18 abril 2014

# Sessão Cinema // Filme Divergente

Oi, gente, tudo bem?

Estamos quase no finalzinho do nosso especial Divergente (tá, na verdade estamos no meio, ele vai até domingo), mas não poderia deixar de vir aqui e falar do filme. Se vocês acharam que eu destilei todo o meu veneno na resenha de Convergente, não leiam essa resenha. HUAHUAHUA. BOM, fui ver o filme ontem na estreia com o meu namorado. E em meio a fãs histéricas, pessoas que não sabiam o que estavam fazendo ali e fãs da saga, estava um filme mediano que não me surpreendeu.

Título: Divergente // Divergent
Distribuidora: Paris Filmes
Direção: Neil Burger
Duração: 140 min
Estreia: 17 abril
Elenco: Shailene Woodley, Theo James, Kate Winslet, Miles Teller, Ansel Elgort









O filme começa muito bem. Logo de início chamo a atenção para a apresentação das facções. Achei uma incrível sacada as cenas com o brasão de cada uma delas. Por exemplo, quando a Tris falava da Amizade, aparecia uma cena de pessoas dando as mãos. Amei. O início é bem fiel. Talvez o filme tenha pecado pela falta de algumas explicações, alguns detalhes, mas achei que a ideia geral foi passada para o expectador. Dá para entender, ainda que não de forma totalmente aprofundada, a história. Claro que é impossível se ater em todos os detalhes, afinal é uma adaptação, mas sustento a minha opinião de que essa não foi uma das melhores.

Senti falta dos quotes dos livros nas cenas. Os diálogos da Verônica são tão inteligentes! Achei que eles poderiam ser mais aproveitados. Algumas cenas são diferentes do "original". Algumas me incomodaram e outras não. Porém, o ponto fraco do filme, para mim, foi o fato da grande descoberta do livro: "o papel da Erudição", ser introduzido logo de cara nos cinemas. Cadê a surpresa do final? Aquele "OOOHHHHHH" de deixar todos de boca aberta? Pois é, não existe. A conspiração está presente desde o inicio, e de forma clara. E, claro, não menos importante, todo mundo já sabe que a Tris é. 




Aliás, tensão é uma coisa que também ficou aquém. Ainda mais que no início há uma narração da Tris. Este "narrador em off" poderia ser usado para gerar uma tensão maior na hora da escolha das facções, por exemplo. Nos livros o leitor sofre junto aos conflitos da adolescente que não sabe o que deve fazer. No filme, Beatrice é uma das primeiras a serem chamadas e a cena se desfaz com rapidez.

No filme existem muitas cenas de ação e elas são ótimas. Podemos acompanhar o desenvolvimento da Tris dentro da Audácia. Ela vai ficando mais forte e independente. Mas os recursos são limitados. O efeito da cena da tirolesa é tosco huahuahuahua. A compensação vem no figurino. Impecável, eu diria. E do jeitinho que eu imaginava. O contraste das cores e até mesmo os detalhes dos objetos de cena mostram o cuidado dos diretores em transmitir, dentro do possível a sensação de estarmos na Chicago futurista. Gostei muito.

foto tirada pelo namorado


Eu simplesmente adoro a Shay, acho a atriz uma simpatia e super talentosa, mas, infelizmente, quem nasce para ser Hazel Grace não consegue ser Tris Prior. E a Shay decepcionou.  Desculpe falar isso, gente, mas foi o que senti. Ela é fofa demais para a Tris. Achei que a atriz oscilou bastante. Ora entrando na personagem, ora não. Tris é uma rocha, não confia tão facilmente nas pessoas, é durona. E senti que faltou um pouco disso na Shay. Ela é fofa demais. O jogo de câmeras abusava no close na atriz para pegar suas expressões e não consegui me convencer de que estava diante da Tris. Por outro lado, Theo James deu a vida a um Quatro de tirar o fôlego. Tanto no aspecto físico, quanto no sentido de interpretação. O Quatro de Theo é charmoso, mas ao mesmo tempo, rústico. E que voz é aquela, gentemmmm? Agora, uma coisa é certa: química entre ele e a Shay é inegável.


