# Mudando de Assunto // Entrevista com a autora Denise Flaibam

Oi, gente, tudo bem?

Essa é mais uma coluna Mudando de Assunto. Nossa entrevistada de hoje é a autora Denise Flaibam, de os Mistérios de Warthia. 

Vamos conferir o nosso bate papo? 


1) Você começou a escrever seu primeiro livro aos 11 anos de idade. Como foi esse começo? Já pensava em publicá-lo?

Foi muito promissor! Levou anos até eu ter o livro finalizado como queria, muito trabalho de pesquisa e aperfeiçoamento de escrita (tanto que o primeiro livro passou por três reescritas antes de chegar à versão que temos hoje). Desde o princípio, eu não pensava em publicar. Naquela época, nem conhecia escritores nacionais que não o Paulo Coelho ou os clássicos famosos. Depois de ler "A Batalha do Apocalipse" e conhecer o selo Novos Talentos da Literatura, achei que valia a pena tentar trazer Warthia para o mercado editorial – e fico orgulhosa por ver isso dando certo!

2) Qual é a importância da leitura na sua vida? 

Total e absoluta! Eu não seria a mesma Denise de hoje se não fosse pelos livros. Ele definitivamente mudaram a minha vida; deixaram menos pacata, me apresentaram a mundos mágicos e grandes aventuras. Me formaram como leitora, como escritora, como sonhadora, principalmente!

3) Você tem algum ritual na hora de escrever?

Releio o capítulo anterior para me situar na história (ou de acordo com a narração, como no caso de um livro ainda inédito que estou escrevendo, onde eu preciso me concentrar no tom do ponto de vista a ser usado.). Geralmente coloco a trilha sonora que mais me inspira (e são músicas instrumentais no estilo Hans Zimmer, comumente) para alcançar a voz do personagem.

4) "Profecia de Mídria" é o primeiro de uma série de 4 livros. Desde o início já pensava em dividir a história?

Sim. "Os Mistérios de Warthia" foi programado como uma série de cinco livros, mas eu consegui reduzir a uma quadrilogia para ficar mais estético e para deixar o último livro ainda mais eletrizante. 

4) Sempre quis escrever fantasia ou pensa em se aventurar em outros gêneros literários?

Fantasia é a minha vida. Eu adoro mundos mágicos e histórias de aventura, cheias de ação! Mas já me aventurei em outros gêneros e gostei! "Rubi de Sangue", minha nova obra, que eu pretendo publicar ainda esse ano, é uma narrativa sobre piratas. Tem de tudo: maldição, um tesouro antigo, romance e muita ação.
Estou escrevendo uma comédia romântica também, algo bem água com açúcar, e estou rindo a beça com os protagonistas! E me mantenho na ficção com um dark fantasy que pretendo divulgar logo, logo.

5) Se Serafine fosse uma atriz, quem seria? E Jarek?

Há uns quatro anos, a minha Serafine é a Freida Pinto – vocês devem se lembrar dela em "Quem Quer ser um Milionário?".

O Jarek, definitivamente, o Taylor Kitsch. Ele em "John Carter – Entre Dois Mundos", é a imagem e semelhança do meu queridíssimo guardião zangado.



6) Sua escrita mudou com o tempo? Qual a principal diferença entre a Denise que começou a escrever "Os Mistérios de Warthia" e a Denise de agora?

Muito! Eu tento nem reler o primeiro livro da quadrilogia porque tenho medo de querer reescrever tudo, porque essa evolução é bastante natural. Você nunca vai manter a sua escrita a mesma. Aprende-se novas palavras, novas maneiras de compor frases, estilos de narração diferente, tudo isso muda totalmente a sua escrita. "Rubi de Sangue", por exemplo, está absolutamente mais adulto e sério, mais voltado para a tensão da maldição, da caça ao tesouro e os romances conturbados, do que a narrativa de aventura que é Warthia (o terceiro livro de Warthia também está bastante sombrio e meus leitores morrem de medo disso haha).
O livro que estou escrevendo no momento está muito tenso, voltado para jogos políticos e a humanidade dos personagens. É uma fantasia mais voltada para o psicológico de alguém em guerra; estou adorando escrevê-lo! E é curioso porque, ao mesmo tempo, escrevo a comédia romântica, que minha beta lê e morre de rir e está achando uma fofura! Então a evolução foi bem notável, e espero continuar assim.

7) Qual é a principal dificuldade que um autor nacional encontra hoje em dia?

Acho que não só o nacional, como qualquer autor desse mundão: a divulgação. É difícil alcançar o leitor, é mais difícil ainda apresentar pra ele a sua obra, conseguir sua atenção e sua vontade de dar uma chance ao livro, mas também é a parte mais divertida!
Eu estou orgulhosa por ver a quantidade de pessoas que têm apoiado Warthia e têm dado chance ao livro, e só tenho recebido críticas positivas até agora, o que é uma alegria!

8) Você faz parte do grupo Trilhando Páginas. Como que a formação deste grupo de autoras ajuda na divulgação do seu livro? 

