que o acompanhará por toda a vida. Alternando a narrativa entre o ponto de vista de Lena e o de Hana, Lauren Oliver mostra em Réquiem que a revolução é um caminho sem volta, assim como a escolha pela liberdade.

Orange Is the New Black


Sinopse: Com um bom emprego e prestes a casar, Piper Kerman um dia recebe uma visita inesperada da polícia. Ela estava sendo intimada a responder por envolvimento com o tráfico internacional de drogas. O pior é que as acusações procediam: anos antes, logo depois de sair da faculdade, Piper teve um caso com uma traficante glamorosa que a convenceu a transportar uma mala cheia de dinheiro para a Europa. Após uma dolorosa odisseia pelo sistema judiciário americano, ela é condenada a quinze meses de detenção numa penitenciária feminina. Em Orange Is the New Black, Piper apresenta casos curiosos, perturbadores, comoventes e divertidos do dia a dia no presídio. Cercada de criminosas, ela logo percebe que aquelas mulheres são muito mais complexas do que imaginava e analisa a crueldade com que o sistema carcerário as desumaniza e faz com que sejam invisíveis ao mundo exterior.



Claros Sinais de Loucura


Sinopse: Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto os amigos acompanham as aventuras de Harry Potter, ela escreve cartas para Atticus Finch, advogado de O sol é para todos. Também coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la quando criança e Sarah vive com o pai alcoólatra. Com a chegada do verão em que completa doze anos, Sarah está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa porque seu primeiro beijo de língua ainda não aconteceu. Mas a vida não pode ser só de preocupações, e entre uma descoberta e outra, pouco a pouco, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais que isso. Bem como seu futuro.



O Rei Amarelo



Sinopse: O Rei de Amarelo faz alusão a um livro dentro do livro – mais precisamente, a uma peça teatral fictícia – e seu personagem central, uma figura sobrenatural cuja existência extrapola as páginas. Pouco se sabe a respeito do texto original em dois atos, exceto que seus leitores são levados à loucura, condenando sua alma à perdição. Um risco a que alguns aceitam se submeter, dado o caráter único da obra, um misto irresistível de beleza e decadência. O livro fictício O Rei de Amarelo aparece em quatro dos dez contos reunidos na coletânea. Os outros seis contos alternam entre o sobrenatural e a realidade, em épocas e geografias diferentes. A introdução e as notas do jornalista e escritor Carlos Orsi, um dos autores publicados na antologia americana Rehearsals of Oblivion, clássico tributo a Robert W. Chambers, ajudarão novos leitores a mergulhar na bem-construída mitologia do autor.


Alguns outros lançamentos




No final, claro, teve sorteio de brindes, mas dessa vez não tive tanta sorte quanto no ano passado e não ganhei nada. Na verdade acho que ano passado foi sorte de principiante porque a Segunda Turnê Intrínseca foi meu primeiro evento literário e saí de lá com meu segundo A Culpa é das Estrelas. Depois disso... nunca mais ganhei uma bala em sorteios de eventos. huahuahuahuahua.

Aliás, foi na Turnê Intrínseca do ano passado que conheci essas blogueiras lindas que hoje são grandes amigas para mim =). 



E como vocês puderam ver na foto, ganhamos algodão doce de A Culpa é das Estrelas e ainda uma maletinha com marcadores e bottons.

Foto tirada pela equipe da Turnê Intrínseca


















Eu e Fêfa do blog Lendo e Esmaltando. Divas e Phynas

Eu e Dani do Livros, a Janela da Imaginação, só na gordice literária.

56 comentários

  1. Nem me fale, Kel!!! Morri de vontade de ter ido na turnê intrínseca!!! Por motivos profissionais eu estava fora do Rio e perdi!! Bom passar por aqui e saber tudo o que rolou!!

