Fala galera! Aqui é o Bruno, namorado da Raquel, marcando presença mais uma vez no blog! Desta vez vim fazer a resenha do terceiro livro da série Game of Thrones, A Tormenta de Espadas, escrito por George R. R. Martin ( Resenha do Livro 1 e Livro 2). Tentarei não entrar em muitos detalhes do livro, porque sei que contar spoilers de Game of Thrones é um crime grave (eu mesmo me irrito muito com qualquer sinal de spoil). Espero que vocês gostem da resenha!
Título: A Tormenta de Espadas - As Crônicas de Gelo e Fogo // A Feast for Crows
Autor: George R. R. Martin
Editora: Leya
Páginas: 884
Sinopse: A tormenta de espadas, o terceiro livro da série de George R. R. Martin, onde os Sete Reinos já sentem o rigoroso inverno que chega, mas as batalhas parecem estar mais cruéis e impiedosas. Enquanto os Sete Reinos estremecem com a chegada dos temíveis selvagens pela Muralha, numa maré interminável de homens, gigantes e terríveis bestas, Jon Snow, o Bastardo de Winterfell, que se encontra entre eles, divide-se entre sua consciência e o papel que é forçado a desempenhar. Robb Stark, o Jovem Lobo, vence todas as suas batalhas, mas será que ele conseguirá vencer os desafios que não se resolvem apenas com a espada? Arya continua a caminho de Correrrio, mas mesmo alguém tão desembaraçado como ela terá grande dificuldade em ultrapassar os obstáculos que se aproximam. Na corte de Joffrey, em Porto Real, Tyrion luta pela vida, depois de ter sido gravemente ferido na Batalha da Água Negra; e Sansa, livre do compromisso com o homem que agora ocupa o Trono de Ferro, precisa lidar com as consequências de ser a segunda na linha de sucessão de Winterfell, uma vez que Bran e Rickon estariam mortos. No Leste, Daenerys Targaryen navega em direção às terras da sua infância, mas antes ela precisará aportar às desprezíveis cidades dos escravagistas. Mas a menina indefesa agora é uma mulher poderosa. Quem sabe quanto tempo falta para se transformar em uma conquistadora impiedosa?
O livro começa logo após os dramáticos acontecimentos do fim do segundo livro “A Fúria dos Reis” e mostra uma Westeros se recompondo da guerra, com novas alianças sendo formadas, enquanto que outros personagens sofrem com as consequências dos eventos do segundo livro. Como o próprio título do livro sugere, nesse livro temos literalmente uma tormenta de espadas em vários cantos do mundo criado por George Martin. O livro é, na minha opinião, superior ao primeiro e segundo volume da saga. Nele, George Martin consegue desenvolver uma história complexa, com uma maestria incomparável. O livro é tenso do início ao fim, deixando o leitor totalmente envolvido pela história. Sem contar do já conhecido desapego do autor a personagens principais e queridos, ou seja, o livro tem muita morte. Algumas delas acontecem quando você menos espera.
Apesar de ser o maior livro da saga lançado até agora, é o que a história mais flui. A narrativa é mais rápida, porém mantendo um equilíbrio entre os diálogos (sempre muito bem elaborados e com vários significados escondidos) e os momentos de maior ação e aventura. A estrutura do livro é mantida. Isso significa que temos vários narrados, sempre se alternando entre os capítulos. Na minha opinião, essa é uma das características mais marcantes da escrita de George Martin, pois permite que o leitor absorva uma grande quantidade de informação e de ponto de vistas ao longo do livro. Além de tudo, permite que o leitor conheça melhor os personagens e os seus pensamentos. Porém, isso tem um ponto negativo, porque ser um personagem “principal” não significa, no mundo de Game of Thrones, que o personagem vai ficar vivo!
