25 abril 2014

# Notícia Literária // Biblioteca Parque é opção de diversão cultural

Oi, pessoal, tudo bem?

Hoje o Notícia Literária vai ser sobre um passeio que fiz nesse feriado junto do namorado. O que eu mais gosto na minha cidade (Rio de Janeiro) é que, apesar dos problemas, ela sempre me surpreende e sempre tem um lugar novo para visitar. Por isso, no dia 23, que aqui é feriado de São Jorge, levei meu namorado (e a mim mesma, claro), para conhecer a mais nova biblioteca estadual, situada no centro da cidade. Havia passado em frente uns dias antes e reparei na biblioteca, o que eu nunca tinha feito. Okay, para que vocês não pensem que eu sou bitolada, uma vez que a biblioteca fica sempre no meu "caminho" do trabalho, em minha defesa digo que ela estava em reforma e foi recém inaugurada.

Vamos para o tour virtual?

Uma vez explicado como meu caminho cruzou com a biblioteca, tenho que falar que lá é SENSACIONAL. Nunca tinha ido a uma biblioteca pública. Claro, tinha biblioteca no meu colégio, mas a maioria dos livros eram os usados em sala. Depois veio a faculdade e uma biblioteca mal organizada. Era impossível achar um livro lá. E aí me deparo com um mundo chamado Biblioteca Parque Estadual. O nome é totalmente justo. Lá é um parque de diversões para leitores e cinéfilos. 




A entrada é franca e, para quem quiser pegar um livro, a carteirinha fica pronta na hora. Basta levar um documento de identificação com foto e comprovante de residência recente. Você pode pegar até dois livros e tem 15 dias para ler, podendo renovar o empréstimo, caso não tenha terminado a leitura. A Biblioteca Parque já existe em outros locais do município e fora dele: Rocinha, Manguinhos e Niterói são as outras unidades.

Ao receber a carteirinha a gente ainda ganha marcadores e um bloquinho.


São dois prédios e três andares (levando em consideração o subsolo) de pura cultura. As paredes brancas e envidraçadas deixam o lugar ainda mais claro, transmitindo uma sensação maravilhosa. Foram quatro anos de reforma em um espaço de 15 mil metros quadrados. A reinauguração foi no último dia 29 de março e, para voltar com tudo, a biblioteca recebe a exposição multimídia "Vinícius de Moraes - 100 anos". Tenho que dizer que a exposição é SUPER legal e interativa. Logo de cara nos deparamos com livros gigantes do Vinícios.



Mas a parte mais legal, com certeza, são os livros que pendem do teto. Me senti o Harry Potter em A Pedra Filosofal. São páginas de livros do poetinha e livros de verdade para literalmente entrarmos no mundo do autor. Eu e Bruno fomos abordados por uma galera da exposição e participamos de um sarau bem legal. Sentamos no chão e cada um puxou um livro pendurado. A dinâmica era completar o poema. Cada um ia falando uma frase para formar um poema bem doido e engraçado. Saiu cada coisa que vocês nem imaginam. Começamos muito bem o passeio. 

Saiu cada poesia hilária que vocês nem imaginam!


A exposição conta ainda com totens onde passam a letra do clássico: Garota de Ipanema. E, bem no centro desta exposição, os visitantes podem levar para casa cifras das músicas e alguns poemas do Vinícios. Quem quiser conferir a exposição, ela fica até o dia 15 de junho. Ainda dá tempo.

Overdose de Vinícius

Seguimos o passeio. Quem ama quotes assim como eu vai simplesmente pirar com as paredes da biblioteca. Vários quotes de autores nacionais ilustram as sessões. A biblioteca é tão caprichada que eu espero que continue assim por muito tempo.  São várias sessões que vão desde livros de áreas específicas como: artes, história e jornalismo, até clássicos literários e quadrinhos. São mais de 200 mil títulos. Porém, muitas estantes ainda estão vazias e eu mal posso esperar para vê-las totalmente preenchidas.




