Eric (Jai Courtney) e Janine (Kate Winslet) são de dar raiva. Confesso que impliquei com a escolha da Kate Winslet para o papel, não a imaginava em um filme adolescente. Mas ela me surpreendeu e, cara, como dá vontade de matá-la das formas mais dolorosas. Porém, fiquei me perguntando onde colocaram o Peter (Miles Teller), um completo sociopata e uma pedra no sapato da Tris. Senti falta de um espaço maior para o ator. Na verdade, nos livros o "vilão" mais presente é ele e o Eric, uma vez que a participação de Janine só vem mesmo a tona mais para o final. Uma pena que o Peter não tenha tido o destaque que merece no filme. E alguém viu o Uriah nesse filme? Ele se torna um dos grandes amigos da Tris... to procurando o coitado até agora. Talvez tenha ficado preso no livro. Acontece  -.-

São de Christina (Zoe Kravitz) as melhores sacadas. Sua sinceridade inocente é contagiante. Zoe conseguiu captar a essência "falo o que me vem a cabeça" da personagem. Apesar de Christina cair no mesmo problema do Miles: pouco aproveitamento.

O filme transcorre super bem, nem sentimos os 140 minutos. Posso dizer que a adaptação é mediana. Não é uma das melhores e mais fieis que já vi, mas cumpriu o seu papel. Espero que no próximo filme eles melhorem em alguns pontos e, principalmente, com maiores recursos, consigam desenvolver melhor algumas cenas. 

Esse é o trailer do filme para quem ainda não viu e, para os fãs, tá rolando promoção na nossa fanpage

54 comentários

  1. Kel, não é só você que tem essa opinião. Tenho visto várias opiniões parecidas com a sua, inclusive da colaboradora do meu blog. Amanhã vou assistir ao filme preparada psicologicamente para não me decepcionar tanto. Mas é sempre assim, eles nunca conseguem transmitir a essência do livro.
    Vamos torcer para que seja igual a saga Crepúsculo, que melhore de acordo com os filmes, porque você lembra que terrível adaptação foi a primeira?!

    Beijinhos!
    http://citacaonumclick.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me lembre! Pior que isso só Percy Jackson !

      Excluir
  2. Estou super ansiosa para conferir como ficou o filme,
    sério que não foi muito fiel??? Pelos traillers achei que ia ser diferente,
    mas já era de se esperar algumas divergências hehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhhh verdade. sempre fica diferente. mas fazer oq né?

      Excluir
  3. Ahh Kel! Eu confesso que esperava mais. Primeiramente não gostei tanto da dublagem, sei que a não podemos criticar tanto os dubladores brasileiros, mas cismei com a voz da Tris. Escolheram uma voz muita fina e que ficava estranho na personagem. A trama em si, achei mediana também. Theo e Shay tem química, mas como você mesma disse ela não é uma perfeita Tris, Hazel Grace já tem mais " sincronização". As partes que menos gostei foi não ter focado em coisas que são importantes no livro, como Al e Will que colocaram atores bem parecidos que eu até me confundi. Trocaram algumas coisas e tiraram partes que eu realmente esperava, mas mesmo assim gostei! Foi uma adaptação boa, não perfeita. Mas do resto não posso reclamar.
    A trilha sonora pra mim foi o ponto chave. Dava vontade de fechar os olhos e se imaginar na cena junto com o personagem ^_^
    beijos
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tb esperava bem mais. Mas aaahhh filme dublado nmg mereceee

      Excluir
  4. Oi Kel...Nossa estou super ansiosa para ler e ver este filme, fico feliz de saber que estou!! Espero que estreie ligo na minha cidade para poder conferir também!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Raquel :)

    Já assisti e fiz resenha de Divergente. Assim com você, não achei a adaptação a melhor, mas vale a pena o ingresso. Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kel
    Como sempre o livro é melhor que o filme. Estou com muita vontade de assistir esse filme, mac confesso que estou receosa pois as resenhas que já li não são muito positivas.

    ResponderExcluir
  7. Sempre acontece em adaptações essas diferenças e até certos deslizes ,já que é impossível adaptar um livro ao pé da letra. Como eu ainda não li o livro, sei que vou surpreender e até mesmo gostar, pois pelo que você disse o filme pode não ser perfeito, mas vale dar uma conferida.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Marla. A ideia central está ali. Apesar de algumas pontas soltas.