    Beijos

    Mari
    Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mari =)

      espero que na próxima vc consiga ir

      Excluir
  2. Oie,
    eu tenho muita vontade de ir nesses encontros, mas nunca dá por causo do horário ou dia :(
    Orange is the new black eu vi o seriado e gostei bastante, o livro deve ser mto bom tb

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé, dizem que o seriado é ótimo. Fiquei curiosa para ver e ler o livro

      Excluir
  3. Esse negócio de capa nova de A Culpa é das Estrelas acaba com a minha vida de pobre. ahauahuahuahuahuaa
    Eu adoro eventos literários! Mediei um com um amigo blogueiro uns meses atrás, e achei fantástica a repercussão. Pena que Intrínseca não passa nem por perto daqui, se não eu ia com gosto. Deve ter sido um evento maravilhoso!
    Enfim, dos lançamentos desse semestre eu já li SILO - porque não há essa distopia que eu não saiba que exista. E estou louquinha por Requiem, mas só para ver se a autora vai consertar a merda que ela fez no livro anterior.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi kel, tudo bem?
    Adorei te encontrar novamente no evento do Trilhando Páginas!!!!! Eu queria muito ir ao da intrínseca também, mas como falei não tive como. Mas adorei suas fotos, pelo que mostrou foi muito divertido. E eu adoro algodão doce, também quero, guarda um pouco para mim!!!!!!
    Beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb, Cila!!! Sempre bom te ver nos eventos literários, flor.

      Excluir
  5. Acabei perdendo essa turnê em Fortaleza. Tantos livros da Intrínseca que tenho aqui... Na verdade seria minha estreia em eventos literários e tenho esperanças de ter essa sua sorte de principiante... rs, já pensou?
    Preciso ficar atenta às proximas turnês, desta e de outras editoras. Sempre bom saber das novidades e lançamentos antes da divulgação.
    Vc está linda e divertida nas fotos. Beijo!

    Fiz esta resenha aqui e adorarei saber sua opinião: Ler para divertir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tive essa sorte de principiante. A turne do ano passado foi o meu primeiro evento literário. Ganhei um livro, mas depois disso... nunca mais huahuahuahua

      Excluir
  6. Oi, Kel
    Achei super legal a turnê. Que pena que você não ganhou brindes no sorteio. Adoro algodão doce, fiquei morrendo de vontade!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb adoro algodão doce! É um pecado huahuahuahua

      Excluir
  7. Olá Raquel,

    Essas turnês são demais, pena eu ainda não ter participado de nenhuma, mas não vai faltar oportunidade...ficaram legais as fotos...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco. Com certeza virão outras oportunidades =)

      Excluir
  8. Aahhhhhh! É muito triste morar fora das capitais porque aqui não acontece nenhum evento como esse!! E sobre os lançamentos: estou curiosíssima pra ler Orange Is the New Black!
    Beijoo, Gabe!

    mundomagicolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Gabe =)

      Ahhh, quem sabe ano que vem a turnê não vai para a sua cidade? Já pensou? =D

      Excluir
  9. Ahh que lindo bem q eu queria ir nesses eventos mas nunca tem na minha cidade --'
    Já anotei o livro o Silo me pareceu muitoo legal e é bem no estilo que eu gosto kkkkk

    /closettgarden.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Puxa, bacana essa turnê, conhecer pessoas que amam livros e ainda ter um evento especialmente pra isso é algo de valorizar e participar com certeza, adorei o post.

    Bjs.

    Mariana
    http://resumodolivro.wix.com/resumodolivro

    ResponderExcluir
  11. Queria muito ter participado da turnê esse ano, mas aqui em BH o evento aconteceu no mesmo dia do show da Avril, ai não pude participar, infelizmente, mas pelas fotos e comentários parece ter sido muito divertido!
    Preciso de Réquiem pra ontem! *O* Estou muito curiosa com esse O Rei Amarelo.

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  12. Que demaaais!

    Sempre quis ir em um evento literário, mas moro no interior de SP e nunca rolou aqui (e pelo jeito, nunca rolará haha) :(
    Deve ter sido bem massa! Espero poder ir em algum na capital em breve.