Não basta ser namorado, tem que ser modelo.




Achei alguns livros das nossas editoras parceiras. Por outro lado, senti falta de alguns livros clássicos. Mas, como disse, acredito que o acervo, mesmo que grande, ainda esteja em construção.

Bertrand, Record e Geração Editorial



A biblioteca tem mesas de estudos individuais, de grupos e terminais de internet para pesquisas. Confesso que vi poucos funcionários rodando pelos corredores, mas isso é compensado pelos totens de busca de livros. É bem fácil de mexer. Se o livro não estiver disponível esta unidade da Biblioteca Parque, em qual das outras tem.

Não tem como eu descrever aqui o quanto a Biblioteca é aconchegante. São pufes por todo o lado, cadeirinhas de praia e espreguiçadeiras. Claro que eu e Bruno paramos um pouquinho para descansar (e tirar uma foto).

Esse espaço fica no terceiro andar. Dá para reparar as prateleiras ainda vazias.


Se você tem filho pequeno, a Biblioteca também é o lugar ideal para ele brincar. No segundo prédio tem uma área exclusiva para as crianças, com livros infantis e, claro, brinquedos.

A biblioteca  também tem um café (meio carinho, mas okay). Não esperem muita coisa do café. O cardápio não é mega diversificado, mas dá pata comer m misto quente e tomar um suco, como eu e Bruno fizemos. Depois sentamos no jardim que une os dois prédios. Que, adivinhem só? É LINDO.

Isso é uma cascatinha.


Se sua praia não é pegar livros emprestado e sim comprar, dentro da biblioteca Parque tem um Travessa com alguns livros selecionados.

Gente, o lugar é TÃO grande que tem até um mini estúdio equipado para gravações de bandas. Passeando por lá imaginei vários eventos literários na Biblioteca. Lá tem um teatro e um auditório.

E lembram que eu falei que a Biblioteca é uma ótima pedida para os cinéfilos? São 20 mil filmes que você pode assistir lá mesmo. Lá tem algumas cabines com TVs (devem caber umas 3, 4 pessoas por cabine) onde é só escolher o título, colocar o fone de ouvido e assistir. Ah, e também tem discos e CDs.





A Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro foi criada em 15 de março de 1873, a partir da proposta apresentada pelo presidente da Câmara Municipal, Antonio Barroso Pereira. Inaugurada um ano e nove meses depois, em dezembro de 1874, localizava-se no anexo do Arquivo da Câmara Municipal.

A Biblioteca Pública do Estado já teve diversos endereços. Em sua primeira transferência, em 1882, ela foi para o Palácio da Prefeitura, na Praça da República. Quando saiu de lá foi provisoriamente para a Escola Orsina da Fonseca e depois ganhou instalações próprias na mesma rua, a antiga General Câmara.

Em 1943 a BPE ganhou seu último endereço, mudou-se para o número 1261 da recém-inaugurada Avenida Presidente Vargas, onde está até hoje.


Serviço:
Biblioteca Parque Estadual
Endereço: Av. Presidente Vargas, 1261- Centro - Rio de Janeiro (próximo ao Campo de Santana e à Central do Brasil)
Funcionamento: de terça a domingo, de 10h às 20h.








55 comentários

  1. Kel primeiro quero agradecer sua presença lá no blog, ela é muito importante para mim ok!!!
    Amei o post, que biblioteca maravilhosa. Acredito que todas deveriam seguir esse exemplo e como vc falou ter mais eventos literárias assim muitos novos leitores nasceriam e claro os já existentes as freqüentariam mais.
    Aqui na vida tem algumas mas confesso que quase nunca vou =\ pretendo mudar isso e esse seu post só me inspirou. Parabéns pelo passeio e obrigada por me apresentar algo tão lindo e motivador. Beijos

    P.s. Tivemos sorte por nosso amor nos apoiarem e acompanharem no mundo dos livros.

