Oiee, gente, beleza?
Meu final de semana foi movimentado e eu vou contar tudo para vocês no Papo Literário de hoje.
Com certeza vocês já ouviram falar dos famosos "eventos literários", certo? Muitos também já devem ter participado desses momentos deliciosos onde o assunto é: LIVRO. Não posso negar que aqui no Rio a variedade de eventos literários é grande. Mas um destes encontros já está virando tradição. Sim, estou falando da Turnê Intrínseca, que está em sua terceira edição e, no último sábado, dia 17, foi realizada na livraria Cultura, aqui no Rio de Janeiro.
Como no ano passado, a Turnê encerrou a maratona de peregrinações pelo Brasil aqui no Rio de Janeiro, cidade sede da editora. O grande diferencial foi o crescimento do evento. Se em 2012, quando surgiu, apenas 9 cidades estavam no roteiro, em 2014 foram 17! E toda a programação é feita com muito carinho para aproximar ainda mais a Intrínseca dos seus leitores.
Livros que foram sorteados durante o evento |
![]() |
Alguma dúvida de que estava cheio pra caramba? Huahuahua. E essa foi só a primeira sessão. (Foto: Equipe da Turnê Intrínseca) |
Equipe da Intrínseca apresentando os lançamentos. |
Aqui no Rio foram feitas duas sessões. Eu, Nat, Dani, Fê, Irmãs Carmo e Ana participamos da primeira sessão. Em um bate papo com a equipe de marketing da Intrínseca, pudemos conhecer um pouco dos lançamentos do semestre. Impossível falar de todos, até porque são livros ótimos. Aliás o problema desses eventos é que nossa lista de "preciso ler" só aumenta. Mas separei alguns bem interessantes.
Silo
Sinopse: Em uma paisagem destruída e hostil, em um futuro ao qual poucos tiveram o azar de sobreviver, uma comunidade resiste, confinada em um gigantesco silo subterrâneo. Lá dentro, mulheres e homens vivem enclausurados, sob regulamentos estritos, cercados por segredos e mentiras. Para continuar ali, eles precisam seguir as regras, mas há quem se recuse a fazer isso. Essas pessoas são as que ousam sonhar e ter esperança, e que contagiam os outros com seu otimismo. Um crime cuja punição é simples e mortal. Elas são levadas para o lado de fora. Juliette é uma dessas pessoas. E talvez seja a última.
A verdade sobre o caso Harry Quebert
Sinopse: Marcus Goldman é um jovem autor que alcançou grande sucesso com seu primeiro livro. Sofrendo com um bloqueio criativo, ele procura seu ex-professor de faculdade, Harry Quebert, um dos mais renomados escritores americanos, que vive em uma mansão à beira-mar na pequena cidade de Aurora, em New Hampshire. A trama toma um novo rumo quando Marcus é surpreendido pela descoberta do corpo de uma jovem de quinze anos, Nola Kellergan ── desaparecida sem deixar rastros em 1975 ──, enterrado no jardim de Harry com o original do romance que o consagrou. Harry admite ter tido um caso com a garota e ter escrito o livro para ela, mas alega inocência quanto ao assassinato. Decidido a ajudar seu mentor, Marcus se lança em uma investigação. Na tentativa de reunir peças que possam provar a inocência de Harry, o jovem escritor esbarra em antigos segredos dos habitantes de Aurora; ao mesmo tempo em que reconstrói os acontecimentos do verão de 1975, quando Harry e Nola viveram um amor proibido.
Réquiem
Sinopse: O número de Inválidos cresce a cada dia, e o conflito final com os Reguladores se aproxima. Mas esse não é o único desafio reservado a Lena: Alex está vivo, e a relação entre ela e Julian pode não resistir a esse retorno. Do outro lado do muro, Hana, que um dia foi a melhor amiga de Lena, passou pela intervenção e prepara seu casamento com o futuro prefeito de Portland. Apesar da segurança, Hana leva uma vida sem amor. No futuro distópico da série Delírio, o amor é considerado uma doença fatal. Como tratamento, o governo determina que todos os cidadãos se submetam a uma intervenção ao completarem 18 anos. Livres do sentimento, eles passam a ter uma vida perfeita, sem surpresas ou fortes emoções. Após a cura, cada cidadão é direcionado pelo governo para uma faculdade e lhe é designado um parceiro adequado, que o acompanhará por toda a vida. Alternando a narrativa entre o ponto de vista de Lena e o de Hana, Lauren Oliver mostra em Réquiem que a revolução é um caminho sem volta, assim como a escolha pela liberdade.