“Se o gelo pode queimar, então o amor e o ódio podem se juntar. (Jojen Reed)”
O leitor vai sentir um mix de sentimentos ao ler “A Tormenta de Espadas”. Em alguns momentos, vai sentir raiva e querer jogar o livro pela janela. Em outros momentos vai ficar incrédulo, sem acreditar que aquilo realmente está acontecendo. Mas com certeza vai vibrar com a genial história que é desenvolvida por George Martin. Os mistérios que cercam as histórias (Deuses, magia, dragões, etc.) continuam sendo desenvolvidas por Martin nesse livro. Na minha opinião, o autor faz o possível para não permitir que essas criaturas / forças sobrenaturais sejam os protagonistas da histórias, sempre dando um foco maior para as relações humanas. A série não faz uma distinção exata entre mocinhos e vilões. O livro retrata as pessoas como elas realmente são, cheias de qualidades e defeitos. Um grande exemplo disso é Jaime, que começa a ter uma narrativa sob a sua perspectiva nesse livro e muda a opinião que muitas pessoas tinham sobre ele.
“Algumas batalhas ganham-se com espadas e lanças, outras com penas e corvos.”
Cabe ressaltar que os casamentos são os pontos fortes desse livro, marcando os momentos de maior tensão do livro. O casamento vermelho é um grande show proporcionado com George Martin, mostrando o leitor que o mais importante para ele é o desenvolvimento da sua história de forma coesa, sem se importar o quanto isso pode custar.
Concluindo, A Tormenta de Espadas é um ótimo livro e super recomendado. Agora a minha expectativa é que os demais livros da série mantenham a mesma qualidade esse livro, pois George Martin conseguiu subir ainda mais o nível de expectativa do leitor com esse capítulo e com certeza terá um grande desafio para os próximos capítulos!
Oi Bruno, oi Kel!
ResponderExcluirParabéns Bruno, você conseguiu resenhar sem contar nada!! Hahahaha
INCRIVEL!
Logo nas primeiras linhas, lembrei da exibição de GoT (lá no Village Mall) em que havia um mural com as fotos dos personagens mortos.
Rodrigo não tinha visto a temporada toda ainda e soltou: PoRR@! Tomei spoilerada na cara!!!
hahahahahah, eu ri!
Beijinhos
Sou eu... Pri!
Parabens, Pri, até quando a assinatura é minha vc reconhece quem fez o post HUHUAHUAHUAHUA
ExcluirOi Bruno, tudo bem?
ResponderExcluirEu acompanho a série, mas ainda não consegui começar a ler os livros, pois são tão longos. Mas, pelo seu entusiasmo na resenha eu fiquei interessada em dar uma chance aos livros. Acho que lendo os livros eu vou conhecer muito melhor a história.
Beijos.
http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/
tb acho, Ana!! Li os dois primeiros e só. Náo consigo ler esse livro no meu ritmo. São muitos detalhes, só nas férias HUAHUAHUA
ExcluirUau! Parabens Kel e Bruno é o primeiro blog que vejo fazendo resenha sobre a as Cronicas de Gelo e Fogo! O que pra mim é maravilhoso, por que morro de vontade ler, pra saber assim...o que tanto o pessoal fala. Mas nunca vi um episodio se quer da série!
ResponderExcluirConfesso que o tamanho assim me assusta, mas pretendo ler sim em breve!
Agora vou voltar nos outros posts que vc fala do primeiro e segundo!
Joi Cardoso
Estante Diagonal
Jura? Eu resenhei os dois primeiros tb. Mas já abandonei a série. Bruno é que é o viciado =P
ExcluirGame of Trhones é realmente uma série épica que mantém o foco nas diferentes pessoas e suas reações. Mesmo tendo dragões, magia, ressurreição e etc... o que importa é o que os atores principais fazem com esses acontecimentos, como a resenha mencionou.
ResponderExcluirQuanto a raiva e a vontade de jogar o livro pela janela, sim. As vezes da vontade de jogar essa merda numa bacia de gasolina e tacar um cigarro aceso! Mas acho que isso reforça a tentativa de realidade cotidiana do livro. Podemos fazer planos e tentar controlar os acontecimentos, mas no fim, pode ser tudo diferente.
Amei a foto que muda de cor... no início achei que estava vendo errado, hahahaa!
Parabéns ao site por uma ótima resenha. E gente, vai ler o livro, a série só representa 30% das emoções ;p
HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA
ExcluirEstou lendo esse livro,
ResponderExcluirnão cheguei a ler os demais, peguei esse porque queria saber o que viria depois do último capitulo da terceira temporada da série... Estou imensamente apaixona pela escrita de George R. R. Martin.