Eu e aquelas lindas somos surtadas pela divulgação dos nossos livros.  Os eventos, por si só, já estão ficando bastante conhecidos, de modo que as obras também. Tivemos só duas edições até agora, mas temos pedidos de leitores para viajarmos para muitas partes do Brasil! (E acreditem que faremos de tudo para aparecer). Essa união de escritoras é incrível! Os leitores comparecem aos eventos, conversam com as autoras – um grande bate-papo sobre literatura nacional e sobre os nossos livros -, é uma experiência muito bacana, e eu tenho fé de que o Trilhando Páginas só tem a crescer. 

9) Quais os planos para 2014? Vem livro novo por aí?

Opa! "Rubi de Sangue" já está a todo vapor na divulgação do Facebook e tenho até leitoras portuguesas loucas para terem o livro em mãos. Quem quiser saber mais sobre a obra, é só acessar a fanpage e se aventurar com os outros marujos: fanpage Rubi de Sangue
Pretendo terminar a comédia romântica e o livro de dark fantasy ainda esse ano, e assim que o fizer, divulgarei lá no Facebook! E, claro, "A Fortaleza do Dragão", livro dois de "Os Mistérios de Warthia" mais que pronto! Espero, e os leitores também, que o lançamento ocorra ainda neste semestre; no mais tardar, segundo semestre estamos ai!

10) Deixe uma mensagem para os nossos leitores:

Ahoy leitores do Por uma boa leitura! (Ahoy, apenas para informar, é a maneira pirata de se dizer olá. Velhos hábitos não desaparecem). Obrigada pela leitura desta entrevista e desculpem se falei demais! Espero que tenham gostado das curiosidades sobre meus livros e sobre a minha pessoa. Gostaria de convidá-los a se aventurarem lá em Warthia! Se derem uma chance a Serafine e os mistérios reservados para o futuro dela, não irão se arrepender (e, se quiserem aproveitar, o livro está por 9,90 lá na Saraiva! Quem se interessar, clique aqui). Obrigada a Raquel pelo convite e pelas perguntas, adorei respondê-las! Desejo muito sucesso ao blog.
Um grande beijo!



26 comentários:

  1. Não conhecia a autora, mas amei a entrevista. Gostei do ritual dela antes de escrever, amo música e acho que tudo que se faz com uma boa trilha sonora é bem feito.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia a autora Enem o livro, mas se é Fantasia já dou uma chance, pois é simplesmente o meu gênero favorito, apesar de no momento não querer ler muitas séries, mas esses livros em Sí parecem bem legais.

    ResponderExcluir
  3. Oi, eu não conhecia a autora nem o livro, mas adorei a entrevista e já fiquei super interessada em conhecer o livro :D

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Kel! Já havia lido uma entrevista dela há algum tempo e achei a moça bem simpática, seu livro tem uma premissa, espero ter a oportunidade de ler em breve,

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Amei a entrevista, a Denise parece ser um amor! Favoritei o post aqui para depois comprar Warthia, me interessei muito! Também serviu para me inspirar, já que eu tinha começado a escrever umas 3 histórias, mas desisti de todas, pensando que talvez por ser nova eu deixo passar muitas coisas. Resolvi retomar, as histórias são só para mim mesma, vou continuar e no futuro eu posso reescreve-las, como Denise!
    beijos e que Deus te abençoe o/
    likearocklikearoll.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  6. Não creio até agora que ela começou a escrever o seu primeiro livro com 11 anos e que ele foi publicado! Achei a autora super fofa e simpática, se antes eu já queria ler "Os Mistérios de Warthia" antes, agora a vontade aumentou!! Curti a entrevista!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não conhecia o livro e a autora, mas achei muito interessante, parece ser mesmo cheio de fantasia e aventura. Gostei muito de saber mais sobre ela! :)

    ResponderExcluir
  8. Hey
    Ótima entrevista.
    Li uma resenha do livro da autora e parece ser bem bacana.
    Ela curte Hans Zimmer ♥

    Sucesso para ela.

    bjs
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  9. Oiii Keeel!!!
    OUhn que linda ela *-*
    Eu já li otimas resenhas do livro dela e ela é uma fofa pelo q eu percebi =DD
    Adoorei <33
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da entrevista, não conhecia a autora, nem o livro, li agora há pouco a sinopse dele no skoob, e a sinopse chamou muito a minha atenção! Adoro fantasia, é um dos melhores gêneros, na minha opinião. Achei a autora muito simpática também, é legal ver que o Brasil tem autores assim.

    E-mail: juliamariamoraes2013@gmail.com
    Nome de seguidor: Julia Moraes

    ResponderExcluir
  11. Adorei a coluna, não conhecia a autora e adorei suas respostas, amo fantasia e fiquei muito curiosa a respeito da série de Profecia de Mídria!