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhhhh essa biblioteca é linda. Dá vontade de morar lá huahuahuahuahua

      Excluir
  2. Kelzitcha!!! Estou doida para conhecer essa biblioteca!! Parece ser um lugar incrível para aproveitar o dia!!! Vamos combinar?? Quero muito ir!!! Adorei o post com as dicas!!! Com certeza vou fazer a carteirinha!!!

    Beijos

    Mari
    cantinhodeleituradamari.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o post meu amor! Também achei a biblioteca fantástica, me surpreendeu muito positivamente. Têm de tudo lá e é um ótimo local para aprender, descansar e ganhar um pouco mais de cultura :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. temos que voltar lá para vc fazer a sua carteirinha *-*

      Excluir
  4. *-* que perfeito!!!!

    Pena que moro longe, muito longe, mas sério é muito perfeito, eu não sou muito de pegar livros emprestados, sou mais de comprar, mas eu iria assim mesmo só pra admirar ú.ú

    E tmb sou apaixonada por filmes , então achei muito perfeita, quero ir !!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb prefiro comprar livros. Mas lá na Biblioteca tem uns maravilhosos *-*

      Excluir
  5. Caralho!!! Que espaço fantástico!
    É vendo um lugar desses que me pego pensando o que diabos ainda estou fazendo na cidade em que moro. Gente, aqui nem biblioteca tem, a não ser as escolares e universitárias.
    A municipal daqui está em reforma há anos.
    Eu sou estudante de biblioteconomia, e fizemos uma viagem de visitação a de Manguinhos, que é referência mundial em termos de biblioteca. Fico feliz em saber que isso anda se propagando por ai. Perfeição essa biblioteca, sem mais!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, parece que a de Manguinhos é bem legal tb. Mas ainda não fui lá. É mais distante da minha casa. Mas a do centro é perfeita.

      Excluir
  6. Que passeio incrível!!!!! Quero ter uma oportunidade para sair assim tb.
    Estava com saudades de visitar seu blog♥
    Beijos, Ariane
    www.diariodostreze.blogspot.com <---

    ResponderExcluir
  7. Amei essa biblioteca!!!! Quem dera er uma assim aqui em curitiba :)

    Forever a Bookaholic

    ResponderExcluir
  8. Ahhh Raquel!! Que lugar maravilhoso!
    Já vi um ótimo lugar pra estudar se tiver greve.
    Eventos lá seriam muito bons mesmo.. :D
    Adorei!!
    Com certeza vou lá.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois ééé. Lá é um refugio delicioso.

      Excluir
  9. Nossa que biblioteca é essa???? Nunca fui em uma biblioteca pública assim. Poxa deveria ter mais delas por todo Brasil, pois as que eu conheço são todas bem capengas e com os livros caindo aos pedaços :(

    Acho que vou ter que mudar para o Rio rsrs.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Abafa que a pessoa estava passando em frente e não via a hora dela ficar pronta...
    Daí ela fica pronta e a pessoa esquece! hahahaha
    Farei uma visitinha com certeza!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huahuahuahuahua pois ééé. Temos que combinar, Pri

      Excluir
  11. Que lindo, Kel!!!

    Fiquei muito apaixonada por esse lugar, é uma pena que eu more no interior de São Paulo e aqui não role nada parecido :(
    Com certeza eu seria frequentadora assídua dessa biblioteca. Pelas fotos parece realmente um espaço muito gostoso e aconchegante.