      Excluir
  8. Oi kel,
    tudo bem?
    Todo mundo já está comentando isso, que a adaptação foi mediana, que não traz muitas explicações para quem não conhece a história e nunca leu os livros. Uma pena mesmo. Mas eu ainda assim quero ver. Acho que vou gostar das cenas de ação, de luta. E quero suspirar com essa voz de que tento vocês falam, risos...
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Kel! Uma coisa é certa e é uma coisa que já sabemos: Livro>Filme

    Devo salientar algumas coisas que talvez você não tivesse tido acesso e como acompanho ele todos os dias quase vou compartilhar com você, foi escolhido deixar de lado o personagem Urijah pois no segundo filme ele terá uma participação muito maior, e em Divergente não. Logo, não seria justo com o ator atuar 10 minutos em um filme sendo que no proximo quase que 100% - http://divergentebrasil.com/30-coisas-que-voce-deve-saber-sobre-o-making-of-de-divergente/

    É bem difícil colocar todos os detalhes que nós fãs - esperamos em uma adaptação! E quase que sempre nos decepcionamos, mas de modo geral eu amei tudo, figurinos, fotografia, trilha sonora e o casal é claro, que quimica e que beijo <3 e a voz de Theo James é sensacional.

    Baseado em um comentário aqui em cima, infelizmente não consigo entender como alguém consegue ver um filme dublado, gente! não tiro mérito no trabalho dos dubladores no Brasil, mas simplesmente NÃO é a mesma coisa. Por tanto, para mim uma critica baseada nisso me deixa um tanto quanto revoltada.

    Estou com muita vontade de ver novamente para cuidar mais alguns detalhes! com certeza irei hahaha Mas realmente Kel não ficou 100% mas esperar algo semelhante ao livro tbm acho exigir demais. Pra ficar como eu realmente queria Divergente deveria ser divido em dois filmes, assim teria tempo o suficiente! Não custa sonhar né =/

    Saliento também as cenas de luta, eu simplesmente amei a cena da Tris e do Quatro lutando, ela o derrubando passando a perna por sua cabeça foi sensacional.
    E as tiradinhas de "comédia" que foram feitos em alguns diálogos tbm curti.

    Enfim, teve suas falhas mas para mim não deixou de ser muito bom e me agradar totalmente
    Beijos
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu achei que os diálogos poderiam ser melhor trabalhados. Adoro quando se baseiam em falas dos livros e inserem nos filmes. Não senti isso em Divergente =( E olha que o livro é cheio de bons diálogos

      beijos

      Excluir
  10. Oi, Raquel, tudo bom?
    Quero assistir esse filme, mas ainda não li o livro - o que faço?
    Pelo que entendi o filme é realmente uma adaptação e não tem "muito" respeito pela história do livro. Ainda tô afim de assistir e ler, mas vou ter que levar suas opiniões em consideração, haha.
    Beijos.

    Rogério Queiroz - Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Ainda não li o livro, mas logo lerei (=
    Uma pena o filme sr mediano e ecar em tantas coisas, acho que é o que mais me dá raiva... Infelizmente são poucos filmes que cumprem seu papel, pelo menos este foi um pouco rs.
    Espero que se sinta melhor com o próximo ;)

    Beijos!
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
  12. Oiiii,
    ainda não fui assistir, odeio gente gritando e falando besteira no cinema...
    Odeio luzes do cel acesa e um monte de barulhos de gente conversando!
    Sou chata!
    Vou assistir no meio da semana e num horário menis cheio (num cinema escondido!)
    hahahah

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Fui ver o filme e amei de verdade.
    Quer saber de uma coisa? Eu não tô nem ai para quem não leu o livro rs rs. Quem tem que gostar e entender é quem leu.
    Só senti falta do Edward.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Pois é Kel, fui ver o filme hoje (não pode ir na estreia #todoschoram) e simplesmente AMEI! É claro que tem aquelas partes que são infiéis ao livro, mas apesar disso, amei o modo como deixaram tudo bem realista. Virei fã da Shay depois desse filme e saí do cinema pensando: estreia logo Insurgente! ;) hahaha'

