06 maio 2014

# Papo Literário // Plágio na Blogosfera

Oi, galera, tudo bem?

Hoje to arrumando minhas coisas para uma viagem meio "bate e volta" que vou fazer amanhã até São Paulo. O difícil para mim é justamente o trajeto. Tenho verdadeiro pavor de estrada e qualquer tipo de viagem de carro, morro de medo desde que o carro em que eu estava bateu há uns dois anos atrás e, confesso, estou bem nervosa. Graças a Deus existe um espaço chamado Por Uma Boa Leitura onde posso me distrair um pouco e é isso o que eu mais quero agora =)

BOM, hoje o Papo Literário vai abordar um assunto que fiquei pasma por não ter aparecido aqui ainda: Plágio na Blogosfera. Felizmente, ou, pelo menos, não que eu saiba, isso ainda não aconteceu comigo, mas algumas amigas já passaram por essa situação no mínimo deprimente. 

Sim, porque vamos combinar, né? Você faz outras N coisas da sua vida. Estuda, trabalha, cuida de filho, cuida da casa, faz academia ou qualquer outra coisa que ocupe um bom espaço do seu dia. Ainda assim arranja um tempinho para ler e, posteriormente, resenha este livro. Quem tem blog literário sabe que não dá para escrever uma resenha que preste em qualquer 10 minutos, né? Lá se vão umas meia hora. Até que um dia você descobre que algum espertinho copiou na cara dura tudo o que você escreveu. Revoltante: sim ou com certeza?

Fiz faculdade de jornalismo e meus professores viviam falando: "deem os malditos créditos". Okay, talvez não exatamente com essa "delicadeza", mas a questão dos direitos autorais é muito forte para quem é deste ramo. Sei que na internet as coisas são mais amplas. Aqui se pode tudo. Pode disponibilizar livro de autor gratuitamente em PDF, pode pegar imagem feita por outra pessoa e colocar no layout como se você tivesse feito, pode copiar texto na íntegra na maior cara de pau e está tudo certo. Mas vamos pensar naquelas pessoas que não são desocupadas e, ainda assim, dedicaram parte do seu tempo fazendo o que gostam. É certo copiar todo aquele trabalho?

Sinceramente, acho uma falta de respeito e de consideração. Para mim, é pré requisito básico da blogosfera ter o seu diferencial. E como fazer diferente? Sendo você mesmo, tendo sua própria opinião sem forjar nada. E isso porque eu nem cheguei ao ponto de que PLÁGIO É CRIME.



A Dani Casquet do blog Livros, a Janela da Imaginação já sofreu com situações bem chatas de PLÁGIO. Nas palavras dela:

"Em primeiro lugar o respeito acima de tudo pelo trabalho de qualquer pessoa é o mínimo que alguém deve ter. O plágio é a forma mais inútil e preguiçosa da falta de respeito e ética! Eu fui plagiada na íntegra com todos os pontos e vírgulas, até mesmo uma palavra errada que tinha escrito a pessoa nem percebeu e copiou! Não acho justo ter que ceder de mão beijada um trabalho que você se dedica a fazer com tanto esforço! E ainda mais tirar onda falando que nessa vida nada se cria tudo se copia essa frase me da arrepios! Sou contra a qualquer tipo de plágio, protegi meu blog de todas as formas! E se você é esse tipo de pessoa só tenho a lamentar a falta de criatividade e caráter."

Infelizmente essas pessoas que adoram o trabalho dos outros não se contentam apenas em copiar a resenha ou os posts dos outros. Hoje plagiaram o layout de uma amiga que pagou (e caro) por ele. Vê se pode?

Vamos abrir o olho, galera. Sejamos originais. Se isso é difícil, para que criar um blog, uma fanpage, etc? Vamos ter mais respeito!!!

38 comentários

  1. Concordo com o que disse, acho deprimente essas coisas... Até onde eu saiba nunca passei por isso e espero nunca passar, acho uma falta de respeito com outro, pois é só o individuo se colocar no lugar do outro e parar para pensar "tô sem tempo de fazer um post e o outro arranjar sempre um tempinho para se dedicar ao blog, é certo eu pegar o texto que ele escreveu?".
    Eu vi o que aconteceu com a Dani e fiquei pasma, pois a blogueira possuía várias parceria e todas as suas resenhas eram plagiada ou na íntegra ou parcialmente.

    beijos
    amandastale.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé. Não dá pra gente saber se está de fato sendo plagiado. Mas é uma grande falta de respeito.

