# Mudando de Assunto // Entrevista com a autora Tais Cortez

Oi, gente, tudo bem?

Espero que sim. Semana passada, por causa do nosso Especial Divergente, não tivemos a coluna Mudando de Assunto. Mas hoje ela volta com tudo para mostrar a vocês mais um nome da nossa literatura.  Nossa entrevistada deste sábado é a autora Tais Cortes, de Golfinhos e Tubarões.


1) Como decidiu que queria ser autora?

Desde pequena eu sempre gostei muito de ler e escrever. Costumava escrever poesias e, na quarta série, comecei a escrever uma história nas folhas do meu caderno (inacabada, mas tenho as folhas até hoje! rs). Minhas amigas liam e adoravam. Quando eu tinha quatorze ou quinze anos terminei meu primeiro livro, mas não gostei e preferi não publicar. Embora a minha trajetória como escritora tenha sido desde cedo, só decidi que queria ser autora após terminar "Golfinhos e Tubarões - O outro mundo" (2011), pois adorei a história e decidi que queria compartilhá-la com outras pessoas. O livro foi publicado em julho de 2013 pela editora Chiado e pode ser encontrado na  Livraria Cultura.

2) Quais são as suas inspirações literárias?

Minhas inspirações literárias são J. K Rowling, Pedro Bandeira, Stephanie Meyer, Jane Austen e Nicholas Sparks.

3) Como foi o processo de criação do universo de "Golfinhos e Tubarões"?

Foi maravilhoso criar o universo de "Golfinhos e Tubarões", pois desde criança eu sempre fui apaixonada por filmes de poderes sobrenaturais, em que o protagonista conseguia voar ou mover objetos. O mundo de GET é fantástico, com muitas habilidades incríveis e aulas diferentes como aula da mente, de combate, de premonições, sentidos e força. Por outro lado, criar esse universo foi bastante trabalhoso, pois exigiu cuidado com a descrição a fim de que o leitor pudesse "visualizar" cada cena.
4) Qual é a parte do livro que você mais gostou de escrever? E qual deu mais trabalho?

Tiveram muitas partes que eu amei escrever, como a cena do Desafio, a do primeiro baile na cidade, a cena na floresta com Lipônidas, a que Victoria descobre a verdade sobre seus pais e a cena do combate final. A que deu mais trabalho foi a do Desafio de Ben.

5) Seus personagens são inspirados em pessoas ao seu redor?

Meus personagens surgem da minha imaginação mesmo. Nenhum deles foi inspirado em pessoas ao meu redor, mas alguns possuem uma ou outra característica de algum ator ou atriz de filmes que já vi.

6) Como você trabalha a divulgação dos seus livros?

Para a divulgação dos livros eu faço parcerias e Book Tours com blogueiros e também uso vários grupos no Facebook. Também contei inicialmente com a ajuda do Caderno de Educação, do jornal O Liberal, entre outros meios de comunicação.

7) Qual é a maior dificuldade que autor nacional encontra nos dias de hoje?

Acho que a maior dificuldade é ainda o favoritismo a autores estrangeiros, principalmente por parte das editoras. É fácil ir à livraria e ver várias opções de obras estrangeiras e poucas nacionais. Felizmente vários blogueiros que conheço têm dado preferência à leitura e divulgação de autores brasileiros, o que eu acho maravilhoso.

8) "Golfinhos e Tubarões" foi publicado em formato físico, enquanto "O Último Homem" do mundo está disponível na Amazon. Qual a principal vantagem e desvantagem na  publicação de um ebook? E no caso de um livro físico?

O ebook possui a vantagem de ser facilmente adquirido pelos leitores. GET foi publicado em julho de 2013, enquanto OUHM foi em dezembro, mas se você olhar no skoob a quantidade de leitores é bem parecida. Além disso, a publicação pela Amazon permite um controle maior sobre as vendas e você consegue saber quantos leitores compraram sua obra. Por outro lado, a maioria dos leitores ainda prefere o exemplar físico para ter em sua estante. Talvez a próxima geração seja mais inclinada ao ebook, por desde cedo brincar com Ipads e pela própria transição que está ocorrendo gradualmente do livro físico para o leitor digital portátil.

9) Quais sãos os planos para 2014?

Para 2014 pretendo terminar e publicar meu terceiro livro, um romance/ drama cristão que estou adorando escrever. Ele ainda não tem título, pois isso é a última coisa que faço, mas acredito muito no potencial dele e quero uma editora cristã para publicá-lo. Para mim é importante transmitir valores e lições através de minhas histórias e esse terceiro livro faz isso perfeitamente, além de ter um romance irresistível. Meu mocinho preferido é o desse livro! rs




E essa foi mais uma entrevista na nossa coluna de sábado. Mas antes de nos despedirmos, confiram o Book Trailer de "Golfinhos e Tubarões":





Quem quiser conhecer melhor o livro da autora, não deixem de conferir a fanpage de Golfinhos e Tubarões e a fanpage de O Último Homem do Mundo .

33 comentários:

  1. Vi outro blog falando desse livro hoje mesmo e comentei que achei as ideias muito interessantes!
    Adoro entrevistas, é sempre bom conhecer mais do autor!

    Ana P.M. ♛ Queen Reader - Venha conhecer o Castelo!
    http://booksandcrowns.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  2. Eu li resenhas sobre Golfinhos e Tubarões e estou super curiosa para ler, O último homem do mundo eu ainda não conhecia, mas vou procurar saber mais sobre o livro.