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
HUAHUAHAU mt boa, Del
ExcluirOi, Bruno
ResponderExcluirAdoro essa série. Ainda não li o terceiro volume, mas depois da sua resenha, fiquei ansiosa. Quem será que vai morrer agora?
quem vai morrer é o..... HUAHUAHUAHAU
ExcluirOi Bruno!
ResponderExcluirNão li Game of Thrones e de forma geral, não é meu tipo de livro haha
Mesmo assim, gostei da sua resenha e acredito que os livros são ótimos para aqueles que são fãs do gênero! :)
Beijos,
Ká Andrade
http://teens-books.blogspot.com.br/
tb não faz mt o meu estilo não. Mas adoro alguns personagens
ExcluirAdoro suas resenhas, Bruno!!
ResponderExcluirbjoos
oxi, e as minhas não? HUAHUAHUA
ExcluirParabéns ótima resenha .
ResponderExcluirJá li o livro e realmente é o que vc falou é um mix de sentimentos, raiva, pena, dor, medo, mas principalmente raiva /Shuhesahushuhesahua
Quando assisti a primeira temporada fiquei realmente curiosa para ler os livros, mas já se passaram alguns anos e eu não passei do primeiro, rsrs. Quem sabe no futuro eu crie coragem para lê-los, mas no momento vou ficar apenas com a série de TV. Ótima resenha!!
ResponderExcluir*bye*
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Mas dizem que a série é mt boa. Pelo menos isso, né? =P
ExcluirÓtima resenha, o Bruno também manja dos paranauê heim Kel? kkkkkk
ResponderExcluirbeeeijos,
Miss Sainha
não é, menina? Daqui a pouco o blog é dele HUAHUAHUA
ExcluirPoxa cara, meus parabéns! Você conseguiu fazer uma ótima resenha, do terceiro livro de uma série gigante e sem soltar spoilers.
ResponderExcluirConfesso que tenho um puta medo d'As cronicas de gelo e fogo por 2 motivos: 1) livros enormes e 2)o autor não tem piedade. Eu tenho certeza que todos que eu elegesse favoritos iriam morrer T.T
Enfim, ótima resenha e apareça mais vezes :p
Super Abraço, Victor Rosa
encantosparalelos.blogspot.com.br
o livro é mt grande mesmo. E a coleção do bruno é pocket. Ai já viu né? Não tem menos de mil págiinas HUAHUAHUAHUA
ExcluirOi Bruno! Então, eu não cheguei até aí ainda (só li o Guerra dos tronos, por preguiça de ler o resto, mas tenho todos!). Tomara que o que você disse, sobre a leitura ser mais fluída, seja verdade haha porque eu demorei um tempão pra ler o primeiro (mas tem anos, pode ser que agora eu leia mais rápido!). Enfim, a resenha ficou muito boa! Devia resenhar mais vezes!
ResponderExcluirHenrique.
NEM ME FALEEEE. Demorei um mes pra ler o primeiro =P.
ExcluirOlá Kel, terrível ter de comentar em uma resenha de uns dos livros de uma série que você ainda não leu...Não tive oportunidade ler nada desta série ainda, mas tenho bastante curiosidade!!
ResponderExcluirBeijos!
Eu não ligo pra spoiler hehehehehe. Esse foi o livro que mais demorei para ler na minha vida. Ele é tão pesado que começava a doer meu pulso eu parava de ler. Esse foi o que mais gostei da serie, apesar das mortes foi o que mais teve ação. Os outros são bons, mas achei que esse foi o melhor até agora.
ResponderExcluirBlog Prefácio
Oie Kel =)
ResponderExcluirEstou enrolando para começar a ler essa série rs... Acompanho o seriado na HBO, mas ainda não consegui pegar os livros para ler.
Morro de curiosidade, pois acredito que eles com certeza são melhores ^^
Ótima resenha!
Beijos;***
Ane Reis.
mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
@mydearlibrary
eu nem acompanho o seriado =( mas dizem que é mt bom mesmo
Excluiré uma serie que quero muito ler. To na fila para ler o livro de uma amiga minha que tá terminando de ler.. (pobres e suas pobrezas.. :/ kkk)
ResponderExcluirbj, dréa
Gente, eu li a resenha toda , adorei e nem tive nenhum spoiler ? Bruno, você conseguiu um milagre!