    Espero um dia ter a oportunidade de visita-la!
    Um beijo.
    http://poesiadestilada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, que pena =( Acho que as prefeituras deveriam investir em projetos como esses

      Excluir
  12. Que lindooooo Kel!
    Queria uma biblioteca dessa aqui =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu queria logo morar em uma dessas HUAHUAHUAHUA

      Excluir
  13. Oiee Kel sua linda ;)
    Que post mais lindo e rico. Gostei muito de sabe dessa novidade e com certeza vou querer visitar essa biblioteca quando estiver no Rio. Achei tudo tão lindo. Irei ter um dia agradável demais, fico feliz com mais uma maravilha dessa.
    Beliscões da Máh♥
    BlogInstagram

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc curtiu, Maah. Pode deixar que qnd vc vier, vou fazer questáo de te levar lá =)

      Excluir
  14. Que lugar lindo,
    é nessas horas que desejo como todo meu ser morar em uma cidade dessas,
    infelizmente moro em um lugar onde há apenas uma livraria e uma lojas americanas que quase não tem nenhum livro, quem dirá um espaço mágico desses.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. QUE BIBLIOTECA DIVA ! 'O'
    gente , to apaixonada por ela *-*
    pena que nao moro ai ://
    Aproveite-a por mim haha
    bj , drea

    ResponderExcluir
  16. Geeeente que amor!
    Estou pegando o avião AGORA!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Ainnn pena ser tao longe de mim, eu ia amar! mas ja puder sentir quão bom foi seu passei pelo teu sorriso nas fotos Kel hahaha.
    Amei!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  18. Oi, Kel
    Adorei essa nova Biblioteca. É perfeita. Como sempre frequentei bibliotecas, fiquei fascinada pela biblioteca parque.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredita que nunca tinha ido a uma? Só no colégio =(

      Excluir
  19. Acompanhei a obra (que foi longa), mas ainda não tinha entrado... e agora que estou mais no centro, é obvio que vou dar um pulo lá para conhecer, as fotos ficaram mto legais ;)

    Andy_Mon Petit Poison
    RESUMO DO POISON #4.17 - Sem(21/abr-26/abr) bit.ly/1ipubMp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahhh vc é aqui do Rio, Andy? Que máximo! Já devemos ter nos esbarrado nos eventos literáriosP

      Excluir
  20. OMG! Estou abismada aqui! Que lugar incrivelmente lindo! Eu sempre frequentei a biblioteca da minha pequena cidade, que também era bem pequena, só tinha 3 salinhas com livros, mas para mim já estava ótimo, e agora na faculdade apesar da biblioteca ser enooorme a maioria dos livros são destinados aos cursos que tem lá, mas tem alguns livros literários lá sim, mas nada do que já vi chega aos pés dessa biblioteca! Deu vontade de pegar um avião agora e ir pra aí! kkkkkk
    Adorei as fotos, e aproveita agora que tem uma dessas aí! Tudo o que você não encontrou nas bibliotecas que você visitou antes parece ter aí, apesar de assim como você disse, o acervo ainda estar em construção.
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHHH ela é linda. Tem tudo lá. A biblioteca que tinha na minha faculdade era muito dificil de achar qualquer coisa que fosse nela. E os livros eram, em sua maioria, de teses, etc... chaaaato =P

      Excluir
  21. Que bacana ser inaugurada uma biblioteca estadual, gostei muito das fotos e conhecer um pouco sobre! Todas as cidades deviam ter algo assim, é uma forma muito interessante de deixar a leitura mais perto das pessoas, incentivando-as. :)
    beijos

    ResponderExcluir
  22. Nossa, que biblioteca maravilhosa! Eu nunca fui à uma biblioteca pública assim... As que eu fui são legais, mas não chegam a tanto! Adorei mesmo! Quando for para o Rio, com certeza vou separar um tempinho para passar aí!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  23. Meu Deus, porque diabos eu tive que nascer numa cidade que mais parece um fim de mundo? D: kkkkkkkkk Poxa, quando eu tiver uma graninha vou me mudar pro Rio, olha essa biblioteca! A biblioteca da minha cidade é parecida com um cubículo se comparada a essa, além dos funcionários não serem lá fãs de hospitalidade.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vem siiim. E me avisa que eu te levo lá =P