    ResponderExcluir
  15. Sabe eu ainda não li o livro, mas talvez eu veja o filme primeiro, pois vou achar o filme bom(eu acho) e vou achar o livro melhor ainda quando ler, e assim não irei me decepcionar com o filme (Rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Eu ainda não li o livro, só inúmeras resenhas sobre ele. Não gosto muito de ver o filme antes porque perde a graça do livro. Gosto de ler um livro onde eu não sei o que vai acontecer, me emocionar com o livro, não com o filme.
    E quanto ao que você disse, foi quase a mesma coisa que eu senti em relação à A Menina Que Roubava Livros. Não transmitiu a essência do livro. Fiquei chateada com o filme )):
    Mas sempre acontece isso..
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  17. Ainda não li os livros porque não me chamaram muito a atenção, mas acho que vou assistir ao filme só pra se ter uma ideia do que se trata a história, e se gostar, vou ler, e aí sim vou poder formar uma opinião do filme.

    Beijos,
    Cenas do meu livro de memórias | Fanpage do Blog

    ResponderExcluir
  18. Kel, juro que esse negócio não tava me empolgando, mas depois de ver o trailler fiquei curiosa pra ler o livro! rsrs

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  19. Ainda não li nenhum livro da trilogia , mas pretendo ler. Não sei se quero ler antes ou depois de ver o filme.. to decidindo ainda. Então não posso julgar nada sobre o filme ):
    Gostei do namorado servindo como fotógrafo ! haha a foto ficou bonita !
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  20. Oii Kell. Que bom que você gostou do filme...
    Curti muito a postagem e as fotos. Quero uma assim para ACEDE e A esperança Parte 1. Hehehehehehehe <3

    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu li Divergente e adorei. Também já assisti o filme e fiquei apaixonada pela adaptação. Não sei como não conseguiu te conquistar também, eu achei que está bem fiel ao livro. Sério, todas as cenas me surpreenderam e a Shai estava melhor do que eu imaginava no filme. Uma pena que não tenha que você não conseguiu gostar tanto quanto eu.

    ResponderExcluir
  22. Oi Raquel, tudo bom?
    Eu não li o livro ainda e só vou assistir esse filme depois disso. Pelo que vi por aí a adaptação foi boa, mas não foi o que todos esperavam. Sobre os recursos do filme, eu penso que vai ocorrer como em Jogos Vorazes. O primeiro filme foi bom, mas bem simples e o segundo foi arrebatador. Tomara que seja assim.
    EU TAMBÉM NÃO CONSIGO VER ESSA ATRIZ EM OUTRO PERSONAGEM QUE NÃO SEJA A HAZEL..kkkkkkkkkkk
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBRIGADA POR CONCORDAR COMIGO ALINEEEEEEE

      Excluir
  23. Eu ainda não li os livros, mas gostei bastante do filme. Não entendi a necessidade de usar a mesma atriz para os dois filmes de adaptação, me bateu aquela sensação de que um dos dois com certeza não vai ficar tão bom porque vai ser inevitável comparar, sabe? :~
    Bom, sei que o filme me fez ter mais vontade ainda de ler os livros!
    Beijo

    ResponderExcluir
  24. Poxa, eu gostei da Shailene como Tris! E amei o Theo como Four :B
    Também senti falta de uma participação maior do Peter e da Chris, além do Edward!
    Mesmo assim, gostei da adaptação! :)
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHHH ela é mt docinho como Tris, Dea huahuahuahua

      Excluir
  25. Mesmo tendo aqui um aviso ótimo que o filme tem algumas faltas e tudo mais, me deixou realmente com vontade de assistir. Antes eu não queria, mas mudei de ideia! Adorei

    ResponderExcluir
  26. Oi, Kel! Tudo bem? Tive que passar aqui para ler a sua resenha e, no geral, eu concordo com você, faltou alguma coisa que deixasse o filme mais emocionante... Senti falta de alguns personagens também, mas pelo menos gostei do esforço da produção de tentar mostrar que eles estavam ali (como no quadro de pontos durante o treinamento na Audácia). É como eu disse lá no blog, espero que com a troca de diretor, o filme ganhe mais ritmo e um tantinho mais de emoção (até, porque olha só como ficou "Em Chamas", uma mudança na direção caiu super bem para a série). Pelo menos o filme já valeu pelo sensacional do Theo James hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh eu tb!! Torcendo para essa troca de diretor ser providencial =P