ResponderExcluirSempre ouvi falar de Game of Thrones, tenho vontade de ler, fico intrigada com a premissa... Mas sinto um certo medo, não só pelo tamanho, mas por eu as vezes me sentir perdida em livros que retratam histórias épicas e de reinos. Ainda mais porque GOT é uma das famosas série onde a morte marca presença né? Não pode se apegar nem ao personagem principal, e por incrível que pareça... Isso é o que mais gosto e me motiva a ler!
Tal namorada, tal namorado...Ambos leitores assíduos? Não acredito! haha
Uma das melhores resenhas que já li :D
beijos
huahuahuahua é, mas no tempo que ele demorou pra ler esse livro eu li uns cinco HUAHUAHUAHUA
ExcluirOii Kel
ResponderExcluirNossa, eu estava mesmo preocupado com o tamanho desse livro. Quero muito pegar ele para ler logo, o ultimo livro me deixou ansioso mas tenho alguns outros que precisam/merecem ser colocados na frente de A Tormenta de Espadas. Pretendo ler esse ano ainda, mas sem pressa já que ainda temos mais livros chegando.
Bjoo Kel
Theo / Mania de Leitor
http://maniadeleitor.blogspot.com.br/
Bom dia,
ResponderExcluirEssa série esta aqui na minha lista de espera e a cada resenha que leio fico mais curioso, mais não sei quando vou iniciar a leitura, muitos livros de parceria....abraços.
devoradordeletras.blogspot.com.br
Ainda não li nenhum dos livros desta série, mas este parece ser cheio de aventura, com um enredo bem interessante. Adorei a resenha, gostei de saber que mesmo sendo o maior livro da série, a leitura fluiu bem e com equilíbrio. Fiquei curiosa! :)
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler os livros de "Game of thrones", o autor é muito conhecido pela sua escrita, e fiquei curiosa por causa da série de TV também, nunca cheguei a assistir, mas gostaria de ler os livros antes de tentar assistir á série.
ResponderExcluirE-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
Nome de seguidor: Julia Moraes
Vou confessar: eu morro de preguiça de ler essa série. Mas morro de vontade de conhecê-la. Pretendo assistir à série e ler os livros quando tiver mais tempo. Tenho certeza que Martin consegue explorar todos nossos sentimentos!
ResponderExcluirBeijos,
Déia!
Own mine
Kel, você também tem namorado viciado em got! uashuashuhasuh
ResponderExcluirConfesso que não gosto mesmo dessa série, muito sangue, muita morte brutal e muito sexo desnecessário. Não imagino que um dia eu irei ler.
Beijos!
Pois éééé. E olha que quem começou a ler a série fui eu. Mas ai cansei e larguei =P
ExcluirOi Kel :)
ResponderExcluirEu nunca li e nem vi nada desa série, mas as pessoas falam muito bem dela. De uma coisa eu sei: o autor mata muito os personagens. Hehehe!
Abraço, www.likelivros.blogspot.com
Eu tenho tanta curiosidade de ler os livros da serie. Mas sei lá, o tamanho dos livros me intimida e MUITO! Já me disseram que não tem nada a ver, e que eu iria gostar sim da história. Bem, acho que vou ler o primeiro livro ou assistir a serie e só então decido o que vou fazer. Hahaha!
ResponderExcluirSou muito Fã das Crônicas de gelo e fogo. Já Li o primeiro e o segundo livro da série, o terceiro está lá na minha estante pidão me esperando, mas ele é tão imensamente grosso que me assusta, kkkk
ResponderExcluirMas vou começar a lê-lo logo porque mal posso esperar pelo lançamento de os Ventos de Inverno. Enquanto isso fico acompanhando a série :)
Beijos
http://www.conversasdealcova.com/
Tenho que dizer que o tamanho dos volumes dessa série me assustam!
ResponderExcluirhahaha.
Mas sempre gostei de livros com tramas um tanto complicadas e este autor parece manuseá-las com facilidade :)
Abraços!
Vini - blogumjovemleitor.blogspot.com.br
Tio George é demais. Estou lendo exatamente esse livro dele e amando. Ele escreve divinamente.
ResponderExcluirTem gente que reclama dos livros grandes, mas não me importo. O conteúdo vale a pena.
M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio