03 abril 2014

# Resenha 83 // Aguardo sua Resposta

Oiee, gente, tudo bem?

Comigo está tudo certinho. Vamos de resenha? Hoje vamos falar de um livro que chegou em parceria com a editora Bertrand. Aguardo a Sua Resposta do autor Dan Chaon promete bastante, principalmente com tantas recomendações no verso, porém acho que ficou faltando alguma coisa.


Título: Aguardo Sua Resposta // A Wait for Your Reply
Autor: Dan Chaon
Editora: Bertrand Brasil
Páginas: 378

Livro cedido em parceria com a editora


Sinopse: Quando as vidas de três estranhos se interligam de maneiras imprevistas e com consequências inesperadas. O livro é essencialmente dividido em três histórias. Na primeira delas, Chaon traz Ryan Schuyler, que após se formar na faculdade e fugir sem deixar pistas, é dado como morto pela polícia. Causa - suicídio. Na trama seguinte surge a jovem Lucy Lattimore, que fugiu às escondidas com seu professor de história. O que parecia uma aventura excitante e promissora ao lado do misterioso docente, logo se torna monótona e assustadora. Para finalizar, Miles Cheshire, que continua sua busca frenética - iniciada há dez anos - pelo irmão gêmeo desaparecido. Para piorar, toda pista leva a uma inusitada situação, algo como uma brincadeira.


O livro nos traz três histórias diferentes e intercaladas: Ryan, Lucy e Miles. Todos são jovens e o que eles tem em comum é a troca de identidade. Em algum momento de sua trajetórias essa prática irá afetá-los de uma forma exclusiva.  Ryan, o primeiro a ser apresentado no livro, forjou sua morte e fugiu com seu pai. Lucy largou o colégio para viver um amor proibido com seu professor. Já Miles etá atrás do seu irmão gêmeo, no mínimo perturbado, que desapareceu do mapa. Dessa forma as tramas individuais vão se desenrolando e de alguma forma, se aproximando.

Antes de mais nada devo ressaltar que a história do livro é muito boa. A discussão acerca do roubo de identidade foi abordada de uma forma única e muito inteligente. O passado, assim como cada uma das escolhas dos personagens acabam influenciando o futuro e esse é o ponto alto da história. Nunca tinha lido nada a respeito de troca de identidades. O assunto é bem polêmico, sinceramente, nunca tinha parado para pensar a respeito. Questionamentos como "quem é você por trás do seu nome, do seu CPF" são bem abordada e continuam martelando na sua cabeça após a conclusão da leitura.



As primeiras páginas e até mesmo a capa meio sombria podem gerar a ideia de que o livro trata-se de um thriller assustador. Mas não se enganem. A trama é ladeada mais pelo psicológico que propriamente por cenas de ação de tirar o fôlego. O que é bem interessante para quem curte uma leitura assim. Confesso que até gostei assim, apesar de adorar um suspense, não sou a mais corajosa das leitoras =) 

O livro é narrado em terceira pessoa. E aqui entra novamente uma discussão que sempre abordo quando as narrativas são desta forma. Gosto de uma visão imparcial da trama, mas não gosto do distanciamento do leitor com o que está sendo contado. Infelizmente, nem todas as histórias em terceira pessoa tem esse cuidado, foi o caso do Dan. Não consegui me identificar e nem apegar aos personagens. Eles não são cativantes, não há uma aproximação. Não me senti fazendo parte daquilo que estava lendo. 

Apesar de ter adorado a premissa da história e os questionamentos que ela trás consigo, a escrita do Dan é arrastada e é preciso muita calma na hora da leitura para absorver tudo o que ele propõe. Esse livro não é daqueles rápidos de se ler. A trama é densa e confesso que algumas partes são cansativas.

No final, fiquei com aquele gostinho de quem esperava mais pela leitura. Recomendo o livro para quem gosta de dramas psicológicos e estejam dispostos a embarcarem em uma leitura mais complexa.




33 comentários

  1. Oi, Raquel! Também solicitei esse livro através da Bertrand e tive quase as mesmas impressões que você!
    Primeiramente pensei que fosse um livro de bastante suspense, mas não é bem o caso... Também nunca tinha lido nada sobre roubo de identidade e achei muito interessante, tanto que até fiquei pensando: será que alguém no mundo está usando os meus dados, o meu nome? É, difícil saber Hahaha
    Gostei da resenha :-)

    Abraços,
    Lucas Fagundes - http://claqueteliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será? huahuahuahua acho que esse livro deixa a gente meio paranoico mesmo HUAHUAHUA

      Excluir
  2. Oi, tudo bem
    Gostei da sua resenha. A capa é muito bonita, porém um pouco assustadora. Confesso que quase não leio livros desse gênero, mas gostei do assunto.
    Acho que vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade huahuahua a capa é meio assustadora mesmo =P

      Excluir
  3. Adoro livros assim que mexe com o psicológico das pessoas, acerca de Aguardo sua Resposta, fiquei curiosa quanto a capa, a sinopse achei um pouco confusa. Gostei bastante da sua resenha, eu não gosto muito de livros em terceira pessoa por causa desse distanciamento, como você falou na resenha, ainda mais se o autor não souber envolver o leitor. Enfim eu leria sim Aguardo sua Resposta, mas sem maiores expectativas. :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que vc ia gostar do livro Dani, principalmente por curtir livros que mexem com o psicológico

      Excluir
  4. Gosto de psicologia e acho que iria gostar de ler o livro. Realmente não é o tipo de enredo que encontramos tão frequentemente. Porém, sobre a leitura, dá um certo desânimo de começar a ler, sabendo que será uma leitura não tão agradável assim..
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  5. Oi Kel,
    Achei a premissa do livro mto inusitada. Não lembro de ler algum livro com personagens que trocassem de identidade. Essa ideia de fato permite mto questionamentos.
    Mas eu não tenho mta paciência para narrativa arrastada.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Kel!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro!
    Sua resenha me deixou curiosa e ao mesmo tempo sem ânimo para ler, como pode? KKK. Acho que por ser uma leitura arrastada, me desanimou, não tenho paciência. Já demoro um pouco para ler um livro comum, um livro assim então... Nossa.