    Beijos!
    http://poesiadestilada.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh não desanima não, Ana!! Quem sabe ano que vem a turnê nao vai até aí? =)

      Excluir
  13. AMO esses eventos literários, mas com as pilhas de trabalhos da faculdade está complicado ir RSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Kel do céu! In love pela sua blusa hahaha Eu perdi quando teve aqui :O Foi em março, já faz tempo... e eu nem pra saber da existência. Ano que vem vou me ligar e não vou esquecer! Parece ser ótimo o evento ein?! Pena que não ganhasse nada. rs
    Ah, algodão doce :3 hehe Alguns lançamentos são ótimos mesmo ein?! Fiquei curiosa por Silo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Kel adorei saber como foi o evento e suas fotos ficaram ótimas. Menina nem te conto, antes eu era louca para ir a esses eventos, mas de uns tempos para cá não tenho tanta vontade, principalmente porque os locais escolhidos para realização deles são bem contra-mão para mim e ir sozinha é bem chato. As blogueira e blogueiros aqui de recife são meio desunidos =\ enfim fico mega feliz em acompanhar pelos blogs o que acontece nesses eventos.
    Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline. Eu adoro eventos literários. Mas eu queria mesmo é um encontro SÓ de blogueiros *-*

      Excluir
  16. Oiiii Keeel =DD
    Aiiin eu fui na Turnê Intrínseca desse ano, mas aqui em São paulo *___*
    Foi muuito legal, me diverti muito mas agora to chateada que não teve Algodão Doce aqui T-T
    HUHAUHUAHUA
    Eu tbm não ganhei nada T-T, mas a Ana ganhou o Teorema de Katherine
    Alguns lançamentos vão ser mto fodah neh?
    Aproveitei pra comprar alguns no dia que estavam em desconto!
    Adoorei as fotos <33
    Bjoos sua linda!
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, eu sai com a mão abanando huahuahuahua #xatiada. huahuahuahua mas tem problema não, na proxima eu ganho!

      Excluir
  17. Gostaria muito ter ido... Na próxima eu com certeza vou! Mas por enquanto, acompanhei tudo pelo instagram!
    Adorei o blog!
    foradocontextoo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel

    Também fui nesse evento aqui em São Paulo mas não teve algodão doce, nossa ai no Rio estava mais cheio que aqui em São Paulo talvez porque aqui aconteceu em um segunda feira, mas foi ótimo e fiquei morrendo de vontade de ler Silo quero muito esse livro :)

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé, mas tenho a sensação de que mesmo se fosse dia de semana tb teria enchido. Vai saber né?

      Excluir
  19. Oi Kel foi demais esse evento né, apesar de ter ficado de pé um tempão e não ter ganhado no sorteio valeu a pena, a maletinha podia ter mais coisas ( olha só que horror kkkk)!
    Mas enfim foi tudo de bom!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HUAHUAHUAHUAHUAHUA ficamos em pé um tempão MESMO huahuahuahua

      Excluir
  20. No começo dessa semana participei de um Encontro de leitores da Editora Arqueiro e foi bem legal. A representante falou um pouco sobre os próximos lançamentos e um pouco sobre a editora. Ganhei um livro, mas também acho que foi sorte de principiante (mas espero que não rs)
    Queria ter participado do Turnê da Intrínseca daqui de São paulo, mas não pude ir =/

    ResponderExcluir
  21. Ótimo post mo! O evento parece que foi muito bem organizado e divertido! É muito legal ver uma iniciativa dessa das editoras, ajuda a incentivar a leitura!

    ResponderExcluir
  22. affffffff que teve turne em Goiânia e eu nem soube... muito chato isso.. a intriseca sempre lançando otimos livros... uma das editoras que mais gosto.

    ResponderExcluir
  23. Claro que o evento não foi perfeito porque faltou minha pessoa, mas parece que foi "legalzinho" (recalque apitando)...
    Nunca consigo ir nesse evento, ano passado tbm não fui!!!
    O QUE A DANI TÁ FAZENDO COM DOIS ALGODÃO-DOCE?????????????
    Safada de gulosa! Hahahahaha

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  24. Eu simplesmente amo estes eventos literários! Pena que é muito difícil eu participar, pois eles geralmente ocorrem em São Paulo (capital) e eu moro um pouco longe. :/

    Masss, tem Bienal este ano e eu estarei lá!