Orange Is the New Black
Sinopse: Com um bom emprego e prestes a casar, Piper Kerman um dia recebe uma visita inesperada da polícia. Ela estava sendo intimada a responder por envolvimento com o tráfico internacional de drogas. O pior é que as acusações procediam: anos antes, logo depois de sair da faculdade, Piper teve um caso com uma traficante glamorosa que a convenceu a transportar uma mala cheia de dinheiro para a Europa. Após uma dolorosa odisseia pelo sistema judiciário americano, ela é condenada a quinze meses de detenção numa penitenciária feminina. Em Orange Is the New Black, Piper apresenta casos curiosos, perturbadores, comoventes e divertidos do dia a dia no presídio. Cercada de criminosas, ela logo percebe que aquelas mulheres são muito mais complexas do que imaginava e analisa a crueldade com que o sistema carcerário as desumaniza e faz com que sejam invisíveis ao mundo exterior.
Claros Sinais de Loucura
Sinopse: Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto os amigos acompanham as aventuras de Harry Potter, ela escreve cartas para Atticus Finch, advogado de O sol é para todos. Também coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la quando criança e Sarah vive com o pai alcoólatra. Com a chegada do verão em que completa doze anos, Sarah está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa porque seu primeiro beijo de língua ainda não aconteceu. Mas a vida não pode ser só de preocupações, e entre uma descoberta e outra, pouco a pouco, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais que isso. Bem como seu futuro.
O Rei Amarelo
Sinopse: O Rei de Amarelo faz alusão a um livro dentro do livro – mais precisamente, a uma peça teatral fictícia – e seu personagem central, uma figura sobrenatural cuja existência extrapola as páginas. Pouco se sabe a respeito do texto original em dois atos, exceto que seus leitores são levados à loucura, condenando sua alma à perdição. Um risco a que alguns aceitam se submeter, dado o caráter único da obra, um misto irresistível de beleza e decadência. O livro fictício O Rei de Amarelo aparece em quatro dos dez contos reunidos na coletânea. Os outros seis contos alternam entre o sobrenatural e a realidade, em épocas e geografias diferentes. A introdução e as notas do jornalista e escritor Carlos Orsi, um dos autores publicados na antologia americana Rehearsals of Oblivion, clássico tributo a Robert W. Chambers, ajudarão novos leitores a mergulhar na bem-construída mitologia do autor.
Alguns outros lançamentos
No final, claro, teve sorteio de brindes, mas dessa vez não tive tanta sorte quanto no ano passado e não ganhei nada. Na verdade acho que ano passado foi sorte de principiante porque a Segunda Turnê Intrínseca foi meu primeiro evento literário e saí de lá com meu segundo A Culpa é das Estrelas. Depois disso... nunca mais ganhei uma bala em sorteios de eventos. huahuahuahuahua.
Aliás, foi na Turnê Intrínseca do ano passado que conheci essas blogueiras lindas que hoje são grandes amigas para mim =).
E como vocês puderam ver na foto, ganhamos algodão doce de A Culpa é das Estrelas e ainda uma maletinha com marcadores e bottons.
![]() |
Foto tirada pela equipe da Turnê Intrínseca |
Nem me fale, Kel!!! Morri de vontade de ter ido na turnê intrínseca!!! Por motivos profissionais eu estava fora do Rio e perdi!! Bom passar por aqui e saber tudo o que rolou!!
ResponderExcluirBeijos
Mari
Cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br
Oi, Mari =)
Excluirespero que na próxima vc consiga ir
Oie,
ResponderExcluireu tenho muita vontade de ir nesses encontros, mas nunca dá por causo do horário ou dia :(
Orange is the new black eu vi o seriado e gostei bastante, o livro deve ser mto bom tb
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Pois ééé, dizem que o seriado é ótimo. Fiquei curiosa para ver e ler o livro
ExcluirEsse negócio de capa nova de A Culpa é das Estrelas acaba com a minha vida de pobre. ahauahuahuahuahuaa
ResponderExcluirEu adoro eventos literários! Mediei um com um amigo blogueiro uns meses atrás, e achei fantástica a repercussão. Pena que Intrínseca não passa nem por perto daqui, se não eu ia com gosto. Deve ter sido um evento maravilhoso!