    A autora parece ser uma fofa :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista, Kel!
    Obrigada pelo carinho!
    Bjsss
    e sucesso ao blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que te agradeço pela sua disponibilidade, Tais =)

      Excluir
  4. Nada é tao perfeito como conhecer mais sobre estas pessoas que tem o dom da escrita!
    E fazem agente viajar em vários mundos, adorei a entrevista, mas não conhecia nem os títulos nem a autora. Adorei conhecer.
    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  5. Oi, Kel
    Adorei a entrevista. É tão bom conhecer novos autores brasileiros. Já vi várias resenhas positivas de Golfinhos e Tubarões, estou super curiosa.

    ResponderExcluir
  6. Ja tinha ouvido falar sobre o livro e sempre o achei perfeito , a única coisa que achava estranha era o nome, mas vi em um blog que depois que vc lê o livro vc entende o porque do nome .

    ResponderExcluir
  7. Adorei a entrevista! Qualquer pessoa que diz se inspirar na J. K. Rowling merece meu respeito! kkkkkk Já conhecia o livro Golfinhos e Tubarões, apesar de ainda não ter lido, mas pretendo fazer isso em breve.
    Infelizmente ela está certa ao dizer que no Brasil há muito favoritismo por livros e autores estrangeiros, mas espero que um dia isso mude (acho que já está começando a mudar).
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Tenho aqui o e-book do livro O Último Homem No Mundo e pretendo ler em breve! Gostei muito de saber mais sobre a autora, Golfinhos e Tubarões parece ser muito bom também. Concordo que muitas editoras e leitores dão preferência á livros estrangeiros, mas os nacionais também são ótimos e estão ganhando cada vez mais espaço na minha estante. :)
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os nacionais são ótimos e muita gente não sabe!

      Excluir
  9. Os livros da autora parecem ser bem legais! Realmente, comprar ebooks costuma ser mais fácil - mas a maior parte das pessoas, realmente prefere livros físicos né? hahaha
    Adorei a entrevista!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu sou uma dessas, Dea. Prefiro os fisicos.

      Excluir
  10. Não conhecia a autora, mas achei legal a sinopse do livro e a capa me pareceu um pouco intrigante.
    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  11. Kel, eu já conhecia a autora e o livro , só ainda não li. Ela tem razão em certa parte gosto dos ebooks mas ter o livro em mãos é realmente bem melhor. Concordo que o favoritismo pelo estrangeiro é bem comum , eu mesmo preferia os livros internacionais até conhecer por caso uma obra brasileira.
    Beijos
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia ainda o livro! Parece ser bem legal! A autora é bem simpática, também. Vou procurar saber mais sobre suas obras!

    ResponderExcluir
  13. Já conhecia o livro e a autora por resenhas.. Concordo com ela quando diz que o ebook permite um maior controle e um maior acesso ao trabalho dela, mas ainda prefiro os livros físicos <3 Ainda to em dúvida se leio o livro, mas breve me decidirei.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb já li resenhas muito legais sobre Golfinhos e Tubaroes, o livro parece ser mesmo bem legal.

      Excluir
  14. Oi kel!
    Gostei muito da resenha de GeT, bem legal a historia.
    Achei a escritora linda, me lembrou a Carol Munhoz!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  15. Olá Kel...Já havia lido uma resenha deste livro e já estava super interessada!! Adorei de verdade conhecer mais sobre a linda autora. Desejo muito sucesso a ela!!
    Parabéns pela entrevista!!

    ResponderExcluir
  16. Eu li uma resenha de Golfinhos e tubarões e amei, por um pouquinho não entrei num book tour dele, mas estou com planos de comprar meu exemplar assim que a grana liberar mais um pouquinho.
    Fora que a Tais é linda parece uma princesa e é uma fofa.

    ResponderExcluir
  17. Hey, Kel!
    Como não simpatizar com a autora?
    Então ela teve inspiração com a rainha Rowling? Já G-O-S-T-E-I.
    hahaha.

    Abraços!
    Vini - blogumjovemleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Já li Golfinhos e Tubarões e afirmo: é uma obra maravilhosa. a Tais soube como criar excelentes personagens.
    Adorei a entrevista com ela. Agora que sei as inspirações dela, admiro-a mais ainda.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom saber que tem o selo casal de qualidade huahuahuahua

      Excluir
  19. Ela gosta da Tia Stephanie Meyer, já sou sua fã Tais, hahaha. <3
    Já li a resenha do livro dela e deve ser muito bom mesmo!
    Adorei a entrevista.

    ResponderExcluir
  20. Que entrevista ótima.
    Aaaah, ela tem como inspiração J.K Rowling, Pedro Bandeira e Nicholas Sparks ♡♡♡♡

    Super legal!
    Www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Kel adorei saber um pouco mais sobre a Tais. Tenho o ebook dela mas ainda não consegui ler. Mas pretendo em breve e desejo comprar Golfinhos e Tubarões ainda esse ano. Já li ótimas resenhas e esse booktrailer me deixou babando, adoro seres com poderes (sou fãs de x-man). Parabéns a entrevista ficou ótima e desejo muito sucesso para essa linda autora!!!

    Leituras, vida e paixões!!!!

    ResponderExcluir
  22. Adorei a entrevista! Parabéns pelo blog!

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!