    Você vai, Kel?!

    Beijo!

    www.boy-lit.com

    ResponderExcluir
  25. AHhaha gordice literaria! Amei!

    Poxa Kel enquanto ai no RJ/SP tem eventos demais aqui no RS tem pouquíssimos =/

    Mas bola pra frente eu supero! hahaha, que linda camisetaaaaa amei muito espero que tenha se divertido e obrigada por compartilhar conosco isso.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  26. De verdade, ainda não acredito que perdi o evento. Fazer pós aos sábados é tenso. Também, o horário que eles escolheram era muito cedo. Mas espero que no próximo ano eu vá.
    Adorei as fotos.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, uma pena. Espero que vc consiga ir no próximo.

      Excluir
  27. Oi Raquel, tudo bom?
    Aqui em Brasília também tem bastante evento, mas acho que os lugares escolhidos nem sempre são favoráveis. Também fui na Turnê aqui em Brasília e não ganhei nada...kkkkk
    Adorei conferir os lançamentos da Intrínseca porque a editora lança ótimos livros quase todos os meses.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tá reclamando? vc ganha sempre huahuahuahua

      Excluir
  28. Nossa Kel, o evento foi enorme mesmo aí! Precisou de um auditório! E eu achando que as mais ou menos 150 pessoas aqui tinham sido muito, kkkkkkk
    Eu tbm não ganhei nada, mas só de ir já vale a pena :)

    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi Kel!
    Nossa que inveja de vocês!!!!!! T.T
    Primeiro: por você ter a sorte de morar perto da Dani :P kkkkkk
    Segundo: Por ter ido para o evento
    Terceiro: Por você ter a sorte de morar perto da Dani
    E Quarto: Por você ter a sorte de morar perto da Dani kkkkk ops já tinha falado isso. Enfim, você entendeu.

    Amei.
    Beijocas da Deebs!

    ResponderExcluir
  30. Parece ter sido bem bacana o evento. A intrínseca não brinca em serviço. kkk
    bjs

    ResponderExcluir
  31. Queria tanto ter ido quando teve aqui na minha cidade, mas perdi o dia e não pude ir.

    ResponderExcluir
  32. VEEEEEEEEEELHO! O que falar dessa turnê? AAAAAAAAAAA super boa! #sqn.

    Por um mundo onde não existam Poser's. UUUUUUHUUL

    Mentira!

    Foi legal a turnê sim. Mas principalmente porque eu estava com vocês.

    Beijos,

    Lendo & Esmaltando

    ResponderExcluir
  33. Não teve como eu ir no evento...
    Mas deve ter sido bem legal mesmo, pelo que vejo nas fotos =)
    Poxa, super bacana isso que as editoras fazem, ainda quero ir em algum este ano.

    ResponderExcluir
  34. Kel, vc tá muito feliz na foto sentadinha na cadeira hahaah
    Eu gostei bastante do evento de SP, uma pena q não teve algodão doce ):
    Aqui foi menorzinho, menos gente... Resolveram fazer numa segunda feira, num shopping que não é tão perto do metro... Deu nisso, né? hahaha
    Também não fui sorteada para nenhum livro, mas tive algumas amigas que saíram com livrinhos novos para a coleção #sortudas
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  35. Pi pi pi, alerta de recalque ativado kkkk VocÊs sempre divando em todos os eventos :/ Adorei as fotos, o algodão doce e a maletinha *-* e tbm acho ter sido sorte de principiante hahahahahahahaha
    Super Abraço!!

    ResponderExcluir
  36. Meu computador com a mania de desligar sozinho na hora errada e agora não lembro se já comentei neste post. Enfim, morro de recalque de vocês participando de mil eventos, ganhando mil marcadores, maletinhas e algodão doce T.T E sim, foi sorte de principiante hahahaha
    Super Abraço!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!