Enfim, dos lançamentos desse semestre eu já li SILO - porque não há essa distopia que eu não saiba que exista. E estou louquinha por Requiem, mas só para ver se a autora vai consertar a merda que ela fez no livro anterior.
bjus
terradecarol.blogspot.com
Ahhh que legal, Carol!!! Foi sobre oq?
ExcluirOi kel, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei te encontrar novamente no evento do Trilhando Páginas!!!!! Eu queria muito ir ao da intrínseca também, mas como falei não tive como. Mas adorei suas fotos, pelo que mostrou foi muito divertido. E eu adoro algodão doce, também quero, guarda um pouco para mim!!!!!!
Beijinhos.
cila-leitora voraz
http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/
Eu tb, Cila!!! Sempre bom te ver nos eventos literários, flor.
ExcluirAcabei perdendo essa turnê em Fortaleza. Tantos livros da Intrínseca que tenho aqui... Na verdade seria minha estreia em eventos literários e tenho esperanças de ter essa sua sorte de principiante... rs, já pensou?
ResponderExcluirPreciso ficar atenta às proximas turnês, desta e de outras editoras. Sempre bom saber das novidades e lançamentos antes da divulgação.
Vc está linda e divertida nas fotos. Beijo!
Fiz esta resenha aqui e adorarei saber sua opinião: Ler para divertir
Eu tive essa sorte de principiante. A turne do ano passado foi o meu primeiro evento literário. Ganhei um livro, mas depois disso... nunca mais huahuahuahua
ExcluirOi, Kel
ResponderExcluirAchei super legal a turnê. Que pena que você não ganhou brindes no sorteio. Adoro algodão doce, fiquei morrendo de vontade!!!!
Tb adoro algodão doce! É um pecado huahuahuahua
ExcluirOlá Raquel,
ResponderExcluirEssas turnês são demais, pena eu ainda não ter participado de nenhuma, mas não vai faltar oportunidade...ficaram legais as fotos...abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Oi Marco. Com certeza virão outras oportunidades =)
ExcluirAahhhhhh! É muito triste morar fora das capitais porque aqui não acontece nenhum evento como esse!! E sobre os lançamentos: estou curiosíssima pra ler Orange Is the New Black!
ResponderExcluirBeijoo, Gabe!
mundomagicolivros.blogspot.com.br
Oi, Gabe =)
ExcluirAhhh, quem sabe ano que vem a turnê não vai para a sua cidade? Já pensou? =D
Ahh que lindo bem q eu queria ir nesses eventos mas nunca tem na minha cidade --'
ResponderExcluirJá anotei o livro o Silo me pareceu muitoo legal e é bem no estilo que eu gosto kkkkk
/closettgarden.blogspot.com.br
Puxa, bacana essa turnê, conhecer pessoas que amam livros e ainda ter um evento especialmente pra isso é algo de valorizar e participar com certeza, adorei o post.
ResponderExcluirBjs.
Mariana
http://resumodolivro.wix.com/resumodolivro
É uma delicia, Mari.
ExcluirQueria muito ter participado da turnê esse ano, mas aqui em BH o evento aconteceu no mesmo dia do show da Avril, ai não pude participar, infelizmente, mas pelas fotos e comentários parece ter sido muito divertido!
ResponderExcluirPreciso de Réquiem pra ontem! *O* Estou muito curiosa com esse O Rei Amarelo.
Obrigada pelo carinho. Beijos :*
Claris - Plasticodelic
Poxa, que oena Claris. =(
ExcluirQue demaaais!
ResponderExcluirSempre quis ir em um evento literário, mas moro no interior de SP e nunca rolou aqui (e pelo jeito, nunca rolará haha) :(
Deve ter sido bem massa! Espero poder ir em algum na capital em breve.