    Ah, acabei de voltar a ativa com o blog! Dá uma passadinha lá :D
    Um beijo,
    http://obsessivejerk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, dá uma chance, vai que vc curte? =D

      Excluir
  7. Ooi Keel
    Que linda Resenha *u*
    Eu não conhecia o livro mas já me interessei bastante !
    '' Questionamentos como "quem é você por trás do seu nome, do seu CPF" são bem abordada e continuam martelando na sua cabeça após a conclusão da leitura. ''
    Parece ser bem legal :3
    Espero ter logo em mãos (:
    Beeeijos !
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. O começo da sua resenha me deixou animada, mas no final eu mudei de ideia. A leitura parece ser cansativa e essas coisas muito psicológicas me confundem, acho que eu ia acabar desistindo da leitura.

    ResponderExcluir
  9. Oiii Kel!
    Curti a premissa mas me decepcionei também...
    Não curto muito este tipo de livro, acabaria por abandonar o livro!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  10. Gosto muito de livros assim e quando disse que não era um thriller assustador fiquei mega empolgada mas no final da resenha fiquei pensando duas vezes. A premissa é ótima mas o autor não soube manter o ritmo... talvez um dia eu leia por causa do gênero que é o meu preferido.

    http://nerdicesdeumagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Adorei o livro, ainda mais por esse lado meio sombrio, é comigo mesmo! hahaha
    As histórias parecem ser realmente interessantes, vou procurar colocar esse livro na minha "listinha", ainda não conhecia ele, mas vamos ver o que acho dele, mesmo sendo cansativo em algumas partes.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Kel, que bom que tudo está bem :)

    Comigo tudo está ótimo também.

    Que pena que o livro não foi tudo o que você esperava. Acho bem chato quando esperamos muito de um livro e não recebemos isso. Por isso, as vezes eu prefiro encarar o livro sem nenhuma expectativa, pois assim não vou ficar chateada se ele não for tão bom.

    Apesar de não ter sido tudo isso o livro parece ser bem interessante.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Kel...Não conhecia o livro, mas adorei poder conferir a resenha do livro,achei super diferente e interessante a proposta do livro e também ainda não l i nada parecido em qualquer livro e já inclui ele a lista de desejados!!
    Beijos♥

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia o livro e não me chamou muito a atenção. Até gosto de livros mais complexos, mas não "deu liga", hehehe...
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Oi Kel ainda não conhecia esse livro da Bertrand, o titulo é bem sugestivo, mas dramas psicológicos não sei se leria, mas esse até que me chamou a atenção, vamos ver!
    Amiga parabéns pelo niver do blog que venham muitos outros por ai!!!
    bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  16. Não gostei do livro, não é meu gênero favorito, mas a capa é simples mas bonita.

    ResponderExcluir
  17. Kel, a história parece mesmo ser interessante, adorei esse tema de Troca/ Roubo de identidade e tenho certeza que ficaria bem animada para ler o livro... Mas fiquei com medo de, por falta de proximidade com a situação, eu também não consiga me identificar com os personagens.
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel!
    Olha, esse não é um dos livros que eu compraria pela capa, não me leve a mal, a capa é linda mas quando olho não parece bem " minha área de conforto ", sabe ?
    Então, sua resenha ficou ótima :)
    O que eu gostei mais foi o tema, essa coisa de roubo e troca de identidades é um tema polêmico e que realmente intriga. A trama em si, essa coisa de histórias interligadas, e drama psicológico não me fez gostar tanto. Drama demais não é pro meu bico, como diz meu tio :P haha.
    Enfim, tema legal, capa até que bonita, mas não vai para os meus desejados.

    beijos

    ResponderExcluir
  19. Oie Kel,
    não conhecia o livro e no começo me interessei bastante, mas o final da sua resenha me broxou kkkk
    Ká li um livro com uma pegada Psicológica, É Melhor Não Saber, mas ele era tudo menos arrastado e tinha um final de "cair o cu da bunda" como diria a Pri.
    Mesmo assim adorei a resenha Garota Parceria rsrsrs
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu já comentei aqui Kel? Meu pc desligou e eu não lembro kkkkk
    Enfim, se já comentei é só vc não aceitar :3 Se eu não comentei lá vou eu:
    o começou da sua resenha me animou bastante, mas o final bruxou até Kid Bengala. Gosto de livros com pegada psicologica, como É melhor não saber, mas uma narrativa arrastada desanima... é "de cair o cu da bunda" como diria a kel.
    Mesmo assim adorei a resenha!!!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Ainda não conhecia o livro e achei o enredo bem interessante, por tratar de trocas de identidade e suas consequências. Acho muito interessante quando várias estórias acabam se ligando e este livro me deixou curiosa. Acho que leria, apesar de você ter comentado que a narrativa é cansativa...
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Que capa sombria essa, né? Não sou muito fã de thrillers, mas a história deve ser ótima para quem adora. Quem sabe eu não queira o ler quando quiser alguma leitura diferente?!

    ResponderExcluir
  23. Apesar de ser um livro arrastado, fiquei com vontade de ler a obra. Esse é um gênero que gosto bastante e a sua resenha despertou a minha curiosidade.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!