      Excluir
  2. Valeu Kel por mencionar meu comentário, acho o Plágio a forma mais vil de uma pessoa se aproveitar de outra pessoa, não podemos deixar isso em vão e achar que é normal!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Totalmente apoiado, companheira ultra jovem huahuahuahua Plágio é CRIME.

      Excluir
  3. Oi, Kel
    Concordo com você, é muito chato quando ocorre essas coisas. Imagino a pessoa pagou pelo layout e outra pessoa, na maior cara de pau, copia. Isso é crime!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ninguém merece, né? No minimo uma grande cara de pau

      Excluir
  4. Realmente essa é um situação chata e triste, acho que nunca aconteceu comigo, mais vi o que ocorreu com a Daniella e é duro, porque as vezes ficamos, no meu caso, umas duas horas fazendo uma resenha, então imagina a indignação...belo post...abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé. É todo um trabalho. As pessoas acham que é muito fácil vc ter um blog. AFF

      Excluir
  5. Provavelmente não tem coisa mais chata do que plágio! Também nunca sofri isso (pelo menos que eu saiba), mas conheço blogueiros que tenho até dó do tanto que já tiveram seus textos plagiados, inclusive eu mesma já encontrei vários plagiadores (e avisei o dono do texto). Como a Dani disse, é falta de caráter mesmo, porque, poxa, fazer uma postagem bonitinha demora bastante tempo. No meu caso, para eu conseguir fazer uma resenha que eu pelo menos ache aceitável, demoro mais de 1 hora (às vezes até dias, quando é difícil expor minha opinião a respeito do livro), aí um indivíduo vem e simplesmente copia o seu texto, é muita falta de respeito!

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Já fui vítima de plágio, gosto de ler e gosto de participar de promoções na internet
    Copiaram uma frase minha que ganhei numa promoção na cara de pal.
    Mais no caso o dito cujo foi desclassificado
    Ta faltando leis mais rigídas pra esse povo cara de pal
    PLÁGIO É CRIME!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, ninguém merece, Ana. Pelo menos esse foi punido.

      Excluir
  7. Sabe Kel é muito triste saber coisas assim, eu por exemplo quando resolvi criar o blog, sabia que seria algo primeiramente para mim e meus amigos, e que no seu curso natural seria divulgado aos poucos. Não entendo sinceramente o por que pessoas criarem conteúdo para um blog que não sejam seus! Qual a graça? cópia é ridículo, e não sei como alguém consegue deitar a cabeça no travesseiro sabendo que fez algo do tipo.

    Lamento por estas pessoas limitadas.

    Mais que apoiada no teu desabafo aqui no post. Conte sempre comigo ;) e boa viagem!
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente, Joi. Tem gente que, infelizmente adere a copia pra tentar "aparecer". Não sei o que é pior. Quem copia ou quem apoia esse tipo isso.

      Excluir
  8. Plágio é uma coisa bem chata mesma, sempre vejo o pessoal reclamando nas redes sociais.
    Que eu saiba eu nunca sofri desse mal, mas eu realmente não fico colocando meus textos no Google para ver o que foi copiado e o que não foi. Entretanto o nome do meu blog, ahh, esse já copiaram diversas vezes.

    Memórias de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho um absurdo mesmo, Inês. Espero que isso um dia acabe.

      Excluir
  9. Acho isso horrível, sei lá se a pessoa for "pegar " algo que outra pessoa criou, pelo menos peça e de os devidos créditos

    ResponderExcluir
  10. Oiee

    Nunca fiquei sabendo se alguém copiou o meu conteúdo mas o meu layout já tive 3 casos e inclusive um ontem de um blog que pagou para uma empresa copiar o meu layout e colocar no dela ve se pode isso, eu paguei pela criação e arte quem pode usar sou eu e a pessoa que fez né então não tem essa de usar só pq achou que poderia isso é falta de respeito e perda de identidade não se pode fazer isso e ainda sair ganhando.

    Beijos

    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sério que esse não foi o primeiro, Drê? Ninguém merece MESMO, hein!