      Excluir
  24. Ahhh Kel! QUE INVEJAAAA! Kkkk porque não existe biblioteca assim aqui, Senhor ? Porque ?
    Tá. Parei! Já tô ficando dramática demais haha.
    Mas sério, essa biblioteca é divina! Esses livros pendurados no teto, esses livros gigantes, três andares *-* só fui há uma com um andar e já fico boba.
    E essas citações nas paredes ficaram lindas! As fotos e o post ficou 10!
    Beijos
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica com inveja não Liiih. Quando vc vier aqi pro Rio eu vou te levar lá =P

      Excluir
  25. Adorei isso tudo! *0* é uma pena não ter esse tipo de coisa por aqui! O Brasil já não é muito desenvolvido educacionalmente, e aí ainda focam esses projetos nas grandes cidades... e eu fico sem nada :(

    Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éé. É triste que não tenha muito investimento nessa questao de bibliotecas publicas =(

      Excluir
  26. Olá Kel...Que espaço maravilhoso!!Realmente um lugar incrível que amaria ter a oportunidade de conhecer pessoalmente.Demais você compartilhar este lugar com a gente.
    A biblioteca da minha cidade é simples e pequena mas ainda assim sempre que posso passo por lá!!
    Beijos e lindas fotos =)

    ResponderExcluir
  27. ***CHORANDO***
    É uma pena morar no interior, do interior do interior do Brasil e não ter a opção de lugares assim pra visitar, ô sofrimento. Se algum dia eu for ao Rio preciso ir nesse lugar pra conhecer tudo de pertinho, que lindo!

    ResponderExcluir
  28. Oiiieeeee!
    Nossa, Kel! Como eu adoraria estar em um lugar tão perfeito como este, estão faltando bons estabelecimentos igualmente legais aqui no meu estado '~'

    Abraços!
    Vini - blogumjovemleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Sou do Rio de Janeiro e surtei ao saber dessa biblioteca. Alguns conhecidos meus que foram disseram que é um lugar maravilhoso.
    Pela postagem deu para comprovar que é mesmo lindo o lugar.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  30. Que biblioteca mais lindaaa, quero uma assim aqui também em São Paulo.
    Quando eu tiver um namorado, vou arrastar ele comigo para várias bibliotecas, porque olha, hahaha.

    ResponderExcluir
  31. Que legaaaal. Eu queira muito ter a oportunidade de conhecer lugares assim. Adorei as coisas gigantes hauahauaua. As fotos ficaram ótimas.

    Abraço Www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Rachel, tudo bom?
    Nossa amei seu post. Eu sou uma apoiadora incondicional das bibliotecas públicas. Comecei a ler com livros de biblioteca e até hoje frequento aqui em Brasília.
    Essa daí é linda e da próxima vez que for ao Rio quero conhecer.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiim, ano que vem qnd vc vier já sabe, né? =P

      Excluir
  33. Amei essa biblioteca, já tinha visto em outro site e me apaixonei, não vejo a hora de ir para Rio e dar uma passadinha por lá e tirar várias fotos, para quem sabe mostrá-la para o prefeito da minha cidade, pois a nossa biblioteca está bem longe de parecer uma biblioteca como esta que com certeza tem atraído muitos leitores que haviam desistido de frequentar bibliotecas por causa da infraestrutura hiper precária. Sou bibliotecária e me sinto honrada quando vejo um projeto desse porte, parabéns Rio!

    http://resumodolivro.wix.com/resumodolivro

    ResponderExcluir
  34. Amei essa biblioteca, já tinha visto em outro site e me apaixonei, não vejo a hora de ir para Rio e dar uma passadinha por lá e tirar várias fotos, para quem sabe mostrá-la para o prefeito da minha cidade, pois a nossa biblioteca está bem longe de parecer uma biblioteca como esta que com certeza tem atraído muitos leitores que haviam desistido de frequentar bibliotecas por causa da infraestrutura hiper precária. Sou bibliotecária e me sinto honrada quando vejo um projeto desse porte, parabéns Rio!

    http://resumodolivro.wix.com/resumodolivro

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!