Beijos!
http://poesiadestilada.blogspot.com
Ahhh não desanima não, Ana!! Quem sabe ano que vem a turnê nao vai até aí? =)
ExcluirAMO esses eventos literários, mas com as pilhas de trabalhos da faculdade está complicado ir RSR
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Kel do céu! In love pela sua blusa hahaha Eu perdi quando teve aqui :O Foi em março, já faz tempo... e eu nem pra saber da existência. Ano que vem vou me ligar e não vou esquecer! Parece ser ótimo o evento ein?! Pena que não ganhasse nada. rs
ResponderExcluirAh, algodão doce :3 hehe Alguns lançamentos são ótimos mesmo ein?! Fiquei curiosa por Silo.
Bjs
AHHHHHH brigada =)
ExcluirKel adorei saber como foi o evento e suas fotos ficaram ótimas. Menina nem te conto, antes eu era louca para ir a esses eventos, mas de uns tempos para cá não tenho tanta vontade, principalmente porque os locais escolhidos para realização deles são bem contra-mão para mim e ir sozinha é bem chato. As blogueira e blogueiros aqui de recife são meio desunidos =\ enfim fico mega feliz em acompanhar pelos blogs o que acontece nesses eventos.
ResponderExcluirBeijos
Leituras, vida e paixões!!!
Oi Aline. Eu adoro eventos literários. Mas eu queria mesmo é um encontro SÓ de blogueiros *-*
ExcluirOiiii Keeel =DD
ResponderExcluirAiiin eu fui na Turnê Intrínseca desse ano, mas aqui em São paulo *___*
Foi muuito legal, me diverti muito mas agora to chateada que não teve Algodão Doce aqui T-T
HUHAUHUAHUA
Eu tbm não ganhei nada T-T, mas a Ana ganhou o Teorema de Katherine
Alguns lançamentos vão ser mto fodah neh?
Aproveitei pra comprar alguns no dia que estavam em desconto!
Adoorei as fotos <33
Bjoos sua linda!
http://chacombolacha.blogspot.com.br/
Poxa, eu sai com a mão abanando huahuahuahua #xatiada. huahuahuahua mas tem problema não, na proxima eu ganho!
ExcluirGostaria muito ter ido... Na próxima eu com certeza vou! Mas por enquanto, acompanhei tudo pelo instagram!
ResponderExcluirAdorei o blog!
foradocontextoo.blogspot.com
Oi Kel
ResponderExcluirTambém fui nesse evento aqui em São Paulo mas não teve algodão doce, nossa ai no Rio estava mais cheio que aqui em São Paulo talvez porque aqui aconteceu em um segunda feira, mas foi ótimo e fiquei morrendo de vontade de ler Silo quero muito esse livro :)
Beijos
www.livrosechocolatequente.com.br
Pois ééé, mas tenho a sensação de que mesmo se fosse dia de semana tb teria enchido. Vai saber né?
ExcluirOi Kel foi demais esse evento né, apesar de ter ficado de pé um tempão e não ter ganhado no sorteio valeu a pena, a maletinha podia ter mais coisas ( olha só que horror kkkk)!
ResponderExcluirMas enfim foi tudo de bom!
bjkas
Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação
HUAHUAHUAHUAHUAHUA ficamos em pé um tempão MESMO huahuahuahua
ExcluirNo começo dessa semana participei de um Encontro de leitores da Editora Arqueiro e foi bem legal. A representante falou um pouco sobre os próximos lançamentos e um pouco sobre a editora. Ganhei um livro, mas também acho que foi sorte de principiante (mas espero que não rs)
ResponderExcluirQueria ter participado do Turnê da Intrínseca daqui de São paulo, mas não pude ir =/
Ótimo post mo! O evento parece que foi muito bem organizado e divertido! É muito legal ver uma iniciativa dessa das editoras, ajuda a incentivar a leitura!
ResponderExcluiraffffffff que teve turne em Goiânia e eu nem soube... muito chato isso.. a intriseca sempre lançando otimos livros... uma das editoras que mais gosto.
ResponderExcluirFica de olho ano que vem =)
ExcluirClaro que o evento não foi perfeito porque faltou minha pessoa, mas parece que foi "legalzinho" (recalque apitando)...
ResponderExcluirNunca consigo ir nesse evento, ano passado tbm não fui!!!
O QUE A DANI TÁ FAZENDO COM DOIS ALGODÃO-DOCE?????????????