      Excluir
  11. Kel muito bom o tema em questão. Com certeza é um absurdo saber que esse tipo de coisa acontece e sofrer com ele deve ser apavorante e até desmotivante. Eu passo quase uma hora para fazer um post com resenha e as vezes fico triste pq são pouco comentados em relação a outros tipos de post; então se esse trabalho fosse plagiado não sei como me comportaria. Muito triste, as pessoas estão deixando os valores morais serem esquecidos e o respeito está se tornando um artigo de luxo.
    Apesar dos pesares ainda tenho esperança que as coisas melhorem!!!
    Parabéns pela iniciativa viu!!!! Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito desmotivante. é uma falta de respeito com o trabalho do blogueiro, isso sim! Como se fossemos desocupados, né? Gastamos tempo pensando no post, criando o post, colocando tudo nos padrões e vem um espertinho e copia tudo ¬¬

      Excluir
  12. Nada se cria, tudo se copia. Acho que isso tem mais a ver com o fato de que já chegamos num ponto em que tudo já foi feito, ou que o que fazemos é uma cópia misturada de tudo aquilo que gostamos ou admiramos em forma dos nossos pensamentos, nossa opinião é baseada em algo que já foi feito. Influencia, todos temos. Agora partir para o ctrl C ctrl V já é algo que os antigos chamavam de idiotismo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Thiago. Sempre acabamos nos inspirando em alguma coisa. Mas, como vc mesmo disso. CTRL C CTRL V já é demais

      Excluir
  13. Oi Rachel, tudo bom?
    Adorei a temática do papo literário e realmente é um absurdo que as pessoas façam isso com todo o trabalho que uma outra pessoa teve. Ainda não passei por isso, mas vi o que ocorreu com a Dani e a Dressa. Nós que fizemos jornalismo sabemos melhor que ninguém como o "plágio" é algo horrível.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois éééé. Mas essa questão de internet ainda é muito vaga em questão de regras. Um absurdo.

      Excluir
  14. A pessoa que copia os trabalhos dos outros não tem o mínimo de respeito pelo trabalho duro e dedicação dos outros. Qual a dificuldade de dar os créditos devidos?

    ResponderExcluir
  15. Copiar textos, ideias, imagens do outro é um completo absurdo! Hoje em dia há espaço para todo mundo expressar a sua própria opinião. Eu fico pasma com esse tipo de coisa porque, geralmente, quem tem blog literário gosta de escrever! Caso contrário, não dedicaria seu tempo a um projeto que se alimenta dos seus textos. Como alguém que gosta de escrever se satisfaz copiando o texto de outra pessoa? O que você escreve e propriedade sua e ninguém tem o direito de copiar sem os devidos créditos. Eu sou completamente contra (e não poderia ser diferente já que tenho um blog literário e sou advogada) o plágio! Não está tudo bem disponibilizar o livro em pdf pela internet, não está tudo bem mandar o ebook para os amigos. Essa mentalidade precisa mudar! Precisamos respeitar o trabalho de quem passa horas na frente de um computador escrevendo, seja um livro ou um post. É preciso respeitar o processo criativo! Nós que lutamos tanto para ver a literatura nacional ocupar o seu lugar de direito nas estantes dos leitores não podemos permitir o retrocesso que é a cópia!

    Adorei o post e a oportunidade de debatermos um tema tão importante!!!

    Beijos, Kelzitcha!!

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai, mari. Falou dificil, coisa de advogada huahuahuahua Vou te contratar se um dia eu for plagiada =P

      Excluir
  16. Kel, o que mais gosto nessa coluna é os temas que você aborda e a liberdade de discutir sobre assunto aqui nos comentários. Concordo plenamente com você em tudo! Nunca sorri nenhum plágio, de posts, ou layout no meu blog, mas para escrever o que eu posto eu gasto meu tempo e me dedico para aquilo. É um absurdo e um ato de uma pessoa sem senso de ridículo e criatividade, que acha que copiar é a melhor opção. Já vi isso acontecer em muitas histórias, até mesmos Fanfics que eu estou acostumada a ler. Acho mesmo é que essas pessoas tem que ser denunciadas e veja que é importante tratar respeitar os autores, tanto literários como outros e claro, nós blogueiros.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brigada pelo elogio a coluna, Li. Essa é a intenção. Sempre gerar uma repercussão aqui nos comentários. Obrigada =)

      Excluir
  17. Oi mozi! Muito bom o seu post. O tema realmente é muito importante e deve ser debatido. Tem que ser de conhecimento geral que o plágio é algo sério, que precisa ser tratado com cuidado, pois envolve a obra de outras pessoas!