    Obrigada pelo carinho. Beijos :*
    Claris - Plasticodelic

    ResponderExcluir
  12. Adorei a entrevista! A Denise parece ser super simpática... E caramba! Começou a escrever o livro com 11 anos! Tem que ser muito talentosa mesmo! Super curiosa com essa série!
    Beijos,
    Déia!
    Own mine

    ResponderExcluir
  13. Oi, Kel
    Adorei a entrevista. Não conhecia a autora, mas fiquei bastante curiosa com a série. Parece ser um livro com muita fantasia.

    ResponderExcluir
  14. Poxa amei essa entrevista!!!

    A Denise é outra autora nacional que é doce e acessível. Ela é engraçada, divertida. Sem falar que é quem me dá as melhores dicas de séries, ela me diz o que eu devo assistir e quando e tem verdadeiros surtos no twitter hhehehehehe
    Fora que é uma escritora em ascensão, quero muito ler Rubi de sangue, mas até agora nada!
    QUero muito ler todos os livros de Whartia, mas até agora nada!
    E nem sabia dessa comedia romantica que ela tá escrevendo. Vou ter que sequestrar a Denise, é o jeito!!!!! hauhauhaua

    @lira_juu
    www.reticenciando.com

    ResponderExcluir
  15. Adoro fantasia, Kel! Não tenho coragem de escrever um dia, porque acho uma escrita que realmente tem que se trabalhar pra ficar bem feito, mas sempre amei os livros do gênero! Música boa, ficar escrevendo na madrugada é tipo um paraíso pra mim kkk então me identifiquei muito com o ritual da autora antes de escrever.
    Gente, santa criatividade! Está começando a publicar uma quadrilogia, tem uma história de piratas, comédia romântica e tem Dark Fantasy também? Louca pra ler todos!
    Beijos
    livros-com-pipoca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii kel!
    Conhecia a autora do Trilhando Páginas, adorei a sinopse do livro dela e to torcendo para que ela venha junto com as outras autoras mês que vem, aqui pro rj!
    Pretendo comprar e adquirir meu exemplar!!

    Beijinhos
    Sou eu... Pri!

    ResponderExcluir
  17. Raquel querida! <3
    Os comentários aqui no post foram tão fofos e animadores, chorei arco-íris! Por causa da faculdade, essa semana, tô correndo feito louca, mas vou tentar responder everybody porque foram todas umas nenéns. Fiquei contente por ver tanto interesse em Os Mistérios de Warthia e também nos próximos livros *---*
    Mais uma vez, obrigadíssima pela entrevista, flor. Adorei a oportunidade.
    Desejo muito sucesso ao blog <3

    Grande beijo,
    Denise Flaibam.

    ResponderExcluir
  18. Oi Kel e Denise...Não conhecia o livro,mas adorei saber mais sobre a autora e começar a escrever com 11 anos, realmente ela é talentosa!Fiquei bastante interessada no livro, e assim que me sobrar um tempinho irei ler algumas resenhas sobre ele!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  19. Kel,
    Quase comprei o livro da Denise na bienal, mas fiquei sem dindin #gasteimuito. Me arrependo agora. asuhasuhuash Assim que possível vou comprar. Ameei a entrevista, achei a Denise super fofa e me deu mais vontade de ler o livro dela! *-*
    Beijoos!

    ResponderExcluir
  20. Nossa, ela começou a escrever muito cedo né?
    Que legal, adorei a entrevista. Autora mega simpática ♥
    Abraço, www.likelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Conheci a Denise logo quando ela estava publicando o livro! Ela é muito simpática e ouvi dizer que o livro é muito bom! Pretendo ler o quanto antes!

    www.fasciniosliterarios.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Muito boa a entrevista meu amor! É sempre bom conhecer um pouco mais sobre a autora, gostei muito!

    ResponderExcluir
  23. Não conhecia a autora e nem o seu livro. Mas fiquei bastante curiosa em lê-lo. Nossa, ela começou a escrevê-lo aos 11 anos? Com certeza quero ler esse resultado.

    ResponderExcluir
  24. Fico muito orgulhosa de ser brasileira quando me deparo com esses talentos, já quero ler Rubi de Sangue e você tem talento a beça pra fazer entrevistas. Seria uma Boa fazer uma ao vivo pro canal do blog no YouTube.

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  25. Esse fato de por trilhas sonoras enquanto se escreve é demais!
    Fico imaginando as músicas que outros autores botariam se escrevessem livros atualmente (pensando em Christie, rsrsrs).

    Abraços!
    Vini - blogumjovemleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Desde que vi esse livro pela primeira vez, fiquei com vontade de lê-lo. A entrevista me deu ainda mais vontade.
    Adorei saber que a autora coloca músicas para tocar para ajudar na inspiração. Faço o mesmo para escrever.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita!
Todos os comentários deixados aqui serão carinhosamente retribuídos.
Para isso, basta deixar o endereço do seu blog!
Mas antes de comentar, lembre-se de que esse post foi feito
com muito carinho, então, se vai comentar
"oi, fiz postagem nova, me visita" ou fazer um comentário
apenas de divulgação, este não será aceito.
Obrigada pela compreensão!
Já está seguindo o blog no Google Friends? Então não perca tempo!