Safada de gulosa! Hahahahaha
Beijinhos
Sou eu... Pri!
huahuahuahuahua um era do filho dela =P
ExcluirEu simplesmente amo estes eventos literários! Pena que é muito difícil eu participar, pois eles geralmente ocorrem em São Paulo (capital) e eu moro um pouco longe. :/
ResponderExcluirMasss, tem Bienal este ano e eu estarei lá!
Você vai, Kel?!
Beijo!
www.boy-lit.com
AHhaha gordice literaria! Amei!
ResponderExcluirPoxa Kel enquanto ai no RJ/SP tem eventos demais aqui no RS tem pouquíssimos =/
Mas bola pra frente eu supero! hahaha, que linda camisetaaaaa amei muito espero que tenha se divertido e obrigada por compartilhar conosco isso.
Beijos Joi Cardoso
Estante Diagonal
De verdade, ainda não acredito que perdi o evento. Fazer pós aos sábados é tenso. Também, o horário que eles escolheram era muito cedo. Mas espero que no próximo ano eu vá.
ResponderExcluirAdorei as fotos.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio
Pois é, uma pena. Espero que vc consiga ir no próximo.
ExcluirOi Raquel, tudo bom?
ResponderExcluirAqui em Brasília também tem bastante evento, mas acho que os lugares escolhidos nem sempre são favoráveis. Também fui na Turnê aqui em Brasília e não ganhei nada...kkkkk
Adorei conferir os lançamentos da Intrínseca porque a editora lança ótimos livros quase todos os meses.
Beijos!
http://livrosyviagens.blogspot.com.br/
tá reclamando? vc ganha sempre huahuahuahua
ExcluirNossa Kel, o evento foi enorme mesmo aí! Precisou de um auditório! E eu achando que as mais ou menos 150 pessoas aqui tinham sido muito, kkkkkkk
ResponderExcluirEu tbm não ganhei nada, mas só de ir já vale a pena :)
beijos
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oi Kel!
ResponderExcluirNossa que inveja de vocês!!!!!! T.T
Primeiro: por você ter a sorte de morar perto da Dani :P kkkkkk
Segundo: Por ter ido para o evento
Terceiro: Por você ter a sorte de morar perto da Dani
E Quarto: Por você ter a sorte de morar perto da Dani kkkkk ops já tinha falado isso. Enfim, você entendeu.
Amei.
Beijocas da Deebs!
Parece ter sido bem bacana o evento. A intrínseca não brinca em serviço. kkk
ResponderExcluirbjs
Queria tanto ter ido quando teve aqui na minha cidade, mas perdi o dia e não pude ir.
ResponderExcluirVEEEEEEEEEELHO! O que falar dessa turnê? AAAAAAAAAAA super boa! #sqn.
ResponderExcluirPor um mundo onde não existam Poser's. UUUUUUHUUL
Mentira!
Foi legal a turnê sim. Mas principalmente porque eu estava com vocês.
Beijos,
Lendo & Esmaltando
Não teve como eu ir no evento...
ResponderExcluirMas deve ter sido bem legal mesmo, pelo que vejo nas fotos =)
Poxa, super bacana isso que as editoras fazem, ainda quero ir em algum este ano.
Kel, vc tá muito feliz na foto sentadinha na cadeira hahaah
ResponderExcluirEu gostei bastante do evento de SP, uma pena q não teve algodão doce ):
Aqui foi menorzinho, menos gente... Resolveram fazer numa segunda feira, num shopping que não é tão perto do metro... Deu nisso, né? hahaha
Também não fui sorteada para nenhum livro, mas tive algumas amigas que saíram com livrinhos novos para a coleção #sortudas
Beijos,
Déia!
Own mine
Pi pi pi, alerta de recalque ativado kkkk VocÊs sempre divando em todos os eventos :/ Adorei as fotos, o algodão doce e a maletinha *-* e tbm acho ter sido sorte de principiante hahahahahahahaha
ResponderExcluirSuper Abraço!!
Meu computador com a mania de desligar sozinho na hora errada e agora não lembro se já comentei neste post. Enfim, morro de recalque de vocês participando de mil eventos, ganhando mil marcadores, maletinhas e algodão doce T.T E sim, foi sorte de principiante hahahaha
ResponderExcluirSuper Abraço!!