    ResponderExcluir
  18. Já tive um blog, não era literário, mas rolava as vezes esse lance de plágio. É horrível, você vai lá e posta. Tem o trabalho, por mais que seja algo que fazemos por prazer, se tem algum trabalho. Tiramos um tempo pra fazer aquilo e vir alguém na maior cara de pau e copiar tudo, inclusive os erros se tiver. É lastimável. Certa vez, denunciei mesmo.
    Talvez assim coloquem o cérebro pra funcionar! Adorei o post, espero que aqueles que se acham os espertinhos o leiam.

    ResponderExcluir
  19. Nossa, é um assunto polêmico!
    Acho que nunca aconteceu comigo, na verdade nunca procurei saber, mas espero que não seja...
    Cara, nem sei o que dizer sobre quem copia...
    Uma vez aconteceu de eu copiar uma sinopse do livro e (sem reler a postagem) copiei junto a resenha de alguem e depois escrevi a minha....
    Ficou um troço super confuso e feioso!
    O pior foi que era de um livro de parceria e a EDITORA QUE ME CHAMOU A ATENÇÃO!! #CHUPA!!!

    Morri de vergonha, pedi perdao a editora e fui até a blogueira e me expliquei...
    Apaguei tudo na hora e consertei... Hoje leio e releio minha postagem mil vezes e tomo muito cuidado na hora de copiar as sinopses dos livros!

    Tenho vergonha até hoje, quando conto às pessoas!
    Eu fico imaginando a caraça de pau das pessoas! >.<

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  20. Nossa..... isso é tão chato =(
    O pior é saber se alguém te copiou, pois não da para conferir todos os blogs existentes, então querendo ou não, isso pode acontecer. Acho que cabe a cada um o bom senso e respeito ao próximo.

    ResponderExcluir
  21. Acho isso uma falta de respeito sem tamanho.
    Bem nunca fui plagiada em nada, mas eu escrevo fanfic e conheço pessoas que foi plagiada. Uma amiga foi plagiada em apenas algumas partes da fic, e ela resolveu excluir para que isso nao voltasse a ocorrer, uma mulher teve a fanfic plagiada e a mulher postou como livro e isso fazia mais de anos, e o pior era q a pessoa era fake, então não dava para saber quem era, tbm teve uma outra amiga que foi plagiada por uma gringa kkkkkk, até em outras línguas ela foi plagiada kkkkk
    Acho isso uma falta de respeito com a pessoa e com a criatividade dela, não é facil escrever nada, nem livros, nem fanfic e nem resenhas, então a outra vem lá e pega e copia na maior cara dura, me poupe né.
    Acho que é isso..
    Bjs bjs

    ResponderExcluir
  22. Plagiar algo é realmente uma vergonha. Não faz sentido você se dar o trabalho de colocar alguma coisa de 'sua' autoria online e ainda copiar! Realmente não faz sentido copiarem coisas e colocarem como se fosse sua! Não dá para entender!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  23. Oi Raquel,
    Esse é mesmo um tema sobre o qual temos que estar sempre atentos. Infelizmente existe muita gente folgada, sem noção e sem respeito por aí, porque para mim, plagiar é um ato que envolve isso tudo. O caso da Dani foi um bem próximo da gente, mas vira e mexe vejo algum blogueiro denunciando que foi plagiado no face.
    E gostei de você ter mencionado a questão de imagens também, porque recentemente tivemos dois plágios do banner do blog da Dressa, que é lindo, mas é dela, foi encomendando e pago! Se a pessoa quer uma imagem legal, procura no google e olha o site de onde vai pegar, se é permitido, tem vários que disponibilizam gratuitamente.
    Eu fico meio revoltada com umas coisas dessas.

    beijos

    ResponderExcluir
  24. Odeio plágio. Concordo quando se diz que se não tem criatividade para criar algo... não cria! Até onde sei não passei por nada parecido ainda e pretendo não passar.
    Super Abraço!!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!