      Excluir
  27. Eu não assisti o filme de divergente, e nem li o livro também, mas pelo sucesso da saga, estou com altas expectativas, espero não me decepcionar quando for ler..
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  28. Confesso que aos poucos perdi a vontade de ir ao cinema, justamente por causa dos mal educados que ficam falando e contando a história durante o filme para quem não sabe de nada =\ e os que ficam gritando é o fim. Falta de respeito, então quando vou deixo para os últimos dias e nas últimas sessões.
    Amei sua blusa \o/ que pena que a adaptação não ficou nota dez quanto vc desejava. Bjos

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ÉÉÉÉ, assistir filme na estreia é pedir para ter esse pessoalzinho enchendo o saco =P

      Excluir
  29. Bem, como alguém que não leu nenhum dos livros, eu tenho que dizer que gostei do filme. Porém eu acho que teria ficado com algumas dúvidas se não tivesse você para me explicar melhor. Além disso, achei que o final ocorre de forma muito rápida e um pouco desordenado. Mas no geral é um bom filme que vale a pena ser visto.

    ResponderExcluir
  30. Eu só vou ver esse filme em DVD porque ainda não terminei de ler o livro :(

    Pelo o que você disse, como sempre eles cortaram e modificaram partes do livro. O que acontece sempre né, mas espero que no geral a essência tenha sido mantida.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Ainda não li os livros, mas acho que se eu assistir, irei depois de ler os livros. Que pena que o filme não preservou a tensão do livro e os diálogos inteligentes. Não posso opinar muito sobre os atores, pois não conheço os personagens, mas fiquei animada em saber que pelo menos as cenas de ação são boas rs
    beijos!

    ResponderExcluir
  32. Ainda não fui ver o filme! Estou querendo ir essa semana ainda :D Como eu já disse: não gosto do ator que faz Quatro! Gostei do post!

    Henrique

    ResponderExcluir
  33. Quero assistir o filme, mas tô com o pé atrás porque ainda não li o livro, rsrsrs
    Mesmo não tendo lido o livro ainda de todas resenhas que eu li imagina a Chloe Moretz no papel da Tris Não sei por quê, rsrsrs
    Vou assistir o filme o mais urgente possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh acho que vc vai gostar do filme, a ideia geral do livro tá lá. Mas não tem jeito, né? O livro é o livro =P

      beijos
      Kel
      www.porumaboaleitura.com.br

      Excluir
  34. Oi, Kel!
    Tenho amigos que gostaram do filme, mas também alguns que acharam sem nexo.
    Não sei o que dizer sobre essas opiniões, mas olharei o filme sim! Quero ver se a história irá me atrair ^^

    Abraços!
    Vini - blogumjovemleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viniii. Ai que saudade de vc por aqui. Espero que vc curta o filme

      Excluir
  35. Depois de ler muitas resenhas falando muito bem do filme, essa é a primeira que leio que mostra os pontos da fraco da adaptação. Não posso dar minha opinião porque ainda não li o livro e nem assisti a adaptação cinematográfica. Porém, pelo que sei da protagonista do livro, realmente não combina muito com a atriz escolhida.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éé. No inicio eu até via um pouco da Tris nela, mas depois que assisti ao filme... nada mais destoante

      Excluir
  36. Oi Kel, não sabia que você tinha um site. Acabei encontrando sem querer pelo google e você está de parabéns. Site maravilhoso!

    Eu li os tres livros da série e assisti ao filme no cinema também.
    Uma coisa que me satisfez muito, apesar de concordar que a adaptação cinematográfica sempre perde essencias em relação ao livro, foi a mudança da idade da Tris para 18 anos e do Tobias para 24. Nunca aceitei bem a diferença de idade de apenas 2 anos do livro. Considero um imenso furo de roteiro a Tris e o Tobias não se conhecerem e, principalmente, a mãe dela não saber quem ele é, pois o livro deixa bem claro que as duas famílias são próximas, mesmo que diga que o Tobias era um menino que se isolava. Os pais dela não saberem quem ele era fisicamente é uma história bem difícil de engolir. Se a transferência do Tobias gerou tanta repercussão, como em apenas 2 anos todos haviam se esquecido dele, ou como a mãe da Tris não o reconheceu na cena da visita?

    Essa mudança acabou sendo essencial e pra mim isso justifica o corte da cena da visita. As vezes a adaptação peca, mas as vezes acerta também. esse foi um dos casos que a bola foi dentro.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!